É possível realizar a marcação de ponto sem a geolocalização? Sim, é possível realizar a marcação de ponto sem a geolocalização, a Portaria 671 não possui nenhuma exigência com relação a geolocalização, porém a empresa pode necessitar destas informações para auditoria, dependerá muito das regras aplicadas na empresa.
Quando eu acesso o Meu RH pelo browser a localização fica diferente ao acessar pelo aplicativo no meu celular, porque desta diferença? Como explicado no item 2.2 o acesso pelo browser busca a localização pelo IP do provedor fazendo com que não tenha tanta precisão, com relação ao gps do smartphone que possui um dispositivo físico de GPS
Porque quando eu acesso a marcação de ponto não aparece o mapa e informa que não está disponível? Provavelmente é a exigência de um certificado seguro para que possa habilitar a geolocalização na marcação de ponto, muito importante realizar a configuração do https.
Estou acessando o Meu RH pelo browser e está trazendo um endereço a 5 km da minha casa, porquê? Isso ocorre devido ao navegador pegar a localização através do IP válido, no item 2.2 é explicado como é feito este processo. Caso esteja acessando de um WI-FI ou 4G estará buscando o IP válido que pode estar em um servidor a 5 km da sua casa.
Estou dentro da empresa acessando o Meu RH pelo browser e está me dando uma localização diferente, porquê? Pode ocorrer que a sua rede interna tenha um proxy direcionado para um servidor alocado em outra região, dessa forma pode acontecer de pegar a localização incorreta, devido a busca pelo IP.
A data e hora da batida é obtida através das horas do celular (via app) ou do desktop (via web)? Não, as horas são obtidas através do servidor de aplicação (questões de segurança), não é possível manipular a data e hora via celular ou desktop.
Estou em Manaus e trabalho em uma empresa de São Paulo, como é feito a aplicação do fuso horário? O fuso horário depende da geolocalização, quando é marcado o ponto é enviado a localização e junto o timezone time zone e aplicado na data e hora do servidor com o timezone time zone universal (GMT 0). Caso a localização não esteja correta, avaliar a possibilidade de acessar o Meu RH através do smartphone para se ter uma localização mais precisa ou acessar o Meu RH através do navegador por uma rede 4G ou uma rede que não possua proxy direcionando para outros locais.