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Para que o Smart View possa recuperar dados externos e utilizar seus recursos, como a geração de relatórios com informações de um determinado ERP TOTVS, é necessário que o sistema se comunique com esse ERP, tornando-o um Provedor de Dados para os relatórios. Essa comunicação é estabelecida por meio de um Conector.
Um Conector pode estabelecer comunicação com dois tipos de provedores:
Aviso | ||
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O cadastro e gerenciamento de Conectores é restrito ao usuário utilizado na configuração do Agent, na etapa do Provedor de Segurança (ver Configurações do Sistema (Versões 3.5 e Anteriores)). Para os demais usuários, o menu de Conectores não estará disponível. |
Aviso | ||
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Clientes CLOUD não possuem o gerenciamento de Conectores. A configuração é realizada automaticamente no momento do provisionamento do Smart View. Além disso, em CLOUD não será disponibilizado Provedor Sql. |
Aviso |
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Não é possível apagar um conector que possua objetos de negócios associados à recursos de quaisquer usuários. |
No cadastro do Provedor Nativo, é necessário informar um nome para o Conector e a URL disponibilizada pelo ERP TOTVS. Após preencher essas informações, deve-se validar a conexão com o Provedor Nativo clicando no botão "Testar conexão". Com a confirmação de que o Conector está funcionando, clique em "Salvar" para concluir o cadastro.
A seguir, um exemplo de configuração de um Conector com Provedor Nativo:
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Dica | ||
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Consulte a documentação específica do seu ERP para saber qual o endereço deve ser preenchido na configuração do conector: |
Aviso |
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Desaconselhamos o acesso direto ao banco de dados e sugerimos recomendamos a utilização do Provedor Nativo para acesso aos acessar os Objetos de Negócios Negócio criados pela TOTVS ou desenvolvidos diretamente no ERP, os quais fornecem uma . Essa abordagem oferece maior segurança, respeitando os acessos definidos pelo as permissões definidas no ERP. Acesse os links abaixo para descobrir saber como criar Objetos de Negócio no seu ERP: |
No cadastro de Provedor Sql SQL é necessário primeiramente escolher o tipo de provedor a ser utilizado, podendo ser:
Nota | ||
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A opção de Provedor Integrado foi descontinuada na versão 3.3 do Smart View; |
Em seguida, deve-se é necessário informar um nome para o Provedor de Dados e preencher os parâmetros de configuração, os quais dependem do que variam conforme o tipo de provedor escolhido. Para cada tipo de provedor, são solicitados os parâmetros básicos para conexão, porém caso de conexão. Caso seja necessário incluir adicionar algum parâmetros, pode-se clicar parâmetro adicional, clique no botão abaixo:
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Em seguida deve-se preencher os campos Nome e Valor do parâmetro:
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Caso um parâmetro não seja necessário, basta clicar no ícone de Lixeira à sua frente.
Para o Provedor de Dados SQL Server, os parâmetros de configuração básicos são:
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Após o preenchimento dos parâmetros, deve-se clicar em Testar conexão para validar a configuração. Caso a conexão esteja válida, deve-se clicar em Salvar antes de seguir para a etapa de configuração dos Objetos de Negócios.
Para o Provedor de Dados PostgreSQL, os parâmetros de configuração básicos são:
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Após o preenchimento dos parâmetros, deve-se clicar em Testar conexão para validar a configuração. Caso a conexão esteja válida, deve-se clicar em Salvar antes de seguir para a etapa de configuração dos Objetos de Negócios.
Para o Provedor de Dados MySQL, os parâmetros de configuração básicos são:
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Após o preenchimento dos parâmetros, deve-se clicar em Testar conexão para validar a configuração. Caso a conexão esteja válida, deve-se clicar em Salvar antes de seguir para a etapa de configuração dos Objetos de Negócios.
ORACLEPara o Provedor de Dados ORACLEOracle, os parâmetros de configuração básicos são:
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Após o preenchimento dos parâmetros, deve-se clicar em Testar conexão para validar a configuração. Caso a conexão esteja válida, deve-se clicar em Salvar antes de seguir para a etapa de configuração dos Objetos de Negócios.
Após a configuração do Provedor Sql, deve-se cadastrar os Objetos de Negócios a serem disponibilizados pelo conector para o Smart View.
Nessa etapa devem ser preenchidos os campos obrigatórios abaixo:
Para configurar a Área é necessário clicar no botão Incluir após o preenchimento do campo. Dessa forma é possível configurar mais de uma área para um mesmo Objeto de Negócio, as quais serão listadas abaixo do campo de preenchimento:
Em seguida deve ser preenchida a consulta SQL que retornará os dados do Provedor de Dados configurado, que correspondem ao Objeto de Negócios a ser cadastrado. A consulta pode ser pré-visualizada para validação. Em seguida, deve-se clicar em Salvar para concluir a configuração do Objeto de Negócio.
Após a conclusão da configuração é mostrada a tela de listagem dos objetos de negócios, onde é possível realizar as seguintes ações:
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