Páginas filhas
  • RMFIN00001_Aplicação Financeira - TOTVS Gestão Financeira

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:TOTVS Gestão Financeira                         Versão: 11.0.7                                                                         
Processo:Aplicação Financeira
Subprocesso:Informações Gerais sobre Aplicação Financeira
Data da publicação:15/07/2013

 

Introdução da Aplicação Financeira

...

O sistema possui um gerenciador de Aplicações Financeiras

...

, que controla diversos Tipos de Aplicações

...

assim como Poupança, CDB e Fundos de Investimentos. Gerencia a abertura de vários tipos de Aplicações Financeiras para diversas Contas/Caixas, podendo controlar o Valor Mínimo Inicial, o valor Mínimo para Aplicação, o Saldo Mínimo, o Valor Mínimo para Resgate (esses dados informados pelos Bancos) e Carência para o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Incluir lançamentos de Aplicações Financeiras individualmente para cada Tipo de Aplicação Financeira, podendo incluir um lançamento de aplicação financeira para o saldo inicial, sem alterar o saldo da Conta/Caixa e diversos lançamentos de aplicações financeiras, onde serão gerados Extratos de Caixa e atualização dos saldos das Contas/Caixa.Recursos disponíveis:

  • Controle de Rendimentos de cada Aplicação Financeira, dependendo da inclusão de índices financeiros no cadastro de Moedas.

...

  • Ajuste de saldos de Aplicações Financeiras, para que sejam corrigidas diferenças de arredondamento entre o saldo do sistema e o saldo informado pela instituição financeira.

Além das diversas funcionalidades relativas às operações bancárias, o sistema ainda oferece

...

o Simulador de

...

aplicações financeiras, que  é uma ferramenta que permite visualizar o comportamento de uma determinada aplicação sem a necessidade de realizar o processo comum de cadastramento. Além disso, é possível utilizar índices passados ou previsões de índices futuros.

Benefícios do Simulador de Aplicações

  • Produz diversos cenários, que podem ser comparados através de gráficos.
  • Permite realizar os cálculos das aplicações financeiras, suportando as características de cada tipo de Aplicação.
  • Permite a exportação/importação da simulação, tornando o processo mais dinâmico.

 

Desenvolvimento/Procedimento

1

...

Desenvolvimento/Procedimento

 Para que o controle da Aplicação Financeira ocorra corretamente, siga os seguintes passos:

 1 -     Inclua a Conta/Caixa que será utilizada pelo Tipo de Aplicação (menu cadastros | Contas Caixa).

 2 2 -     Inclua a moeda que será utilizada como Indexador do Tipo de Aplicação (menu cadastros | Moedas). O campo "Número de Casas decimais" deve ser preenchido com o número 9 (nove), para que não ocorram diferenças no cálculo de “quantidade de cotas”.

 3 3 -     Cadastre as cotações da moeda que será utilizada como Indexador do Tipo de Aplicação (menu cadastros | Cotações). As cotações devem ser cadastradas de acordo com a data da aplicação, pois é através dessa cotação (índice/fator) que o sistema irá processar os cálculos de “quantidade de cotas” e “valor disponível da aplicação”. Os outros dados são opcionais.

 4 4 -     Defina como será a contabilização dos lançamentos do tipo de aplicação financeira, por “Default Contábil” ou por “Evento Contábil”.

 5 5 -     Se a contabilização for por evento contábil, inclua os Eventos Contábeis que serão utilizados para contabilizar as Aplicações, os Resgates, os Rendimentos, o IOF e o IR (menu cadastros | Eventos Contábeis). Vale ressaltar que para realizar a contabilização dos ajustes, é necessário que na mesma data do ajuste exista uma movimentação efetiva referente ao ajuste.

...

 10 - Para que o sistema controle a movimentação do tipo de aplicação financeira por mês, é necessário Encerrar o Período do Tipo de Aplicação Financeira no principio de cada mês. Caso ocorram diferenças de arredondamento entre os saldos do sistema e os saldos informados pela instituição financeira, realize os ajustes de saldos. Quanto aos ajustes de saldos, vale ressaltar que para contabilizá-los, na mesma data deve existir uma efetiva movimentação relativa ao ajuste. Vide exemplo citado anteriormente, no item 5.

Informações Adicionais

Os lançamentos das movimentações do processo de Aplicação Financeira serão realizados somente no módulo de Aplicação Financeira, ou seja, não serão apresentados na visão de lançamentos do aplicativo TOTVS Gestão Financeira.

 Os lançamentos referentes ao IR (Imposto de Renda) e ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), serão gerados somente no módulo de Aplicação Financeira, por serem retidos pelo próprio administrador das aplicações financeiras.

IOF – Imposto Sobre Operações Financeiras

 O IOF sobre aplicações financeiras só será controlado se o parâmetro “Coligada Isenta de Impostos para Aplicação Financeira” estiver desmarcado (menu Opções | Parâmetros | RM Fluxus | Controle Bancário | Aplicação Financeira | Etapa 4 – Aplicação Financeira).

 O IOF incide sobre os resgates solicitados dentro dos primeiros vinte e nove dias da aplicação financeira, conforme determinação legal do Ministério da Fazenda.

 A alíquota de cobrança do IOF é regressiva, podendo variar de 96% para aplicações por 1 dia até 3% para aplicações por 29 dias. A partir do 30º dia da aplicação, não haverá a incidência do IOF. Podemos concluir então que quanto mais tempo o investidor deixar o dinheiro aplicado, menos IOF vai pagar, aumentando assim, sua rentabilidade.

IR – Imposto de Renda sobre Aplicações Financeiras

Para que o controle da Aplicação Financeira ocorra corretamente, verifique os processos acima descritos.

 As instituições financeiras recolhem IR sobre todos os rendimentos de Aplicações Financeiras, com exceção da “Poupança”.

 O Imposto de Renda (IR) sobre aplicações financeiras só será controlado se o parâmetro “Coligada Isenta de Impostos para Aplicação Financeira” estiver desmarcado (menu Opções | Parâmetros | RM Fluxus | Controle Bancário | Aplicação Financeira | Etapa 4 – Aplicação Financeira).

 Para o cálculo e dedução do Imposto de Renda (IR) sobre aplicações financeiras é utilizada a Tabela Regressiva de Imposto de Renda. As alíquotas podem variar de 22,5% para resgates de aplicações por até 180 dias a 15% para resgates de aplicações por mais de 720 dias.

 Os lançamentos de resgate de imposto de renda são gerados automaticamente ao realizar resgates de aplicação e no vencimento.

 OBS: A cobrança do IR é realizada diretamente na fonte, por isso, não será gerado extrato de caixa para os lançamentos de IR. Os lançamentos de Resgate de Imposto de Renda serão gerados somente no módulo de aplicação financeira

...


Atenção:  

É muito importante que o Calendário esteja atualizado de forma a não comprometer os cálculos/rendimentos do processo.

 

Informações
titlePara Maiores Informações

Consulte o WikiHelp TOTVS

 

COMUNIDADE   R@MATERIAS E FINANÇAS

 

Canais de Atendimento:

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 2 – (Controladoria e Finanças),5 – (Planej. e Contr. Orçam.) e 4 –  (RMFluxus).

...