Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...


Campo:

Descrição:

Ação

Apresenta a descrição da ação a ser executada conforme seleção realizada na tela principal da Lista de operações (DB0414).

São elas:

  • Congelar/Descongelar: Permite o congelamento/descongelamento de operações, conforme opção de rastreabilidade selecionada. Esta funcionalidade visa desativar determinadas operações de alterações pelo processo de sequenciamento manual. Quando uma operação está congelada, não será permitido, por exemplo, desalocá-lo, alterar sua data de início ou terceirizá-la.
  • Visualizar: Filtra as operações que não se encaixam na rastreabilidade removendo-as da Listagem.
Nota
titleNota:

 Para desfazer o Realce ou a Visualização, basta clicar com o botão direito sobre a a operação na Listagem onde será apresentada a opção Desfazer, restabelecendo as informações modificadas. 

Opções

Permite o usuário indicar qual o tipo de rastreabilidade que será utilizada para selecionar as operações/bateladas.

  • Somente Operação Selecionada: Executa a ação apenas para a operação/batelada selecionada.
  • Todas as Operações do CT: Executa a ação para as operações/bateladas que possuem o mesmo centro de trabalho da operação/batelada selecionada.
  • Todas as Operações do GM: Executa ação para as operações/bateladas que possuem o mesmo grupo de máquina da operação/batelada selecionada.
  • Todas as Operações/Material Selecionado: Executa a ação para todas as operações/batelada do material selecionado. Por exemplo, na figura abaixo, selecionando uma operação do item B (20), todas as outras operações (10 e 30) deste item sofrerão a ação desejada.

  • Todas as Operações/Rede Selecionado: Executa a ação para todas as operações/batelada da rede a qual pertence o material da operação/batelada selecionada. Por exemplo, na figura abaixo, selecionando-se uma operação do item B (20) da OPP 1, todas as operações dos itens C e D sofrerão a ação desejada.
  • Todas as Operações/Material no CT Selecionado: Executa a ação para todas as operações/bateladas do mesmo material da operação/batelada selecionada e que estão alocadas no mesmo centro de trabalho da operação/batelada selecionada.
  • Todas as Operações/Material no GM Selecionado: Executa a ação para todas as operações/bateladas do mesmo material da operação/batelada selecionada e que estão alocadas no mesmo grupo de máquina da operação/batelada selecionada.
  • Pedido de Venda / Ordem de Produção: Executa a ação para as operações/bateladas de todos os materiais utilizados no processo de fabricação de uma ordem de produção usada para atendimento de pedido ou estoque. Por exemplo, selecionando uma operação do item F da OPF 2, todas as operações necessárias até a fabricação do item A serão selecionadas.

  • Ferramental: Executa a ação para todas as operações/bateladas que possuem a mesma ferramenta alocada para sua produção. Este procedimento somente será válido para ferramental considerado como recurso secundário no processo de planejamento da produção. Com esta ação, será possível consultar as alocações das ferramentas consideradas no planejamento.
  • Todos: Executa a ação para todas as operações/bateladas.
  • Específico: Ponto lógico para chamada de rastreabilidade específica a ser desenvolvida de acordo com a necessidade do cliente.
Tipo Alocação

Permite selecionar o tipo de operação/bateada que se deseja considerar, podendo ser:

  • Firme: Operações que já estejam confirmadas no ERP.
  • Planejada: Operações que foram geradas apenas na simulação corrente e não estão confirmadas no ERP.
Considera Rastreabilidade

Quando selecionado, indica que deve ser considerada a rastreabilidade.

Para tanto, são habilitadas as seguintes opções:

  • Origem: Considera na rede todos os materiais que estão consumindo o item/operação selecionado.
  • Destino: Considera na rede todos os materiais pertencentes ao item/operação e aos que estão sendo consumidos por este material.

Na figura abaixo existem duas ordens de produção: uma para produção do item A (OPP 1) e outra para produção do H (OPF 2). A ordem de produção do item A está consumindo a ordem do item H. Para exemplo todos os itens possuem três operações (10, 20 e 30).

Partindo do item C, será considerado o item destino todos aqueles que estão consumindo este material, ou seja, A e B. O item origem são todos os utilizados para o processo de fabricação do item B, ou seja, C, J, I, H, L e a rede da ordem que esta produzindo o H (J, F, D, G).

Período

Permite selecionar o período inicial e final em que as operações/bateladas serão consideradas. Dependendo da opção de rastreabilidade selecionada, alguns campos são habilitados ou não.

A tabela a seguir, descreve a relação das regras que serão utilizadas para permitir o usuário selecionar determinados parâmetros.

OpçãoHabilita HAbiliDesabilita
Somente Operação Selecionada 
Tipo Alocação, Considera Rastreabilidade e Período.
Todas as Operações do CTTipo Alocação e Período.Considera Rastreabilidade.
Todas as Operações do GMTipo Alocação e Período.Considera Rastreabilidade.
Todas as Operações/Material Selecionado  
Tipo Alocação, Considera Rastreabilidade e Período.
Todas as Operações/Rede Selecionado Considera Rastreabilidade.Tipo Alocação e Período.
Todas as Operações/Material no CT SelecionadoTipo Alocação e Período.Considera Rastreabilidade.
Todas as Operações/Material no GM SelecionadoTipo Alocação e Período.Considera Rastreabilidade.  
Pedido de Venda / Ordem de ProduçãoConsidera Rastreabilidade.Tipo Alocação e Período.
FerramentalTipo Alocação e  Período.Considera Rastreabilidade.
Todos
Tipo Alocação, Considera Rastreabilidade e Período.
EspecíficoTipo Alocação, Considera Rastreabilidade e Período.


...