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O Aproveitamento de Estudos e Competência é o instrumento que possibilita ao aluno aproveitar estudos previamente realizados. O processo permite ao aluno prosseguir com estudos em Cursos de Educação Continuada, Programas de Educação Básica e Profissional de Nível Médio.


Aviso

As solicitações para Aproveitamento de Estudos e Competências podem ter cobranças de taxas ou não, definidas de acordo com a políticas internas de cada Departamento Regional.

Informações

A solicitação para Aproveitamento de Estudos e Competências pode ser realizada de duas formas:

• Presencialmente Balcão de Atendimento (Secretaria Escolar)
• Portal Educacional do Aluno
Presencialmente Balcão de Atendimento (Secretaria Escolar)

Acesse o Módulo Educacional | Educacional | Atividades Acadêmicas | Requerimentos | Requerimentos.

Clique duas vezes em requerimento para abrir o Assistente de solicitação de atendimento do TOTVS Aprovações e Relacionamento com o cliente.

Preencha os campos: Grupo de atendimento: Solicitações de Alunos e Tipo de atendimento: Aproveitamento de Estudos e Competências (Sem Taxa/Com Taxa).

Preencha a aba Dados do Aluno, clique em avançar.

Preencher Dados da Solicitação. O aluno pode solicitar a dispensa/Aproveitamento de estudo até de 10 (dez) Componentes Curriculares no mesmo requerimento.

Avançar e executar a etapa.

Após concluído o processo de solicitação, é gerado um Número de Atendimento. A solicitação é integrada ao TOTVS Aprovações e Atendimento para prosseguimento da demanda/solicitação . 

Acesse Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento para análise da solicitação (Análise de Documental).

Aviso
Para a avaliação das competências do aluno e posterior deferimento ou indeferimento da solicitação do aproveitamento de estudos é necessário apresentação de documentos que comprovem as habilidades e conhecimentos adquiridos anteriormente, de acordo com o regimento escolar da instituição.

Para anexar a documentação do aluno, o usuário (atendente) deve acessar o "Atendimento na Fila" ir em: “Anexos”, selecionar o item: “Arquivos Anexos do Atendimento”.

Clique em: “Incluir” e, após vincular o documento, clique em: “Salvar”.

Após documentação anexada, clique em avançar e executar para dar início ao atendimento.


Dica

Dentro de Meus Atendimentos | Atendimentos, no ícone é possível alterar contexto da filial e o nível de ensino. Também é possível realizar uma solicitação de atendimento semelhante a realizada através do Módulo: Educacional | Educacional | Atividades Acadêmicas | Requerimentos. Conforme descrito a seguir:

Acesse Meus Atendimentos | Atendimentos | Atendimentos



Clique em Avançar.

Selecione o nível de ensino para ser utilizado dentro dos serviços da Área Educacional .


Após a seleção do contexto, a página é direcionada para o Assistente de solicitação de atendimento. Seguindo as mesmas etapas já descritas nesta página anteriormente.

Observação: Em caso de dúvida, retorne acima ao Assistente de  Solicitação de Atendimento do TOTVS Aprovações e Relacionamento com o Cliente", noMódulo Educacional | Educacional | Atividades Acadêmicas | Requerimentos | Requerimentos.


Aviso

Todos os atendimentos existentes serão listados, excetos aos que estão na fila para serem apropriados. Clique no ícone destacado para visualizar os atendimentos não apropriados. "Atendimento da Fila" (Não Apropriados).

Selecione o Atendimento.

Ir em Processos | Apropriar-se de um Atendimento em uma Fila.

Após realizar a Apropriação de um Atendimento em uma Fila, em seguida acesse Meus Atendimentos | Atendimentos | Atendimentos, selecione o atendimento e avance a etapa.

Após apropriar-se do atendimento de Aproveitamento de Estudos e Competências, o responsável deverá analisar a documentação encaminhada. Para consultar a documentação do aluno, o usuário (atendente) deve acessar o atendimento em: “Anexos”, selecionar o item: “Arquivos Anexos do Atendimento”.

Observação: Se os documentos estiverem completos/corretos, será constituída uma comissão de docentes para analisá-los. O responsável pela Comissão Avaliadora, deverá se apropriar do atendimento e seguir as etapas para Constituição Comissão Avaliadora.

Constituir Comissão Avaliadora

Para “Constituir a Comissão Avaliadora”, na aba: Parâmetros, informe: Comissão: Selecione até 05 participantes para compor a “Comissão Avaliadora;
● Data;
● Horário;
● Local.

Nas abas: “Acompanhamento” / “Discussão”, registre a observação quanto a execução do processo. Após, clique em: “Salvar”.

Clique em: “Avançar Etapa”. para realizar a “Convocação da Comissão Avaliadora”.

O atendimento será encaminhado para Análise. Clique em “Executar”.


Aviso

Concluído processo Avançar Etapa, os Professores selecionados receberão e-mail sendo convocados para constituírem Comissão Avaliadora

Clique em: “Avançar Etapa”, para acessar a etapa seguinte do processo, onde a comissão avaliadora irá proceder à análise documental.

Avaliação da Comissão

Nota

Constituída Comissão Avaliadora com suas resoluções concedidas, analisar informações inseridas e informar ao atendimento para prosseguir o processo

Avançar a etapa e clicar em executar.


Informações
titleIMPORTANTES

Quando houver necessidade de pagamento de taxa, o responsável pelo atendimento só deve iniciá-lo após confirmação do pagamento da taxa pelo setor Financeiro.

A comissão avaliadora analisará a solicitação e documentação do aluno. Serão apresentadas 3 condições de conclusão para o atendimento.

  • Indeferido
  • Deferido por análise documental
  • Deferido com diagnóstico

Selecionada a condição adequada, clique em: “Executar”. 

Atendimento segue fluxo normal até a finalização.

Efetivar Aproveitamento de Estudos e Competências

INFORMAR NOTAS E FALTAS

Aviso

A Nota do aluno que será importada para o Histórico Escolar deve ser lançada na Etapa Final.

Acesse Módulo Educacional | Educacional | Matrícula e Avaliação | Notas e Faltas | Mais... | Digitação por Aluno | Notas e Faltas de Etapas


ALTERAR STATUS DISCIPLINA

AcesseMatrícula e Avaliação | Matrícula | Matrículas.

Acesse em pesquisar o aluno ir em - Anexos | Matrícula em Disciplinas.

Selecione a(s) disciplina(s):

Selecione o ícone para alterar a situação de matricula da(s) disciplina(s):

Ir emProcessos | Alterar Situação de Matrícula e informar o Motivo da Alteração 

Concluir a Solicitação

Nota

Após realizado essa etapa de dispensa no módulo Educacional é necessário concluir o processo em TOTVS Aprovações e Atendimento preenchendo campo Ata de Parecer Final.

Acesse o Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento.

Acessar: Meus Atendimentos | Atendimentos | Atendimentos

Selecione o atendimento, clique em avançar etapa.

Selecione a condição de conclusão da etapa atual e o motivo, e clique em executar.

Atendimento Finalizado

Solicitação Portal Educacional do Aluno

Acesse o Portal do Aluno.

Acesse Menu | Secretaria | Requerimentos

Selecione Requerimentos Disponíveis | Solicitações de Alunos | Aproveitamento de Estudos e Competências Com Taxa/ Sem Taxa.

Preencher: Curso > Tipo Aproveitamento de Estudos > Componente Curricular  > Professor > Entrega da Solicitação > Solicitação

Se necessário anexar algum documento à solicitação, o aluno deve acessar a opção “Outras Ações”, em seguida “Enviar Arquivos” e "Adicionar ao Requerimento"

Dentro de requerimentos o aluno poderá acessar "Outras ações" e enviar arquivos, adicionar discursões ou mesmo cancelar o requerimento.

 O aluno pode acompanhar suas solicitações e dos atendentes da Secretaria Escolar no Portal Educacional do Aluno.


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