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  • Manual Operacional da customização - Versão 2.0

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titleOficinas - SESI Paraná
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titleExportação de Dados - Oficinas

Acesse o menu: TOTVS Educacional | Sistema Indústria | Integrações | Integração Portal SESI. Dentro da opção, selecione o processo de Exportação de Dados do Portal SESI.

O processo de Exportação de Dados do Portal SESI será modificado para incluir o envio das informações das Oficinas da Regional Paraná. Será adicionado um novo checkbox chamado "Oficinas" na interface, permitindo que o usuário marque quando desejar enviar esses dados.

Este processo poderá ser executado manualmente pelo usuário, ou agendado.


 Ao executar o processo a customização irá considerar para envio as seguintes regras:

  1. Para que a Oficina seja enviada para o Portal SESI, é necessário que haja pelo menos um aluno matriculado nela e que sua data final + o número de “Dias para envio da Turma/Oficina Finalizada” (parâmetro) seja maior que a data corrente. Neste momento, serão enviados os dados da Oficina e seus respectivos professores: responsáveis e associados à Oficina. 
  2. O envio contempla apenas professores que já estão previamente integrados ao Portal SESI, devendo ter sido integrados por meio do processo atual.
  3. Serão enviadas apenas Oficinas do Tipo Formação Geral Básica (Ensino Médio)e Interseriado (Ensino Fundamental), definido no cadastro da oficina.

Será utilizado o parâmetro “Dias para envio da Turma Finalizada”, que terá seu nome alterado para “Dias para envio da Turma/Oficina Finalizada” para o Regional Paraná. Ele armazena o  número de dias considerados após o final da Oficina para identificar se ela deverá ser enviada. Será utilizado como base a Data final da Etapa Principal da Oficina.


Dica
titleExemplo

Dias para envio da Turma/Oficina Finalizada: 30 

Data corrente de execução do processo: 10/01/2024

Data calculada: 10/01/2024 - 30: 11/12/2023 (desconsidera as finalizadas até essa data)

Oficina ABC - Data início: 01/10/2023 e Data fim: 02/12/2023 - Não enviada

Oficina 321 - Data início: 01/12/2023 e Data fim: 11/12/2023 - Enviada

Oficina DEF - Data início: 01/01/2024 e Data fim: 30/03/2024 - Enviada

Ao ocorrer qualquer alteração nos dados das oficinas enviadas ou inclusão/exclusão de professores vinculados à sala oficina, os dados atualizados serão enviados ao Portal SESI ao rodar o processo de exportação novamente.

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titleExportação de Dados - Matrículas

Os dados das oficinas na matrícula serão enviados para o Portal SESI quando o processo de exportação for executado ou quando uma matrícula em oficina for efetuada. 

    • Processo existente de Exportação de Dados disponível no menu: TOTVS Educacional  |  Sistema Indústria  |  Integrações  | Integração Portal SESI.
  • Ao realizar uma nova matrícula em Oficina, através dos menus: 
    • Portal Oficinas - Aluno: Oficinas | Inscreva-se
    • Portal Oficinas - Pedagogo: Matrícula na Oficina

O processo atual de envio de matrículas do SGE para o Portal SESI será modificado para incluir informações das oficinas. Quando uma matrícula é enviada e contém informações de matrícula em oficina, essas informações serão enviadas na mesma requisição.

A API de Matrícula atual será ajustada pelo Portal SESI para considerar uma nova lista chamada "Oficinas", permitindo o envio desses dados pelo SGE.

Se não houver oficinas vinculadas, o processo de envio de matrícula continuará enviando apenas os dados da matrícula do aluno, conforme o fluxo padrão da integração do Portal SESI.

Durante o ano, um aluno pode estar vinculado a mais de uma oficina, portanto, todas as oficinas associadas à matrícula do aluno devem ser informadas ao Portal SESI. Sempre que ocorrer uma matrícula no Portal Oficina, o processo será acionado para atualizar as informações da matrícula do aluno com todas as oficinas associadas.

Serão consideradas apenas as oficinas do tipo Formação Geral e Básica e Interseriado.

Informações
iconfalse
Toggle Cloak
Extra

CloakfalseO Portal SESI Educação utiliza do Web Service de Consultas da Lib DN, onde é possível realizar execução de consultas TOTVS via Web API. A Documentação deste serviço pode ser acessada Informações
iconfalse

Toggle Cloak
FAQ [Novo!]

CloakfalseForam exportados alunos matriculados em períodos letivos passados

Verificar se os períodos letivos passados estão encerrados.

Não aparece o anexo Instituição do MEC no anexo Dados Educacionais do cadastro de filiais

Configurar os parâmetros do Censo para utilizar a Instituição do MEC por filial conforme a documentação. Para maiores detalhes consulte a documentação desse procedimento no TDN.

Aluno fica com status Inativo no portal Sesi após exportação pelo SGE

Alterar o status do usuário do aluno para Ativo no SGE e reenviar os dados para portal Sesi.

Erro 500 ao testar API de integração

 Solicitar ao cliente alterar a tag CustomErros para Off no web.config (FrameHTML) e reiniciar o site IIS

 Realizar uma nova request e verificar a mensagem de erro retornada.

 Se houver erro de autenticação verificar se o alias configurado no web.config (FrameHTML) está correto.

 Verificar se a tag owin:AutomaticAppStartup está com o valor "true".

Processo da customização apresenta erro de execução sem mensagem de retorno.

Verificar pelo monitor de processos qual é o servidor que está executando o processos. A customização deve estar instalada nesse servidor.

Diretor associado a filial não aparece na lista lookup no Cadastro de Perfis do Portal Sesi

O cadastro diretor deve ser realizado através do anexo Dados Educacionais/Instituição do MEC no menu Diretores por instituição disponível no cadastro de Filiais. 

Caso seja pelo menu Censo do módulo Educacional não será realizada a associação entre pessoa e filial e não listado no lookup.

Mensagem - String or Binary Data Would Be Truncated  ao exportar aluno

O problema foi corrigido a partir da versão 12.1.32.119 da customização  (download no link  https://tdn.totvs.com/x/Nv3qK)

Verificar junto com o suporte de CNI ou Educar Brasil se o token de integração para validação de e-mail é válido.

 Se o banco for SQL Server e estiver na versão 2019 ou superior solicitar ao cliente rodar o seguinte comando na base de dados:

    DBCC TRACEON(460,-1).    Após a execução do comando pelo cliente, realizar o reenvio do registro para integração e analisar o erro com a mensagem retornada.

 Verificar se existe bloqueio na rede (firewall) para a acesso o Quick E-Mail Verification (Aba Validação de E-Mail no parâmetros da integração)

Usuário não informado - 601 Autenticação Inválida

Verificar com o pessoal da Educar Brasil se os dados de acesso ao Portal Sesi estão corretos (Usuario, Token, URL)

Ao fazer login no Portal do Aluno no ambiente de homologação o usuário é redirecionado para o ambiente de produção

Alterar as referencias ao portal do aluno nas configuração dos módulo educacional (SGE) de homologação. Para maiores detalhes consulte a documentação desse procedimento no TDN.

Erro na validação de email. Motivo: Not found

Verificar junto com o suporte de CNI ou Educar Brasil se o token de integração para validação de e-mail é válido.

E-mail já utilizado

Verifique se o email cadastrado é um email válido.

Deve-se verificar se o e-mail informado já está sendo utilizado por outro usuário no SGE e/ou Portal SESI (é premissa que o e-mail seja de uso pessoal);

E-mail não preenchido

Verificar se o usuário a ser exportado possui e-mail válido

Erros de Log - Erro na validação de email. Motivo: Low credit. Payment required

Erro: [INTEDUCARBRASIL] Erro na validação de email. Motivo: Payment required{"success":"false","message":"Low credit. Payment required" 

Verificar junto com o suporte de CNI se o token de integração para validação de e-mail é válido.

Erros de Log - Erro: Responsável não enviado

O responsável acadêmico do aluno menor de 18 anos está sem usuário cadastrado, será necessário gerar o usuário para o responsável acadêmico.

Erros de Log - Erro: CPF do responsável não informado

Falta informar o CPF do responsável acadêmico.

Erros de Log - Erro: CPF inválido

Necessário preencher o campo CPF do aluno.

Erros de Log - Erro: E-mail Complementar inválido

O email do aluno [pessoa.email] é invalido, necessário deixar o campo em branco ou informar um e-mail válido.

Erros de Log - Erro: E-mail Complementar já cadastrado

Verificar no Portal SESI Educação quais usuário estão com o mesmo e-mail cadastrado e proceder com o ajuste do cadastro do e-mail, ou vários alunos e responsáveis com o mesmo e-mail cadastrado.

Erros de Log - Erro: E-mail do responsável não preenchido

Necessário preencher o campo de e-mail do responsável acadêmico.

Erros de Log - Erro: E-mail do responsável não pode ser igual ao e-mail do aluno

O e-mail do aluno e responsáveis devem ser distintos, necessário ajustar os cadastros.

Erros de Log - Erro: E-mail existente

Hipótese 1:  E-mail está sendo utilizado por mais de um usuário no SGE (o caso mais comum é com o e-mail do responsável acadêmico)
 

Passo 1: O interlocutor do SGE deve consultar o e-mail no banco do SGE e verificar a qual usuário de fato o e-mail pertence;

  • Se o usuário (dono do e-mail) estiver sincronizado com o seu e-mail:  

O interlocutor deve corrigir o cadastro do usuário que apresentou erro por estar utilizando um e-mail já existente (deve inserir um e-mail válido e exclusivo para o usuário) e reenviar; 

  • Se o e-mail estiver sendo utilizado por um usuário que está sincronizado, mas que não é o dono do e-mail:  

O interlocutor deve, primeiro, corrigir o cadastro do usuário (retirando o e-mail que pertence a outra pessoa) e reenviar o usuário com o seu e-mail para atualização no Portal SESI.

Em seguida, deve-se reencaminhar o usuário que apresentou o erro “E-mail existente” (uma vez que o seu e-mail não está mais sendo utilizado por outra pessoa).  

  • Usuários do SGE que não estão sendo sincronizados ao Portal SESI, por utilizarem o mesmo e-mail:  

Deve-se alterar os cadastros (com e-mail válido e exclusivo para cada usuário) e reencaminhar estes usuários ao Portal SESI.

  • Se o e-mail não estiver vinculado com mais de um usuário no SGE, seguir a Hipótese 2.

Hipótese 2:  E-mail sendo utilizado por mais de um usuário no Portal SESI (a mensagem “e-mail existente” pode ser que o e-mail já está sendo utilizado por um usuário ativo ou inativo no Portal SESI).

Para essa situação, será necessário realizar a abertura de uma demanda no Suporte do Portal Sesi Educação 

Caso o problema não for resolvido, após as tratativas com o suporte do Portal Sesi, o interlocutor do regional deve marcar em cópia a equipe do SESI/DN (naguiar@naguiar@cni.com.br, [email protected] e [email protected])

Erros de Log - Erro: Nome do responsável não informado

Aluno sem responsável acadêmico cadastrado, necessário incluir no cadastro.

Erros de Log - Erro: Senha do responsável não enviada

Necessário gerar a senha do responsável acadêmico.

Erros de Log - Erro: O e-mail informado para o aluno não é válido ou não está preenchido

E-mail do aluno é invalido.

Erros de Log - Erro: O e-mail informado para o responsável acadêmico não possui uma caixa de e-mail

E-mail do responsável acadêmico é invalido.

Erros de Log - Erro: Desculpe. Ocorreu um erro no consumo do webservice do Portal SESI Educação

Erro: {PortalSesi} - Desculpe. Ocorreu um erro no consumo do webservice do Portal SESI Educação que impediu a integração. ERRO : {0} The remote server returned an error:(404) Not Found. 

Reenviar o registros com erro, caso o erro persista será necessário verificar a disponibilidade e a conectividade do servidores do Totvs RM com os webservice de integração do Portal SESI Educação.