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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Relatório de conciliação de impostos
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Relatório de conciliação de impostos
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas
  6. Tecnologias Homologadas

01. VISÃO GERAL

Este documento tem como objetivo descrever os procedimentos do relatório de Conciliação de impostos, que tem como objetivo apresentar um relatório destinado à apuração dos valores dos impostos ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) nos sistemas gerencial, fiscal e contábil da empresa.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Auditorias > Relatórios> Conciliador de impostos - AUD_00002

Pré-Requisitos e Restrições

  • Utilizar contábil web.
  • Motor contábil.
  • Icms próprio e simples nacional.
  • Movimentação interna  apenas tabela origem OIE.
  • Para demonstrar no nível de documento, a contabilização deve ser feita por documento, caso contrário será demonstrado apenas a nível de CGO, empresa e data.

Passo a Passo 

Acessando a página Conciliador de impostos através do caminho especificado, temos acesso à página de listagem das conciliações, sendo exibida uma tabela com a listagem dos processos de conciliação contendo o status, número do processo, período de conciliação, usuário, data de início e fim do processo.


Imagem 1 - Listagem dos processos de conciliação.


Informações
titleColunas da tabela
  • Status: Indica qual o status atual do processo, podendo ser:
    • Em fila de processamento: O processo está na fila aguardando recursos para ser processado;
    • Em andamento: A conciliação está em processamento;
    • Finalizado: A conciliação terminou e os valores estão disponíveis para consulta;
    • Erro: Ocorreu algum erro durante o processamento.
  • Nro. processo: Número identificador do processo.
  • Período conciliação: Período da conciliação escolhida pelo usuário para consolidar os dados.
  • Usuário: Usuário que iniciou a conciliação.
  • Data e hora início: Data que o processo começou a ser consolidado.
  • Data e hora fim: Data que o processo foi finalizado.


Clicando no ícone de reticências na linha da tabela, será disponibilizado ao usuário duas ações, Ver detalhes e Excluir.

Imagem 2 - Ações das conciliações na tabela.


A ação de Ver detalhes direciona o usuário para a página que exibe os valores conciliados, permitindo a fazer a conferência de valores dos impostos. A ação ficará disponível sempre que o processo estiver nos status Em fila de processamento, Em processamento, Finalizado e Erro.

Já a ação Excluir irá excluir o processo, removendo ele da fila caso ainda não tenha sido processado, estiver finalizado ou com erro de processamento. A ação ficará disponível sempre que o processo estiver nos status Em fila de processamento, Finalizado e Erro.

Clicando no botão Nova conciliação será exibida uma janela aonde o usuário precisará informar os parâmetros de busca dos valores a serem conciliados.


Imagem 3 - Parâmetros de busca de uma nova conciliação.


Informações
titleNova conciliação
  • Período: Intervalo de datas em que serão buscadas as informações para realizar a consolidação de dados. É obrigatório que o intervalo de datas seja no mesmo mês.
  • Tipo cgo: Tipos de CGO que serão filtrados, podendo ser:
    • Recebimento;
    • Operação interna;
    • Emissão de NF.
  • Matriz: Matriz que será feita a consolidação.
  • Empresas: Empresas filiais da matriz que serão incluidas na busca.


Ao clicar no botão Carregar informações, o processo será adicionado na fila de processamento para buscar os lançamentos de acordo com o parâmetros incluídos.

Informações
titleEnvio de e-mail

Assim que o processamento da conferência for concluído, o usuário que o iniciou receberá um e-mail informando sobre sua conclusão. Para garantir que o envio de e-mails funcione corretamente, é necessário configurar as propriedades do servidor SMTP na empresa onde o usuário se autenticou e iniciou a conciliação. Para realizar essa configuração, consulte a documentação da aplicação Cadastro de Empresa - GLO00035.

Aviso

A execução o processo de conciliação pode demorar um certo tempo dependendo das configurações do servidor, portanto é recomendável aumentar o tempo limite de ociosidade(Idle Time-out) nas configurações dos Pools de aplicações no servidor IIS. Entre em contato com o responsável técnico para realizar a configuração

Âncora
verDetalhes
verDetalhes

Clicando na ação Ver detalhes, é aberta uma página com a visão sintética dos valores conciliados agrupados pelo número do Código geral de operação(CGO), contendo a situação, valor base e os valores dos impostos ICMS, Pis e Cofins. É possível aplicar filtros nos registros listados, visualizá-los em tela cheia e também exportá-los em arquivo .csv.


Imagem 4 - Página de detalhes da conciliação de impostos.


Informações
titleVer Detalhes
  • Situação:  Exibe se há divergências de valores dos impostos entre as bases gerencial, fiscal e contábil.
  • Código geral de operação (CGO): Número do código geral de operação.
  • Valor base: Valor contábil dos documentos, exceto movimentação interna.
  • ICMS, PIS E COFINS das bases gerencial, fiscal e contábil respectivamente: Quando algum valor de ICMS, PIS e/ou COFINS das bases fiscal e contábil estiverem divergentes em relação à base gerencial, eles serão indicados na cor vermelha.
  • Detalhes: Quando optar por uma visão mais detalhada da consolidação de um CGO, possibilitando visualizar os valores agrupados por empresa e número de documento.


Clicando no botão Filtrar, serão exibidos os campos de seleção Tipo CGO e CGO(s) utilizados na consolidação e também a opção Somente divergentes, possibilitando visualizar apenas os dados com divergência de valores entre as bases gerencial, fiscal e contábil.


 Imagem 5 - Opções de filtro dos dados conciliados.

                                                                                                    

O recurso do botão Expandir altera a visão da tabela dos dados consolidados para tela cheia, possibilitando uma leitura e análise mais confortável dos valores em tela, para voltar a visualização padrão, clique no botão Retrair ou pressione a tecla Esc.

Âncora
Expandir
Expandir

Imagem 6 - Botão Expandir.


Imagem 7 - Botão Retrair.


É possível exportar os dados listados em tela clicando no botão Exportar, salvando os dados de acordo com os filtros aplicados em um arquivo .csv.

Imagem 8 - Exportar dados em arquivo.


Para conferir os parametros de busca aplicados na conciliação dos impostos, clique no botão Parâmetros aplicados, exibindo o período de datas, empresa matriz, tipos de CGO e as empresas filtradas em uma tabela.

Imagem 9 - Botão Parâmetros aplicados.


Clicando na ação Detalhar presenteem cada linha da tabela, é feito o encaminhamento para a tela de Detalhes do cgo, sendo possível ter uma visualização detalhada por empresa nos dados consolidados de um CGO, além da possíbilidade de expandir o detalhamento pela data to lançamento e número do documento.


Imagem 10 - Ação de detalhar CGO.


Expandir
titleClique aqui para expandir a ação Detalhar


Imagem 11 - Visualização detalhada do CGO agrupada por empresa.


Clicando na opção Exibir detalhes, será expandida a visualização analítica dos valores consolidados do CGO na empresa agrupada por data, possibilitando também visualizar os valores de cada documento na data específica.


Imagem 12 - Visão analítica agrupada por data e documento.


Expandir tabela dos dados analíticos

É possível expandir a tabela dos impostos consolidados clicando no botão expandir, conforme citado nas Imagens 6 e 7, assim o mesmo irá preencher toda a tela. Para voltar ao estado anterior, basta clicar no botão retrair.


Pesquisar valores

O campo pesquisar possibilita realizar uma busca nos valores consolidados através de Data e Número do documento:

  • Data: A busca deve ser feita seguindo o formato dd/mm/aaaa, retornando o detalhamento da data específica juntamente com todos os documentos.
  • Documento: A busca deve ser feita filtrando um número de documento, retornando os valores da data específica juntamente com o documento filtrado.


Imagem 13 - Busca por data.


Imagem 14 - Busca por número de documento.


Exportar Dados

Os dados consolidados apresentados em tela, em seu detalhe, poderão ser exportados em dois formatos: CSV (Excel) e PDF. Ao clicar no botão Exportar será apresentada uma janela com campo de seleção de formato e, prosseguindo com a decisão, o relatório é criado e baixado automaticamente.


Imagem 15 - Janela de exportação dos dados em arquivo.



03. TELA Relatório de conciliação de impostos

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Cadastro de empresaAplicação do módulo Segurança responsável pelo cadastro de empresas, onde é possível realizar a configuração do servidor SMTP.

04. TELA Relatório de conciliação de impostos

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.

06. TECNOLOGIAS HOMOLOGADAS


Informações
O uso do Tipo de Produto em diferentes tecnologias não homologadas, como em Sistema Operacional, Plataforma, Navegadores e outros dispositivos, pode comprometer a segurança dos sistemas e está sujeito a situações não previstas, sem cobertura de suporte.
Tipo de produtoERP
Sistema OperacionalWindows
PlataformaWeb
NavegadorGoogle Chrome
Utilização/ExperiênciaAplicações Web em Geral