01. VISÃO GERALAs farmácias, principalmente as hospitalares, dependem de uma logística bastante complexa quanto ao abastecimento e distribuição de medicamentos, uma vez que cabe a elas prestar serviços destinados à saúde, é necessário terem em estoque todos os medicamentos prescritos para o bom andamento da instituição de saúde.
Movimentação de Estoque Os processos de Movimentação de Estoque são basicamente dois: os de entrada e os de saída de um produto, material e/ou medicamento (MatMed), porém, podemos ter vários tipos de movimentos de Entrada e Saída. Em ambos os casos, quando as requisições são processadas, duas ações poderão ser realizadas pelo sistema conforme cada situação: - Aumento/diminuição física dos Itens da Movimentação listados.
- Lançamento automático na conta do paciente dos Itens Listados.
Ao finalizar qualquer tipo de movimentação, os usuários autorizados deverão processar a requisição, que efetivamente irá realizar a movimentação solicitada, ora aumentando, ora diminuindo no estoque as, quantidade de MatMeds informados. Conheça os principais pontos desse processo: Cabeçalho da Requisição São informados os dados básicos do paciente, tais como: Nome, Leito, Acomodação, Local de Uso, Centro de Custo e Quantidade Total de Medicamentos solicitados.
Itens da Movimentação Compreendem os dados de todos os itens de MatMed que farão parte da movimentação. Os campos item (código e descrição), quantidade, unidade de faturamento do item, fabricante do item, validade e lote, se for o caso, deverão ser informados. Os Tipos de Movimentação de Entrada de um MatMed no TOTVS Gestão Hospitalar são: - Devolução/Paciente: são registradas as devoluções de MatMeds que não foram utilizados/aplicados/ministrados no paciente. Independente do motivo pelo qual o paciente não utilize mais o MatMed que foi dispensado para ele, deverá ser devolvido ao seu local/almoxarifado de origem. Há um aumento no estoque do almoxarifado e o item é devolvido da conta do paciente quando a requisição for processada.
- Devolução de Centro de Custos: são registradas as devoluções de MatMeds do Centro de Custos da Instituição, que são previamente cadastrados. Caso algum MatMed não for utilizado por algum Centro de Custo, ele poderá ser devolvido ao seu local/almoxarifado de origem.
Os Tipos de Movimentação de Saída de um MatMed no TOTVS Gestão Hospitalar são: - Requisição/Paciente: são registradas as saídas de MatMeds direto para o paciente. Há uma diminuição no estoque de almoxarifado e o item é lançado na conta do paciente.
- Prescrição Médica: são registradas as saídas de MatMeds direto para o paciente. Há uma diminuição no estoque do almoxarifado e o item é lançado na conta do paciente. A diferença deste Tipo de Movimento para a requisição, é que este é realizado pelo Médico e contém detalhes para a administração do medicamento, tais como: aplicação (endovenosa, oral, etc.), Dose, Frequência (a cada 4 horas, a cada 8 horas, 1 vez ao dia, etc.), Dilução (se o medicamento será diluído em alguma solução), a partir de qual horário (horário padrão, agora, ou a partir da hora x, etc.), e a quantidade solicitada, calculada em função dos parâmetros acima. Esta prescrição é feita pelo médico utilizando o PEP, ou poderá ser transcrita pela equipe da farmácia e/ou enfermagem utilizando o processo de movimentação de estoque.
- Transferência entre Almoxarifados: tipo de movimentação que há transferência de itens de MatMed de um local de estoque para outro. Nestes casos a responsabilidade de quem irá dar a saída do MatMed será o almoxarifado de destino, que fará um dos tipos de Movimentação citados acima.
- Folha de Sala: são registrados o consumo de MatMed de uma cirurgia. Geralmente, após o término da cirurgia, os itens que não foram utilizados são retirados da requisição. Após processamento da requisição, os itens são "baixados" do estoque e lançados automaticamente na conta do paciente.
- Requisição para Centro de Custos: são registradas as saídas de MatMeds para os Centros de Custos da Empresa, que são previamente cadastrados. Servirá para a apuração dos custos de cada setor, posteriormente.
|