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Dica

Disponível a partir da release 12.1.2410 ou através de pacote de expedição contínua do plano de saúde com data igual ou superior

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
    1. Implantação
      1. Passo 1 - Dicionário de Dados
      2. Passo 2 - Patch
      3. Passo 3 - Ambiente
      4. Passo 4 - Wizard
      5. Passo 5 - Lançamento de Faturamento e Régua de Cobrança
      6. Passo 6 - Provedor e Métodos de Pagamento
      7. Passo 7 - Habilitar os Beneficiários para Integração
    2. Utilização da Integração
  3. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Para tornar o fluxo de cobrança dos beneficiários dinâmico e rápido, o módulo de Plano de Saúde (PLS) disponibilizou a integração com a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR), com essa integração as operadoras que utilizarem o modelo de receita recorrente, poderão da melhor maneira reduzir inadimplência e aumentar a previsibilidade de recebimentos, uma solução para automatizar as cobranças recorrentes e melhorar ainda mais o seu desempenho financeiro.

Nota

Para mais informações sobre a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente. Clique aqui

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

a. Implantação

A implantação da integração do PLS com o GRR é feita nas seguintes etapas:

Estado
colourYellow
titlePasso 1
- Dicionário de Dados

Atualizar o dicionário de dados através do pacote de expedição contínua do plano de saúde com data igual ou superior , ou para incluir manualmente pelo configurador, clique aqui para acessar a boletim técnico.

Dica
iconfalse

Ao final do processo, o ambiente precisa ter os seguintes campos: 

(seleção) BA0_GRRREG
(seleção) BA0_DIAGRR
(seleção) BA3_INTGRR
(seleção) BBT_INTGRR
(seleção) BQC_INTGRR
(seleção) BT5_INTGRR

Além do parâmetro:

(seleção) MV_PLUPBFQ


Estado
colourYellow
titlePasso 2
- Patch

Aplicar os seguintes patchs no ambiente:

Release 12.1.2210:

Release 12.1.2310

Aviso
iconfalse

Dentro dos arquivo de download da expedição contínua do GCT, tem um sdfbra que precisa ser aplicado através do UPDDISTR.


Estado
colourYellow
titlePasso 3
- Ambiente

Configurar o ini do ambiente a ser implantado a integração:

Bloco de código
languagetext
titleappserver.ini - PRODUÇÃO
[environment] 
fw-tf-registry-endpoint=https://endpoint-registry.totvs.app/api/v1/services

ou para ambientes internos da TOTVS, será utilizado o staging:

Bloco de código
languagetext
titleappserver.ini - STAGING
[environment]  
fw-tf-registry-endpoint=https://endpoint-registry.staging.totvs.app/api/v1/services


Estado
colourYellow
titlePasso 4
- Wizard

Executar o wizard GRRWIZARD seguindo os passos definidos no Guia de implantação GRR.

Dica

Caso o processo seja finalizado com sucesso, será apresentada a imagem abaixo de ativação da integração Protheus x GRR:


Estado
colourYellow
titlePasso 5
- Lançamento de Faturamento e Régua de Cobrança

Feito essas configurações, a próxima etapa é enviar os lançamentos de faturamento para o GRR, que são os itens na plataforma, para isso é necessário deixar o parâmetro MV_PLUPBFQ como .T. e no cadastro da operadora de saúde, deverá ser informado a régua de cobrança para a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR) que determina a quantidade de dias de antecipação que a plataforma poderá enviar para os beneficiários as faturas, podemos determinar essa régua no campo Dias Antec. (BA0_DIAGRR)

Nota
titleImportante

Para o sistema enviar a régua de cobrança no processamento do schedule, depois que preencher a quantidade de dias, o campo Regua GRR (BA0_GRRREG) deverá ser alterado para Não, para o sistema entender que a régua está desatualizada no GRR e precisa ser enviada.

Feito isso, deverá processar o seguinte schedule:

Informações

Rotina: INTEGPLSGRR

Para mais informações de como configurar o schedule. Clique aqui 

Nesse primeiro processamento, o schedule somente irá cadastrar os itens (Lançamento de faturamento - BFQ) e configurar a régua de cobrança.

Dica

Caso o processamento seja realizado com sucesso, o itens (Lançamentos de faturamento) serão cadastrados na plataforma GRR.

Para enviar novamente os lançamentos, é necessário habilitar o parâmetro MV_PLUPBFQ antes do processamento do shedule.

Para atualizar a régua é só alterar o campo régua GRR (BA0_GRRREG) para Não e preencher o valor do campo Dias Antec. (BA0_DIAGRR) antes do processamento do schedule.


Estado
colourYellow
titlePasso 6
- Provedor e Métodos de Pagamento

Antes de cadastrar os beneficiários (subscrições), acesse a plataforma Gestão de Receita Recorrente para realizar o cadastro de provedores e métodos de pagamento das empresas e filiais, clique aqui para mais detalhes de como configurar.


Estado
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titlePasso 7
- Habilitar os Beneficiários para Integração

Para definir quais beneficiários serão enviados para o GRR, é necessário habilitar alguns campos nos cadastros conforme o nível escolhido: Famílias (BA3), Contratos (BT5) ou Subcontratos (BQC).

  1. Nível Família: Campo Integ. GRR (BA3_INTGRR) informado como:

    • Sim - Envia a família para o GRR.
    • Não - Não envia a família para o GRR.
    • Em branco - Olha o próximo nível, no caso o subcontrato.

  2. Nível Subcontrato: Campo Integ. GRR (BQC_INTGRR) informado como:

    • Sim - Envia todos os beneficiários do subcontrato para o GRR.
    • Não - Não envia os beneficiários do subcontrato para o GRR.
    • Em branco - Olha o próximo nível, no caso o contrato.

      Informações

      Para verificar esse nível, o campo da integração da família devera estar em branco.

  3. Nível Contrato: Campo Integ. GRR (BT5_INTGRR) informado como:

    • Sim - Envia todos os beneficiários do contrato para o GRR.
    • Não - Não envia os beneficiários do contrato para o GRR.

      Informações

      Para verificar esse nível, os campos de integração da família e subcontrato deverão estar em branco.

Aviso
titleImportante

No cadastro dos beneficiários (BA1), os campos de DDD (BA1_DDD), telefone (BA1_TELEFO), e-mail (BA1_EMAIL) e os dados de endereço deverão estar preenchidos, pois é esses dados são obrigatórios no GRR para transmissão de informações.




Dica
titleImplantação realizada com Sucesso!!!


Todos os passos foram concluídos e o Plano de Saúde (PLS) está pronto para integrar com a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR).

b. Utilização da Integração

Com a aplicação INTEGPLSGRR já cadastrada no schedule conforme acima, ela irá verificar se há movimentações a serem enviadas para a plataforma, lembrando que a quantidade de verificação diária vai depender do que foi estipulado no schedule . 

Gerar Lote de cobrança do período desejado em Atualizações / Faturamento / Lote de Cobrança (PLSA627).

Após geração do lote de cobrança e o schedule configurado, a rotina verificará os movimentos de cobrança (BM1) dentro daquele mês em que o schedule está sendo processado, de todas as famílias que estão configuradas para enviar para a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente.

03. TABELAS UTILIZADAS

  • BA1 - Beneficiários
  • BA3 - Famílias
  • BQC- Subcontrato
  • BT5 - Grupo de Empresa Contrato
  • BBT - Títulos Gerados
  • BM1- Composição da Cobrança
  • HRH - Assinatura GRR