Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

Índice
maxLevel2
excludeIMPORTANTE!



01. VISÃO GERAL

Disponibilizar no produto Datasul a funcionalidade para gerenciamento de mensagens do Smart Link.

Smart Link é um conjunto de serviços, componentes e estratégias cujo objetivo é conectar a Plataforma TOTVS Apps a produtos on-premises ou cloud, de forma segura, resiliente e performática.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Executar o programa html.smart-link-manager




03. TELA MENSAGENS > RECEBIDAS


Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
BuscaComponente de busca simples, sendo por identificador Datasul.
Identificador Datasul

Identificador gerado ao registrar uma mensagem no Produto Datasul.

É um identificador interno do Datasul

, sendo utilizado para localização especificamente de uma mensagem

.

Situação

Situação atual da mensagem no Datasul, sendo elas:

    • Reconhecida
    • Não reconhecida
    • Processando
    • Processada
    • Reprocessar
    • Abandonada
    • Finalizada
    • Processamento com erro
EmpresaCódigo da empresa do Datasul que será utilizada para processamento.
UsuárioCódigo do usuário do Datasul que será utilizada para processamento.
Data Criação  Data que a mensagem foi recebida no produto Datasul, sendo realizada a criação dos registros contendo a mensagem recebida.
Data InícioData de início de processamento da mensagem.
Data Fim  Data de início de processamento da mensagem.
...

Para cada linha de registro são disponibilizadas as ações: 

    • Atributos
    • Histórico
    • Registros
    • Abandonar
    • Reprocessar

Ação exibida apenas para mensagens que possuem mensagens de Resposta. 

    • Campos: Identificador Datasul, Situação, Empresa, Usuário, Data Criação e Data Envio. 
Informações
  • As mensagens recebidas chegam até o produto Datasul através da integração com Plataforma TOTVS Apps.

04. TELA MENSAGENS > PUBLICADAS

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
BuscaComponente de busca simples, sendo por identificador Datasul.
Identificador Datasul

Identificador gerado ao registrar uma mensagem no Produto Datasul.

É um identificador interno do Datasul

, sendo utilizado para localização especificamente de uma mensagem

.

Situação

Situação atual da mensagem no Datasul, sendo elas:

    • Reconhecida
    • Não reconhecida
    • Enviando
    • Enviada
    • Reenviar
    • Abandonada
    • Envio com erro
EmpresaCódigo da empresa do Datasul que será utilizada para processamento.
UsuárioCódigo do usuário do Datasul que será utilizada para processamento.
Data Criação  Data que a mensagem foi recebida no produto Datasul, sendo realizada a criação dos registros contendo a mensagem recebida.
Data EnvioData de envio da mensagem.
...

Para cada linha de registro são disponibilizadas as ações:

    • Atributos
    • Histórico
    • Registros
    • Abandonar
    • Reenviar
Informações
  • As mensagens publicadas surgem pelas rotinas do Datasul, sendo que essas rotinas publicam mensagens e, estas mensagens são encaminhadas através de serviços de modo que cheguem até a Plataforma TOTVS Apps.

05. TELA MENSAGENS > TIPOS

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
BuscaComponente de busca simples, sendo por código do tipo da mensagem.
Código

Código do tipo da mensagem.

Descrição

Descrição do tipo da mensagem.

Informações
  • Os registros de tipos de mensagens são criados internamente na TOTVS.
  • Os registros são criados automaticamente por meio da console de atualização do produto Datasul.

06. TELA MENSAGENS > AUDIÊNCIAS

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
BuscaComponente de busca simples, sendo por código da audiência da mensagem.
Código

Código da audiência.

Descrição

Descrição da audiência.

Informações
  • Os registros das audiências são criados internamente na TOTVS.
  • Os registros são criados automaticamente por meio da console de atualização do produto Datasul.
  • As audiências são utilizadas por rotinas que fazem publicações de mensagens. 

07. TELA MENSAGENS > HISTÓRICO

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
BuscaComponente de busca simples, sendo por identificador Datasul.
Identificador Datasul

Identificador gerado ao registrar uma mensagem no Produto Datasul.

É um identificador interno do Datasul

, sendo utilizado para localização especificamente de uma mensagem

.

Situação

Situação da mensagem, sendo elas:

    • Reconhecida
    • Não reconhecida
    • Enviando
    • Enviada
    • Reenviar
    • Abandonada
    • Envio com erro
    • Processando
    • Processada
    • Reprocessar
    • Finalizada
    • Processamento com erro
Empresa

Empresa do usuário logado que gerou o histórico de situação.

Usuário

Usuário logado que gerou o histórico de situação.

Data Criação

Data de criação do registro de histórico de situação.

Informações
  • São históricos das situações da mensagem, possibilitando visualizar por quem e quando ocorreu a mudança de situação da mensagem.

08. TELA MENSAGENS > REGISTROS

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
BuscaComponente de busca simples, sendo por identificador Datasul.
Identificador Datasul

Identificador gerado ao registrar uma mensagem no Produto Datasul.

É um identificador interno do Datasul

, sendo utilizado para localização especificamente de uma mensagem

.

Código

Código do Informativo, Alerta ou Erro.

Tipo

Informativo, Alerta ou Erro.

Usuário

Usuário logado que gerou o Informativo, Alerta ou Erro.

Empresa

Empresa do usuário logado que gerou o Informativo, Alerta ou Erro.

Data Criação

Data de criação do Informativo, Alerta ou Erro.

Informações
  • São registros de mensagens para auxiliar na identificação de um eventual problema que esteja ocorrendo.

09. SITUAÇÕES

SituaçãoDescrição
  • Reconhecida
  • Não reconhecida
  • Essas situações ocorrem no processo de recebimento de mensagem no produto Datasul.
    • É o processo para validação da mensagem, indicando se a mesma é Reconhecida ou Não reconhecida.
    • Somente mensagens reconhecidas serão processadas no produto.
  • Enviando
  • Enviada
  • Envio com erro
  • Reenviar
  • Essas situações ocorrem no agendamento de envio de mensagem.
    • Enviando: Indica que a mensagem está sendo enviada;
    • Enviada: Indica que a mensagem foi enviada;
    • Envio com erro: Indica que ocorreu erro no envio da mensagem, sendo possível verificar na ação de Registros o motivo do erro.
    • Reenviar: Indica que a mensagem precisa ser reenviada, sendo uma ação para a mensagem que contenha a situação Envio com erro.
  • Processando
  • Processada
  • Processamento com erro
  • Reprocessar
  • Finalizada
  • Essas situações ocorrem no agendamento de processamento de mensagem.
    • Processando: Indica que a mensagem está sendo processada;
    • Processada: Indica que a mensagem já foi processada;
    • Processamento com erro: Indica que ocorreu erro no processamento, sendo possível verificar na ação de Registros o motivo do erro.
    • Reprocessar: Indica que a mensagem precisa ser reprocessada, sendo uma ação para a mensagem que contenha a situação Processamento com erro.
    • Finalizada: Indica que todo o Fluxo foi finalizado no produto Datasul:
      • A mensagem recebida e reconhecida deve estar com a situação processada.
      • Caso tenha mensagem de resposta, a mensagem deve estar com a situação de enviada
      • Atendendo os requisitos acima a situação da mensagem recebida é alterada para Finalizada.
  • Abandonada
  • Utilizado como uma ação para as mensagens que contenham a situação Processamento com erro ou Envio com erro.
    • A mensagem Abandonada não será mais utilizada pelos agendamentos de processamento e envio de mensagem.
Informações

As situações apresentadas acima são para controles internos no produto Datasul, deste modo sendo possível acompanhar a mensagem no produto e, assim podendo ser feito rastreios em um eventual problema.


09. AÇÕES

AçãoDescrição
AtributosExibe os atributos da mensagem.
Histórico

Exibe o histórico de situações da mensagem.

Registros

Exibe os registros de Informativo, Alerta ou Erro da mensagem.

Abandonar

Ação libera para a mensagem que estiver com a situação Processamento com erro ou Envio com erro.

Reenviar

Ação libera para a mensagem que estiver com a situação Envio com erro.

Reprocessar

Ação libera para a mensagem que estiver com a situação Processamento com erro.