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Internacional_Cash_conciliação_externa_dos_valores_a_receber

Características do Requisito

Linha de Produto:Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Easy Export Control

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Internacional Cash

EECEI201

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

EECEI201

Integração Internacional Cash

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

EJA - Controle de Integr. Intl. Cash

Sistema(s) Operacional(is):

 Windows/Linux


Descrição

Implementada melhoria que consiste na criação da rotina International Cash (EI201INTCASH) que consiste no tratamento de integração de dados de parcelas de câmbio para envio dos dados das parcelas de câmbio e recebimento da data de crédito no exterior, possibilitando a conciliação externa dos valores a receber.

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o U_UEINTCASH é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digite informe o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 19/01/2016.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Atualizações do Compatibilizador

  1. Criação de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Pergunte

Fatura ?

Dt. Vencimento. De ?Dt. Vencimento. Até ?BancoAgenciaContaNomeMoedaFilial

Nome

 EJA001

 EJA001 EJA001 EJA001 EJA001 EJA001 EJA001EJA001EJA001

Grupo

EJA001

 EJA001 EJA001 EJA001 EJA001 EJA001 EJA001EJA001EJA001

Ordem

01

0203040506070809

Tipo

C

DDCCCCCC

Tamanho

20

883510300330
Pergunte
Status ?Data Inicial ?Data Final ?BancoAgenciaContaNome Bco.ImportadorLoja
NomeEJA002EJA002EJA002EJA002EJA002EJA002EJA002EJA002EJA002
GrupoEJA002EJA002EJA002EJA002EJA002EJA002EJA002EJA002EJA002
Ordem010203040506070809
Tipo CDDCCCCCC
Tamanho010808030510200602

 

2.    Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

EJA

Controle de Integr. Intl. Cash

E

S

 

3.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela EJA – Controle de Integr. Intl. Cash:

 

Campo

EJA_ FILIAL

EJA_FILEEJA_SEQEJA_STATUSEJA_BANCOEJA_AGENCIEJA_CONTAEJA_MOEDA

Tipo

C

CCCCCCC

Tamanho

02

40060135153

Decimal

0

0000000

Formato

@!

@!@!@!@!@!@!@!
ContextoRRRRRRRR

Título

Filial

ArquivoSequenciaStatusBancoAgenciaNro. ContaMoeda

Descrição

Filial

Nome do ArquivoSequencia da ParcelaStatusBancoAgencia da ContaNro. da Conta do ClienteMoeda

Nível

1

1111111

Usado

Não

SimSimSimSimSimSimSim

Obrigatório

Não

Não

NãoNãoNãoNãoNãoNão

Browse

Não

SimSimSimSimSimSimSim

Help

Filial

Nome do ArquivoSequencia da ParcelaStatusBanco da Conta do ClienteAgencia da ContaNro. da Conta do ClienteMoeda
CampoEJA_FILPRCEJA_TPPARCEJA_PREEMBEJA_PARCEJA_FASEEJA_DITRANEJA_VALOREJA_USER
Tipo

C

CCCCCCC

Tamanho

02

03200201081625

Decimal

0

0000020

Formato

@!

@!@!99@!@D@E 9,999,999,999,999.99@!
ContextoRRRRRRRR

Título

Filial Parc.

TipoProcessoNro. ParcelaFaseDt. Transf.ValorUsu. Geracao

Descrição

Filial

TipoCodigo EmbarqueNumero da ParcelaFaseData da TransferenciaValorUsuário de Geração

Nível

1

1111111

Usado

Não

SimSimSimSimSimSimSim

Obrigatório

Não

NãoNãoNãoNãoNãoNãoNão

Browse

Não

SimSimSimSimSimSimSim

Val. Sistema

 

 AF500Valid('EEQ_PREEMB')AF500Valid('EEQ_PARC')    

Help

Filial

TipoProcessoNumero da ParcelaFaseData da TransferenciaValorUsuario de Geracao
CampoEJA_DTGEREJA_HRGEREJA_USERENEJA_DTENVEJA_HRENVEJA_USERREEJA_DTREJEJA_HRREJ
Tipo

D

CCDCCDC

Tamanho

8

525852585

Decimal

0

0000000

Formato

@D

99:99@!@D99:99@!@D99:99
ContextoRRRRRRRR

Título

Dt. Geracao

Hr. GeracaoUsu. Env.Dt. Env.Hr. Env.Usu. RejeicaDt. RejeicaoHr. Rejeicao

Descrição

Data de Geração

Hora de GeraçãoUsuario de EnvioData de EnvioHora de EnvioUsuario de RejeicaoDt. RejeicaoHr. Rejeicao

Nível

1

1111111

Usado

Sim

SimSimSimSimSimSimSim

Obrigatório

Não

NãoNãoNãoNãoNãoNãoNão

Browse

Sim

SimSimSimSimSimSimSim

Help

 Data de GeraçãoHora de GeraçãoUsuário de EnvioData de EnvioHora de EnvioUsuario de GeraçãoDt. RejeiçãoHr. Rejeicao
CampoEJA_USERCFEJA_DTCOFEJA_HRCOFEJA_MOTIVOEJA_DETDEBEJA_INFOAD
Tipo

 C

D

Tamanho

 25

210 

Decimal

Formato

@!

@D99:99@!@!@!
ContextoRRRRRR

Título

Usu. Confir.

Dt. ConfirHr. ConfirMotivoDetalhe Deb.Informacoes

Descrição

Usuario de Confirmação

Dt. ConfirmaçãoHr. ConfirmaçãoMotivo da TransferenciaDetalhes do DebitoInformacoes Adicionais

Nível

1

11111

Usado

 Sim

SimSimSimSim Sim 

Obrigatório

 Não

 Não Não Não Não Não

Browse

 Sim

 Sim Sim Sim Sim Sim

Help

Usuario de ConfirmacaoData de ConfirmacaoHora de ConfirmacaoMotivo da TransferenciaDetalhes do DebitoInformacoes Adicionais

 

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

4.  Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

EJA

EJAEJA

Ordem

1

23

Chave

EJA_FILIAL+EJA_FILE+EJA_SEQ

EJA_FILIAL+EJA_STATUS+EJA_PREEMBEJA_FILIAL+EJA_PREEMB+EJA_PARC+EJA_STATUS

Descrição

Arquivo + Sequencia

Status + EmbarqueEmbarque + Nr Parcela + Status

Proprietário

S

SS

Procedimento para Utilização

  • Executar o update UEINTCASH
  • Possuir um embarque de exportação com parcelas de cambio

Sequencia 01:

  1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse “Atualizações / Financeiro / Cambio”, selecione o processo em Clique em Alterar.
  2. Selecione a parcela do cambio e clique em “Ações Relacionadas / Alterar”, clique na aba “Contrato de Câmbio” e preencha as informações referente ao Banco / Nro.Agencia / Nro.Conta. Repita este mesmo processo para todas as parcelas de cambio que forem geradas para o processo e confirme para salvar.
  3. Acesse “Atualizações / Financeiro / Manutenção F F C”, clique no campo Processo (CPROC) e escolha o embarque de exportação. No campo vencimento informe um período que corresponda ao período de todas as despesas, informe também os dados do banco que foi utilizado nas parcelas de cambio. Escolha o Tipo Contra = “Cambio de Exportação” e Tipo = “R=Cambio a Receber” e confirme.
  4. Na tela de “Manutenção de FFC” marque todas as parcelas e clique em “Confirmar”.
  5. Na aba “Dados Gerais”, não é necessário preencher nenhuma informação, apenas clicar em “Confirmar” para que o sistema gere um numero de FFC.
  6. Acesse “Atualizações / Financeiro / Internacional Cash”, selecione “Não Enviados” e clique na ação “Gerar Arquivo”.
  7. Selecione as filiais e clique em “Ok”, na tela de filtro, no campo “Fatura” escolha o processo correspondente ao numero de FFC que foi gerado anteriormente. Defina o período para o vencimento das parcelas, escolha o mesmo banco utilizado nas parcelas de cambio e informe a moeda e confirme se as filiais foram selecionadas. Clique em Ok para gerar o arquivo.
  8. Observe que foi apresentados todas as parcelas já marcadas para geração do arquivo. Mantenha todas selecionadas, ou mantenha apenas as que desejar gerar o arquivo de integração. Clique em confirmar para gerar o arquivo.
  9. Veja que ao gerar o arquivo o sistema apresenta a mensagem informando se deseja enviar o arquivo. Clique em não.
  10. Veja que o arquivo foi gerado e esta na pasta de “Não Enviados”.
  11. Selecione o arquivo e clique em “Enviar”, clique em “SIM”
  12. Será aberto uma tela informando para que seja selecionado o diretório para a exportação do arquivo. Defina um diretório e clique em “Salvar”.
  13. Após o sistema efetuar a geração do arquivo no diretório escolhido, será apresentado a informação do caminho onde o arquivo foi gerado. Clique em “Confirmar”
  14. Em seguida é apresentado a opção para escolha da situação do envio, deixe a opção “Enviado” selecionado e clique em “Confirmar”.
  15. Veja que agora o arquivo foi movido para a pasta “Enviados”
  16. Para cancelar um arquivo basta seleciona-lo e clicar na ação “Cancelar”, o arquivo deve estar nas pastas de “Não Enviados / Enviados”. Clique em “SIM” para que seja movido para a pasta “Cancelados”.