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NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_ACGRRAT

Ação que deve ser tomada quando não for encontrado um grupo de conta para rateio dos itens do cálculo: 0 – Nenhuma; 1 - Alertar: 2 – Desfazer cálculo.


MV_ADINEM

Indica se será ou não adicionado o valor referente ao INSS embarcador de um contrato/RPA ao valor do documento a ser integrado com o Recebimento Datasul:
1 - Sim: realiza a soma do valor e integra ao Recebimento o valor do frete mais o valor do INSS Embarcador.
2 - Não: não realiza a soma do valor do INSS embarcador e integra somente o valor de frete ao Recebimento.


MV_AMBCTEC

Indica qual ambiente da Neogrid o TSS deve utilizar para a solução TOTVS Colaboração para o recebimento da CT-e: 1 - Produção. 2 - Homologação.


MV_AMBICOL

Indica qual ambiente da Neogrid o TSS deve utilizar para a solução TOTVS Colaboração para o recebimento da NF-e: 1 - Produção. 2 - Homologação.


MV_APRTAB

Haverá controle de aprovação de tabela de frete: 1 - Sim; 2 - Não.


MV_APRCOP

Execução do envio automático para aprovação, após o Registro Comparativo: 0 - Não enviar; 1 - Automático; 2 - Perguntar.
Este parâmetro somente será habilitado quando o parâmetro Controle de Aprovação estiver parametrizado como Sim.


MV_APUIRF

Indica se a apuração da base de cálculo de IRRF do contrato autônomo incluirá os contratos somente da filial do Contrato ou de todas as filiais do sistema:
1 - Centralizado; 2 - Por filial.


MV_ATUCTRCDefine se conhecimentos relativos a nota de entrada serão atualizados no módulo fiscal pelo GFE.
Neste campo o usuário deverá informar como será realizado a integração do Documento de Frete de Entrada (Documento de frete relacionado a uma nota fiscal de entrada).
Quando a opção "1-Atualiza pelo GFE" estiver preenchida, a situação da integração com o Fiscal do documento de frete ficará como "Não Enviado" e o usuário terá a opção de realizar esta integração pela opção "Atualizar fiscal erp".
Quando a opção "2-Atualizada pelo Recebimento" estiver preenchida, a situação da integração com o Fiscal do documento de frete ficará como "Não se aplica" e o usuário não terá a opção de realizar a integração pela opção "Atualizar fiscal erp" pois esta integração será realizada automaticamente quando o Documento for integrado com o Recebimento do ERP pela opção "Atualizar aprop desp erp".
Este campo poderá ser preenchido com as seguintes opções:
1-Atualiza pelo GFE;2-Atualiza pelo Recebimento;

Indica qual será o sistema responsável pela atualização da nota de rateio no Fiscal:

Atualiza pelo GFE: determina que o GFE é responsável por efetuar o envio e integração das informações do módulo Fiscal do ERP Datasul. Essa opção é mais voltada para empresas que tenham a característica fiscal de não precisar ratear o valor da apropriação das despesas de entrada. Nesse caso, o conhecimento de transporte está vinculado a notas com as mesmas finalidades de compra (matéria-prima para industrialização, materiais para uso e consumo, etc). Caso essa característica não seja atendida, é mais indicado a opção de atualizar pelo recebimento, evitando assim possíveis diferenças que ocorrem devido as características de integração de cada módulo e recálculo de valores.

Atualiza pelo Recebimento: determina que o módulo Recebimento do ERP Datasul será responsável pela integração com o módulo Fiscal. Essa opção é voltada para empresas que tenham a característica fiscal de precisar ratear o valor da apropriação das despesas de entrada. Nesse caso, o conhecimento de transporte está vinculado a notas com finalidades de compra diferentes.

Para que a atualização pelo recebimento ocorra corretamente, é necessário que o sistema esteja devidamente configurado para isso.

Veja a seguir como o GFE e o ERP Datasul devem ser configurados:

  • GFE

Na rotina Parâmetros do Módulo (GFEX000), aba Integração Datasul, o campo Nota de Rateio no Fiscal deve estar igual a Atualiza pelo Recebimento;

Ao consultar um Documento de Frete (GFEA065), aba Integrações, o campo Sit Fiscal deve estar igual a Não se aplica, pois nesse caso, o documento de frete será atualizado no Fiscal, por intermédio da nota de rateio gerada no recebimento.

  • ERP Datasul

Na rotina Parâmetros do SIGAGFE (CD0089), aba Recebimento, o campo Atualiza Nota Rateio no Fiscal deve estar assinalado;

Na rotina Engine de Regras (CD0024), a Engine de regras deve ser cadastrada de forma a atender as diferentes situações do Embarcador com relação a seus conhecimentos de frete entrada.

As seguintes variáveis estarão disponíveis para serem utilizadas no Engine:

VariávelTipo de DadoSignificado / Origem da Informação

nat-operacao

caractere

CFOP do documento de frete no GFE.
Cod-servico

inteiro

Código de tributação de ICMS no GFE.

Cd-trib-icm

inteiroCódigo de tributação de ICMS no GFE.

aliquota-icm

decimalAlíquota de ICMS do documento de frete no GFE.

nf-nat-oper

caractereNatureza de operação da nota de entrada.

l-iss

yes/noIndica se o conhecimento tem ISS.

l-ativo

yes/noIndica se a nota fiscal de entrada é uma nota de ativo imobilizado.

l-cons-final

yes/noIndica se a nota fiscal de entrada é uma nota para uso e consumo.

l-crdicms

yes/noIndica se a nota fiscal de entrada se creditou de ICMS.

l-difaliq

yes/no

Indica se a nota fiscal de entrada teve cálculo de ICMS Complementar.

l-nat-entrada

yes/noIndica que as notas ficais rateio serão geradas com a natureza da nota fiscal de entrada.

UfOrigem

caracterEstado de origem do fornecedor da nota de entrada.

UfDestino

caracterEstado do estabelecimento que recebeu a mercadoria.

Os tipos de retornos possíveis são:

Variável

Tipo de DadoSignificado/origem informação
nat-operacao


caractere


Natureza de operação resultante, com a qual será gerada a nota de rateio.

natur-oper
natureza

cod-serviço

inteiroCódigo do serviço da nota de rateio.

l-nat-entrada

yes/noIndica se é utilizada a natureza da nota fiscal entrada para a natureza de rateio.

Na rotina Natureza de Operação (CD0606) devem ser cadastradas as naturezas de operação para as notas de rateio, conforme as diferentes situações fiscais: diferencial de alíquota, crédito de impostos, entre outros. É a partir desse cadastro que o sistema passa a considerar os cálculos diferentes entre as notas de rateio. É necessário que para cada uma das naturezas de Nota de Rateio a serem utilizadas na integração com o SIGAGFE esteja assinalado o campo Gera Obrigações Fiscais, na aba Atualizações.


MV_AUDINF

Indica como será realizada a auditoria do frete combinado: 1 - Auditar normalmente; 2 - Exigir aprovação.

1 - Auditar normalmente.

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NomeDescriçãoConteúdo Padrão
MV_GFE001

Ação do usuário sobre Documentos de Carga com origem ERP:

1 - Nenhuma;
2 - Somente cancelar;
3 - Cancelar e eliminar.


MV_GFE002

Indica se permite ou não a integração de itens, agrupados por item de transporte, melhorando a performance em clientes com grande quantidade de itens e que não necessitam ter a visão analítica por item.

  • Critério de agrupamento:
  • Classificação de Frete;
  • Unidade de Negócio;
  • Rateio Contábil (Sim/Não);
  • Tipo de Item;
  • Trib. PIS/COF (Sim/Não);
  • Credita ICMS (Sim/Não);
  • Critério de rateio (Parâmetro do módulo).
  • Critério de Rateio (Parâmetros do módulo) considera apenas os seguintes campos: GW8_INFO1, GW8_INFO2;, GW8_INFO3, GW8_INFO4, GW8_INFO5 e GW8_CFOP.

  • Se o campo Item do Documento de Carga (GW8_ITEM) fizer parte do critério de rateio, o parâmetro Integração por Item de Transporte (MV_GFE002) é anulado e não ocorre o agrupamento.
  • Na rotina Parâmetros do Módulo (GFEX000) somente é possível visualizar o parâmetro Integração por Item de Transporte (MV_GFE002), sendo que a alteração é realizada no SIGACFG.

MV_GFE005

Execução do recálculo de um documento de carga que esteja vinculado a um Documento de Frete: 1 - Não permite recalcular. 2 - Permite recalcular somente com documento de frete não aprovado. Se o parâmetro permitir recalcular e os novos cálculos realizados forem efetuados corretamente será executada a conferência dos documentos de frete relacionados aos documentos de carga.


MV_GFE006

Configura a origem dos veículos utilizados para o cálculo: 1 - Sempre do romaneio; 2 - Do trecho quando preenchido.


MV_GFE012

Condição de relacionamento do documento de carga ao agendamento: 0 - Sem restrição; 1 - Em romaneio; 2 - Em romaneio liberado ou encerrado

2 - Em Romaneio Liberado ou Encerrado.
MV_GFE016

Indica a data base utilizada para apuração do IRRF nos Contratos de autônomo: 1 - Data de criação; 2 - Data de vencimento.


MV_GFEAJDF

Identificação de como será realizado o ajuste de cálculo com Documento de Frete e/ou Lote de Provisão:
1 - Somente sem documento de frete e lote de provisão. 2 - Sem restrição.


MV_GFEBI01

Arquivo de configuração XML gerado pelo BI para o cubo Freight Expenses Fact.


MV_GFEBI02

Arquivo de configuração XML gerado pelo BI para o cubo Freight Expenses Fact.


MV_GFEBI03

Arquivo de configuração XML gerado pelo BI para o cubo Freight Expenses Fact.


MV_GFECPL

Método a ser utilizado como código do veículo: 1 - Sugerido pelo sistema; 2 - Placa do veículo.


MV_GFECVFA

Indica se o calendário para seleção do vencimento da fatura avulsa deve ser apresentado: 1 - Conforme cadastro emitente; 2 - Nunca; 3 - Sempre.


MV_GFECRIC

Valores de ICMS referentes a frete: 1 - Com direito a crédito; 2 - Sem direito a crédito.


MV_GFEEDIL

Tipo de geração do LOG de integração EDI: 1 - Não Gerar: não gera arquivo de LOG de integração. 2 - Normal: gera o arquivo de LOG. 3 - Modo Debug: gera o arquivo de LOG com informações técnicas destinadas a consultoria e suporte. 4 - Console: gera o arquivo de LOG com informações técnicas destinadas a consultoria e suporte, sendo que nessa opção o arquivo é gerado no diretório geral do Protheus (console.log). 
O arquivo de LOG é gerado no diretório definido na aba Cálculo de Frete, campo Diretório LOG.


MV_GFEFBLT

Lotação padrão na integração GFE x Fretebrás:
1 - Sim;
2 - Não.


MV_GFEFBPR

Produto padrão na integração GFE x Fretebrás.


MV_GFEFBRA

Rastreamento padrão na integração GFE x Fretebrás.


MV_GFEFBTE

Tipo Espécie padrão na integração GFE x Fretebrás:
1 - Animais;
2 - Big Bag;
3 - Caixas;
4 - Diversos;
5 - Fardos;
6 - Fracionada;
7 - Granel;
9 - Metro Cúbico;
10 - Milheiro;
11 - Mudança;
12 - Paletes;
13 - Passageiro;
14 - Sacos;
15 - Tambor;
16 - Unidades;
19 - Container; 
20 - Bobina.



MV_GFEFBTP

Tipo Preço padrão na integração GFE x Fretebrás:
1 - P/ tonelada;
2 - Cheio;
3 - A combinar;
4 - R$/KM.


MV_GFEGVR

Indica se a busca de tabelas de frete será realizada considerando a tabela GVR (Região x Regiões): 1 - Sim; 2 - Não.


MV_GFEGUL

Indica se a busca de tabelas de frete será realizada considerando a tabela GUL (Região x Faixa de CEP): 1 - Sim; 2 - Não.


MV_GFEI10

Opção de integração de Notas Fiscais de entrada com o SIGAMAT do Protheus:
1 - Integrar;
2 - Não integrar.


MV_GFEI11

Opção de integração de Notas Fiscais de saída com o SIGAFAT do Protheus:
1 - Integrar;
2 - Não integrar.


MV_GFEI12

Opção de integração do documento de carga com o SIGAOMS do Protheus:
1 - Integrar;
2 - Não integrar.


MV_GFEI13

Opção de integração do documento de frete com o Fiscal:
1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.


MV_GFEI14

Opção de integração do documento de frete com Custos:
1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.


MV_GFEI15

Opção de integração da pré-fatura com o Financeiro:
1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.


MV_GFEI16

Opção de integração da fatura com o Financeiro:
1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.


MV_GFEI17

Opção de integração do contrato com o Financeiro:
1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.


MV_GFEI18

Opção de integração do Contrato com Custos:
1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.


MV_GFEI19

Opção para a integração do contrato com o RH Datasul:

1 - Sob demanda;
2 - Automática;
3 - Não integrar.


MV_GFEI20

Opção de integração que determina se deverá ou não efetuar a atualização da data de saída e entrega das Notas Fiscais do módulo Faturamento do sistema Datasul:

1 - Automática: possibilita a atualização da data de integração das notas fiscais do módulo Faturamento do sistema Datasul.
2 - Não Integrar.



MV_GFEI21

Forma de integração do custo de transporte com o TMS:
1 - Sob demanda: a integração somente será efetuada, a partir da ação do usuário, podendo ser via Documentos de Frete (GFEA065), Integração em Lote de Documentos de Frete (GFEA067) ou Monitor de Integrações (GFEX100);
2 - Automática: a integração será efetuada de forma automática, após a aprovação (por usuário ou por sistema) do documento de frete.
3 - Não integrar: desativa a funcionalidade.

Esse campo é habilitado apenas quando o TMS estiver habilitado.


MV_GFEI22

Indica se será efetuada a integração automática das ocorrências:
1 - Sim;
2 - Não.


MV_GFEIDTE

Quando assinalado, indica a data de entrega na nota de saída, quando o documento de carga relacionado for entregue. 

.F.
MV_GFEINSS

Utilização do imposto referente ao INSS ou SEST:
1 - Sim;
2 - Não.


MV_GFEIRRF

Utilização do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF):
1 - Sim;
2 - Não.


MV_GFEISS

Utilização do Imposto Sobre Serviço de qualquer natureza (ISS):
1 - Sim;
2 - Não.


MV_GFELAC1

Indica a ação do sistema, caso o valor máximo de frete por romaneio seja excedido: 0 - Nenhuma: essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema. 1 - Alertar: essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta sobre o fato, sendo que este alerta não é impeditivo para o cálculo. 2 - Desfazer Cálculo: essa opção determina que o cálculo seja desfeito, caso o valor definido seja excedido.


MV_GFELAC2

Indica a ação do sistema, caso o valor máximo de frete por cálculo seja excedido: 0 - Nenhuma: essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema. 1 - Alertar: essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta sobre o fato, sendo que este alerta não é impeditivo para o cálculo. 2 - Desfazer Cálculo: essa opção determina que o cálculo seja desfeito, caso o valor definido seja excedido.


MV_GFELAC3

Indica a ação do sistema, caso o % máximo frete/valor carga seja excedido: 0 - Nenhuma: essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema. 1 - Alertar: essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta sobre o fato, sendo que este alerta não é impeditivo para o cálculo. 2 - Desfazer Cálculo: essa opção determina que o cálculo seja desfeito, caso o valor definido seja excedido.


MV_GFELAC4

Indica a ação do sistema, caso o valor máximo frete/peso carga seja excedido: 0 - Nenhuma: essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema. 1 - Alertar: essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta sobre o fato, sendo que este alerta não é impeditivo para o cálculo. 2 - Desfazer Cálculo: essa opção determina que o cálculo seja desfeito, caso o valor definido seja excedido.


MV_GFELAC5

Indica a ação do sistema, caso o valor limite de frete por contrato seja excedido: 0 - Nenhuma: essa opção determina que não será tomada nenhuma ação por parte do sistema. 1 - Alertar: essa opção determina que caso o valor definido seja excedido o sistema emite um alerta sobre o fato, sendo que este alerta não é impeditivo para o cálculo. 2 - Desfazer Cálculo: essa opção determina que o cálculo seja desfeito, caso o valor definido seja excedido.


MV_GFELIM1

Identificação do valor máximo de frete permitido por romaneio. Caso o valor seja excedido será considerada a ação definida no campo Ação Frete Cálculo Excedido.


MV_GFELIM2

Valor máximo de frete permitido por cálculo. Caso o valor seja excedido será considerada a ação definida no campo Ação Frete Cálculo Excedido.


MV_GFELIM3

Percentual máximo de frete pelo valor. Caso o percentual seja excedido será considerada a ação definida no campo Ação % Frete/Valor Excedido.


MV_GFELIM4

Valor máximo de frete por tonelada de carga. Caso o valor seja excedido será considerada a ação definida no campo Ação Val Frete/Peso Excedido.


MV_GFEOCO

Permissão para ocorrências de entrega com datas retroativas a última: 1 - Não permite data retroativa: mantém o funcionamento atual e padrão do sistema, ou seja, não permite inserção de ocorrências com datas retroativas para o mesmo trecho. 2 - Somente ocorrências EDI: permite ocorrências com data retroativa, onde a origem da ocorrência seja 1 = EDI. 3 - Todas ocorrências: permite ocorrências com data retroativa.


MV_GFEOPC

Indica se o Peso Cubado dos itens do Documento de Carga será gravado durante o cálculo de romaneio, utilizando o fator de cubagem da negociação:
0 - Não; 1 - Sim. 


MV_GFEOVP

Emitente a ser considerado como operadora do vale pedágio, sendo que esta operadora será sugerida na inclusão manual dos Romaneios.
Este campo não é obrigatório. Se não for informado, o sistema não irá sugerir a Operadora do vale pedágio.


MV_GFEPC

Valores de PIS e COFINS referentes a frete: 1 - Com direito a crédito; 2 - Sem direito a crédito.


MV_GFEPF1

Indica a situação da pré-fatura para que seja possível vincular à fatura: 1 - Confirmada; 2 - Enviada.


MV_GFEPMT

Inclusão de motoristas na Portaria, no momento da entrada do veículo, por intermédio da rotina Acesso de Veículos (GFEA522): 1 - Sim; 2 - Não.


MV_GFEPP01

Percentual de tolerância aceito para o peso bruto total (PBT).


MV_GFEPP02

Percentual de tolerância aceito para o peso mínimo do documento de carga.


MV_GFEPP03Percentual de tolerância aceito para o peso máximo do documento de carga.
MV_GFEPP04

Quando assinalado, será possível relacionar mais de um romaneio nas movimentações.


MV_GFEPVE

Será possível incluir veículos na Portaria, no momento da entrada do veículo, por intermédio da rotina Acesso de Veículos (GFEA522): 1 - Sim; 2 - Não.


MV_GFETAB1

Critério para a geração das estruturas das tabelas de frete: 1 - Uma por transportador; 2 - Sem restrição.


MV_GFETRP

Execução da alteração do transportador do romaneio de carga, que possui documentos de carga vinculados: 1 - Sem restrição; 2 - Somente com o mesmo transportador. Além disso, o parâmetro impede que sejam vinculados documentos de carga que possuem o transportador do primeiro trecho diferente do transportador do romaneio de carga.


MV_GFETOTC

Tempo de espera para processamento da consulta via TOTVS Colaboração (em segundos).


MV_GFETROT

Em caso de rotas coincidentes, o comportamento indicado será: 1 - Escolher; 2 - Compor.


MV_GFEVIN

Indica se a busca de tabelas de frete será realizada considerando as tabelas de tipo vínculo: 1 - Sim; 2 - Não.


MV_GFEVLDT

Indica a unicidade da chave do documento de frete: 1 - Número: não poderão ter documentos de frete com números iguais independente da série e data de emissão. 2 - Número e Série: não poderão ter documentos de frete com números e série iguais independente da data de emissão. 3 - Número, Série e Data de Emissão: não poderão ter documentos de frete com mesmo número, série e data de emissões iguais.


MV_GFEVLFT

Indica a unicidade da chave de fatura: 1 - Número: não poderão ter faturas com números iguais independente da série e data de emissão.
2 - Número de Série: não poderão ter faturas com números e série iguais independente da data de emissão.
3 - Número, Série e Data de Emissão: não poderão ter faturas com mesmo número, série e data de emissões iguais.


MV_GFEVLIT

Valor do item que será integrado ao GFE será composto pelo:
1 - Valor bruto;
2 - Valor total (com ad-valorem).


MV_GFEVPRT

Indica se serão validadas, na importação de XML CT-e, a existência de protocolo e chaves de assinatura digital: S - Sim; N - Não.


MV_GFEZTT

Parâmetro interno para desabilitar a alteração das tabelas temporárias. Para não precisar alterar todas as funções do GFE que tem tabela temporária, foi alterado somente a função que cria a tabela temporária.

1 - Valor Padrão

H

NomeDescriçãoConteúdo Padrão












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