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titleFaturamento
Deck of Cards
idprocessos
Card
defaulttrue
labelFaturar Contrato

Processo que possibilita o faturamento das parcelas de um ou mais contratos periódicos.

Para a execução deste processo é necessário a definição dos parâmetros abaixo.

  1. Intervalo de faturamento (data inicial e final): Ao informar o intervalo de faturamento serão faturadas todas as parcelas com status de faturamento A Faturar que possuem data de vencimento dentro do intervalo definido.
  2. Faturar todo o contrato: Ao selecionar esta opção, todas as parcelas do contrato com status de faturamento A Faturar serão faturadas. Esta opção tem maior prioridade do que o anterior, ou seja, caso o usuário selecione que deseja faturar todo o contrato e também informe o intervalo de faturamento, a seleção deste componente irá prevalecer e desta forma todas as parcelas pendentes serão faturadas.


Informações
titleImportante
  • Este processo só realizará o faturamento dos itens de contrato que possuem Tipo de Faturamento periódico e Tipo de movimento (Faturamento) informados, sendo este o tipo de movimento utilizado para o faturamento do item de contrato.
  • Ao realizar o faturamento de uma parcela do contrato, a previsão financeira vinculada a ele, se existir, vai ser removida.


Será gerado um movimento para cada parcela do(s) item(s) de contrato periódico, este movimento possuirá apenas um item, as informações do movimento serão definidas de acordo com a seguinte ordem de prioridade:

  1. Informações do item do contrato.
  2. Informações do contrato.
  3. Informações default do movimento.


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titleMovimento

Relação entre os campos do contrato e o movimento:

  • Aba identificação 
          menu:
        • Cabeçalho:

        •  
            
                 
              • Tipo de movt° = campo Tipo de movimento informado na aba Faturamento no item do contrato;
                 
              • Filial = campo filial informado na aba Faturamento no item do contrato;
                 
              • Local de Estoque = campo Local de Estoque informado na aba Faturamento no item do contrato;
                 
              • Cliente = campo Destinatário informado na aba Faturamento no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Contratante/Contratado na aba Identificação no contrato;
                 
              • Valor Liquido = campo Valor Parcela informado na calculado na Parcela;

              •         
              menu:
            • Tabelas:
                     
                  • Centro de Custo = campo Centro de Custo informado na aba Contábil/Fiscal no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Centro de Custo informado na aba Contábil/Fiscal no contrato;
                     
                  • Departamento = campo Departamento informado na aba Contábil/Fiscal no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Departamento informado na aba Contábil/Fiscal no contrato;

                      
                     
                  • Tabelas de Classificação:
                             
                        • CodTb1Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                             
                        • CodTb2Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                             
                        • CodTb3Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                              CodTb4Fat =
                        • CodTb4Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                             
                        • CodTb5Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;

                          
                         
                      • Tabelas de Faturamento:
                                 
                            • CodTb1Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                 
                            • CodTb2Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                 
                            • CodTb3Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                 
                            • CodTb4Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                 
                            • CodTb5Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;

                              
                             
                          • Funcionários:
                                     
                                • CodVen1 = campos da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
                                      Comissão = campos
                                • Comissão = campos de comissão da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
                                     
                                • CodVen2 = campos da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
                                     
                                • Comissão = campos de comissão da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
                                     
                                • CodVen3 = campos da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
                                     
                                • Comissão = campos de comissão da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
                                     
                                • CodVen4 = campos da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
                                     
                                • Comissão = campos de comissão da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
                                  
                                  Cód
                                • Cod. Representante = campo Representante informado na aba Tabelas no contrato;
                                 
                                • Comissão = campo Comissão Representante informado na aba Tabelas no contrato;
                            
                          • Aba
                          Integrações 
                              menu:
                          • Integrações 
                            • Financeira:
                                     
                                  • Condição de Pagamento = campo Condição de Pagamento informado na aba Faturamento no item do contrato;
                                  
                                  menu:
                                • Fiscal:
                                         
                                      • Cód. Natureza de Operação = campo Natureza de Operação informado na aba Contábil/Fiscal no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Natureza de Operação informado na aba Contábil/Fiscal no contrato
                                  ;
                                          
                                      • ;
                                  • Aba Transporte
                                          menu:
                                        • Identificação:
                                                 
                                              • Tipo de Frete = campo Frete informado na aba Faturamento no item do contrato;
                                                  
                                          • Aba Tributos e Valores
                                                  menu:
                                                • Valores:
                                                         
                                                      • Desconto = campo Desconto informado na aba Identificação no item do contrato;
                                                         
                                                      • Despesa = campo Despesa informado na aba Identificação no item do contrato;
                                                    
                                                  • Aba Informações Adicionais
                                                          menu:
                                                        • Observações:
                                                                 
                                                              • Observação = campo Observação informado na aba Adicionais no contrato;
                                                                 
                                                              • Histórico = campo Histórico informado na aba Adicionais no contrato, trunca o campo em 255 caracteres caso tipo de movimento esteja parametrizado como histórico curto
                                                          ;
                                                                  Histórico = campo Histórico informado na aba Adicionais no contrato
                                                              • ;
                                                                 
                                                              • CampoLivre1 = campo Campo Livre 1 informado na aba Adicionais no contrato;
                                                                 
                                                              • CampoLivre2 = campo Campo Livre 2 informado na aba Adicionais no contrato;
                                                                 
                                                              • CampoLivre3 = campo Campo Livre 3 informado na aba Adicionais no contrato;
                                                            


                              Expandir
                              titleItem de Movimento

                              Relação entre os campos do contrato e do item de movimento:

                              Aba identificação 
                                  menu: Cabeçalho:
                                      Produto = campo Produto/Serviço informado na aba Identificação no item do contrato;
                                      Unidade = campo Unidade informado na aba Identificação no item do contrato;
                                      Quantidade = campo Quantidade informado na aba Identificação no item do contrato;
                                      Preço Unitário = campo Valor informado na aba Identificação no item do contrato;
                                      
                                  menu: Tabelas:
                                      Centro de Custo = campo Centro de Custo informado na aba Contábil/Fiscal no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Centro de Custo informado na aba Contábil/Fiscal no contrato;
                                      Departamento = campo Departamento informado na aba Contábil/Fiscal no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Departamento informado na aba Contábil/Fiscal no contrato;
                                      
                                      Tabelas de Classificação:
                                          CodTb1Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                          CodTb2Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                          CodTb3Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                          CodTb4Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                          CodTb5Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                      
                                      Tabelas de Faturamento:
                                          CodTb1Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                          CodTb2Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                          CodTb3Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                          CodTb4Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                          CodTb5Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
                                      
                                      Funcionários:
                                          CodVen1 = campos da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
                                          Comissão = campos de comissão da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
                                          Representante = campo Representante informado na aba Tabelas no contrato;
                                          Comissão = campo Comissão Representante informado na aba Tabelas no contrato;

                              Aba Integrações 
                                  menu: Fiscal:
                                      Cód. Natureza de Operação = campo Natureza de Operação informado na aba Contábil/Fiscal no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Natureza de Operação informado na aba Contábil/Fiscal no contrato;

                              Aba Tributos e Valores
                                  menu: Valores:
                                      Desconto = campo Desconto informado na aba Identificação no item do contrato;
                                      Despesa = campo Despesa informado na aba Identificação no item do contrato;
                                      Natureza Orçamentária/Financeira = campo Natureza Orçamentária/Financeira informado na aba Tabelas no item do contrato;
                                
                              Aba Informações Adicionais
                                  menu: Observações:
                                      Histórico Curto = campo Histórico informado na aba Adicionais no item do contrato, trunca o campo em 255 caracteres caso tipo de movimento esteja parametrizado como histórico curto;
                                      Histórico Longo = campo Histórico informado na aba Adicionais no item do contrato;
                                      Campo Livre = campo Campo Livre 1 informado na aba Adicionais no item do contrato, campo truncado em 15 caracteres;

                              Informações
                              titleImportante

                              Quando tipo de movimento estiver parametrizado para conter os campos tanto no movimento quanto no item de movimento a hierarquia acima também será aplicada, replicando os valores para os respectivos campos do movimento e do item de movimento. Ou seja, não é feito De/Para entre contrato/movimento e item de contrato/item de movimento.

                              Exemplo: Tabela de classificação parametrizada tanto no movimento quanto no item de movimento. 

                              1. Informações preenchidas no item de contrato: serão preenchidas tanto no movimento, quanto no Item de movimento;
                              2. Informações preenchidas no contrato: serão preenchidas tanto no movimento, quanto no Item de movimento; 


                              Rateio:

                              Se houver cadastro de rateio, o mesmo só será considerado no faturamento, se o parâmetro "Rateio C.Custo - Departamento" do Tipo de Movimento, estiver configurado para "Usa" ou "Usa Obrigatoriamente" no Rateio do Movimento e/ou no Rateio do Item.

                              Do contrário, os Tipos de Movimentos em que o parâmetro "Usar Rateio por Centro de Custo" estiver como "Não Usa", não serão considerados no faturamento.

                              Para o envio do histórico do Contrato e do Item do Contrato poderá ser parametrizado a regra em | 04.05 | Contratos > Campos Opcionais 2/2 |.


                              Ao término do processo são atualizadas as informações de Valor Faturado do contrato, assim como os status de faturamento do contrato, item do contrato e parcela.

                              Quando o contrato possui o status de faturamento Faturado ou Parcialmente Faturado os campos abaixo terão a edição bloqueada.

                              1. Status
                              2. Natureza
                              3. Data Contrato
                              4. Data Início Vigência
                              5. Data Fim Vigência

                              Quando o item do contrato possui o status de faturamento Faturado ou Parcialmente Faturado os campos abaixo terão a edição bloqueada.

                              1. Tipo de Faturamento
                              2. Produto
                              3. Unidade
                              4. Data Início Vigência
                              5. Data Fim Vigência
                              6. Quantidade
                              7. Valor
                              8. Desconto
                              9. Despesa
                              10. Periodicidade
                              11. Vencimento Imediato
                              12. Dia Vencimento / Dia da Semana
                              13. Dia do Primeiro Vencimento / Dia do Segundo Vencimento (Periodicidade = Quinzenal) 
                              14. Nº de Parcelas

                              A data de vencimento da parcela será copiada para o campo correspondente ao do parâmetro Copiar data de venc/ medição p/ mov disponível na etapa 6 dos parâmetros do contrato.

                              Card
                              defaulttrue
                              labelCancelar Faturamento do contrato

                              Processo que possibilita o cancelamento do faturamento das parcelas de um ou mais contratos periódicos selecionados.

                              Para a execução deste processo é necessário a definição dos parâmetros abaixo.

                              1. Intervalo de faturamento (data inicial e final): Ao informar o intervalo serão excluídos todos os movimentos vinculados à parcelas com status de faturamento Faturado que possuem data de vencimento dentro do intervalo definido.
                              2. Cancelar Todos os Faturamentos do Contrato: Ao selecionar esta opção, todos os movimentos vinculados à parcelas status de faturamento Faturado serão excluídos. Esta opção tem maior prioridade do que o anterior, ou seja, caso o usuário selecione que deseja cancelar todo o faturamento do contrato e também informe o intervalo de cancelamento, a seleção deste componente irá prevalecer e desta forma todos os movimentos vinculados à parcelas serão excluídos.

                              O processo exclui os movimentos gerados a partir do Faturamento, com Status Pendente para movimentos do tipo 1.1, A Faturar para 2.1, Faturado para 2.2 e, altera o status das parcelas afetadas para A Faturar permitindo assim que novos faturamentos sejam gerados. 

                                  Observação: Caso seja parametrizado na etapa Faturamento do Item do Contrato, um tipo de movimento 2.2, o Status do movimento gerado por padrão é Faturado, consequentemente o cancelamento do faturamento das parcelas poderá ser executado com sucesso.

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