Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. Visão Geral
  2. Pré-requisitos
  3. Pré-requisitos Formulário MultiProfissional
  4. Compatibilidade de funcionalidades
  5. Regras padrão 
  6. Exemplo de utilização
  7. Informações de criação dos metadados no RM
  8. Impressão
  9. Rodapé e Assinatura Digital na Impressão

...

Deck of Cards
idFormulários dinâmicos
Card
labelVisão Geral

01. VISÃO GERAL

Possibilita ao usuário criar seus próprios formulários customizados dentro do prontuário do paciente utilizando a funcionalidade de Metadados do RM. A montagem do formulário é baseada nas APIs de Metadados, utilizando componentes do PO-UI.

Card
labelPré-requisitos

02. PRÉ-REQUISITOS

Para que um formulário possa ser utilizado dentro do prontuário do paciente, o mesmo deve possuir as seguintes colunas em sua tabela principal:

  • CODCOLIGADA (INTEIRO)
  • CODPROFISSIONAL (INTEIRO)
  • STATUS (INTEIRO)
  • CODPACIENTE (INTEIRO)
  • CODATENDIMENTO (INTEIRO)
  • CODIGOPROCESSO (INTEIRO) - Usado em caso de assinatura digital
  • STATUSPROCESSO (STRING - TAMANHO 1) - Usado em caso de assinatura digital
Card
labelPré-requisitos Formulário MultiProfissional

03. PRÉ-REQUISITOS

MultiProfissional

- FORMULÁRIO MULTIPROFISSIONAL

Formulário multiprofissional é o tipo de formulário onde mais de um profissional tem a permissão para alterar ou cancelar o mesmo. 

Para que um formulário seja caracterizado como multiprofissional ele deve possuir as seguintes colunas em sua tabela principal:

  • MULTIPROFISSIONAL (INTEIRO)
  • CODPROFISSIONALMULTI (INTEIRO)
  • DATAMULTIPROFISSIONAL (DATETIME)


Informações
titleColuna ID

Além das colunas informadas, existe um nome de coluna reservado para a chave primária: ID (deverá ser do tipo INTEIRO e com numeração automática) , esta só deve ser utilizado para essa finalidade. 
OBS: A chave primária da tabela deve ser composta por (CODCOLIGADA, ID).
NÃO DEVE
ser utilizado de maneira alguma os campos CODPACIENTE, CODATENDIMENTO como chave composta, visto que a API de Metadados criará a coluna como uma concatenação da chave composta, gerando falhas nas funcionalidades relacionadas a formulário dinâmico.

Além disso, caso o usuário adicione a coluna NOMEPROFISSIONAL, que não é obrigatória, o sistema irá preencher automaticamente com o nome do profissional responsável pelo registro e exibirá o nome na listagem.

Caso o formulário não apresente as colunas obrigatórias, será exibida a seguinte mensagem de erro:

Card
labelCompatibilidade de funcionalidades

04. COMPATIBILIDADE DE FUNCIONALIDADES

Conforme informado na documentação da funcionalidade, as seguintes funcionalidades estão indisponíveis no momento para formulários dinâmicos do PEP RM:

  • Anexos e processos associados
  • Campos do tipo "caixa de pesquisa"
  • Rótulo
  • Agrupador

Além disso, todos os tipos de controle com lista de opções (caixa de combinação, caixa de listagem e caixa de opção) seguiram a regra de acordo com o parâmetro "Utiliza caixa de opção em forma de lista?":

             

  1. Parâmetro desabiitado:
  2. Parâmetro habilitado:
Informações
titleAgrupador

Um formulário que contenha agrupador na sua construção do layout, quando utilizado nas versões atuais do PEPRM, será exibido de forma desconfigurada, sendo assim, é recomendado que os agrupadores customizados sejam removidos para evitar falhas na exibição do layout. 

Caso seja um layout já existente, a orientação é que seja reiniciada a construção, voltando a configuração do layout para configuração padrão e refaça a construção do layout sem os agrupadores.

Informações
titleEvento OnValidate

As fórmulas visuais associadas aos eventos informados nos campos nos Metadados (OnValidate) estão disponíveis e funcionais no PEP RM a partir da versão 12.1.32.



Card
labelRegras padrão 

05. REGRAS PADRÃO

Os formulários criados dentro do prontuário do paciente seguirão as regras pré-definidas nos cadastros padrão e também conterão as mesmas funcionalidades.

São elas:

  1. Apenas registros com o status de rascunho serão editáveis, exceto para os formulários caracterizados como multiprofissional onde o registro finalizado pode ser alterado por um outro profissional.
  2. A edição apenas deve ocorrer pelo profissional que criou o registro, exceto para os formulários caracterizados como multiprofissional onde o registro finalizado pode ser alterado por um outro profissional.
  3. Registros ainda em rascunho não são visíveis pelos usuários, exceto o responsável pelo registro.
  4. Após ser finalizado, um registro não pode ser alterado, exceto para os formulários caracterizados como multiprofissional onde o registro finalizado pode ser alterado por um outro profissional..
  5. Os rascunhos são salvos automaticamente na edição dos campos
  6. É possível criar e gerenciar modelos de preenchimento formulários dinâmicos
  7. São exibidos para o usuário apenas os formulários que ele possui permissão de acesso.
Card
labelExemplo de utilização

06. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Seguem abaixo imagens com exemplos de um formulário customizado dentro do prontuário do paciente.


Seguem abaixo imagens com exemplos de um formulário customizado dentro do prontuário do paciente A PARTIR DA VERSÃO 12.1.2310.


Formulários multiprofissional possuem histórico das alterações. É possível consultar o histórico expandindo o item desejado conforme visualização abaixo.


É possível escolher quais colunas serão visíveis na tabela. Para isso a coluna tem que estar marcada como visível no momento da criação da tabela do formulário dinâmico.

Uma vez que a coluna já está exibida na visão da tabela pode-se escolher quais serão visualizadas clicando no botão

Colunas selecionadas ficaram visíveis para a visão de tabela.

6.1 Visualização do item do formulário dinâmico.

Caso o formulário esteja configurado para ser multiprofissional será possível finalizar ou cancelar o mesmo por mais de um profissional.


Informações
titleCriação do formulário

A criação do formulário segue da mesma forma, conforme a documentação. Serão considerados formulários dinâmicos do PEP RM os formulários do tipo API/PO-UI criados dentro da estrutura de menus do PEP RM.

Card
labelInformações de criação dos metadados no RM

07. INFORMAÇÕES DE CRIAÇÃO DOS METADADOS NO RM

Conforme já mencionado, a documentação para criação dos metadados no RM está disponível aqui. Abaixo seguem algumas informações adicionais para o cadastro para os Formulários Dinâmicos do PEP RM.


Informações
Deck of Cards
idExemplo de Utilização
Card
label1º Passo:


Quando uma apresentação utilizar um modelo do tipo Web API/PO-UI, não será possível anexar Actions e Processos ao mesmo.

Card
label2º Passo:



Os campos adicionados no projeto (seja pela apresentação ou pelo modelo) não terão seus eventos de validação (OnValidate) considerados no uso do formulário pelo PEP RM.


Card
label3º Passo:



Ao utilizar projetos para Web API / PO-UI serão exibidos para seleção apenas os menus do tipo correspondente, sendo os menus de MDI Desktop indisponíveis para seleção.

Card
label4º Passo:



Atualmente o tipo de controle "Caixa de Pesquisa" não é suportado para Formulários Dinâmicos.

Card
label5º Passo:


      

É possível encontrar qualquer projeto gerado na barra de ferramentas "Executar" através tanto do código quanto do nome do formulário.

Card
labelImpressão

08. IMPRESSÃO

Para configurar um modelo de impressão para o formulário criado, basta criá-lo através do RM Reports e adicioná-lo ao formulário como um anexo. O sistema identificará automaticamente o último relatório anexado ao formulário e executará a impressão. No entanto, para que tudo ocorra normalmente, o relatório deve receber parâmetros correspondentes em nome e tipo à chave primária da tabela do formulário. Caso exista assinatura digital configurada e parametrizada, será possível assinar os impressos gerados de formulários dinâmicos, para o correto funcionamento os campos CODIGOPROCESSO e STATUSPROCESSO devem existir obrigatoriamente.

Card
labelRodapé Assinatura Digital na Impressão

09. RODAPÉ E ASSINATURA DIGITAL NA IMPRESSÃO

Para configurar o rodapé da impressão de registros assinados é preciso realizar as seguintes configurações no reports que foi anexado ao formulário dinâmico.


No relatório utilizado no formulário dinâmico criar uma expressão no rodapé do formulário.


Adicionar o parâmetro EXIBERODAPE para o funcionamento da assinatura



O rodapé da assinatura digital é composto pelos dados do NOMEPROFISSIONAL, CPF e a coluna RECMODIFIEDON da tabela criada para o formulário dinâmico. 

Essas informações deverão ser incluídas na query para serem visualizadas corretamente no rodapé.



Após a criação das colunas necessárias editar a expressão criada no primeiro passo utilizando a instrução de exemplo abaixo.

Editar o SAUREL008101 pela query que está sendo utilizada no formulário em questão.



If(Relatório.EXIBERODAPE = 'T',
Join(' ', 
Join(' ', 'Documento assinado digitalmente de acordo com a ICP-Brasil, MP 2.200-2/2001, Resolução CFM1821/2007, no sistema TOTVS PEP RM, por', Base.SAUREL008101.NOMEMEDICO), 
Join(' ', 'CPF', 
Join('', Base.SAUREL008101.CPF, 
Join(' ', ', às', Join('', Base.SAUREL008101.RECMODIFIEDON,'. Estado da assinatura: Válida.'))))), '')


...