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Configurações necessárias para o registro de boletos online do banco Santander.O serviço que utilizamos para comunicação

Atenção → Existem dois serviços de comunicação com o banco Santander:

      1) Cobrança por XML - Serviço que utiliza comunicação no formato XML.

Informações
titleRede interna

Cobrança por XML  → Para a comunicação do Protheus com o banco é necessário configurar a segurança de rede, caso necessário, para aceitar a saída da faixa de IP referente ao DNS: 

https://ymbdlb.santander.com.br/

https://ymbcash.santander.com.br/

     

2) Cobrança por API - Serviço que utiliza comunicação no formato JSON.

Aviso
titleFuncionalidade em desenvolvimento

A funcionalidade do serviço 2) Cobrança por API está em fase de desenvolvimento e em breve entrará em testes com clientes piloto, portanto ainda não está liberada em nenhum release do Protheus!

Será liberado através de pacote de expedição acumulado do módulo financeiro em data ainda a ser informada.

Essa página poderá sofrer alterações até a data de liberação da funcionalidade!

          O serviço cobrança por API foi disponibilizado após o cobrança por XML., e possui diversas vantagens em relação ao serviço de cobrança por XML.

          É altamente recomendável a implantação do serviço cobrança por API para novas implementação e a migração de cobrança por XML para API quando a funcionalidade estiver disponível.Este registro de boletos (Santander) estará disponível somente para o binário 20.3.0.3 ou superior.

Informações
titleRede interna

Cobrança por API → Para a comunicação do Protheus com o banco é necessário configurar a segurança de rede, caso necessário, para aceitar a saída da faixa de IP referente ao DNS: 

https://ymbdlbtrust-open.api.santander.com.br/

https://ymbcashtrust-sandbox.api.santander.com.br/




02. ITENS NECESSÁRIO (HABILITAR SERVIÇO NA CONTA)

          Solicitar Cobrança por XML:

Deve ser solicitado junto ao seu gerente a utilização do produto Cobrança por XML (registro de boletos XML).

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Será encaminhado pelo banco o seu Código de Estação(para cobrança via  e Código de Convênio.


          Solicitar Cobrança por API:

Deve ser solicitado junto ao seu gerente a utilização do produto Cobrança por API (registro de boletos API).

Para estabelecer uma conexão segura com os API Gateways do Santander é necessário enviar um client certificate. Este certificado é usado para estabelecer o mTLS (OAuth 2.0 Mutual Transport Layer Security).

Mais detalhes do processo de geração do certificado devem ser obtidos no portal do SANTANDER : https://developer.santander.com.br/ ou https://developer.santander.com.br/user-guide. O acesso ao mesmo deve ser também solicitado ao seu gerente de conta.

Nesse processo será gerado dois arquivos, um com extensão CRT e outro KEY que serão utilizados no processo de configuração e layout do Novo Gestor Financeiro.

Será encaminhado pelo banco o seu Código de Convênio, que deverá ser informado na configuração da subconta(mais detalhes na configuração da subconta mais abaixo) Código de Convênio.


03. CONFIGURAÇÃO DE CONTAS

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  • O código do Beneficiário da cobrança é configurado na subconta (tabela SEE) pela rotina Parâmetros de Banco (FINA130) no campo Cód. Empresa (EE_CODEMP).
    • Preencher com o convênio completo ou com os 7 dígitos conforme o exemplo abaixo:
      • Convênio completo: 00332271001912345674 → preencher no campo EE_CODEMP o valor 1234567
  • Se o nosso número for gerado pelo sistema, esse deve ser configurado na subconta (tabela SEE) pela rotina Parâmetros de Banco (FINA130) nos campos Faixa Inicio (EE_FAXINI), Faixa Fim (EE_FAXFIM) e Faixa atual (EE_FAXATU).
  • O endereço do cliente deve ter o número separa separado por vírgula para que seja encaminhado corretamente ao sistema do banco.
  • A configuração para "PROTESTO" de boletos terá como base o campo EE_DIASPRT (Dias para protesto), se este campo estiver preenchido com valor maior que 0 (zero) o layout será configurado como "PROTESTAR" e o numero de dias será o valor do campo. Caso contrario será configurado com "DEVOLVER" em 02 dias.
  • Código da carteira deve ser informado no campo Cód. Carteira (EE_CODCART).
  • Mensagem para instrução de cobrança deve ser informada no campo Mensagem 1 (EE_FORMEN1), vale ressaltar que o banco aceita no máximo 165 caracteres. Recomendamos o uso de letras minúsculas, pois na impressão do boleto existe um espaço pré-definido para exibição da mensagem.

05. CONFIGURAÇÃO DO LAYOUT

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           Para a configuração da etapa de Credenciaisserá

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necessário obter junto ao Santander as informações abaixo:

           * Client ID - ID do Cliente: Código de identificação do cliente

           Client Secret - Chave Secreta do Cliente: Chave secreta de validação do cliente.

           Arquivo Chave do Certificado - Arquivo de chave do certificado com a extensão key.

           Arquivo de Certificado - Arquivo de certificado com a extensão crt.

           Os arquivos de certificado devem ser salvo dentro da pasta cert/ngf (protheud_data)

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Também deve-se observar as seguintes regras, na transmissão por API do banco Santander:

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