Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Visão Geral do Programa

Este cadastro tem por objetivo definir os registros de pessoas físicas que o Gestão de planos poderá utilizar, possibilitando centralizar os dados cadastrais da pessoa, para que outros processos somente referenciem este registro. Com isso, cria-se o que se chama de “registro de pessoa única”;

As informações na tela podem ser filtradas de forma simples através do campo de filtro na tela por RG, CPF ou Nome da pessoa.

Caso estes campos não sejam suficientes para a localização da pessoa, pode-se utilizar a busca avançada:

Campo:

Descrição

Nome

Nome da pessoa
Nome socialNome social da pessoa
CPFCódigo do CPF
RGCódigo do RG


Através do botão “adicionar” é possível incluir uma pessoa física. Os campos obrigatórios devem ser parametrizados no processo “configurar auditoria cadastro”;

Os dados cadastrais são separados por abas, afim de, agrupar as informações que pertencem a uma mesma regra. Na aba “Dados pessoais” é possível informar os dados relacionados à pessoa como CPF, nome, sexo, data de nascimento, estado civil, etc. No “endereço” são parametrizados os endereços que a pessoa possui, sendo que, podem ser relacionados um ou mais endereço.

Da mesma forma, os contatos da pessoa podem ser vinculados. Por fim, a aba informações complementares possui campos sobre o peso, altura, doenças, cirurgias, medicamentos, entre outras informações da pessoa;

Conforme preenchimento dos campos o sistema vai identificando se existem registros similares na base de dados, exibindo um alerta ao lado dos campos que são utilizados nesta comparação. Com isso, o usuário consegue identificar se o registro que está sendo incluído é novo ou já existente.


É possível acessar a Consulta Unificada da pessoa física selecionada conforme exemplo abaixo

Objetivo da tela:

No ícone ao lado dos campos, é exibida a quantidade de pessoas similares encontradas, onde é possível expandir a lista através de um clique neste mesmo ícone. Caso seja o mesmo registro, deve-se clicar em “usar pessoa” para cancelar a criação da pessoa e modificar os dados do registro já existente. Caso necessite incluir o novo registro, mesmo que o sistema acuse um similar, deve-se prosseguir com o preenchimento dos dados e finalizar a criação.


Principais Campos e Parâmetros:

Dados Pessoais

Campo:

Descrição

CPF

Informar o número do CPF da pessoa.

Nome Completo

Informar o nome da pessoa.

Nome do CartãoInformar o nome que será gravado no cartão de identificação.
Nome SocialNome de escolha pessoal que substitui o nome completo.
Nome InternacionalSerá exibido o último sobrenome da pessoa.
Data de nascimentoInformar a data de nascimento da pessoa.
Município de nascimentoMunicípio onde a pessoa nasceu, utilizado para envio no PTU A1300.
Sexo

Informar o sexo do beneficiário.

Houve mudança de sexoCaso existir mudança de sexo marcar para que não ocorram glosas de atendimento a procedimentos de outro sexo.
Estado civilInformar o estado civil da pessoa entre os disponíveis: solteiro, casado, viúvo, separado, divorciado ou outros.
Nome do cônjuge 
Informar o nome do cônjuge, caso possua.
Nome da mãeinformar o nome da mãe da pessoa.
Nome do paiInformar o nome do pai da pessoa.
Sem validação nome beneficiário no SIBParâmetro que permite que o nome seja enviado ao SIB sem ser validado pelo sistema.
Documento de Identidade - RG Registro geral da pessoa.
Cartão Nacional de Saúde - CNSinformar o número do cartão nacional de saúde.
Declaração de nascidoInformar o número da declaração de nascido (recém-nascido).
NacionalidadeIdentificação do país em que a pessoa nasceu.
PIS-PASEP Informar o número do PIS-Pasep da pessoa.
CAEPFCadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física é o cadastro administrado pela Receita Federal que reúne informações das atividades econômicas exercidas pela pessoa física.
CEIInformar o número do CEI da pessoa.



Endereço

Campo:

Descrição:

Endereço principalEndereço principal que consta registrado na Receita Federal.
Endereço de cobrançaEndereço para envio de correspondência de cobrança.

Tipo de logradouro

Informar o tipo do endereço, entre os tipos disponíveis estão: acesso, alameda, rua, rodovia, rótula, avenida, entre outros.
Tipo de endereçoEscolher entre residencial, comercial ou outros. Se a opção "comercial" for selecionada, o campo "Cidade de Residência" ficará disponível para informar a cidade residencial.
CEPInformar o CEP conforme os códigos disponíveis na “Manutenção Cadastro CEP”.
Rua Descrição da rua.
ComplementoInformar o complemento do endereço.
ReferênciaDescrição de referência do endereço.
Caixa postalInformar o número da caixa postal.
BairroSerá carregado conforme o CEP e pode ser alterado.
CidadeCidade de nascimento da pessoa. Será carregado conforme o CEP.
Estado Unidade Federativa do endereço.



Contatos

Campo:

Descrição:

Contato principal

Contato principal da pessoa.

Apenas um dos números de telefones ou endereços de e-mail poderão ser selecionados como principal, para os demais tipos de contato essa opção ficará desabilitada.

Contato cobrança

Contato de cobrança da pessoa

Apenas um dos números de telefones ou endereços de e-mail poderão ser selecionados como cobrança, para os demais tipos de contato essa opção ficará desabilitada.

Boleto por e-mailDisponível somente no tipo de contato e-mail. Caso positivo, boleto por e-mail será enviado para valor informado.
Tipo de contatoDentre os tipos estão: telefone residencial, telefone comercial, e-mail, telefone celular, entre outros.
ContatoInformar uma descrição para o contato.
RamalInformar o número do ramal para o contato.
Nome do contatoInformar o nome do contato.




Anexos

Campo:

Descrição:

  • O sistema possibilita adicionar anexos referentes à pessoa física. Nesse campo pode-se adicionar a documentação recebida da pessoa para fins de registro.
  • Ao confirmar a inclusão o sistema pode gerar alguns alertas, que informa que o nome do cartão está inválido. Clicando em “fechar” o campo que está incorreto será destacado em vermelho e deve ser alterado para que o sistema conclua a inclusão. 
  • Ao finalizar a inclusão o sistema gera o alerta “pessoa física criado



Info. complementares
Campo:Descrição:
PesoInformar o peso da pessoa.
AlturaInformar a altura da pessoa.
Portador de necessidades especiais Identifica se a pessoa é portadora de necessidades especiais.
AlergiasInformar alergias que a pessoa possui.
Médico atendenteInformar o médico de referência da pessoa.
Hospital de atendimentoInformar o hospital de referência da pessoa.

Medicamentos

Informar os medicamentos que a pessoa usa.
DoençaInformar doenças que a pessoa possui.
CirurgiasInformar as cirurgias que a pessoa fez.
ObservaçõesCampo livre para observações.
Cadastro homologadoParâmetro que permite no Acesso Empresarial preencher os dados automaticamente quando utilizado o CPF dessa pessoa.
Desconsidera na unificação de pessoas Parâmetro que não permite a pessoa há ser unificada.



Campo:

Descrição:

Unificar
  • É possível incluir pessoas com os mesmos dados cadastrais. O sistema alerta sobre a situação, porém não restringe a criação. Casos em que sejam necessários a união dos registros semelhantes ou iguais devem ser executados através do botão “Unificar pessoa” disponível na tela de detalhes de uma pessoa.
  • As pessoas com dados similares serão listadas e apresentados os dados cadastrais na aba “Pessoas similares”. Em “Relações” é possível consultar quais cadastros estão sendo utilizados com esta pessoa (contratante, prestador, beneficiário);
  • Na próxima tela, botão “Continuar”, serão apresentados os endereços das pessoas selecionadas para unificação. Marcar os endereços que necessitam permanecer na pessoa que será mantida no sistema e executar novamente o botão “Continuar”. É possível incluir novos endereços, através do botão "Adicionar endereço". As regras de Principal e Cobrança se aplicam ao novo endereço a ser adicionado.
  • A mesma regra do endereço é necessária para os contatos da pessoa. Também permite a inclusão de novos contatos.




Campo:

Descrição:

Finalizar

Um alerta é gerado informando que o registro foi unificado com sucesso. Com isso, somente 01 registro dos selecionados na unificação de pessoa será mantido e os vínculos dos beneficiários, contratantes e prestadores serão atualizados com a identificação desta pessoa.

Ao término do processo, será aberta a tela de detalhes da pessoa marcada como "Principal".



Conteúdos Relacionados: