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Produto: | Datasul |
Versões: | A partir da 12.1.2301, com refrofit para 12.1.34.15, 12.1.2205.10 e 12.1.2209.5 |
Ocorrência: | Cadastrar informações de cada Marketplace para conciliação financeira dos repasses recebidos |
Passo a passo: | Contexto Geral Os valores relativos às vendas realizadas por meio de marketplaces são recebidos do consumidor pelos próprios marketplaces e periodicamente repassados à empresa vendedora. Nestes repasses, o marketplace retém parte do valor da venda a título de comissão pelos serviços prestados e também pode descontar valores referentes ao frete, quando a empresa vendedora usa a estrutura de logística do mesmo para entregar os produtos. Além disso, podem ser recebidos movimentos a débito ou a crédito avulsos que podem ser lançados com acertos de valor nos títulos a receber ou diretamente no caixa e bancos. Para liquidar os títulos oriundos de notas fiscais de vendas realizadas e contabilizar as comissões retidas pelos Marketplaces, os valores de frete e outros lançamentos avulsos, foram desenvolvidas duas funções:
Para as duas funções o cadastro de Marketplace é pré-requisito (html.registerMarketplace), seu funcionamento está detalhado abaixo: html.registerMarketplace - Cadastro Marketplace No programa html.registerMarketplace devem ser cadastrados os parâmetros financeiros para lançamento das liquidações, acertos de valor nos títulos e lançamentos avulsos que compõe o repasse dos valores por parte dos Marketplaces. Detalhamento dos campos Marketplace: Informar o código do marketplace poderá ser atribuído livremente pelo usuário, porém, deverá ser único por empresa. Nome Abreviado: Informar o nome abreviado do marketplace poderá ser atribuído livremente pelo usuário e tem a função de identificar rapidamente o Marketplace. Pessoa: Informar o número da pessoa jurídica que deverá ser relacionada ao Marketplace e deverá ser previamente cadastrada no programa UTB006AA - Pessoa Jurídica (Financeiro). Representante: Informar o código do representante marketplace. O representante deve ser compatível com a pessoa informada e não será permitido informar o mesmo representante para dois cadastros marketplace diferentes. Layout Transação para Importação: Informar o código do layout genérico cadastrado no programa UTB060AA correspondente ao Marketplace que está sendo cadastrado. Só é necessário informá-lo se for usada a Conciliação Marketplace usando a função Importar. Mais detalhes em Manutenção Layout Genérico - UTB060AA. Percentual Comissão: Informar o percentual sobre o valor de cada repasse e que será retido pelo marketplace a título de comissão. Poderá variar de 0,01% até 99,99%. Se necessário, poderá ser alterado em cada repasse na função Lote Marketplace (ACR068AA) ou então poderá ser ignorado na Monitor Conciliação Marketplace para assumir o que for informado nos arquivos de interface dos repasses. A valor de comissão retida será igual ao valor de repasse de cada título a receber, multiplicado pelo percentual de comissão. O valor de comissão retida será abatido do título a receber por meio de movimento de Acerto de Valor a Menor, gerado automaticamente na função Lote Marketplace (ACR068AA). Layout Transação para Importação: Informar o código do layout genérico cadastrado no programa UTB060AA correspondente ao Marketplace que está sendo cadastrado. Só é necessário informá-lo se for usada a Conciliação Marketplace usando a função Importar. Mais detalhes em Manutenção Layout Genérico - UTB060AA. Liquidação
Lançamentos Avulsos
Transações do Marketplace Além das informações básicas de cada Marketplace, também será necessário informar as transações que serão enviadas e o tratamento que será dado a cada uma delas: Detalhamento dos campos Transação: informar o código da transação que cada Marketplace usa para identificar do que se trata o movimento. Por exemplo, para identificar um crédito, o Marketplace pode usar a transação Sales, Repasse, Vendas, etc.
Data Validade Inicial: informar a data inicial de validade das informações cadastradas na transação, a data da conciliação ou a data do lote devem estar compreendidos entre a Data Inicial Validade e a Data Final Validade. Data Validade Final: informar a data final de validade das informações cadastradas na transação, a data da conciliação ou a data do lote devem estar compreendidos entre a Data Inicial Validade e a Data Final Validade. Tipo Transação: Identifica o tipo de transação, que pode ser:
Ação: deve ser informado para tipo de transação Avulso e pode ser:
Plano de Contas: Informar plano de contas das contas contábeis que serão informadas nos demais campos do cadastro de transação. Plano de Centro Custo: Informar plano de centros de custo dos centros de custo que serão informadas nos demais campos do cadastro de transação. Liquidação Abaixo, detalha-se os campos que devem ser informados para o tipo transação "Liquidação": Portador: informar o código do portador que será usado nas liquidações dos títulos a receber referentes aos repasses líquidos recebidos. Carteira: informar o código da carteira que será usada nas liquidações dos títulos a receber referentes aos repasses líquidos recebidos. Conta Contábil Comissão: informar a conta contábil que será usada para contabilizar o valor de comissão retida por meio da apropriação do movimento de acerto de valor a menor do título a receber.
Centro Custo Comissão: campo opcional. Informar o centro de custo que será usado para contabilizar o valor de comissão retida por meio da apropriação do movimento de acerto de valor a menor do título a receber. Conta Contábil Frete: informar a conta contábil que será usada para contabilizar o valor de frete por meio da apropriação do movimento de acerto de valor a menor do título a receber.
Centro Custo Frete: campo opcional. Informar o centro de custo que será usado para contabilizar o valor de frete por meio da apropriação do movimento de acerto de valor a menor do título a receber. Divergências: a partir da 12.1.2411, com refrofit para .. liberação retrofit nos patches XXXXXX, foi incluído os parâmetros para Divergência, esta opção é para Transação igual a Liquidação. Clicando na "Divergência" mostra as opções: A divergência é a diferença do valor previsto no ERP com o valor que realmente veio informado no arquivo recebido do Marketplace, e as mesmas sempre serão geradas no sistema caso ocorra essa diferença. É controlado pelo sistema no No Monitor Marketplace são geradas e validadas as divergências de : Valor de Frete: Quando o valor do frete do título ACR é diferente do valor do frete cobrado pelo marketplace, ou seja, se no título foi previsto um frete de 100,00 porem no arquivo recebido do marketplace vier informado 150, Valor de Comissão e Valor Bruto.00 irá gerar uma divergência para o movimento na conciliação. Valor de Comissão: Quando o valor de comissão do título ACR é diferente do valor de comissão cobrado pelo marketplace, ou seja, se no título foi previsto a comissão de 25,00 porem no arquivo recebido do marketplace a comissão vier 40,00 irá gerar uma divergência para o movimento na conciliação. Valor Bruto: Ao Validar os registros no Monitor Marketplace se tiver alguma diferença em um dos três valores será gerada uma divergência. A divergência será gerada sempre independente do que estiver parametrizado aqui, mas a parametrização abaixo influencia nos processos posteriores do que será feito com esta divergência. Parâmetros da Divergência: Controla Divergência Frete? - Se flegar este parâmetro habilita o campo abaixo: Acata Automático Divergência de Valor de Frete até [ ______ ] Quando A divergência de Frete Controla Divergência Comissão? - Se flegar este parâmetro habilita o campo abaixo: Acata Automático Divergência de Valor de Comissão até [ ______ ] Controla Divergência Valor Bruto? - Se flegar este parâmetro habilita o campo abaixo: Acata Automático Divergência de Valor Bruto até [ ______ ] Regra para os campos acima: Se estiver "desflegado" o campo "Controla Divergência" o processo no Monitor irá continuar considerando o valor do arquivo. Se estiver "flegado" o usuário pode informar "até que valor acata automaticamente" a diferença que ocorreu entre o valor do ERP e o valor que veio no arquivo. Neste caso se a diferença estiver:
Lançamentos CMG Abaixo, detalha-se os campos que devem ser informados para o tipo transação "Avulso", ação "Lançamento CMG": Conta Corrente: informar o código da conta corrente onde serão feitos os lançamentos de entrada ou saída no processamento dos movimentos da conciliação compatíveis com o código da transação. Tipo Transação Caixa: informar o código do tipo de transação caixa que será usada para os lançamentos de entrada ou saída na conta corrente indicada no processamento dos movimentos da conciliação compatíveis com o código da transação.
Acerto Título Abaixo, detalha-se os campos que devem ser informados para o tipo transação "Avulso", ação "Acerto Título": Conta Contábil Movimento Crédito: informar a conta contábil que será usada para contabilizar o valor de movimento do tipo Crédito por meio da apropriação do movimento de acerto de valor a maior do título a receber.
Centro Custo Movimento Crédito: campo opcional. Informar o centro de custo que será usado para contabilizar o valor de movimento do tipo Crédito por meio da apropriação do movimento de acerto de valor a maior do título a receber. Conta Contábil Movimento Débito: informar a conta contábil que será usada para contabilizar o valor de movimento do tipo Débito por meio da apropriação do movimento de acerto de valor a menor do título a receber.
Centro Custo Movimento Débito: campo opcional. Informar o centro de custo que será usado para contabilizar o valor de movimento do tipo Débito por meio da apropriação do movimento de acerto de valor a menor do título a receber. |