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  1. Visão Geral
  2. Dispensar
  3. Confirmar Recebimento
  4. Receber Devolução
  5. Folha de Gastos
  6. Liberar acesso à requisição
  7. Suspender Cirurgia


Deck of Cards
historyfalse
idpainel
loopCardstrue
Card
labelVisão Geral

01. VISÃO GERAL

A tela pode ser acessada através de Gestão de Cirurgias > Painel de Cirurgias.

Ao acessar a opção Painel de Cirurgias a seguinte tela é apresentada com os dados das cirurgias agendadas para a data do filtro selecionado:

Os campos a serem exibidos são: 

  • tipo do agendamento : eletivo e não eletivo (com ícones)
    • Os pacientes com agendamento eletivo são os que foram agendados na agenda cirúrgica, até o dia anterior
    • Os pacientes com agendamento não-eletivo, são os que foram agendados na agenda cirúrgica no mesmo dia do procedimento
  • Status do procedimento: programado, em andamento, liberado, concluído e cancelado. 
    • 0 - Procedimentos com status programado são aqueles agendados, que ainda não chegaram no serviço/não tem atendimento aberto.
    • 2 - Procedimentos com status em andamento são aqueles que já chegaram, foram acomodados em sala de cirurgia e já possuem contas para faturamento em aberto; e não tiveram ainda folha de sala concluída e devolução pela farmácia concluída.
    • 1 - Procedimentos com status cancelado são aqueles que tiveram o agendamento cancelado, na função agenda cirúrgica.
  • Data
  • Sala de agendamento;
  • Nome do paciente;
  • Nome do procedimento principal;
  • Nome do procedimento secundário: caso mais de um, separados por ;
  • Kit associado (se houver): caso mais de um, separados por ; 
  • Tempo previsto: cadastro do procedimento

Filtros:

  • Data: por padrão, deverá ser visualizada a data atual. Os demais filtros deverão ser exibidos em sua totalidade.
  • Unidade de atendimento: por padrão a tele é aberta sem nenhuma unidade selecionada, para recuperar as informações é necessário selecionar uma unidade ou a opção todos.
  • Sala de agendamento, com botão ... para busca das salas disponíveis, exibição de grid com as salas
  • Nome do paciente
  • Status do procedimento: programado, em andamento, liberado, concluído e cancelado. 

Caso o usuário sinta necessidade há um temporizador para que a tela seja atualizada a cada intervalo escolhido.

Três telas podem ser acessadas através dos botões apresentados abaixo:

Esses botões são habilitados de acordo com os itens que estão selecionados na tela:

  • Dispensar: Habilitado quando tiver somente um registro selecionado e o status desse seja "em andamento" ou "recusada";
  • Receber devolução: Habilitado quando tiver somente um registro selecionado e o status desse seja "Liberado"
  • Folha de gastos: Habilitado quando tiver somente um registro selecionado e o status desse seja "Concluído";
Aviso
titleQuando a agenda está com o status de fechada o usuário não conseguirá abrir a tela de dispensar e receber devolução.


01.1 Controle de Acesso a etapa da Gestão de Cirurgia

Para garantir a integridade do fluxo o RM fornece um controle de acesso à etapa do processo de gestão de cirurgias onde 2 usuários não podem acessar a mesma agenda por etapa ao mesmo instante. O controle é similar ao conceito de sessão e é aplicado nos processos de Folha de sala, Dispensação e Registro de devolução.
A sessão tem um timeout de 1h e a cada 30m o RM atualiza a validade da sessão, caso o usuário fique sem interagir com o tela e não atualize a validade da sessão outro usuário poderá acessar o fluxo normalmente.
A mensagem é exibida ao tentar abrir a tela e outro usuário com sessão ativa esteja acessando ou caso o usuário fique sem interação no período estabelecido.

01.3 Anexo log painel de cirurgia

Foi criado um anexo onde o usuário poderá visualizar todos os processos que foram realizados na cirurgia.

Card
labelDispensar

02. DISPENSAR

Está opção estará habilitada apenas para os agendamento que estiverem com o status de "Liberado".

A funcionalidade será realizar a cobrança de kits para os pacientes no centro cirúrgico.

02.1 Cabeçalho

Para facilitar a identificação será exibido em todas as abas um cabeçalho com o resumo do agendamento, com as seguintes informação: Nome do paciente, Data do procedimento, Número do atendimento, Bloco, Sala agendada e Procedimento Principal.



Na visão "Dispensar" será possível visualizar ainda os OPME's solicitados para aquele procedimento cirúrgico:


02.2 Kits Cirúrgico

Na aba de kits cirúrgico o farmacêutico poderá adicionar e processar os kits que foram utilizados na cirurgia do paciente:


Nessa tela o usuário deve selecionar o local de estoque que será utilizado, qual o produto deseja adicionar para o paciente.

No momento de adicionar o kit para o paciente o farmacêutico tem quatro opções:

  1. Informar o código de barra do kit e logo após clicar na tecla "enter" do seu teclado.
  2. Informar o código de barra do kit e clicar no botão adicionar.
  3. Informar o kit que deseja e clicar no botão adicionar.
  4. Informar o kit que deseja e o seu código de barras e clicar no botão adicionar.
  5. Para exibir os itens do kit basta dar um clique duplo sobre a linha do grid:


Informações

Caso o usuário selecione um kit e logo após informe um código de barra que não pertence ao kit, não será possível adicionar o item.

Após adicionar um produto o usuário não poderá trocar o local de estoque.

Validações do lançamento do Kit cirúrgico

Serão realizadas algumas validações nesse fluxo:

  1. Para inserir um item é obrigatório informar um local de estoque, caso não tenha selecionado será apresentada uma mensagem: Deve ser selecionado local do estoque antes.

  2. Para selecionar um código de barras é necessário selecionar um kit antes, será apresentada uma mensagem: Deve ser selecionado produto antes do código.
  3. Caso seja informado um código de barras inválido será apresentada a mensagem: Kit inválido.
  4. Será permitido o lançamento apenas de kits que não foram utilizados, caso seja selecionado um item já utilizado será apresentada a mensagem: Kit utilizado anteriormente.
  5. Após adicionar um item ao grid não será mais permitido trocar o local de estoque, o mesmo ficará bloqueado para edição.

Excluir kits cirúrgico do grid

Só será possível excluir kits que não estão confirmados, por padrão o botão de excluir kit será desabilitado.

Ao selecionar uma linha do grid o botão de excluir kit será habilitado, caso o kit não esteja com o status confirmado.

Quando clicar no botão excluir será exibido um pop-up de confirmação.


Aviso
titleA exclusão dos kits será confirmada quando o usuário clicar no botão salvar/ok da tela.


Confirmar kits cirúrgicos

Após selecionar os itens é possível confirmar a entrega deles para a enfermagem através do botão "Confirmar Kit". Nessa opção será movimentado o estoque dos itens no sistema de backoffice, entretanto não será lançado na conta do paciente. Os kits serão lançados na conta do paciente quando a enfermagem marcar os itens como usados na folha de sala.


Aviso
titleQuando a agenda está com o status de fechada o usuário não conseguirá confirmar o(s) kit(s).


02.3 Itens avulsos

Na aba de itens avulso o farmacêutico poderá adicionar e processar os itens que foram utilizados na cirurgia do paciente:

Nessa tela o usuário deve selecionar o local de estoque que será utilizado, qual o produto deseja adicionar para o paciente.

No momento de adicionar o item para o paciente o farmacêutico tem quatro opções:

  1. Informar o código de barra do item e logo após clicar na tecla "enter" do seu teclado.
  2. Informar o código de barra do item e clicar no botão adicionar.
  3. Informar o item que deseja, selecionar obrigatoriamente o seu lote e clicar no botão adicionar.
  4. Informar o item que deseja, o seu código de barras, selecionar obrigatoriamente o seu lote e clicar no botão adicionar.
Informações

Caso o usuário selecione um item e logo após informe um código de barra que não pertence ao item, não será possível adicionar.

Após adicionar um produto o usuário não poderá trocar o local de estoque.

Validações do lançamento do Item avulso

Serão realizadas algumas validações nesse fluxo:

  1. Caso seja selecionado um local de estoque diferente do local associado a cobrança de Kits será apresentada uma mensagem para confirmação: O local de estoque selecionado é diferente do local usado para a cobrança dos kits. Deseja prosseguir com a cobrança dos itens avulsos?

  2. Caso seja selecionado um código de barras que não esteja associado a um produto será apresentada a mensagem: Código de barras inválido

  3. No campo de unidade de medida serão apresentadas as dosagens cadastradas em Informações - TOTVS Saúde do cadastro produto.
  4. Serão permitidos apenas itens que possuam saldo no estoque selecionado, caso contrário será apresentada uma mensagem informando que não há saldo suficiente para o item selecionado.

Item trazido pelo paciente

No momento de adicionar um novo item existe a possibilidade do usuário indicar que o item foi trazido pelo paciente.

Para isso, no momento de adicionar o item basta o usuário marcar a opção item trazido pelo paciente vido imagem abaixo:

Após selecionar essa opção podemos notar que quando adicionado na grid, o item ficará exibido como trazido pelo paciente, ao finalizar todo o processo o item não será lançado na conta do paciente.

Item composto

No momento de adicionar o item composto para o paciente o farmacêutico tem duas opções:

  1. Informar o código de barra do item e logo após clicar na tecla "enter" do seu teclado.
  2. Informar o item no controle de busca do produto.

Logo após escolher o produto composto será exibida a tela abaixo:

Nessa tela por padrão teremos as seguintes informações:

  1. Local de estoque que foi selecionado na tela de dispensação
  2. Nome do produto composto que foi selecionado na tela de dispensação
  3. Grid com os itens que pertence ao produto composto
  4. Quantidade que deseja adicionar no item que está no grid itens
  5. Opção para o farmacêutico confirmar um item do grid itens para a grid de incluídos através do código de barras
  6. Opção para o farmacêutico selecionar o produto, caso não tenha o código de barras
  7. Botão para o farmacêutico incluir um item da grid itens para itens incluídos
  8. Grid com os itens que foram selecionados e serão adicionados a cirurgia.
  9. Botão para caso o farmacêutico queira remover um ou mais itens do grid de incluídos para o grid de itens
  10. Botão para enviar todos os itens que foram incluídos para a tela de dispensação da cirurgia

Ao abrir a tela todos os itens que fazem parte do composto e não são controlados por lote automaticamente serão exibidos na lista de itens incluídos.

Para os itens controlados por lote o usuário tem duas opções, são elas:

  1. Incluir via código de barras, para isso basta digitar/bipar o código de barras no campo "Código de barras" e após clicar com o "enter" do teclado.

2. Selecionar o lote através do botão ".." que fica ao lado do campo código de barras.

Após clicar no botão será exibida uma tela de pesquisa onde o farmacêutico poderá buscar por todos os produtos que fazem parte do composto, nessa tela será listado todos os lotes disponíveis para o produto pesquisado, no caso dele ser controlado por lote.

Após selecionar o lote que deseja confirmar, basta clicar no botão "OK" o item será enviado para a grid de itens incluídos, vide imagens abaixo:

Após clicar no botão confirmar e adicionar todos os itens que estão no grid de incluídos serão adicionados na tela de dispensação.

Na tela de dispensação foi criada uma nova coluna para indicar os itens que foram incluídos através de um composto, vide imagem abaixo:

Adicionar OPME do procedimento

Na tela temos um botão Adicionar OPME, nele ao clicar será listado todos os OPME que foram configurados para o procedimento que o paciente vai realizar, segue imagem abaixo:

Ao clicar nele podemos verifica que será listados todos os OPME que foram configurados, no caso de OPME controlado por lote o usuário tem a opção de utilizar o código de barras, ou clicar o botão ".." e selecionar o lote do produto.

Os itens não controlados por automaticamente já estão na grid dos itens incluidos.

Após incluir todos os OPME que deseja enviar para a cirurgia o usuário deve clicar no botão confirmar e adicionar.

Após adicionar o item é necessário salvar para confirmar a inserção do OPME.

Excluir itens avulsos do grid

Só será possível excluir itens que não estão confirmados, por padrão o botão de Excluir item(s) será desabilitado.

Ao selecionar uma linha do grid o botão de Excluir item(s) será habilitado, caso o item não esteja com o status confirmado, vide imagem abaixo.

Quando clicar no botão  Excluir item(s) será exibido um pop-up de confirmação.


Aviso

Quando fechar a tela de dispensação (utilizando o botão cancelar ou o X na parte superior), caso tenha algum item na requisição e existam  OPME's vinculados ao procedimento cirúrgico, será exibida uma mensagem informando ao usuário que existem OPME's vinculados ao procedimento. Neste momento, caso seja necessário, o usuário poderá selecionar a opção de incluir os OPME's sendo exibida a tela citada acima.

Caso o usuário já tenha inserido pelo menos um OPME a mensagem citada acima não será exibida.


Exclusão de itens que fazem parte de um composto

Quando selecionado para excluir apenas um dos itens que faz parte do composto, será exibido uma mensagem para o farmacêutico informado que o item pertence a um composto perguntando se o mesmo deseja excluir todos os itens que pertence ao composto.

Caso selecione remover todos, os itens que foram adicionados juntos por pertencer ao mesmo composto serão excluídos, conforme imagens abaixo:


Aviso
titleA exclusão dos itens será confirmada quando o usuário clicar no botão salvar/ok da tela.


Confirmar Itens Avulsos

Após selecionar os itens é possível confirmar a entrega deles para a enfermagem através do botão "Confirmar item(s)". Nessa opção será movimentado o estoque dos itens no sistema de backoffice, entretanto não será lançado na conta do paciente. Os itens serão lançados na conta do paciente quando a enfermagem marcar os itens como usados na folha de sala.

Aviso
titleQuando a agenda está com o status de fechada o usuário não conseguirá confirmar o(s) item(s).


02.4 Botão OK e Salvar

Nessas opções o sistema guarda as alterações feitas nas abas. Assim a farmácia pode  fazer uma separação prévia dos itens que serão usados nas cirurgias e quando a enfermagem chegar somente confirma-los.

02.5 Parâmetro "Unidade utiliza fluxo de folha de sala no centro cirúrgico"

No cadastro de Unidade de Atendimento, existe um parâmetro chamado Unidade utiliza fluxo de folha de sala no centro cirúrgica.

Caso o parâmetro esteja marcado, o processo seguirá o fluxo padrão.

Caso o parâmetro esteja desmarcado, o processo de dispensação será encerrado nesta tela através do botão Encerrar dispensação.

O botão Encerrar dispensação só estará disponível quando houver ao menos um kit ou item avulso confirmado.

02.6 Parâmetro "Unidade utiliza fluxo de folha de sala no centro cirúrgico"

No cadastro de Unidade de Atendimento, existe um parâmetro chamado Unidade controla a dispensação da farmácia e recebimento pela enfermagem.

Caso esteja desmarcado segue o fluxo padrão

Caso o parâmetro esteja marcado, quando o usuário confirmar os itens e kits eles serão enviados para a enfermagem.

Nesse momento o usuário deve acessar a tela de recebimento do item para processar os itens, antes de utilizar a folha de Sala.

02.7 Botão encerrar dispensação

Nessa opção encerrar irá alterar o status da cirurgia para liberado e os itens que estão com a situação de não confirmado serão excluídos da movimentação de estoque.

Nesse momento os itens que foram confirmados serão liberados para utilização na tela de devolução, onde o usuário poderá informar se o item foi ou não utilizado.

Aviso
titleAs requisições criadas através desta tela serão do tipo movimento Folha de sala.


Card
labelConfirmar recebimento

03. CONFIRMAR RECEBIMENTO

Está opção estará habilitada apenas para os agendamento que estiverem com o status de Em andamento.

Para utilizar o recebimento é necessário que esteja habilitado o parâmetro Unidade controla a dispensação da farmácia e recebimento pela enfermagem, que fica na configuraçaõ da unidade de atendimento, vide imagem abaixo:

A funcionalidade será realizar a conferência dos itens que foram enviados da farmácia para a enfermagem.

03.1 Cabeçalho

Para facilitar a identificação será exibido em todas as abas um cabeçalho com o resumo do agendamento, com as seguintes informação: Nome do paciente, Data do procedimento, Número do atendimento, Bloco e Sala agendados.

03.2 Realizar a checagem

Nessa tela será listado todos os itens que foram enviados da farmácia para enfermagem, conforme imagem abaixo.

Para realizar a checagem o usuário deve selecionar todos os itens que foram recebidos e clicar no botão realizar checagem.

Caso a enfermagem note que algum item não foi enviado deve mantê-lo com o status não recebido.

Para os itens que pertence a um kit ele deverá marcar como recebido todo o kit, não poderá marcar como recebido apenas um dos itens do kit.

Após realizar a checagem os itens serão disponibilizados para a etapa de folha de sala, uma cirurgia pode ter mais de uma checagem.

Card
labelReceber devolução

04. RECEBER DEVOLUÇÃO

Está opção estará habilitada apenas para os agendamento que estiverem com o status de Liberado e Concluído.

A funcionalidade será realizar a conferência dos itens que foram utilizados e gerar um devolução para os itens que não foram utilizados.

04.1 Cabeçalho

Para facilitar a identificação será exibido em todas as abas um cabeçalho com o resumo do agendamento, com as seguintes informação: Nome do paciente, Data do procedimento, Número do atendimento, Bloco e Sala agendados.

04.2 Campos de checagem de devolução

Estes campos específicos servem para o usuário da farmácia para registrar os itens como devolvidos, após a finalização da folha de sala pela enfermagem.

  • Código de barras: Após bipar o código de barras é carregado o nome do produto e o item é marcado como devolvido.
  • Nome do produto: Pode ser feita a seleção de forma manual através do botão de busca "...".
  • Quantidade: Deve ser menor que a quantidade de itens não usados disponíveis na grid.
  • Lote: Quando selecionado um produto com um lote o mesmo será exibido nesse campo.
  • Data Validade: Apresenta a data de validade do lote , quando tiver essa informação.


Possíveis mensagens na validação do produto:

  • Código de barras inválido: Será exibida sempre que um código de barras inexistente for informado no campo Código de barras.
  • Produto não disponível para devolução: Essa mensagem será exibida quando o produto informado estiver totalmente devolvido ou totalmente utilizado.
  • Produto não lançado para o paciente: Essa mensagem será exibida quando o produto informado não constar na lista do checklist de materiais e medicamentos.

04.3 Grid de materiais e medicamentos

No grid devem ser exibidos todos os materiais e medicamentos que foram solicitados para a cirurgia do paciente. Existem três possíveis status para o item, esses status são representados através dos ícones exibidos na coluna de item usado.

 Item devolvido  Item utilizado Item não utilizado

Os materiais e medicamento devem seguir a seguinte ordem: 1- Itens não utilizados; 2 - Itens avulso; 3 - Nome do Kit; 4 - Maior quantidade; 5 - Nome do produto

04.3 Adicionar a devolução

Na função de adicionar a devolução os materiais e medicamentos existem duas possibilidades, são elas:

Bipagem do código de barras

Através da bipagem o usuário deve informar o código de barras do produto e clicar com o enter no campo. É possível que o usuário selecione a quantidade do produto que deseja devolver.

Nome do produto

Para adicionar um produto como devolvido via nome do produto devemos seguir estes passos:

1. Clicar no botão "..." ao lado do campo nome do produto

2. Será aberta uma nova tela onde o usuário pode selecionar o produto que deseja devolver, nesta tela só será exibido os itens que possui na requisição.

3. Após selecionar o produto e clicar no botão ok, será redirecionado novamente para a tela principal, as informações dos produtos serão preenchidas e o botão adicionar a devolução estará habilitado. Agora basta o usuário clicar no botão.

Após realizar o processo de adicionar o item a devolução do produto, o status do produto será alterado para devolvido, o grid será reordenado para exibir os itens devolvidos logo abaixo dos não utilizados, podemos validar essa informação no grid.

04.4 Gravar alterações

04.4.1 Botões OK e Salvar

Os botões OK e Salvar permitem que o usuário possa gravar o status atual da Devolução de itens persistindo no banco de dados os itens já confirmados para que não sejam perdidas as alterações, nesse momento a quantidade confirmada e o status do item é alterado para Devolvido ficando um check com a imagem de uma seta no grid. A diferença entre os botões é que o botão OK ao finalizar a gravação fecha a tela que poderá ser aberta novamente em outro momento.

04.4.2 Botão Cancelar

O botão cancelar desfaz todas as alterações realizadas desde a última gravação ou abertura da tela, caso não tenha ocorrido nenhuma gravação.

04.4.3 Botão Remover da devolução

O botão remover da devolução é responsável por retornar os itens que estão marcados como devolvido para não usado.

Pra remover um item é necessário primeiramente marcar o item que deseja retirar, após a seleção clicar no botão remover da devolução, o item retornará para o status de não usado.

04.4.4 Botão Devolver Item

O botão devolver item é responsável por processar todos os itens da cirurgia, os itens usados serão lançados na conta do paciente, já os itens não usados e devolvidos deve ser criada uma movimentação de estoque do tipo devolução e os itens devem retornar para o estoque.

Ao clicar no botão "devolver itens" e exista item com o status de não utilizado será aberto um popup com 3 opções, vide imagem abaixo: 

 

Aviso
titleQuando a agenda está com o status de fechada o usuário não conseguirá finalizar a devolução.


1 - Voltar

O popup será fechado e retornar para a tela de devolução.

2 - Reabrir folha de sala

Após clicar nessa opção termos os seguintes passos:

  1. Todas as alterações que foram realizadas na tela serão salvas.
  2. O status da cirurgia será atualizado para "Recusada".
  3. A tela de folha de sala será fechada e não será permitida abrir até que o usuário libere novamente a folha de sala.


Aviso
titleQuando configurado para não utilizar folha de sala os itens não utilizados serão lançados na conta do paciente, ou seja, os itens não usados são alterados para utilizados após o fechamento.


04.5 Validação dos status do atendimento e parcial para lançamento em conta

Após todo o fluxo de identificação de utilização e devolução dos itens será necessário lançar os itens na conta do paciente. Alguns validações serão realizadas a fim de identificar qual a conta devida para realizar os lançamentos.

Serão adotas as regras a seguir como válidas para permitir o lançamento em conta:

  1. Se o status da parcial associada for Em aberto/Em elaboração
  2. Se o status da parcial associada for cancelada porém existir outra parcial válida ( parcial não associada com o status Em aberto/Em elaboração ). A substituição será automática. 

Configuração de status diferente das listadas como válidos serão classificadas como não válidas e não será realizado o lançamento em conta, nesses casos o RM irá exibir a seguinte mensagem: "Atendimento indisponível para lançamentos, a devolução não pôde ser concluída. Solicite: disponibilização do atendimento, abertura de nova parcial ou reabertura da parcial encerrada e tente novamente."

04.6 Botão Gerar novo kit

O botão gerar novo kit, só estará habilitado quando a cirurgia estiver com o status de concluído e exista alguma kit que não foi utilizado totalmente.

Ao clicar no botão será aberta uma tela exibindo a listagem dos kits que retornaram itens para o estoque (apenas kits que não foram totalmente utilizados serão exibidos). 


04.6.1 Botão "Montar kit"

O botão irá validar o kit selecionado e abrirá a tela tela de montagem de kits disparando um processo automático realizando a montagem do kit apenas com os itens devolvidos. 
A montagem poderá ser realizada apenas para 1 kit por vez.

A tela de montagem de kits será apresentada com algumas informações já carregadas e os itens devolvidos serão exibidos na grid de itens selecionados a direita do formulário. Para completar o processo deverá ser realizado o processo padrão da tela complementando os itens faltantes que foram utilizados. Após a montagem apenas a impressão da etiqueta ficará disponível.

04.6.2 Botão "Cancelar"

Fecha a tela e retorna a tela de devolução.

Card
labelFolha de gastos

05. FOLHA DE GASTOS

05.1 Editar Relatório

Cada unidade de atendimento pode possuir um relatório diferente através da configuração Relatório folha de gastos dentro do cadastro da unidade.

05.2 Visualização Relatório folha de gastos

Essa opção estará habilitada apenas para os agendamentos que estiverem com o status "Concluído".

A funcionalidade exibe uma visualização do  relatório devidamente configurado através do fluxo do RM Reports e associado a unidade de atendimento na qual o agendamento cirúrgico está vinculado.

Ao clicar no botão Folha de Gastos será aberta uma janela do RM Reports apresentando o relatório:

05.3 Customização do Relatório de folha de gastos

Caso o cliente opte pela construção de relatório customizado o mesmo deverá criar um relatório que atenda aos seguintes parâmetros:


CODIGOCOLIGADA - Tipo inteiro que identifica a coligada a qual a cirurgia foi registrada.
IDCIRURGIA - Tipo inteiro que identifica o registro de cirurgia selecionado.
IDADEPACIENTE - Tipo string que é a idade do paciente por extenso. Esse parâmetro pode ser passado vazio caso não seja necessário a exibição dessa informação no novo modelo.



Card
labelLiberar acesso à requisição

06. Liberar acesso à requisição

O RM possui um controle de acesso à etapa do processo de cirurgia para que mais de um usuário não acesse simultaneamente a mesma agenda. Caso o processo seja interrompido de forma que não execute a etapa por completo a agenda pode ficar bloqeuada e para que seja possível acessá-la novamente o mesmo deve selecionar a agenda e em Processos > Liberar acesso à etapa da agenda será possível acessar novamente a etapa para seguir o processo.

Atenção: Essa rotina só deve ser executada quando o usuário tiver a certeza que a agenda está bloqueada por finalização incompleta do processo. A partir da versão 12.1.2406 será implementado um controle de acesso às rotinas individualizado e apenas os usuários com permissão poderão liberar o acesso a etapa.


Card
idSAU.SuspenderCirurgia
labelSuspender Cirurgia

07. Suspender Cirurgia

O RM possui um recurso de Suspensão da Cirurgia, no painel de cirurgias, para que em caso de necessidade emergencial ou imprevistos, seja possível suspender rapidamente a cirurgia, garantindo a segurança do paciente e a eficiência da equipe cirúrgica.

A função esta inserida em Processos, na visão do painel de cirurgias (Farmácia/Cuidados com o paciente). O usuário deverá selecionar uma cirurgia no painel de cirurgias (utilizando o check box), clicar em Processos - Suspender Cirurgia. 

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Nesse momento deverá abrir janela para seleção do motivo da suspensão da cirurgia (previamente cadastrado) - Botão ok (salva) / Botão cancelar (fecha sem salvar). 

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Será permitido suspender apenas uma cirurgia por vez. Caso seja selecionado mais de uma cirurgia e clicar em Suspender Cirurgia, deverá ser exibida a seguinte mensagem:

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Poderá ser suspensa a cirurgia que se encontrar no status: Não iniciada e Em andamento. A suspensão da cirurgia acarretará em mudança do status para "Cirurgia Suspensa".

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Em relação aos itens já dispensados deverão retornar para o estoque de origem. E aos kits dispensados, deverão retornar ao estoque, sem a necessidade de serem remontados.