Análises de performance podem ser complexas, pois envolvem uma diversidade grande de fatores e variáveis, distribuídas entre: Banco de dados | Configurações e características estruturais do ambiente | Produto em si (códigos padrões do sistema) Deste modo, caso o analista de Suporte Técnico realize a primeira etapa de análise e os insumos não forneçam indícios concretos da causa do problema, estão será necessário seguir os passos listados a seguir:
- Verifique o boletim FRAME - Lentidão no Protheus 12 e siga criteriosamente cada uma das recomendações para validação do ambiente Protheus
- Certifique-se de estar utilizando um Banco de dados homologado para o Protheus
- Efetue a devida configuração e atualização dos arquivos Dbapii.dll nas pastas DBAcess e Appserver
- Utilize a chave DBPulse ativa, caso o ambiente esteja em um servidor Cloud, e avalie se há resultado sobre o tempo de processamento
- Caso o ambiente esteja em seu servidor On-Premise, certifique-se de possuir a estrutura mínima recomendada: Instalação de Protheus em On Premise
- Verifique como está configurada a conexão do ambiente no ODBC. Para melhor performance recomenda-se que seja criada com o driver SQL Server Native Client
- Valide o comportamento obtido em ambiente teste com os dicionários de dados (SXs) nativos, inclusive compartilhamento de tabelas. Ou seja, utilizando os dicionários (completo e diferencial) oficiais disponibilizados no Portal de Downloads sem quaisquer personalizações. Esse procedimento é essencial e visa identificar se a lentidão ocorre isoladamente em decorrência de alguma particularidade personalizada em seus dicionários, de modo a refinar o foco da análise.
- Identifique se a queda no desempenho ocorre especificamente em determinado período do dia. Caso sim, verifique se nesse horário está planejada a execução de algum processamento pesado, como por exemplo Job’s do TSS, Contabilização Off-Line, Reprocessamentos e etc.
- Solicite o apoio de um DBA* para acompanhar a execução da rotina e verificar os possíveis pontos de manutenção em seu data-base para otimizar o processamento, caso sua base de dados esteja em um banco de dados e não em CTREE.
- Solicite o apoio de um DBA* para validar a integridade de seus registros no banco de dados. Dados inconsistentes gravados na base frequentemente produzem efeitos inesperados no processamento (Ex: dados incorretos em tabelas consultadas para o processamento em questão, como SB2, SB9, SB6, SD1, SD2 e SD3 etc. Campos obrigatórios gravados sem conteúdo, como código, filial, armazém, etc.)
- Solicite o apoio de sua TI Infra* para diagnostifar sua estrutura de Hardware / Rede e latência (conheça a funcionalidade U_NETTEST).
* Se o problema de performance for causado devido à limitações de estrutura/banco de dados, neste caso, não é caracterizado uma falha no Produto (de forma que caiba direcionar o caso para correção). Para apoio na análise e diagnóstico de seu ambiente e base, caso não possua equipe de DBA / TI Infra, contate a TIS nossa área especializada TOTVS Infra-Services.
ESSA SEGUNDA ETAPA DE ANÁLISE PODE SER REALIZADA PELO SUPORTE TÉCNICO TOTVS ATRAVÉS DA MODALIDADE DE CONSULTORIA DO SUPORTE Para isto, é necessário que envie ao Suporte o seu parecer acerca de cada item listado nesta etapa, e envie também os seguintes logs para análise:
Cada questão e log solicitados foram elaborados para prover uma análise assertiva e criteriosa em ocorrências de performance. Por isso, havendo dúvidas, solicite apoio à seu time de TI para que todas as questões sejam devidamente respondidas. Elas são essenciais para o atendimento. |