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01. VISÃO GERAL

RESUMO

A integração permite a criação de vagas em rascunho a partir de uma requisição do tipo "aumento de quadro" ou "substituição" no sistema DATASUL.

02. FLUXO DE INTEGRAÇÃO


O CS deverá solicitar junto ao time de produto a liberação da integração no ambiente do cliente. Só após essa liberação a ativação da integração poderá ser iniciada.

**O prazo para liberação da integração no ambiente do cliente será de um dia, pois o time de arquitetura precisa executar algumas ações mais complexas.**


As versões mínimas para o DATASUL são 12.1.2503.2, 12.1.2411.7 e 12.1.2407.13, as anteriores não executam a integração, para verificar a versão consulte a FAQ: Visualizar a versão do Sistema no produto TOTVS 12

Antes de habilitar a integração dentro do sistema ATS, são necessárias algumas configurações prévias:


Totvs custom tabs box
tabsImportação Certificados, Configuração RPW, Parâmetros de integração, Audit Trail, CDC, Sincronização de Dados
ids1,2,3,4,5,6
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia1

Para que seja possível utilizar a integração do ERP com o TOTVS App, é importante ter atenção para a carga dos certificados que serão responsáveis pela ativação das credenciais para autenticação da plataforma com os serviços utilizados no processo da integração (acesso ao RAC e Carol).  Estas credenciais serão enviadas através de um e-mail de registro dos dados provisionados para a equipe técnica do cliente.

Os certificados precisam ser baixados e importados para o progress através dos passos abaixo descritos neste documento:


Para quaisquer servidores que estejam instalados a equipe técnica deverá:

  • Baixar e importar certificados dos serviços
  • Acesse os 3 serviços (TOTVS RAC, TOTVS Apps e TOTVS Carol) através do seu navegador e baixe o certificado, faça o mesmo procedimento para os 3 serviços, seguindo os passos abaixo:
  1. Acessar em um navegador a URL sugerida para o serviço Carol;
  2. Selecionar o ícone de cadeado;


3. Selecionar "O certificado é válido";

4. Na tela que se abre selecionar a aba Detalhes;

5. Em Hierarquia de Certificados selecionar um dos 3 certificados, a mesma operação a partir deste passo deve ser feita para os 3 certificados;

6. Clicar no  botão Exportar;


7. Na janela que se abre vamos salvar o certificado no diretório de sua preferência, o nome do arquivo pode ser alterado, mas atenção para não alterar a extensão do certificado ".crt" ou ".pem". Uma dica é salvar em um diretório mais curto para facilitar os comandos dos passos seguintes;

8. Após fazer este procedimento para os 3 certificados, vamos abrir o proenv em modo administrador.

Para abrir o proenv: Como acessar o Proenv

Ou ainda pode localizar proenv.bat dentro de

mkhashfile

<diretório-instalação-progress>\bin


9. Uma tela DOS deve ser aberta, então execute o comando mkhashfile <diretório-do-certificado>\<nome-certificado> para cada certificado anteriormente salvo;


10. Em seguida execute o comando certutil -import <diretório-do-certificado>\<nome-certificado> para cada certificado anteriormente salvo;

Mais informações sobre importação de certificado: Aplicação de certificados no Progress

Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia2

Seguir o passo a passo descrito em Configuração Automação de Tarefas Datasul - Novo RPW

Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia3

Nas propriedades do sistema, localize as Propriedades de integrações TOTVS

Na seção TOTVS Apps marque Habilitar Integração e informe os dados de ClientID do RAC e Secret do RAC fornecidos pela Totvs e salve.


Nas propriedades do sistema, localize as Propriedades de Jornalização e informe os dados conforme orientação do manual

Caso use a opção Triggers siga para Config. Audit Trail, se for utilizar a opção CDC siga para Config. CDC

Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia4

Âncora
audittrail
audittrail

Aviso

Está configuração deverá ser realizada somente se em Propriedades de Jornalização for utilizada a opção Triggers

Configuração do Módulo Audit Trail

No programa AU0009 - Parametrização do Audit Trail informe o servidor RPW configurado no passo anterior.


Figura 12


No programa AU0001 - Manutenção Base de Dados configure as duas bases de dados necessárias para o TOTVS Consignado. Os campos Base Dados, Descrição e Nome Lógico devem ser os mesmos das imagens abaixo.
O valor do campo Nome Físico pode ser encontrado no arquivo de alias no diretório <diretório-instalação>\ERP\scripts-8X80* normalmente nomeado *alias.p, abra o arquivo com um editor de texto e procure por CREATE ALIAS dthrpyc FOR DATABASE, o nome após DATABASE é o valor que usamos no campo Nome Físico. Faça o mesmo procurando desta vez por CREATE ALIAS mguni FOR DATABASE.
Caso não encontre essas bases de dados no arquivo de alias, utilize dthrpyc e mguni.


Figura 13


Figura 14


IMPORTANTE:

  • O diretório que está no campo Diretório Triggers, será onde as triggers serão geradas e este diretório deve estar apontado no Propath do servidor RPW e Appserver. Os propaths podem ser alterados nos arquivos .ini do diretório <diretório-instalação>\ERP\scripts-8X80\.
  • Para correto funcionamento do módulo Audit Trail no arquivo .pf do appserver e do RPW altere o valor do parâmetro -tok para 32000. Se essa alteração não for feita no próximo passo será apresentado erro em tela.
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia5

Âncora
cdc
cdc

Aviso

Está configuração deverá ser realizada somente se em Propriedades de Jornalização for utilizada a opção CDC


Seguir os passos da documentação 11. Como Habilitar o OpenEdge CDC (Change Data Capture)

Após habilitar o CDC e configurar os campos Data Area e Index Area em Propriedades de Jornalização, execute o passo em Sincronização de Dados para realizar a integração de dados completa.

Então execute o programa Jornalização - Geração de policy CDC, a partir desse momento os registros que sofrerem alteração serão preparados para integração.

Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia6

Âncora
sincdados
sincdados

Executar o programa Sincronização de Dados Datasul x Totvs Apps - AU0109, selecione o servidor RPW configurado anteriormente e clique em Executar - AU0109RP;

Instalação/Atualização

Quando houver atualização do produto Datasul deve-se atentar para as seguintes necessidades:

  • Quando Jornalização configurado por Triggers, executar novamente a tarefa AU0108 - Geração das Triggers;
  • Quando Jornalização configurado por CDC, antes de gerar novas policies, é necessário garantir que os dados estejam integrados executando a tarefa AU0109 - Sincronização de Dados Datasul x TOTVS Apps.




Após as configurações detalhadas acima, podemos habilitar a integração no ATS. Veja como habilitar a integração.

Ao habilitar a integração a carga inicial é realizada. 

Aviso

Dependendo da quantidade de dados, esse processo pode ser um pouco demorado.


Após a conclusão da carga inicial, o sistema passa a receber as requisições apenas do tipo SUBSTITUIÇÃO e AUMENTO DE QUADRO com status de APROVADA a partir da data em que a integração foi habilitada.


Informações
titleIMPORTANTE
  • O SmartTalk 1.0 possui compatibilidade apenas com o SQL Server, de forma que clientes que utilizam Oracle não conseguem usufruir dessa funcionalidade.


03. CRIAÇÃO DA VAGA NO ATS

Ao receber a requisição com o perfil acima, o ATS cria uma vaga em rascunho com os dados daquela requisição e uma identificação de que aquela vaga foi criada a partir de uma requisição vinda por integração.


Ao fazer a edição desta vaga, os dados que vieram da requisição com exceção do título não podem ser alterados e estarão desabilitados, são eles:

  • Cargo da vaga.
  • Unidade.
  • Área.
  • Código da requisição.
  • Motivo da requisição e
  • Justificativa da requisição.


Informações
titleAtenção!
  • Ao finalizar uma vaga no ATS, a requisição NÃO será finalizada no RM.

  • Caso ocorra uma alteração na requisição após a integração, a mesma NÃO será alterada no ATS, ou seja, as informações não serão refletidas na vaga.

  • A integração NÃO se estende à admissão ou ao cadastro de funcionários na folha de pagamento.

  • A integração NÃO traz nenhuma outra informação do RM, exceto as que são necessárias para a criação da vaga e estão descritas neste documento.

Nota

Por mais que a integração esteja habilitada corretamente, ao criar registros no ERP eles não são atualizados imediatamente no sistema do ATS. Há rotinas automáticas que, periodicamente, verificam ajustes no ERP e os repassam para o ATS.

  • A verificação de dados de requisições e funções do ERP ocorrem a cada 1 hora.
  • A verificação de dados de estabelecimentos e alocações do ERP ocorrem a cada 12 horas.