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Deck of Cards
idagrupador_processos
Card
defaulttrue
labelContrato
Expandir
titleFaturamento
Deck of Cards
idprocessos_faturamento
Card
defaulttrue
labelFaturar Contrato

Processo que possibilita o faturamento das parcelas de um ou mais contratos periódicos.

Para a execução deste processo é necessário a definição dos parâmetros abaixo.

  1. Intervalo de faturamento (data inicial e final): Ao informar o intervalo de faturamento serão faturadas todas as parcelas com status de faturamento A Faturar que possuem data de vencimento dentro do intervalo definido.
  2. Faturar todo o contrato: Ao selecionar esta opção, todas as parcelas do contrato com status de faturamento A Faturar serão faturadas. Esta opção tem maior prioridade do que o anterior, ou seja, caso o usuário selecione que deseja faturar todo o contrato e também informe o intervalo de faturamento, a seleção deste componente irá prevalecer e desta forma todas as parcelas pendentes serão faturadas.
  3. A possibilidade de faturar um contrato está condicionado a configuração de faturamento do status atual do contrato, o status deve estar configurado para permitir faturamento. Caso tente faturar um contrato configurado para um status sem permissão de faturar, nenhum faturamento vai ser realizado, o processo vai falhar e no LOG vai ser indicado o contrato e o fato do status não permitir o faturamento.


Informações
titleImportante
  • Este processo só realizará o faturamento dos itens de contrato que possuem Tipo de Faturamento periódico e Tipo de movimento (Faturamento) informados, sendo este o tipo de movimento utilizado para o faturamento do item de contrato.
  • Ao realizar o faturamento de uma parcela do contrato, a previsão financeira vinculada a ele, se existir, vai ser removida.


Será gerado um movimento para cada parcela do(s) item(s) de contrato periódico, este movimento possuirá apenas um item, as informações do movimento serão definidas de acordo com a seguinte ordem de prioridade:

  1. Informações do item do contrato.
  2. Informações do contrato.
  3. Informações default do movimento.


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titleMovimento

Relação entre os campos do contrato e o movimento:

  • Aba identificação 
    • Cabeçalho: 
      • Tipo de movt° = campo Tipo de movimento informado na aba Faturamento no item do contrato;
      • Filial = campo filial informado na aba Faturamento no item do contrato;
      • Local de Estoque = campo Local de Estoque informado na aba Faturamento no item do contrato;
      • Cliente = campo Destinatário informado na aba Faturamento no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Contratante/Contratado na aba Identificação no contrato;
      • Valor Liquido = campo Valor Parcela informado na calculado na Parcela;        
    • Tabelas:
      • Centro de Custo = campo Centro de Custo informado na aba Contábil/Fiscal no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Centro de Custo informado na aba Contábil/Fiscal no contrato;
      • Departamento = campo Departamento informado na aba Contábil/Fiscal no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Departamento informado na aba Contábil/Fiscal no contrato;
      • Tabelas de Classificação:
        • CodTb1Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb2Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb3Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb4Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb5Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
      • Tabelas de Faturamento:
        • CodTb1Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb2Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb3Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb4Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb5Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
      • Funcionários:
        • CodVen1 = campos da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
        • Comissão = campos de comissão da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
        • CodVen2 = campos da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
        • Comissão = campos de comissão da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
        • CodVen3 = campos da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
        • Comissão = campos de comissão da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
        • CodVen4 = campos da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
        • Comissão = campos de comissão da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
      • Cod. Representante = campo Representante informado na aba Tabelas no contrato;
      • Comissão = campo Comissão Representante informado na aba Tabelas no contrato;
  • Aba Integrações 
    • Financeira:
      • Condição de Pagamento = campo Condição de Pagamento informado na aba Faturamento no item do contrato;
    • Fiscal:
      • Cód. Natureza de Operação = campo Natureza de Operação informado na aba Contábil/Fiscal no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Natureza de Operação informado na aba Contábil/Fiscal no contrato;
  • Aba Transporte
    • Identificação:
      • Tipo de Frete = campo Frete informado na aba Faturamento no item do contrato;
  • Aba Informações Adicionais
    • Observações:
      • Observação = campo Observação informado na aba Adicionais no contrato;
      • Histórico = campo Histórico informado na aba Adicionais no contrato, trunca o campo em 255 caracteres caso tipo de movimento esteja parametrizado como histórico curto;
      • CampoLivre1 = campo Campo Livre 1 informado na aba Adicionais no contrato;
      • CampoLivre2 = campo Campo Livre 2 informado na aba Adicionais no contrato;
      • CampoLivre3 = campo Campo Livre 3 informado na aba Adicionais no contrato;


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titleItem de Movimento

Relação entre os campos do contrato e do item de movimento:

  • Aba identificação 
    • Cabeçalho:
      • Produto = campo Produto/Serviço informado na aba Identificação no item do contrato;
      • Unidade = campo Unidade informado na aba Identificação no item do contrato;
      • Quantidade = campo Quantidade informado na aba Identificação no item do contrato;
      • Preço Unitário = campo Valor informado na aba Identificação no item do contrato;
    • Tabelas:
      • Centro de Custo = campo Centro de Custo informado na aba Contábil/Fiscal no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Centro de Custo informado na aba Contábil/Fiscal no contrato;
      • Departamento = campo Departamento informado na aba Contábil/Fiscal no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Departamento informado na aba Contábil/Fiscal no contrato;
      • Tabelas de Classificação:
        • CodTb1Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb2Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb3Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb4Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb5Fat = campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
      • Tabelas de Faturamento:
        • CodTb1Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb2Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb3Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb4Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
        • CodTb5Opcional = campos da Seção Tabela de Classificação informados na aba Tabelas no item do contrato, caso não estejam preenchidos, campos da Seção Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no contrato;
      • Funcionários:
        • CodVen1 = campos da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
        • Comissão = campos de comissão da Seção Funcionários na aba Tabelas no contrato;
      • Representante = campo Representante informado na aba Tabelas no contrato;
      • Comissão = campo Comissão Representante informado na aba Tabelas no contrato;
  • Aba Integrações 
    • Fiscal:
      • Cód. Natureza de Operação = campo Natureza de Operação informado na aba Contábil/Fiscal no item do contrato, caso não esteja preenchido, campo Natureza de Operação informado na aba Contábil/Fiscal no contrato;
  • Aba Tributos e Valores
    • Valores:
      • Desconto = campo Desconto informado na aba Identificação no item do contrato somado com o Valor Abatimento da parcela;
      • Despesa = campo Despesa informado na aba Identificação no item do contrato somado com o Valor Acréscimo da parcela;
      • Natureza Orçamentária/Financeira = campo Natureza Orçamentária/Financeira informado na aba Tabelas no item do contrato;
  • Aba Informações Adicionais
    • Observações:
      • Histórico = campo Histórico informado na aba Adicionais no item do contrato, trunca o campo em 255 caracteres caso tipo de movimento esteja parametrizado como histórico curto;
      • Campo Livre = campo Campo Livre 1 informado na aba Adicionais no item do contrato, campo truncado em 15 caracteres;




Informações
titleImportante

Quando tipo de movimento estiver parametrizado para conter os campos tanto no movimento quanto no item de movimento a hierarquia acima também será aplicada, replicando os valores para os respectivos campos do movimento e do item de movimento. Ou seja, não é feito De/Para entre contrato/movimento e item de contrato/item de movimento.

Exemplo: Tabela de classificação parametrizada tanto no movimento quanto no item de movimento. 

  1. Informações preenchidas no item de contrato: serão preenchidas tanto no movimento, quanto no Item de movimento;
  2. Informações preenchidas no contrato: serão preenchidas tanto no movimento, quanto no Item de movimento; 


Rateio:

Se houver cadastro de rateio, o mesmo só será considerado no faturamento, se o parâmetro "Rateio C.Custo - Departamento" do Tipo de Movimento, estiver configurado para "Usa" ou "Usa Obrigatoriamente" no Rateio do Movimento e/ou no Rateio do Item.

Do contrário, os Tipos de Movimentos em que o parâmetro "Usar Rateio por Centro de Custo" estiver como "Não Usa", não serão considerados no faturamento.

Para o envio do histórico do Contrato e do Item do Contrato poderá ser parametrizado a regra em | 04.05 | Contratos > Campos Opcionais 2/2 |.


Ao término do processo são atualizadas as informações de Valor Faturado do contrato, assim como os status de faturamento do contrato, item do contrato e parcela.

Quando o contrato possui o status de faturamento Faturado ou Parcialmente Faturado os campos abaixo terão a edição bloqueada.

  1. Status
  2. Natureza
  3. Data Contrato
  4. Data Início Vigência
  5. Data Fim Vigência

Quando o item do contrato possui o status de faturamento Faturado ou Parcialmente Faturado os campos abaixo terão a edição bloqueada.

  1. Tipo de Faturamento
  2. Produto
  3. Unidade
  4. Data Início Vigência
  5. Data Fim Vigência
  6. Quantidade
  7. Valor
  8. Desconto
  9. Despesa
  10. Periodicidade
  11. Vencimento Imediato
  12. Dia Vencimento / Dia da Semana
  13. Dia do Primeiro Vencimento / Dia do Segundo Vencimento (Periodicidade = Quinzenal) 
  14. Nº de Parcelas

A data de vencimento da parcela será copiada para o campo correspondente ao do parâmetro Copiar data de venc/ medição p/ mov disponível na etapa 6 dos parâmetros do contrato.

Card
defaulttrue
labelCancelar Faturamento do contrato

Processo que possibilita o cancelamento do faturamento das parcelas de um ou mais contratos periódicos selecionados.

Para a execução deste processo é necessário a definição dos parâmetros abaixo.

  1. Intervalo de faturamento (data inicial e final): Ao informar o intervalo serão excluídos todos os movimentos vinculados à parcelas com status de faturamento Faturado que possuem data de vencimento dentro do intervalo definido.
  2. Cancelar Todos os Faturamentos do Contrato: Ao selecionar esta opção, todos os movimentos vinculados à parcelas status de faturamento Faturado serão excluídos. Esta opção tem maior prioridade do que o anterior, ou seja, caso o usuário selecione que deseja cancelar todo o faturamento do contrato e também informe o intervalo de cancelamento, a seleção deste componente irá prevalecer e desta forma todos os movimentos vinculados à parcelas serão excluídos.

O processo exclui os movimentos gerados a partir do Faturamento, com Status Pendente para movimentos do tipo 1.1, A Faturar para 2.1, Faturado para 2.2 e, altera o status das parcelas afetadas para A Faturar permitindo assim que novos faturamentos sejam gerados. 

    Observação: Caso seja parametrizado na etapa Faturamento do Item do Contrato, um tipo de movimento 2.2, o Status do movimento gerado por padrão é Faturado, consequentemente o cancelamento do faturamento das parcelas poderá ser executado com sucesso.

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titlePrevisão Financeira
Deck of Cards
idprocessos_previsao
Card
defaulttrue
labelGerar Previsão Financeira

Processo que possibilita criar lançamentos de previsão financeira para um ou mais contratos

Para a execução deste processo é necessário, selecionar os contratos desejados e definir o parâmetro abaixo.

  1. Tipo de Documento de Previsão: Informe o tipo de documento que será gerado a previsão financeira.

Ao concluir o preenchimento do parâmetro e executar o processo. Os lançamentos financeiros serão gerados com base nas parcelas dos itens dos contratos selecionados. Desta forma, será gerado um lançamento financeiro para cada parcela (que esteja com status: A Faturar) dos itens dos contratos selecionados. 


Informações
titleImportante
  1. Não é permitido realizar filtros para itens de contrato e/ou parcelas de um contrato. O processo será realizado para todas parcelas que estejam com status = A Faturar, do contrato selecionado.
  2. O processo só realiza a previsão financeira dos itens de contrato que possuem Tipo de Faturamento periódico (aba Identificação).


Quando foi gerada alguma previsão para o contrato os campos abaixo terão a edição bloqueada.

  1. Status
  2. Natureza
  3. Data Contrato
  4. Data Início Vigência
  5. Data Fim Vigência

Quando foi gerada alguma previsão para o item do contrato os campos abaixo terão a edição bloqueada.

  1. Tipo de Faturamento
  2. Produto
  3. Unidade
  4. Data Início Vigência
  5. Data Fim Vigência
  6. Quantidade
  7. Valor
  8. Desconto
  9. Despesa
  10. Vencimento Imediato
  11. Periodicidade
  12. Dia Vencimento / Dia da Semana
  13. Dia do Primeiro Vencimento / Dia do Segundo Vencimento (Periodicidade = Quinzenal) 
  14. Nº de Parcelas


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titleLançamento de Previsão Financeira

Relação entre os campos do contrato e o lançamento de previsão financeira.

  • Aba Identificação:    
    • Pagar ou Receber = campo natureza do contrato;
    • Filial = campo filial informada na aba Faturamento no item do contrato;
    • Cliente/fornecedor = campo Destinatário informada na aba Faturamento no item do contrato;
    • Tipo de documento = campo tipo de documento informado na execução do processo;
    • Data de Emissão = data de execução do processo;
    • Data de vencimento = campo data de vencimento da parcela;
    • Histórico = Código do Contrato, id do contrato, numero sequencial do item de contrato, numero sequencial da parcela;   
  • Aba Valores:
    • Valor Original = campo valor da parcela;
    • Moeda = campo Moeda informada na aba Adicionais no item do contrato;
    • Conta caixa = campo Conta/Caixa informada na aba Adicionais no item do contrato. Se não estiver preenchido, busca o default cadastrado no produto;           
  • Aba Dados Adicionais:
    • Centro de Custo/Natureza Orçamentária Financeira:
      • Centro de custo = campo Centro de Custo informada na aba Contábil/Fiscal no item do contrato;
      • Natureza Orçamentária Financeira = campo Natureza Orçamentária/Financeira informada na aba Tabelas no item do contrato;
      • Rateio = Se houver cadastro de rateio, o mesmo só será considerado na previsão financeira (Dados Adicionais / Rateio), se o parâmetro "Usar Rateio para": "Centro de Custo", "Natureza" ou "Ambos", nos parâmetros do modulo Financeiro (Financeiro | Contas a Pagar | Manutenção de Lançamentos | Lançamentos), estiver diferente de "Não Usar Rateio".
  • Repasses/Despesas:
    • Representante = campo Representante informada na aba Tabelas no contrato;    
  • Contabilização: 
    • Tipo Contábil = Sempre Não Contábil;
  • Opcionais:
    • Tabelas opcionais = campos de Tabela de Faturamento informados na aba Tabelas no item do contrato;


Dica
titleDica - Campos Obrigatório

Item de contrato:

  • Aba Faturamento: 
    • Destinatário;
  • Aba Adicionais:
    • Conta/Caixa (de acordo com a parametrização do cliente, neste caso deverá ser Analítica);
    • Moeda; 
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titleStatus Previsão Financeira

Status Previsão Financeira:

Contrato: 

                Não Previsionado: Todos os itens do contrato estão com Status Previsão Financeira = Não Previsionado;

                Previsionado: Todos os itens do contrato estão com Status Previsão Financeira = Previsionado;

                Parcialmente Previsionado: possuem itens com Status Previsão Financeira = Não Previsionado e Previsionado;

Item de Contrato: 

                Não Previsionado: Todas as parcelas do item de contrato estão com Status = A Faturar ou Faturada;

                Previsionado: Todas as parcelas do item de contrato estão com Status = Previsionado a Faturar ou com ambos os status Previsionado a Faturar e Faturada (em um faturamento parcial); 

                Parcialmente Previsionado: Possui parcelas com ambos os Status Previsão Financeira = Previsionado a Faturar e A Faturar;


Status:

Parcela: 

                A Faturar: Não foi faturada ou previsionada;

                Previsionado a faturar: Gerou previsão financeira, mas ainda não foi faturada (não gerou movimento);

                Faturada: Foi faturada (gerou movimento). Ao Faturar a parcela, a previsão financeira é excluída;

                

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titleExemplos Práticos
Deck of Cards
idExemplos Práticos
Card
defaulttrue
labelContrato sem faturamento

Contrato possui dois itens com duas parcelas cada.

Contrato: Status Faturamento = A Faturar | Status Previsão Financeira = Não Previsionado    
    
    item 1: Status Previsão Financeira = Não Previsionado    
    
        Parcela 1: Status = A Faturar
        Parcela 2: Status = A Faturar
    
    item 1: Status Previsão Financeira = Não Previsionado    
        
        Parcela 1: Status = A Faturar
        Parcela 2: Status = A Faturar

Ao executar o processo de Gerar Previsão Financeira para este exemplo, serão gerados 4 lançamentos de previsão financeira. O status das parcelas será alterado para: Previsionado a Faturar e o Status Previsão Financeira tanto dos itens do contrato quanto o do contrato serão alterados para: Previsionado. 

Contrato: Status Faturamento = A Faturar | Status Previsão Financeira = Previsionado    
    
    item 1: Status Previsão Financeira = Previsionado    
    
        Parcela 1: Status = Previsionado a faturar
        Parcela 2: Status = Previsionado a faturar
    
    item 1: Status Previsão Financeira = Previsionado    
        
        Parcela 1: Status = Previsionado a faturar
        Parcela 2: Status = Previsionado a faturar        

Card
defaulttrue
labelContrato com faturamento parcial

Contrato possui dois itens com duas parcelas cada que já foi faturado parcialmente.

Contrato: Status Faturamento = Parcialmente Faturado | Status Previsão Financeira = Não Previsionado    
    
    item 1: Status Previsão Financeira = Não Previsionado    
    
        Parcela 1: Status = Faturada
        Parcela 2: Status = A Faturar
    
    item 1: Status Previsão Financeira = Não Previsionado    
        
        Parcela 1: Status = Faturada
        Parcela 2: Status = A Faturar

Ao executar o processo de Gerar Previsão Financeira para este exemplo, serão gerados 2 lançamentos de previsão financeira. O status das parcelas será alterado para: Previsionado a Faturar. Como este contrato não possui mais parcelas a serem faturas o Status Previsão Financeira tanto dos itens do contrato quanto o do contrato serão alterados para: Previsionado. 

IMPORTANTE: As parcelas com status Faturada, permanecem como Faturadas e não geram previsão financeira. 

Contrato: Status Faturamento = Parcialmente Faturado | Status Previsão Financeira = Previsionado    
    
    item 1: Status Previsão Financeira = Previsionado    
    
        Parcela 1: Status = Faturada
        Parcela 2: Status = Previsionado a faturar
    
    item 1: Status Previsão Financeira = Previsionado    
        
        Parcela 1: Status = Faturada
        Parcela 2: Status = Previsionado a faturar    

Card
defaulttrue
labelCancelar Previsão Financeira

Processo que desfaz a previsão financeira, excluindo os lançamentos de previsão financeira de um ou mais contratos. 

Para a execução deste processo é necessário selecionar os contratos desejados.

O processo exclui as previsões financeiras dos itens dos contratos, alterando os status das parcelas de: Previsionado a faturar, para: A Faturar 


Informações
titleImportante

Ao faturar um contrato que esteja com Status Previsão Financeira = Previsionado ou Parcialmente previsionado, o processo de Desfazer Previsão Financeira é executado automaticamente, excluindo as previsões financeiras e alterando o status das parcelas de: Previsionado a faturar, para: Faturada.

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titleAlterar Status

Para alteração dos status do contrato deverá ser realizado o processo de "Alterar Status Contrato".

O contrato pode ter seu status definido no momento da criação, no entanto, após iniciar as operações e processos com o contrato a alteração de status só pode ser feita através do processo "Alterar Status Contrato".

A alteração do status pode ser feita para um ou mais contratos de uma só vez.

Para a execução deste processo é necessário, selecionar os contratos desejados e definir o parâmetro abaixo.

  1. Data: Informe a data real que a mudança do status do contrato ocorreu.
  2. Novo Status do contrato. Informe o novo status do contrato.
  3. Motivo. Informe o motivo da alteração do status

Ao concluir o preenchimento do parâmetro e executar o processo. Os contratos terão os status modificado, e conforme a parametrização do novo status algumas ações podem ser executados junto da mudança do status. 

O processo "Alteração de Status Contrato" alterará o status de todos os contratos selecionados:

  • Se o novo status estiver definido como "Cancelamento" marcado, além da alteração do Status do Contrato serão realizados automaticamente as ações abaixo:
    • Exclusão dos lançamentos financeiros de "Previsão Financeira", caso existam.
    • Exclusão dos movimentos gerados pelo  "Faturamento" que sejam possíveis de exclusão, ou seja, que não deram continuidade a algum fluxo na movimentação.
  • Se o contrato possui uma alteração de status cujo o último foi parametrizado como "Cancelamento"  e se deseja que no novo status o contrato tenha lançamentos de previsões e faturamentos, deverá ser realizado manualmente os processos desejados.


Status do Contrato

O status do contrato possui duas parametrizações importantes, que são "Faturamento" e "Cancelamento", cada uma dessas opções podem estar marcada ou desmarcada.

O cadastro de "Status de Contrato" é acessível através do menu "Contratos > Tabelas de Contrato > Status de Contrato"


Motivo

Informação sobre o motivo da alteração o status do contrato

O cadastro de "Motivo" é acessível através do menu "Contratos > Tabelas de Contrato > Motivos de Cancelamento"

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titleCopiar Contrato

Este processo permite que um contrato seja copiado para sua própria coligada\filial ou para outras coligadas\filiais. Ao realizar a cópia, um novo contrato será gerado. O novo contrato recebe do contrato original os dados cadastrais relacionados a (contrato, item do contrato e rateio por centro de custo).

Apesar do nome do processo, o destino é definido por coligada e filial, logo é possível copiar o contrato da coligada: 1, filial: 1 para a coligada: 1, filial: 1, 2, 3 e etc. de uma única vez, assim como para qualquer outra coligada e filial que estejam ativas.

O novo contrato é uma cópia do original e conta apenas com as seguintes diferenças

  • O identificador de contrato que é novo é único por contrato.
  • O nome do contrato recebe o prefixo <<Cópia>> para indicar que foi copiado e precisa ser verificado e ter seu nome ajustado.
  • O código do contrato recebe o prefixo "# + filial de destino" para indicar que foi copiado e precisa ser verificado e ter seu nome ajustado.

Permissões

O processo de "Cópia de contrato entre coligadas", conta com recurso de segurança e seu acesso precisa ser liberado através de permissão no perfil associado ao usuário.

IMPORTANTE: É necessário que o perfil do usuário também tenha permissão para Incluir contrato

Pontos de atenção

  1. A cópia do contrato não verifica se as parametrizações de cada entidade são equivalentes entre a origem e o destino, cabe ao usuário garantir que o novo contrato é compatível com as necessidades da empresa. 
    Esse alerta é especialmente importante quando a cópia é feita para coligadas diferentes, no caso de copiar para a mesma coligada apenas os cadastros com controle por filial precisam ser validados.

    Exemplo 01: Na origem o cliente/fornecedor: C000001 possui o CNPJ: 00.000.000/0000-00 enquanto o cliente/fornecedor C000001 possui o CNPJ: 11.111.111/0001-11. Situação pode ocorrer quando o cliente/fornecedor não é global.
    Exemplo 02: Na origem a condição de pagamento 001 pode ser "a vista" enquanto 001 no destino é "30/60/90".
    Exemplo 03: O tipo de movimento da origem 2.2.59 pode estar configurado com regras diferentes do 2.2.59 da coligada de destino.

    IMPORTANTE: A cópia é feita com base no código dos cadastros que serão copiados, ou seja, será validado se o código do parâmetro existe no destino e não se representam a mesma entidade.

    Cadastro Global:
    Quando o cadastro é global, ambas as coligadas devem estar parametrizadas para utilização do cadastro como global. Caso a coligada de origem esteja global e a coligada de destino não, ou vice e versa, o campo não será copiado, gerando inconsistência na cópia.

    Exemplo: Na origem, a natureza de orçamento: código: 01, descrição: Teste, não esta parametrizado como global. No destino, a natureza de orçamento código: 01, descrição: Teste, esta parametrizado como Global. Desta forma, o código da coligada na origem é 1 e no destino é 0. Ao realizar a cópia, será apresentado mensagem de erro informando que não existe a natureza orçamentaria no destino, apesar de possuírem o mesmo código. Para gerar a copia, ambas as coligadas devem estar como global ou ambas como não global.

  2. Os campos complementares associados ao contrato e ao item de contrato devem ser equivalentes inclusive em relação ao tipo e tamanho do campo para que a cópia seja realizada com sucesso!
  3. As parcelas não são copiadas do contrato de origem para o contrato de destino. As parcelas sempre serão geradas com base nas informações contidas na aba Faturamento do item de contrato. Desta forma os valores de Acréscimo e abatimento serão desconsiderados na cópia e na geração das novas parcelas.


Nota
titleImportante:
  • Campos complementares também são copiados no entanto diferenças de nome e configuração do tipo do campo podem gerar erros ao realizar a cópia, ao copiar entre coligas garanta que os campos complementares são idênticos. 
  • Após a cópia do contrato para a coligada de destino, deverá editar o contrato para acerto do código do contrato, conforme a máscara parametrizada.
  • Após a cópia do contrato para a coligada de destino, deverá editar o nome do contrato.
  • Todos o contrato copiado deverá ser revisado, principalmente quando não se trabalha com cliente\fornecedor global.
  • Não é possível realizar a cópia de contratos "Cancelados".



Expandir
titleReajustar Contrato
Deck of Cards
idReajustarContratos
Card
defaulttrue
labelReajustar Preço

O processo de Reajuste de Preço do contrato tem como objetivo atualizar o valor do saldo pendente de cada item e atualizar o valor das parcelas conforme o novo valor reajustado do item, sobre o "Reajuste de Preço":

  • Permite selecionar vários contratos para reajuste simultaneamente.
  • Ao reajustar um contrato, todos os itens do contrato são atualizados e cada item é atualizado individualmente com o índice, dia de cotação e defasagem escolhido.
  • Apenas contratos em andamento e que foram reajustados até antes de sua data final podem ser reajustados
    • Um contrato\Item em andamento deve ter status diferente de faturado e sua data fim deve ser inferior a data do último reajuste aplicado.
  • O reajuste pode ser executado várias vezes para o mesmo contrato, mas não permite a sobreposição de reajustes que é considerar o mesmo mês duas vezes.
  • Caso verifique que realizou o reajuste com algum valor incorreto é possível cancelar o reajuste de preço e faze-lo novamente.


Permissões

O processo de "Reajustar Preço", conta com recurso de segurança e seu acesso precisa ser liberado através de permissão no perfil associado ao usuário.


Parâmetros do Processo

É exigido que todos os parâmetros sejam informados para que que seja possível avançar e executar o "Reajuste de Preço".

Na tela de processo é exigido a "Data de Reajuste", além disso o processo busca do item as seguintes informações (Índice e Defasagem)


Data do reajuste

A data do reajuste é utilizada para determinar um ponto de intersecção, desse ponto para frente determina-se o que falta faturar como valor reajustável do contrato.

Índice

É utilizado para determinar a variação de valor a ser aplicado no reajuste de preço do item do contrato.

É obrigatório o uso de um índice, se usar moeda não vai ocorrer reajuste pois o fator de reajuste só é calculado com base em índices.

O índice é utilizado para calcular o fator de atualização, o fator é determinado sempre utilizando o índice do mês de referência e o mês anterior.

Exemplo:

Considerando a tabela acima, se a data de referência for "01/07/2022" o fator de atualização vai ser calculado entre os índices 4,05 e 4,06

Dia da Cotação

Indica de qual dia deve obter o índice.

Defasagem 

Desloca o mês que deve buscar o índice.



Entendimento do processo de reajuste de preço

Data Reajuste

A “data de reajuste” é passada para o serviço de reajuste através de parâmetro do processo, internamente é tratada como “data de corte”, essa data representa o ponto exato onde você deve separar o “saldo a reajustar” do “saldo anterior”, é normalmente utilizada no aniversário do contrato separando o que deve ser reajustado do que não deve ser reajustado.

Saldo a reajustar

O saldo a reajustar, é todo valor de parcela com data igual ou superior a “data de corte” que esteja com status diferente de “Faturado”, então as parcelas de status “A Faturar” e “A Faturar / Previsto” compõem o saldo a reajustar.

Saldo anterior

É todo valor “Faturado”, “A Faturar”, “A Faturar / Previsto” das parcelas com data anterior a “data de corte”.


Data Último Reajuste

A data do último reajuste é registrada no item do contrato em um campo não visível em tela, essa data serve como controle para evitar a duplicidade de reajustes, e identifica o ponto onde um novo reajuste deve iniciar.

Quando um contrato ainda não foi reajustado o valor desse campo na base é nulo, quando o valor é nulo o "Reajuste de Preço" o define como a data de início da vigência do item, com isso um contrato poderia ser reajustado desde o seu primeiro dia, por isso prevalece sobre a "data do último reajuste" a "data de corte" informada no processo permitindo ao usuário separar a parte do contrato que deve ser reajustada da que deve permanecer da forma original.

Data Início

A data início é observada por item de contrato, “data de início do item de contrato”, campo visível em tela e informado pelo usuário.

Número de Meses de Reajuste

O número de meses pelo qual o saldo do contrato vai ser reajustado depende do intervalo de meses entre a "data inicial calculada" e a "data final calculada" para o item do contrato, essa data é calculada pois depende de alguns fatores, por exemplo:

    • Data de último reajuste que se for nula considera a data de inicio de vigência do item.
    • Data de último reajuste e data de corte que sendo maior que a data do último reajuste deve prevalecer sobre a mesma.
    • Data fim de vigência do item e data atual e o limite de doze meses a frente.


Independente do número de meses que vai ser aplicado ao reajuste, no contrato 2.0 o saldo reajustado é distribuído igualmente entre todas as parcelas "não faturadas" até o final do contrato.

Regras para determinar "data inicial calculada" e a "data final calculada"

    • Se estiver reajustando um contrato antigo "Data Fim do item" anterior a "Data Atual", esse contrato vai ser reajustado até a "Data Atual"Reajuste") e essa diferença representa a quantidade de meses de reajuste vai ser aplicado. 
    • Se estiver reajustando um contrato com "Data Fim do item" no futuro e o número de meses entre a "Data Corte Reajuste" até a "Data fim do item" for:
      • Mais de 12 meses, limitamos o fim a 12 meses a frente da data de inicio.
      • Menos de 12 meses, usa direto a data final de vigência do item.
    • O reajuste aplicado pelo número de meses é dividido entre as "parcelas não faturadas" que estão após a "data de corte"
    • O número de meses é a diferença entre ( "data inicial calculada" e a "data final calculada")


Aplicação dos meses de reajuste

Com o saldo a reajustar definido, para cada mês de reajuste busca-se o índice de reajuste, aplica o índice ao saldo a reajustar, pega o valor total e parte para o próximo mês, esse processo se repete até a contagem de meses terminar e chegar ao saldo reajustado do contrato.

Índice

O índice escolhido para um contrato é o índice pelo qual o mesmo vai ser reajustado ao longo do tempo, e como os contratos têm a premissa de reajuste após aniversário de contrato, o índice é sempre observado olhando para os 12 meses anteriores, considerando o fechamento do mês 12, veja o exemplo:

Exemplo :

Um contrato com primeiro reajuste em 01/07/2024, a primeira cotação do índice é 01/07/2023, e como o fechamento é sempre olhando o mês anterior então a primeira cotação é a de 01/08/2023

Em relação o busca do índice ainda se aplica "Dia da Cotação" e "Defasagem".

Documentação adicional sobre índice:


Dia Cotação do índice base

Indica em relação ao meses em que o reajuste de preço vai ser feito, em qual dia do mês ele vai pesquisar o índice.

Se ao buscar o índice no dia específico não encontrar valor então busca o último índice informado voltando até seis meses.

Se o dia informado para o índice não for compatível com o número de dias do mês então olha-se para o último dia do mês.

Exemplo: “Dia cotação = 31, ao buscar índice de fevereiro vai olhar para o dia 28/29 dependendo do ano, que é o último dia do mês.

Defasagem do índice 

A defasagem do índice desloca o mês de referência do cálculo do índice em uma quantidade de meses igual a defasagem, seguindo o mesmo exemplo acima "Um contrato com primeiro reajuste em 01/07/2024", sobre isso, aplicando-se a defasagem teríamos:

Com uma defasagem igual a 2 ⇒  Vai calcular o fator considerando 01/06/2023

Com uma defasagem igual a 1 ⇒ Vai calcular o fator considerando 01/07/2023

Com uma defasagem igual a 0 ⇒  Vai calcular o fator considerando 01/08/2023

Com uma defasagem igual a -1 ⇒ Vai calcular o fator considerando 01/09/2023

Com uma defasagem igual a -2 ⇒ Vai calcular o fator considerando 01/10/2023

Importante: O índice considera sua defasagem, se não encontrado o reajuste do contrato não vai ser realizado.


Parcelas

  • Apenas parcelas com vencimento posterior a "Data do Reajuste" escolhida serão atualizadas.
  • Apenas parcelas que ainda não foram faturadas serão afetadas pelo reajuste, desta forma os movimentos gerados pelo faturamento também não são afetados independente do movimento estar pendente ou parcialmente faturado.
  • O "Reajuste de Preço" atua sobre o saldo do contrato e gera um novo valor para as parcelas que são afetadas pelo reajuste.
  • O "Reajuste de Preço" pode afetar mais de uma vez o valor da parcela, no entanto, apenas para reajustes que incluam novos meses, o que normalmente ocorre anualmente.


Histórico de Reajustes

Todos os reajustes realizados para cada item de contrato pode ser verificado na tela ‘Reajustes’ na aba de ‘Informações adicionais’ do item de contrato:

O histórico registra as seguintes informações

    • Data do reajuste (a data escolhida como ponto de partida para o reajuste)
    • Valor Anterior (Valor total do item do contrato antes da data de reajuste)
    • Valor Atual (Valor total do item do contrato após o reajuste das parcelas)
    • Código do Usuário (Usuário que solicitou o reajuste de preço) 


Detalhe: O campo "Data Último Reajuste" é preenchido automaticamente através do processo "Reajuste de Preço", e indica até onde o contrato já foi reajustado. No entanto esse campo também pode ser preenchido manualmente para desconsiderar reajuste até a data determinada ou para permitir novo reajuste em intervalo já reajustado.


Card
labelCancelar Reajuste Preço

Processo que possibilita o cancelamento do último reajuste de preço realizado nos contratos selecionados.

Regras

  • As parcelas faturadas serão desconsideradas, ou seja, só será possível cancelar o reajuste de parcelas que ainda não foram faturadas.
    • Caso o status da parcela seja Previsionado a faturar os valores da previsão serão ajustados.
  • Ao executá-lo serão atualizados os valores das parcelas, dos itens e dos contratos selecionados.
  • O registro do reajuste cancelado é removido do histórico de reajuste ao executar o processo.
Nota
titleImportante:
  • Toda execução de processo registra no histórico de processos sua execução e parâmetros escolhidos.
Card
labelItem
Expandir
titleAditivo

O processo de Aditivo do item de contrato, tem como objetivo aditivar valor, quantidade ou prazo ao  item de contrato e atualizar as parcelas conforme o tipo de aditivo":

  • Permite aditivo dos seguintes tipos: Valor, Quantidade ou Prazo.
  • Permite selecionar vários itens de contrato para aditivos simultâneos.
  • Ao Aditivar um item de contrato, as parcelas com status diferente de Faturada, serão atualizadas com o aditivo. As parcelas que estiverem com status = "Previsionada a Faturar" terão as previsões financeiras atualizadas com o Aditivo.
  • O Aditivo será aplicado nas parcelas com data de vencimento maior ou igual a data de inicio da vigência do Aditivo. 
  • O Aditivo pode ser executado várias vezes para o mesmo item de contrato, contrato. No caso dos tipos = valor/quantidade, os valores serão somados e a soma não pode ser menor ou igual ao valor/quantidade originais do item.

Permissões

O processo de "Gerar Aditivo no Item", conta com recurso de segurança e seu acesso precisa ser liberado através de permissão no perfil associado ao usuário.

Parâmetros do Processo

Parâmetros comuns a todos os tipos de Aditivo:

Numero

Numero do Aditivo.

Data Assinatura 

Data em que o Aditivo foi assinado.

Data Início Vigência

Data em que o aditivo passa a vigorar.

Justificativa 

Descrição a cerca do aditivo;


Deck of Cards
idprocessos_faturamento
Card
defaulttrue
labelAditivo Valor

Aditivo de Valor: Permite aditivar um valor ou percentual sobre o valor (preço) do item de contrato: 

Parâmetros Aditivo de Valor:

Efeito Aditivo

Diminui (o aditivo será subtraído) ou Aumenta (o aditivo será somado);

Valor 

Valor que será aditivado ao item de contrato. Ao preencher o campo "Valor" (preço), do grupo "Valores do Item", da aba identificação do o campo "Percentual" será bloqueado. 

Percentual 

Percentual que será aplicado ao item de contrato.  Ao informar preencher o campo de valor "Percentual" o campo de percentual "Valor" será bloqueado;

Percentual 

O percentual será aplicado


Ao realizar o processo de aditivo de valor, em ambos os tipos: Valor ou Percentual,

sobre

o campo "Aditivo Valor"

(preço)

, do grupo "Valores do Item", da aba identificação do item de contrato

. Ao preencher o campo percentual o campo valor será bloqueado; 

será preenchido com o valor utilizado na execução do processo. No caso de percentual, o valor será calculado a partir do valor do item aplicando o percentual preenchido.

O Aditivo é acumulativo, ou seja, a cada aditivo realizado o campo Aditivo Valor, será o resultado do somatório de todos os aditivos já realizados. Podem ser aplicados quantos reajustes desejar, desde que o somatório dos reajustes não seja menor que o valor do item. 

Ao realizar aditivo que contenha parcelas com status: "Previsionado a Faturar", a previsão financeira, será atualizada com os novos valores das parcelas.

Os campos do contrato: Valor contrato e Saldo contrato, serão atualizados com base no valor atual das parcelas.



Card
defaulttrue
labelAditivo Quantidade
Card
defaulttrue
labelAditivo Valor

Aditivo de Quantidade: Permite aditivar uma quantidade a quantidade do item de contrato: 

Parâmetros Aditivo de Valor:

Efeito Aditivo

Diminui (o aditivo será subtraído) ou Aumenta (o aditivo será somado);

Quantidade 

Quantidade que será aditivado ao campo "quantidade", do grupo "Valores do Item", da aba identificação do item de contrato. O campo Aditivo Quantidade será preenchido.

Card
defaulttrue
labelAditivo Prazo


Card
labelParcela
Expandir
titleGerar Abatimento ou Acréscimo

Processo que realiza acréscimo ou abatimento de valor para uma ou mais parcelas que não estejam faturadas.

Exemplo de aplicação: Para contratos que envolvem a disponibilização de um serviço (provedor de internet), este processo pode ser executado quando houver a interrupção do serviço por alguma eventualidade ou quando o uso do mesmo foi acima do valor contratado.

Esta operação não corresponde a operação de aditivo do contrato, mas deverá estar prevista nas cláusulas do contrato. Vale ressaltar que antes de utilizá-lo deverá ser validado a regra contratual do contrato em questão.

Campos necessários para a execução do processo:

  • Operação: Abatimento ou Acréscimo
  • Valor: Caso a operação selecionada seja a de abatimento este campo corresponderá ao valor do abatimento, caso contrário será o valor do Acréscimo
  • Justificativa: Motivo da realização da operação.

Este processo é responsável pelo preenchimento dos campos de Valor Abatimento e Valor Acréscimo da parcela, item e contrato.

  • Parcela
    • Na parcela, estes campos corresponderão ao valor do abatimento e acréscimo realizados nela, caso o processo seja executado mais de uma vez, para a mesma parcela e operação, o valor que havia sido informado anteriormente será sobrescrito pelo novo valor. Ex.:
      • Caso a parcela selecionada já tenha um abatimento de 50 reais e seja realizado um novo abatimento de 100 reais, o Valor Abatimento da parcela será de 100 reais.
      • Caso a parcela selecionada já tenha um abatimento de 50 reais e seja realizado um acréscimo de 150 reais, o Valor Abatimento da parcela será de 50 reais e o Valor Acréscimo da parcela será de 150 reais. Como são operações diferentes, uma não interfere no valor da outra.
  • Item
    • Os Valor Abatimento do item corresponderá ao somatório dos valores de abatimento de todas as parcelas daquele item.
    • Os Valor Acréscimo do item corresponderá ao somatório dos valores de acréscimo de todas as parcelas daquele item.
  • Contrato
    • Os Valor Abatimento do contrato corresponderá ao somatório dos valores de abatimento de todas as parcelas daquele contrato.
    • Os Valor Acréscimo do contrato corresponderá ao somatório dos valores de acréscimo de todas as parcelas daquele contrato.

Caso a parcela selecionada esteja com lançamento de previsão gerado a previsão não terá alteração.

Ao realizar o faturamento de uma parcela que possui valor de abatimento e/ou acréscimo, o valor do movimento gerado poderá ser afetado de acordo com a fórmula de valor líquido parametrizada no tipo de movimento. Estas informações são passadas ao movimento através dos campos de despesa e desconto conforme informado na documentação do processo de faturamento do contrato.

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