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Deck of Cards
idDiário da Obra
Card
labelFormulários


Assim como no Minhas Inspeções, é possível gerenciar os formulários que serão usados para registro das Anotações do dia, que irão compor o RDO. Dessa maneira, cada tipo de formulário exibirá os respectivos campos a serem preenchidos, conforme necessidade.

O cadastro de um formulário é iniciado no botão Incluir:.



Ao clicar em Incluir, o usuário será direcionado para a tela do Novo Formulário:



Na aba Dados Gerais, deverá informar:

    • Nome do Formulário: Nome escolhido para o formulário;
    • Onde o formulário será aplicado? Caso a opção selecionada seja Projeto, o formulário será aplicado em um projeto, e por isso o usuário que irá preencher a anotação do dia referente ao formulário em questão, deverá informar a que projeto se refere tal anotação. Se Tarefa, o formulário será aplicado em uma tarefa a qual será informada no momento que a anotação do dia for respondida; 
    • Roteiro Sequencial: Caso esteja marcado para utilizar indica que ao responder o questionário não é possível pular perguntas, todas as respostas devem ser respondidas sequencialmente. Caso esteja desmarcado as perguntas do questionário poderão ser respondidas fora de ordem com uma visualização em lista.
    • Workflows utilizados: Ao finalizar Anotação do dia, Ao realizar avaliação manual ou disparado no TOTVS Aprovações e Atendimento. 



Na aba Itens:

  • Tipo de Item: É o formato para resposta à pergunta do item em questão. Se data, valor, texto...
  • Pergunta: Texto da pergunta que será visualizado pelo usuário.
  • Item obrigatório: Caso marcado, o formulário não poderá ser finalizado sem ter essa pergunta respondida.
  • Complementos do Item: Informações adicionais nas respostas do formulário que também podem ser enviadas. Podem ser obrigatórios ou não
    • Inserir Evidências: no momento que o formulário estiver sendo respondido será permitido inserir evidência anexada a resposta do item.
    • Inserir Observações: no momento que o formulário estiver sendo respondido será permitido inserir observações anexadas a resposta do item.
  • Questões: Depois de efetuar o cadastro das questões, elas irão aparecer no canto direito. Ao clicar em uma pergunta, irá habilitar dois botões ou para Mover para cima ou para Mover para a baixo a determinada questão.
  • Listas: Se o tipo do item for de lista suspensa ou lista de escolha única, irá ter a opção de alterar a ordem dos itens do mesmo jeito que aparece nas questões, como citado acima.


Para visualizar as questões contidas em cada formulário, basta clicar na respectiva seta, visível no canto direito de cada registro:



Será aberta a visualização do formulário:



Ao selecionar um formulário serão exibidos os botões de Excluir, Editar e Exportar. Em processos, será possível transformar em Rascunho, Desativar, Clonar e Publicar os formulários cadastrados, dependendo do perfil de acesso do usuário:



  • Formulários Publicados: Pode ser transformado em rascunho (desde que ainda não tenha sido respondido), ser desativado, ser clonado ou excluído.
  • Formulários Inativos: Pode ser transformado em publicado, rascunho ou excluído.
  • Formulários Rascunho: Pode ser publicado, desativado, clonado ou excluído.


Ao clicar em Gerenciar tabela o usuário poderá:

  • definir quantos registros deseja visualizar por página;
  • selecionar quais as colunas deseja visualizar e sua ordenação;
  • restaurar a configuração padrão;
  • e definir se as colunas poderão ser arrastadas e/ou agrupadas:




Card
labelAnotações do dia


As Anotações do dia são os registros diários, feitos para acompanhamento do progresso da obra, clima, registros de problemas, comunicação e etc... dependendo do formulário usado na anotação.

Na visão das Anotações, assim como no cadastro dos Formulários, será possível Excluir, Editar e Exportar; além dos processos de Avaliar e Responder:




Nota
titleIMPORTANTE!

Os botões de Excluir e Editar, apesar de ficarem visíveis para todos, deverão ser liberados apenas no perfil do usuário Administrador, pois poderão ser usados a qualquer momento, ou seja; para o usuário que tiver esse perfil, será possível editar uma resposta mesmo após a anotação ter sido avaliada ou finalizada, e por isso deve ser liberado apenas em situações muito específicas. O ideal é que o usuário que irá preencher a anotação, faça-a através do processo de Responder, ou logo após incluir.


Os status das Anotações são:

Não avaliado: Quando a Anotação ainda não foi respondida;

Aguardando avaliação: A anotação já foi respondida mas ainda não foi avaliada;

Conforme: A anotação foi avaliada como conforme;

Não conforme: Após a avaliação, a anotação é considerada não conforme.


Para começar, clique no botão Incluir:



Será direcionado para Criar Anotação do Dia, onde deverá informar:

  • Data de realização: Virá preenchida com a data do sistema, mas o usuário poderá alterá-la;
  • Projeto: Virá preenchido com o projeto do contexto, porém o usuário poderá alterá-lo;
  • Formulário: O formulário que será usado para preenchimento da Anotação, com destaque para a visualização dos Últimos formulários utilizados; um facilitador logo abaixo do campo, que ao clicar, o campo será preenchido automaticamente.



Caso o formulário informado seja aplicado apenas a projeto, o usuário poderá salvar o registro e o mesmo estará disponível para ser respondido:



Caso o formulário seja aplicado a tarefa, será habilitado mais esse campo para que o usuário informe a que tarefa se aplica a anotação antes de salvá-la:



 O usuário poderá salvar e responder ao formulário na sequência, clicando no botão correspondente:



Clicando em salvar e responder, será direcionado para o formulário informado na tela de criação da anotação, onde poderá responder às questões contidas no formulário, salvar o rascunho, ou finalizar a anotação:



Ao finalizar o registro, a Anotação estará disponível para ser avaliada pelo usuário responsável, dependendo o workflow utilizado; e caso utilize esse tipo de validação, será aberta a tela abaixo para que o responsável avalie e finalize a anotação:



Isso fará como que o status da anotação mude para Conforme ou Não conforme de acordo com a avaliação feita.


Card
labelRDO


A sigla RDO se refere ao Relatório Diário de Obra e traz a compilação de todos os registro feitos por dia:no projeto por dia. Ele traz informações não apenas das Anotações do Diário, mas também dos apontamentos de Avanço Físico, Mão de obra, Equipamentos, Inspeções de qualidade e Materiais recebidos. 


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Para visualização, informe o período, ou data específica, e o projeto. Ao filtraraplicar o filtro, o(s) card(s) contendo o(s) RDO(s) criado(s) no intervalo informado, poderá(ão) ser visualizado(s) conforme tela a abaixo:



Informações
titleImportante

Somente será permitido incluir um RDO por dia em um projeto.


Para ciar um RDO, basta clicar no sinal (mais) destacado logo abaixo:



Após criado, o RDO é possível visualizá-lo no respectivo card, clicando na opção:



Um exemplo de RDO pode ser visto logo a seguir, e traz um compilado das Anotações do dia, Avanço Físico, Mão de Obra, Equipamentos, Inspeções e Materiais registrados para o projeto na respectiva data: 


   

Card
labelWorkflow


O workflow define o fluxo de trabalho do formulário usado:


Card
labelBIM