Páginas filhas
  • Manual Operacional da customização - Versão 2.0

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Informações
iconfalse

Toggle Cloak
De/Para Portal SESI Educação

Cloak
false

O Portal SESI Educação disponibiliza uma documentação Online para facilitar a identificação das Entidades a serem parametrizadas no De/Para. Para acessar, clique aqui.

Informações
iconfalse
titleOficinas

Toggle Cloak
Extra

Cloak
false

O Portal SESI Educação utiliza do Web Service de Consultas da Lib DN, onde é possível realizar execução de consultas TOTVS via Web API. A Documentação deste serviço pode ser acessada

Informações
iconfalse

Toggle Cloak
Extra

Cloak
false

O Portal SESI Educação utiliza do Web Service de Consultas da Lib DN, onde é possível realizar execução de consultas TOTVS via Web API. A Documentação deste serviço pode ser acessada

Informações
iconfalse

Toggle Cloak
FAQ [Novo!]

Cloak
falseForam exportados alunos matriculados em períodos letivos passados

Verificar se os períodos letivos passados estão encerrados.

Não aparece o anexo Instituição do MEC no anexo Dados Educacionais do cadastro de filiais

Configurar os parâmetros do Censo para utilizar a Instituição do MEC por filial conforme a documentação. Para maiores detalhes consulte a documentação desse procedimento no TDN.

Aluno fica com status Inativo no portal Sesi após exportação pelo SGE

Alterar o status do usuário do aluno para Ativo no SGE e reenviar os dados para portal Sesi.

Erro 500 ao testar API de integração

 Solicitar ao cliente alterar a tag CustomErros para Off no web.config (FrameHTML) e reiniciar o site IIS

 Realizar uma nova request e verificar a mensagem de erro retornada.

 Se houver erro de autenticação verificar se o alias configurado no web.config (FrameHTML) está correto.

 Verificar se a tag owin:AutomaticAppStartup está com o valor "true".

Processo da customização apresenta erro de execução sem mensagem de retorno.

Verificar pelo monitor de processos qual é o servidor que está executando o processos. A customização deve estar instalada nesse servidor.

Diretor associado a filial não aparece na lista lookup no Cadastro de Perfis do Portal Sesi

O cadastro diretor deve ser realizado através do anexo Dados Educacionais/Instituição do MEC no menu Diretores por instituição disponível no cadastro de Filiais. 

Caso seja pelo menu Censo do módulo Educacional não será realizada a associação entre pessoa e filial e não listado no lookup.

Mensagem - String or Binary Data Would Be Truncated  ao exportar aluno

O problema foi corrigido a partir da versão 12.1.32.119 da customização  (download no link  https://tdn.totvs.com/x/Nv3qK)

Verificar junto com o suporte de CNI ou Educar Brasil se o token de integração para validação de e-mail é válido.

 Se o banco for SQL Server e estiver na versão 2019 ou superior solicitar ao cliente rodar o seguinte comando na base de dados:

    DBCC TRACEON(460,-1).    Após a execução do comando pelo cliente, realizar o reenvio do registro para integração e analisar o erro com a mensagem retornada.

 Verificar se existe bloqueio na rede (firewall) para a acesso o Quick E-Mail Verification (Aba Validação de E-Mail no parâmetros da integração)

Usuário não informado - 601 Autenticação Inválida

Verificar com o pessoal da Educar Brasil se os dados de acesso ao Portal Sesi estão corretos (Usuario, Token, URL)

Ao fazer login no Portal do Aluno no ambiente de homologação o usuário é redirecionado para o ambiente de produção

Alterar as referencias ao portal do aluno nas configuração dos módulo educacional (SGE) de homologação. Para maiores detalhes consulte a documentação desse procedimento no TDN.

Erro na validação de email. Motivo: Not found

Verificar junto com o suporte de CNI ou Educar Brasil se o token de integração para validação de e-mail é válido.

E-mail já utilizado

Verifique se o email cadastrado é um email válido.

Deve-se verificar se o e-mail informado já está sendo utilizado por outro usuário no SGE e/ou Portal SESI (é premissa que o e-mail seja de uso pessoal);

E-mail não preenchido

Verificar se o usuário a ser exportado possui e-mail válido

Erros de Log - Erro na validação de email. Motivo: Low credit. Payment required

Erro: [INTEDUCARBRASIL] Erro na validação de email. Motivo: Payment required{"success":"false","message":"Low credit. Payment required" 

Verificar junto com o suporte de CNI se o token de integração para validação de e-mail é válido.

Erros de Log - Erro: Responsável não enviado

O responsável acadêmico do aluno menor de 18 anos está sem usuário cadastrado, será necessário gerar o usuário para o responsável acadêmico.

Erros de Log - Erro: CPF do responsável não informado

Falta informar o CPF do responsável acadêmico.

Erros de Log - Erro: CPF inválido

Necessário preencher o campo CPF do aluno.

Erros de Log - Erro: E-mail Complementar inválido

O email do aluno [pessoa.email] é invalido, necessário deixar o campo em branco ou informar um e-mail válido.

Erros de Log - Erro: E-mail Complementar já cadastrado

Verificar no Portal SESI Educação quais usuário estão com o mesmo e-mail cadastrado e proceder com o ajuste do cadastro do e-mail, ou vários alunos e responsáveis com o mesmo e-mail cadastrado.

Erros de Log - Erro: E-mail do responsável não preenchido

Necessário preencher o campo de e-mail do responsável acadêmico.

Erros de Log - Erro: E-mail do responsável não pode ser igual ao e-mail do aluno

O e-mail do aluno e responsáveis devem ser distintos, necessário ajustar os cadastros.

Erros de Log - Erro: E-mail existente

Hipótese 1:  E-mail está sendo utilizado por mais de um usuário no SGE (o caso mais comum é com o e-mail do responsável acadêmico)
 

Passo 1: O interlocutor do SGE deve consultar o e-mail no banco do SGE e verificar a qual usuário de fato o e-mail pertence;

  • Se o usuário (dono do e-mail) estiver sincronizado com o seu e-mail:  

O interlocutor deve corrigir o cadastro do usuário que apresentou erro por estar utilizando um e-mail já existente (deve inserir um e-mail válido e exclusivo para o usuário) e reenviar; 

  • Se o e-mail estiver sendo utilizado por um usuário que está sincronizado, mas que não é o dono do e-mail:  

O interlocutor deve, primeiro, corrigir o cadastro do usuário (retirando o e-mail que pertence a outra pessoa) e reenviar o usuário com o seu e-mail para atualização no Portal SESI.

Em seguida, deve-se reencaminhar o usuário que apresentou o erro “E-mail existente” (uma vez que o seu e-mail não está mais sendo utilizado por outra pessoa).  

  • Usuários do SGE que não estão sendo sincronizados ao Portal SESI, por utilizarem o mesmo e-mail:  

Deve-se alterar os cadastros (com e-mail válido e exclusivo para cada usuário) e reencaminhar estes usuários ao Portal SESI.

  • Se o e-mail não estiver vinculado com mais de um usuário no SGE, seguir a Hipótese 2.

Hipótese 2:  E-mail sendo utilizado por mais de um usuário no Portal SESI (a mensagem “e-mail existente” pode ser que o e-mail já está sendo utilizado por um usuário ativo ou inativo no Portal SESI).

Para essa situação, será necessário realizar a abertura de uma demanda no Suporte do Portal Sesi Educação 

Caso o problema não for resolvido, após as tratativas com o suporte do Portal Sesi, o interlocutor do regional deve marcar em cópia a equipe do SESI/DN (naguiar@naguiar@cni.com.br, [email protected] e [email protected])

Erros de Log - Erro: Nome do responsável não informado

Aluno sem responsável acadêmico cadastrado, necessário incluir no cadastro.

Erros de Log - Erro: Senha do responsável não enviada

Necessário gerar a senha do responsável acadêmico.

Erros de Log - Erro: O e-mail informado para o aluno não é válido ou não está preenchido

E-mail do aluno é invalido.

Erros de Log - Erro: O e-mail informado para o responsável acadêmico não possui uma caixa de e-mail

E-mail do responsável acadêmico é invalido.

Erros de Log - Erro: Desculpe. Ocorreu um erro no consumo do webservice do Portal SESI Educação

Erro: {PortalSesi} - Desculpe. Ocorreu um erro no consumo do webservice do Portal SESI Educação que impediu a integração. ERRO : {0} The remote server returned an error:(404) Not Found. 

Reenviar o registros com erro, caso o erro persista será necessário verificar a disponibilidade e a conectividade do servidores do Totvs RM com os webservice de integração do Portal SESI Educação.