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Não é permitido que um grupo de patrimônio tenha mais de 1 evento classificado como de depreciação e 1 classificado como de correção monetária associado a ele (em Anexos/Default Cenário); .
- É importante que os eventos contábeis de depreciação e correção monetária estejam devidamente cadastrados de forma a garantir que o processo possa criar os lançamentos que serão, posteriormente, enviados os sistema contábil;
- Após a realização da contabilização da depreciação e/ou correção não é permitida a execução dos seguintes processos:
Cálculo de Depreciação;
Ocorrências: Baixa (Total ou Parcial),
Acréscimo e Transferência Monetária;
Nova contabilização da depreciação/correção monetária sem que antes seja executado o processo de Exclusão de Contabilização da Depreciação/Correção Monetária.
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Antes da realização da Contabilização de Depreciação/Correção Monetária é importante verificar as seguintes opções nos parâmetros do sistema contábil:
- Tamanho do Documento: o número do documento (que será armazenado no lançamento contábil) informado no processo de contabilização tem que respeitar o tamanho máximo permitido no sistema contábil;
- Usa Centro de Custo: Caso esta opção esteja marcada nos parâmetros do sistema contábil fica obrigatório selecionar a opção "Contabilizar por centro de Custo" na tela do processo de Contabilização de Depreciação/Correção Monetária;
- Usa Departamento: Após marcar esta opção nos parâmetros do sistema contábil será exibida uma mensagem de alerta, no processo de Contabilização de Depreciação/Correção Monetária, caso a tela seja avançada sem marcar a opção "Contabilizar por Departamento".
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Antes de contabilizar a Depreciação e/ou Correção Monetária deve-se verificar a existência de evento contábil, devidamente parametrizado. Este evento deverá ser classificado em "Classificação de Evento Contábil" como de Depreciação ou Correção. Após a classificação do evento deve-se associá-lo ao grupo de patrimônio, grupo este que será, posteriormente, associado ao patrimônio durante sua inclusão.
Os lançamentos contábeis serão criados respeitando as informações definidas no evento contábil associado ao cenário informado no grupo de patrimônio. Desta forma é fundamental que todos os passos citados até o momento sejam respeitados a fim de que a contabilização seja realizada corretamente.
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Na tela de Contabilização de Depreciação/Correção Monetária deve-se selecionar, obrigatoriamente, qual o tipo de informação será contabilizado (Contabilizar Correção ou Depreciação) e quais patrimônios serão considerados (Ativos ou Inativos).
Ao marca a opção "Selecionar Filiais" : serão exibidas todas as filiais existentes para coligada em questão. Esta opção permite que sejam filtrados os valores dos patrimônios por filial contabilizando apenas as filiais informadas. Para que os valores (de depreciação e/ou correção) de todos os patrimônios existentes para a coligada sejam contabilizados deve-se manter a opção "Selecionar Filiais" desmarcada.
Contabilizar por centro de custo: Para que os lançamentos contábeis gerados sejam quebrados por centro de custo, permitindo assim uma visualização mais detalhada da contabilização, deve-se selecionar a opção "Contabilizar por centro de custo"essa opção. Desta forma o sistema considerará todos os centros de custos associados aos patrimônios.
Nota | ||
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Opção Contabilizar por centro de custo dentro do processo: Essa opção faz com que todos os centros de custo existentes para o conjunto de patrimônios selecionados sejam levados em consideração na geração do lançamento. Dessa forma será gerada uma partida para cada centro de custo recuperado e como valor será feito o somatório do valor da depreciação/correção/avaliação de todos os patrimônios que contém determinado centro de custo. |
Contabilizar por departamento: Seguindo a mesma ideia opção "Contabilizar por departamento", seguindo a mesma idéia citada anteriormente para o centro de custo, também criará lançamentos contábeis quebrados, porém por departamento.
Observação: Para que as duas opções (Contabilizar por Centro de Custo e Departamento) citadas anteriormente tenham efeito satisfatório é necessário que os campos Centro de Custo e Departamento estejam preenchidos de acordo com a parametrização do Evento Contábil.
Após definir quais informações serão contabilizadas e a forma como os lançamentos serão criados (separados por centro de custo e/ou departamento) deve-se informar qual Cenário de cálculo será utilizado (item obrigatório). Todos os patrimônios associados ao Cenário informado no processo serão considerados para a realização da contabilização, ou seja, o processo será executado por cenário.
Além do cenário devem ser informados a descrição do lançamento contábil, o número do documento, o histórico padrão e complemento do histórico.
Por default, a descrição do lançamento e o complemento do histórico serão preenchidos, respectivamente, pelo nome do processo (Depreciação ou Correção) e o mês/ano que esta sendo realizada a contabilização ficando estes campos livres para serem alterados.
Estando todos os dados corretos o processo deverá ser executado sendo que, ao seu final será exibido um Log contendo todas as informações referentes a contabilização.
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