Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Microsiga Protheus®

Ambiente:Todos

Ocorrência:

Como configurar o Protheus Insights para testes?

Passo a passo:
Aviso
titleImportante
  • A configuração demonstrada nessa documentação foi feita no release 12.1.2310 recomendamos que realize nesse release ou superior.
  • Esta documentação tem como base o Guia de uso - Protheus Insights
  • Os dados de Acesso foram disponibilizados na Issue DSERBA1-11106


Para configuração da funcionalidade Protheus Insights, siga os passos abaixo:

Card
defaulttrue
idProtheus Insights
labelProtheus Insights
Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idCards
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
idCusto Médio
label1. Requisitos Básicos

É necessário realizar as primeiras verificações antes de iniciarmos a configuração:

  • Ambiente está atualizado (Acumulados do Módulo, Binário e Lib)?
  • Verifique se você possui na SX2 e na SX3, a tabela "I14"
    • Caso não possua, será necessário aplicar o dicionário diferencial, que vem no Pacote de Acumulados do módulo, e executar o UPDDISTR
  • Configure em seu AppServer.ini as chaves abaixo:

    Expandir
    titleMultiProtocolPort e MultiProtocolPortSecure

    Na seção "[Drivers]", confirme se as linhas "MultiProtocolPort" e "MultiProtocolPortSecure" estão configuradas como:

    Bloco de código
    titleExemplo
    [Drivers]
    MultiProtocolPort=1
    MultiProtocolPortSecure=0
    Expandir
    titleApp_Environment

    Na seção "[General]", assegure-se de que o "App_Environment" esteja direcionado para o ambiente principal, por exemplo:

    Bloco de código
    titleExemplo
    [General]
    App_Environment= Nome do seu Ambiente
Card
defaulttrue
idCusto Médio
label2. Schedule

É necessário possuir um Agent configurado na rotina de Schedule.

Caso não saiba como cadastrar, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o módulo Configurador (SIGACFG) e selecione as opções Ambiente > Schedule > Schedule
  • Será apresentada a tela do Scheduler
  • Acesse a opção Agentes
  • Aqui você pode selecionar, em "Outras Ações" a opção "Adicionar agentes padrão"
Card
defaulttrue
idInsights
label3. WIZSMARTBA

Agora vamos executar o Wizard de Configuração do Protheus Insights:

  • Ao abrir o SmartClient inicie como "WIZSMARTBA"
  • Na etapa "Boas Vindas" o sistema verifica se seu ambiente está atualizado, basta avançar;
  • Na etapa "Autenticação" o sistema solicita o Usuário, a Senha e a Seleção da Filial e Empresa que deseja fazer a instalação;
  • Na etapa "Termo de Aceite" é necessário confirmar que está de acordo com o uso dos dados do seu ambiente pela IA;
  • Na etapa "Dados de Integração" é necessário atenção aqui, os dados de "Client ID" e "Client Secret" são individuais para os clientes, a TOTVS fornece através do e-mail: [email protected]
    • Para o Suporte foram fornecidos os códigos abaixo, as eles não podem ser enviados aos clientes:
      • Client ID: b618fe0196fd4e04b0d397e45e8d5d82
      • Client Secret: e36f6b20a4594438b058d8dde04076ee
  • Ao avançar, após o processamento, o sistema apresentará a mensagem "Fim de Processamento!"

Concluindo, o sistema fecha a tela do Wizard.

Card
defaulttrue
idCusto Médio
label4. Armazem IA

É necessário inserir a rotina "Armazem IA" (ArmzIA.prw) no menu do módulo de Estoque/Custos (SIGAEST),essa rotina irá indicar quais armazéns serão monitorados pela IA Protheus Insights.

Para cadastrar a rotina no Menu basta seguir os passo abaixo:

  • Acesse o módulo Configurador (SIGACFG) e selecione as opções Ambiente > Cadastros > Menus
  • Selecione o módulo de Estoque/Custos
  • Clique em "Adicionar" para que seja feita uma cópia do Menu padrão;
  • Posicionando sobre uma das pastas do Menu copiado (Lado Direito), clique em "Novo Item";
  • O sistema abrirá a tela para cadastrar a rotina "Armazém IA"

Após isso, basta salvar este menu na opção "Gerar" e nomear como "SIGAEST"

Com isso, a rotina "Armazém IA" passa a ser apresentada no Menu do módulo Estoque/Custos (SIGAEST) na pasta selecionada.

Dica
titleImportante

Como estamos apontando para o Client ID e o Client Secret fornecidos pelo time de Produto, é possível que o sistema carregue registros da Base de Dados da Carol.

Card
defaulttrue
idCusto Médio
label5. Parametro e Scheduler

Para concluirmos o processo:

E ative o Schedule que cadastramos no passo "2. Schedule", para habilitá-lo siga os passos abaixo:

  • Acesse o módulo Configurador (SIGACFG) e selecione as opções Ambiente > Schedule > Schedule
  • Será apresentada a tela do Scheduler
  • Caso seu Scheduler esteja com Status diferente de "EM EXECUÇÃO", clique em "Iniciar/Parar" e depois em "Iniciar todos"
  • Após Iniciar a Execução, verifique se o Schedule do "FWTOTVSLINKJOB"está habilitado na guia de agendamentos

Após isso, vamos para a funcionalidade!

Card
defaulttrue
idCusto Médio
label5. Protheus Insights

Agora acessando o módulo de Estoque/Custos (SIGAEST), por exemplo, na rotina de "Cadastro de Produtos" (MATA010), estará disponível, no Menu de "Outras Ações" a opção "Ruptura de Produtos"

Provavelmente na sua base, será apresentada a tela vazia =(
Isso ocorre porque a IA necessita de uma carga de dados muito grande para estabelecer as previsões, em nosso ambiente não há dados o suficiente.

Esta etapa de validação está sendo alinhada ainda, então nossa configuração vai até aqui, mas assim que tivermos mais informações ou outras formas de testarmos, esta documentação será complementada.


Por enquanto, para o cliente podemos fornecer o Guia de uso - Protheus Insights

Pode lhe Interessar: