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idIntegrações
Card
labelTodas
ProblemaAnáliseAçãoExemplo Prático
PE7100 não processa as  marcações1 - Verificar se o registro da marcação foi desconsiderado porque o campo Sequencial MSA está preenchido

Verificar no arquivo gerado pelo programa PE7110 se as marcações que não foram processadas estão com:
- a coluna Retorno Processamento com valor "Não Processadas (0)".
- a coluna Sequencial MSA
com valor igual à coluna Controle Marcação.

  • Em caso afirmativo: isto indica que o processamento da marcação estava ocorrendo, mas devido a algum problema (queda de energia, queda do servidor, etc) este processamento não finalizou.
    Orientar o cliente a executar o programa de acerto prghur/spp/ponto_limpa_seq_msa.r.
  • Em caso negativo: verificar o item1 - Verificar se o banco de dados do cliente é Oracle, na aba Somente para Suricato via Acesso Direto ao Banco de Dados.
Arquivo gerado pelo PE7110
PE7100 erro Erro progress durante a execução do programa PE71001 - Verificar se existem programas desatualizados no diretório de quarentena

Verificar se

o ambiente do cliente é linux ou o RPW fica em servidor linux

algum dos programas envolvidos no processamento do programa PE7100 está em diretório de quarentena:

    • PE7100rp.r
    • PE7100r1.r
    • PE2000r1.r
    • PE3500rp.r
  • Em caso afirmativo:
      1) Verificar se
        • verificar se a issue na qual o cliente recebeu
      algum pacote com correções contendo
        • os programas
      :
        • que estão em quarentena (PE7100rp.r, PE7100r1.r, PE2000r1.r e/ou PE3500rp.r) foi liberada em algum patch que o cliente já tenha atualizado ou
        • se o cliente encontra-se em patch superior e houve a liberação de alguns destes programas.
          • Em caso afirmativo
      , ele também tem que ter recebido estes mesmos programas compilados para o ambiente Unix (ficam atualizados na pasta tty).
      2) Abrir issue de apoio cliente solicitando o envio dos programas faltantes.
          • : orientar o cliente a remover os programas do diretório de quarentena.
          • Em caso negativo: abrir uma issue de apoio cliente para que sejam enviados ao cliente os programas compilados.
      • Em caso negativo: verificar o item 2- Verificar se o ambiente do cliente é linux ou o RPW fica em servidor linux

    Erro PE7100 erro progress durante a execução do programa PE7100Verificar se algum dos programas envolvidos no processo (PE7100rp.r, PE7100r1.r, PE2000r1.r e/ou PE3500rp.r) está em diretório de quarentena

    2- Verificar se o ambiente do cliente é linux ou o RPW fica em servidor linux

    Em caso afirmativo:

    1) Verificar se a issue em que
    • verificar se o cliente recebeu algum pacote com correções contendo os programas
    que estão em quarentena (
    • : PE7100rp.r, PE7100r1.r, PE2000r1.r e/ou PE3500rp.r
    ) foi liberada em algum patch que o cliente já tenha atualizado. Em caso afirmativo, os programas devem ser removidos do diretório de quarentena
    • . Neste caso, ele também tem que ter recebido estes mesmos programas compilados para o ambiente Unix (ficam atualizados na pasta tty). Caso seja identificado que os programas compilados em UNIX não foram enviados, deverá ser aberta uma issue de apoio cliente solicitando o envio dos programas faltantes.

    Card
    labelSomente para Suricato via Acesso Direto ao Banco de Dados
    ProblemaAnáliseAçãoExemplo Prático
    PE7100 não processa as  marcações1 - Verificar se o banco de dados do cliente é Oracle

    Verificar no arquivo logCodin se a marcação aparece.

    • Se não aparecer:  confirmar se o banco de dados do cliente é Oracle.
      • Em caso afirmativo: é possível que o problema esteja relacionado ao campo progress_recid nulo. Isto faz com que o registro da tabela msa_control_marcac não seja lido pelo programa PE7100.
        • Solicitar ao cliente que acesse diretamente o banco Oracle e execute o comando abaixo para identificar a quantidade de registros sem informação para o campo progress_recid:
          • select count(*) from msa_control_marcac where progress_recid is null
        • Se a execução do comando acima retornar um valor maior que 0 (zero), devem ser executados os comandos abaixo para atualizar  o campo progress_recid para os registros que estão com este campo nulo, efetivando a atualização no banco de dados:
          • update msa_control_marcac set progress_recid = msa_control_marcac_seq.nextval where progress_recid is null;
          • commit;
        • Em seguida, deve-se acessar novamente o produto e executar o programa PE7100.

    OBS: na documentação 8. Estrutura Tabela msa_control_marcac consta a respeito da atualização do campo progress_recid, que deve ser realizada através da aplicação da Telemática que realiza a criação dos registros na tabela msa_control_marcac.

      • Em caso negativo: verificar o item 
    • Se aparecer: significa que a marcação foi processada pelo PE7100.

    Neste cenário:

    • a marcação aparece no arquivo gerado pelo PE7110, pois a leitura da tabela é realizada com a cláusula "no-lock".
    • o programa PE7100 não consegue ler este registro com a cláusula "exclusive-lock". 
    Card
    labelIntegrações Utilizadas em Paralelo
    ProblemaAnáliseAçãoExemplo Prático
    PE7100 não processa as marcaçõesVerificar se o cliente utiliza diferentes tipos de integração em paralelo. Arquivo gerado pelo programa PE7110, com as marcações que não estão sendo integradas.Apenas para marcações da tabela msa_control_marcac

    Se o cliente utilizar mais de uma integração em paralelo é provável que seja problema de sobreposição de sequências.
    Ex: o Clockin atualizou marcações a partir da sequência 1000 e, posteriormente, o Suricato atualizou suas marcações a partir da sequência 1000 também.

    Para identificar se esta é a causa do problema, deve-se:

    1) Solicitar ao cliente que execute o programa prghur/spp/ponto_rastreia_msa_control_marcac.r (antigo compara_msa_com_marcac.p) para verificar se os registros da tabela msa_control_marcac que não estão sendo processados existem na tabela marcac_import, através da chave do registro da marcação (marcac_import.num_seqcial_msa = msa_control_marcac.val_control_marcac).
    2) Solicitar ao cliente que envie o arquivo CSV gerado para análise.
    3) Analisar o arquivo gerado x arquivo PE7110, procurando o registro onde a informação da coluna "Seq MSA" (arquivo gerado) seja igual à informação da coluna "Controle de Marcação" (arquivo PE7110) para o registro que não está sendo processado.
    3.1) Se localizar o registro e as colunas "erro_import_mpe, marcac_ptoelet , movto_mpe_refeit, marcac_import e Conteudo" (arquivo gerado) possiírem valor e, as informações das colunas "Data, Hora, REP, NRS e PIS/CPF forem diferentes indica que houve sobreposição de informações.Neste caso, deverá ser aberta uma issue de apoio cliente, incluindo como anexo os arquivos gerados, os deltas das tabelas: msa_control_marcac, marcac_import, marcac_ptoelet, erro_import_mpe e movto_mpe_refeit.

    OBS:
    - os arquivos de delta devem conter todos os registros a partir de uma determinada data, ex: início do período de ponto, e não apenas do funcionário que está apresentando o problema.
    - o programa de exemplo para o programa ponto_rastreia_msa_control_marcac.p está em https://drive.google.com/drive/folders/1WEd0Zfzp6t551hZSJ42vCUCH3fbDNPHV

    Após a implantação do Clockin o número sequencial (chave) na tabela msa_control_marcac pulou diversos números tanto para as marcações do Clockin como para as marcações do Suricato.Integração com Clock in e Suricato via acesso direto ao banco (tabela msa_control_marcac)Cenário:
    Na implantação do Clockin foi criado via programa de acerto um registro na tabela msa_control_marcac com sequencial bem superior ao último sequencial atualizado pelo Suricato, de forma a não ocorrer o problema de sobreposição de sequências.

    Posteriormente foi percebido que todas as marcações seguintes que foram criadas na tabela msa_control_marcac foram atualizadas a partir da sequência 'fake' criada.

    Através do ticket 20383978, aberto para a Telemática, tivemos a confirmação que a regra para a atualização da chave na tabela msa_control_marcac mudou.

    O cliente necessita que a atualização da chave volte a ser a partir da sequência antiga.

    1) Analisar os arquivos PE7110 para identificar a lacuna dos valores da coluna Controle de Marcação. Após identificar o problema, abrir issue de Apoio Cliente para envio do programa de acerto (ajusta_seq_msa.p) que:
    - ajustará na tabela msa_control_marcac o valor da chave e da sequência dos registros.
    - se o registro já estiver processado pelo PE7100, deverá atualizar a nova chave nas tabelas: marcac_ptoelet, erro_import_mpe, movto_mpe_refeit e marcac_import.





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