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Esta documentação tem como objetivo esclarecer e orientar sobre o processo de consumo de licenças do produto Clock In. O Clock In é um produto TOTVS que é comercializado As licenças são comercializadas por quantidade de licenças de uso, onde o cliente , deve contratar uma quantidade que seja suficiente para atender a quantidade de empregados da sua empresa que irão utilizá-lo para o marcação de ponto eletrônico.

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A quantidade de licenças está ligada ao Contrato efetuado com a TOTVS e a chave do contrato é o código chamado de TCode

No Clock In o ambiente Carol recebe um nome, que Na Carol é criado um espaço para o cliente que chamamos de Organização. E, dentro de uma mesmada Organização é possível ter mais de um ambiente, que chamamos de Tenant.

No Contrato estão descritos as licenças contratadas e as Tenants que estarão relacionados a quantidade de licenças contratadas. 

Assim, um cliente pode ter mais de uma Tenant contratada em seu TCode. Para que possamos atender empresas que possuem mais de uma unidade e que desejem tratar cada unidade separadamente no Clock In.

Para esses casos, a quantidade de licenças contratadas será considerada a de cada TCode e a utilização será considerada a aglutinação o agrupamento de uso de cada Tenant.

Exemplo:

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Quando for identificado  que o número de licenças consumidas for maior que as licenças contratadas será possível consultar mais detalhes no DASH do no BackOffice. Para isso basta acessar a opção de menu "Dashboard" no BackOffice . No canto superior será demonstrado dois quadros, o primeiro demonstrando contendo Licenças Consumidas e o segundo quadro mostra contendo a quantidade de licenças consumidas por ambiente (Tenants).  Segue abaixo protótipo:


07.ORIENTAÇÕES SOBRE COMO SOLICITAR O AJUSTE DAS LICENÇAS CONTRATADAS

Quando for identificado no BackOffice o excedente de licenças conforme descrito nos itens acima temos o seguinte passo a passo:

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Informações

Caso não saiba o contato do ESN, necessário abrir ticket para receber orientações. O processo de licenças poderá levar até 5 dias úteis para atualização, após contato.

08.STOP PROCESSING POR CPF: LICENÇAS EXCEDIDAS ACIMA DA MARGEM DE USO

O processo que chamamos de Stop Processing por CPF fará com que marcações realizadas acima da quantidade de licenças contratadas + margem de uso fiquem em stand by, ou seja, as marcações não serão processadas, isso significa que as marcações:

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A margem de uso é um percentual de licenças excedidas que ultrapassou o bloqueio passa a ser realizado. A Regra utilizada é a seguinte:ao ultrapassar esse valor as marcações relativas as licenças excedentes não serão mais processadas até que as quantidade de licenças contratadas seja ajustado, veja a regra para os valores de margem de uso para a quantidade de licenças:  

  • Até 1000 licenças contratadas contratadas o limite margem de uso é de 10%. Exemplificando, se o número de licenças contratadas é 500 e o consumo ficou em 545, o consumo de licenças estará em 109%, então as marcações não serão bloqueadasprocessadas normalmente. Caso o consumo ultrapasse os 110% as marcações serão bloqueadas ,, não serão mais processadas.
  • Acima de 1000 licenças contratadas o limite a margem de uso é de 5%. Exemplificando se o número de licenças contratadas é 1500 e o consumo ficou em 1545, o consumo de licenças estará em 103%, então as marcações não serão bloqueadasprocessadas normalmente. Caso o consumo ultrapasse 105% as marcações serão bloqueadas, não serão mais processadas

Abaixo o fluxo do bloqueio que irá ocorrer:

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Aviso

Quando o contrato tiver excedido as licenças contratadas + margem de uso, para saber quais CPFs e marcações estão sendo consideradas nesse cálculo basta acessar o Dashborad do Backoffice. Já no primeiro quadro onde o excedente é demonstrado, através do Link "Ver Detalhe".

09.

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INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Temos ações em paralelo que irão irão

  • Sugerimos que os responsáveis pela gestão das licenças do Clock in possuam um usuário com perfil Tenant Admin e estes acessem o Backoffice ao menos uma vez por semana para terem avaliarem as licenças consumidas e/ou excedidas.

  • Caso o ESN já tenha entrado em contato, é importante que o ajuste de contrato seja realizado o mais breve possível, evitando assim o Stop Processing por CPF

  • A margem de uso foi estabelecida para que os clientes tenham tempo de ajustar seus contratos. Assim, quando o aviso estiver visível no ambiente entre em contato, o mais breve possível, com seu ESN ou com nosso atendimento

  • O início de verificação da quantidade de licenças contratadas x consumidas se dará entre a segunda quinzena de Julho e o mês de Agosto, de forma gradual para todos os clientes Clock In

  • Atualização automática do Backoffice nos ambientes gradualmente durante o mês de agosto/24
  • Contato da TOTVS com clientes que estão com licenças excedidas durante o mês de agosto/24
  • Será emitido um comunicado onde informaremos sobre a data prevista para o início do bloqueio