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Deck of Cards
id1
Card
defaulttrue
id1
labelConfiguração
titleConfiguração

1) Para a execução do novo processo, é necessário rodar o script para a criação das tabelas utilizando o aplicativo RM.Atualizador.exe.


2) Acesse o menu Serviços Globais| Segurança | Perfis

Selecione o sistema Folha de Pagamento, edite o perfil desejado, vá em Acesso a Menus e permita o acesso 11.02.01 - Log de Integração.

3) Para a utilização do log, o sistema buscará automaticamente o servidor e a porta para a execução desses serviços. Caso ocorra algum erro na abertura do processo, certifique-se de que as portas necessárias estejam permitidas no Windows.

Servidor/Porta API:  Servidor e porta onde o serviço de API"s RM está sendo executado. (APiPort do Host RM. No caso onde a ApiPort não foi discriminada nas configurações do Host, utilizar a HttpPort). 
Servidor/Porta APP: Servidor e porta onde o aplicativo THF está sendo executado. (Caso o servidor seja o Host RM, informar a HttpPort).

Para maiores informações sobre a configuração da HttpPort e ApiPort, acesse: O que é e como configurar a HttpPort e ApiPort.

ATENÇÃO: Se estiver executando o RM.Host.exe, o mesmo deve ser executado com administrador.


Card
id2
labelParâmetros de Tela
titleParâmetros de Tela

Acesse o processo através do menu Configurações | Log de Integração


INTEGRAÇÃO: Selecione a integração desejada exemplo: TAF ou middleware.


PROCESSO: Selecione o processo da integração desejada. 


TIPO DE LOG: Selecione o tipo de log conforme desejado.


Existem dois tipos de logs disponíveis:

  • Rastreio: Nesta opção, todos os logs, tanto de sucesso quanto de erro, serão listados ou gravados. Ao selecionar "Ver histórico", os logs gravados são exibidos. O processo de gravação dos logs é iniciado ao selecionar "Ativar registros".
  • Erro: Nesta opção, somente os logs de erro serão listados ou gravados. Os logs de erro são exibidos ao selecionar "Ver histórico" e o processo de gravação dos logs de erro é iniciado ao selecionar "Ativar log".


VER HISTÓRICO: Irá listar todos os log's já gravados na base.


ATIVAR LOGS: Inicia o processo para registrar informações por um período de tempo de dez minutos. Após a ativação, basta executar o processo desejado para que os logs sejam salvos.


ATENÇÃO: Se um processo específico for selecionado, o sistema salvará o log apenas desse processo (por exemplo, atualização de status, teste de conexão, etc.).

Card
id3
labelRecursos do Processo
titleRecursos do Processo

Existem alguns recursos para facilitar a análise dos logs, sendo eles:


DETALHES: Através desse recurso é possível ver em tela o log gravado do processo selecionado.


EXPORTAR: Poderá exportar os detalhes do log salvo, assim como realizar testes via Json.

    • Json: Fornece a collection para realizar o teste via alguma ferramenta de requisição de API.
    • Logs: Permite a exportação do log em formato CSV.



EXCLUIR: Caso deseja excluir um log basta seleciona-lo e clicar em <Excluir>.


Card
id4
labelExemplo de Utilização
titleExemplo de Utilização

Aqui está um exemplo de como o Log de Integração pode ser usado, considerando que é a primeira vez que o recurso esta sendo utilizado no produto.


1) O sistema configurado para utilizar o TAF Middleware apresentou o erro "conexão falhou" ao executar o processo de "Atualização teste de Statusconexão".

Colocar a tela do processo com o erroImage Added


2) Para identificar a possível causo causa do erro, deverá ativar o processo de Log de Integração através do menu Configurações | Log de Integração confirme demonstrado abaixo:

Image Added

Observação: Caso mantenha a tela aberta do processo de Log de Integração o carregando irá desaparecer no momento que o processo encontrar o primeiro log, o processo para registrar informações fica ativo por dez minutos, mesmo com o fechamento da tela do processo.Colocar a tela do  log de integração sem nenhum histórico visível pois é a primeira execução


3) Deverá acessar o processo "Atualizar Statusteste de conexão" e executar novamente a atualização o teste para que o log seja gravado.

Colocar a tela do processo com o erroImage Added


4) Deverá acessar novamente o processo de Log de Integração e configurar a tela conforme demonstrado abaixo:

Colocar a tela do  log de integração com o log gravado no item 3

1) Gravação do log, no menu Configurações | Log de Integração clique em "Ativar logs", após clicar o processo é iniciado e ficará ativo por um período de tempo de dez minutos. Após a ativação, basta executar o processo desejado para que os logs sejam salvos.

Image Removed

Feito o acesso a fila de eventos e executado o processo de atualização de status 

Image Removed

Image Removed

Processo gravou todas as chamadas feitas pela execução do processo.

Image Removed

Basta ir em detalhes para verificar os dados que foram enviados e recebidos na integração.

Image Removed

2) Consulta de logs, no menu Configurações | Log de Integração clique em "Ver histórico", é listado todos os logs já gravados dos processos executados quando a opção Ativar logs estava ativa.

, marcando a opção "Ver histórico":


Image Added


Selecione o log e clique em detalhes

Image Added

Será demostrado em tela os detalhes do log 

Image AddedImage Removed

PONTOS IMPORTANTES:

  • Os registros serão apresentados na tela em ordem decrescente, com base no campo "Data/Hora".
  • O sistema manterá apenas 500 linhas; após esse limite, as linhas mais antigas serão removidas automaticamente para evitar a sobrecarga do banco de dados.
  • No ícone é possível definir os campos que serão apresentados em tela.
  • No ícone é possível ocultar o menu para uma melhor visualização.

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