Este documento tem como objetivo descrever os procedimentos do relatório de Conciliação de impostos, que tem como objetivo apresentar um relatório destinado à apuração dos valores dos impostos ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) nos sistemas gerencial, fiscal e contábil da empresa.
Auditorias > Relatórios> Conciliador de impostos - AUD_00002
Acessando a página Conciliador de impostos através do caminho especificado, temos acesso à página de listagem das conciliações, sendo exibida uma tabela com a listagem dos processos de conciliação contendo o status, número do processo, período de conciliação, usuário, data de início e fim do processo.
Imagem 1 - Listagem dos processos de conciliação.
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Clicando no ícone de reticências na linha da tabela, será disponibilizado ao usuário duas ações, Ver detalhes e Excluir.
Imagem 2 - Ações das conciliações na tabela.
A ação de Ver detalhes direciona o usuário para a página que exibe os valores conciliados, permitindo a fazer a conferência de valores dos impostos. A ação ficará disponível sempre que o processo estiver nos status Em fila de processamento, Em processamento, Finalizado e Erro.
Já a ação Excluir irá excluir o processo, removendo ele da fila caso ainda não tenha sido processado, estiver finalizado ou com erro de processamento. A ação ficará disponível sempre que o processo estiver nos status Em fila de processamento, Finalizado e Erro.
Clicando no botão Nova conciliação será exibida uma janela aonde o usuário precisará informar os parâmetros de busca dos valores a serem conciliados.
Imagem 3 - Parâmetros de busca de uma nova conciliação.
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Ao clicar no botão Carregar informações, o processo será adicionado na fila de processamento para buscar os lançamentos de acordo com o parâmetros incluídos.
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Assim que o processamento da conferência for concluído, o usuário que o iniciou receberá um e-mail informando sobre sua conclusão. Para garantir que o envio de e-mails funcione corretamente, é necessário configurar as propriedades do servidor SMTP na empresa onde o usuário se autenticou e iniciou a conciliação. Para realizar essa configuração, consulte a documentação da aplicação Cadastro de Empresa - GLO00035. |
Aviso |
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A execução o processo de conciliação pode demorar um certo tempo dependendo das configurações do servidor, portanto é recomendável aumentar o tempo limite de ociosidade(Idle Time-out) nas configurações dos Pools de aplicações no servidor IIS. Entre em contato com o responsável técnico para realizar a configuração |
Âncora verDetalhes verDetalhes
Clicando na ação Ver detalhes, é aberta uma página com a visão sintética dos valores conciliados agrupados pelo número do Código geral de operação(CGO), contendo a situação, valor base e os valores dos impostos ICMS, Pis e Cofins. É possível aplicar filtros nos registros listados, visualizá-los em tela cheia e também exportá-los em arquivo .csv.
Imagem 4 - Página de detalhes da conciliação de impostos.
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Clicando no botão Filtrar, serão exibidos os campos de seleção Tipo CGO e CGO(s) utilizados na consolidação e também a opção Somente divergentes, possibilitando visualizar apenas os dados com divergência de valores entre as bases gerencial, fiscal e contábil.
Imagem 5 - Opções de filtro dos dados conciliados.
O recurso do botão Expandir altera a visão da tabela dos dados consolidados para tela cheia, possibilitando uma leitura e análise mais confortável dos valores em tela, para voltar a visualização padrão, clique no botão Retrair ou pressione a tecla Esc.
Âncora Expandir Expandir
Imagem 6 - Botão Expandir.
Imagem 7 - Botão Retrair.
É possível exportar os dados listados em tela clicando no botão Exportar, salvando os dados de acordo com os filtros aplicados em um arquivo .csv.
Imagem 8 - Exportar dados em arquivo.
Para conferir os parametros de busca aplicados na conciliação dos impostos, clique no botão Parâmetros aplicados, exibindo o período de datas, empresa matriz, tipos de CGO e as empresas filtradas em uma tabela.
Imagem 9 - Botão Parâmetros aplicados.
Clicando na ação Detalhar presenteem cada linha da tabela, é feito o encaminhamento para a tela de Detalhes do cgo, sendo possível ter uma visualização detalhada por empresa nos dados consolidados de um CGO, além da possíbilidade de expandir o detalhamento pela data to lançamento e número do documento.
Imagem 10 - Ação de detalhar CGO.
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Imagem 11 - Visualização detalhada do CGO agrupada por empresa. Clicando na opção Exibir detalhes, será expandida a visualização analítica dos valores consolidados do CGO na empresa agrupada por data, possibilitando também visualizar os valores de cada documento na data específica. Imagem 12 - Visão analítica agrupada por data e documento. Expandir tabela dos dados analíticos É possível expandir a tabela dos impostos consolidados clicando no botão expandir, conforme citado nas Imagens 6 e 7, assim o mesmo irá preencher toda a tela. Para voltar ao estado anterior, basta clicar no botão retrair. Pesquisar valores O campo pesquisar possibilita realizar uma busca nos valores consolidados através de Data e Número do documento:
Imagem 13 - Busca por data. Imagem 14 - Busca por número de documento. Exportar Dados Os dados consolidados apresentados em tela, em seu detalhe, poderão ser exportados em dois formatos: CSV (Excel) e PDF. Ao clicar no botão Exportar será apresentada uma janela com campo de seleção de formato e, prosseguindo com a decisão, o relatório é criado e baixado automaticamente. Imagem 15 - Janela de exportação dos dados em arquivo. |
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição |
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Cadastro de empresa | Aplicação do módulo Segurança responsável pelo cadastro de empresas, onde é possível realizar a configuração do servidor SMTP. |
Principais Campos e Parâmetros
Não há.
Não há.
Informações |
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O uso do Tipo de Produto em diferentes tecnologias não homologadas, como em Sistema Operacional, Plataforma, Navegadores e outros dispositivos, pode comprometer a segurança dos sistemas e está sujeito a situações não previstas, sem cobertura de suporte. |
Tipo de produto | ERP |
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Sistema Operacional | Windows |
Plataforma | Web |
Navegador | Google Chrome |
Utilização/Experiência | Aplicações Web em Geral |