Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

A securitização é o processo realizado pelas Companhias Securitizadoras companhias securitizadoras que adquirem Créditos Imobiliários créditos imobiliários para lastrearem títulos imobiliários (Certificados de Recebíveis Imobiliários – CRIs) que serão negociados no Mercado mercado de CapitaiscapitaisOs Certificados certificados de Recebíveis recebíveis Imobiliários são títulos de crédito nominativos, escriturais e transferíveis, lastreados em créditos imobiliários. Estão previstos na Lei 9514/97, que disciplina o Sistema sistema de Financiamento Imobiliáriofinanciamento imobiliário.

Securitizar é transformar direitos creditórios - como os provenientes das vendas a prazo nas atividades comerciais, financeiras ou prestação de serviços - em títulos negociáveis no mercado. O Certificado de Recebível Imobiliáriorecebível imobiliário, assim, é uma securitização de direitos creditórios originados nos financiamentos imobiliários. A securitização pode ser estruturada em diferentes formatos. Em uma possível forma, o processo se inicia com um financiamento imobiliário, em que determinado cliente assume a obrigação de uma dívida. Essa dívida origina direitos creditórios à instituição financiadora. Em seguida, cria-se uma estrutura de securitização, como uma companhia securitizadora (os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios também têm sido utilizados).


Essa funcionalidade tem por objetivo securitizar títulos a receber, provenientes de contratos de vendas ou alugueis do TCGI. 
- O contrato de securitização poderá contemplar títulos a receber de vários contratos de venda.
- O campo vencimento, preenchido determina que irá gerar o lançamento com o valor total do contrato de securitização, quando o contrato for efetivado, os dados utilizados para a geração do lançamento a receber da securitizadora virão do campo "Parâmetro de Integração Financeira - Securitização". A Situação após o processo: Securitizado
- Os títulos a receber provenientes dos contratos de venda que foram securitizados, poderão sofrer alteração da sua situação, caso haja a necessidade, as situações existentes hoje é: securitizado, repasse em atraso, recompra e devolução).


- Para que os títulos modifiquem a sua situação temos os seguintes processos e as descrições da aplicação de cada um deles dentro do sistema:

1 - Apuração Mensal Lançamentos em Atraso:
     - Situação após o processo: Repasse Em Atraso
     - O objetivo do processo "Apuração Mensal Lançamentos em Atraso" é permitir que os títulos que se encontram em atraso possam ser recomprados pela incorporadora, ainda que já tenham sido enviados boletos para os compradores responsáveis pelo pagamento com informações bancarias de boleto da securitizadora. Essa funcionalidade permite manter os títulos em atraso sobre controle da incorporadora, sendo devolvidos pela securitizadora. 
    - Caso o título recomprado por motivo de atraso, já tenha sido enviado a banco pela securitizadora, a incorporadora pode efetuar o processo de "Apuração Mensal dos Lançamentos em Atraso" e, em seguida, utilizar o processo "Devolução do Valor Pago a Securitizadora".
    - Este processo utiliza do campo "Parâmetro de Integração Financeira - Apuração" para preenchimento dos dados necessários na geração do título a pagar para a securitizadora.

2 - Devolução:
     - Situação após o processo: Devolução
     - A devolução será utilizada para gerar título a receber da securitizadora, com o intuito de aguardar o recebimento de um título que foi recomprado pelo processo de apuração mensal, mas que quem irá receber o mesmo ainda será a securitizadora e assim que receber, irá pagar a incorporadora.
      - Este processo utiliza do campo "Parâmetro de Integração Financeira - Devolução" para preenchimento dos dados necessários na geração do título a receber da securitizadora.

3 - Recompra:
    - Situação após o processo: Recompra
    - A "Recompra de Títulos Securitizados" traz uma maior flexibilidade de gestão da carteira dos títulos securitizados, tendo como objetivo a recompra (reintegração) dos títulos para a carteira de recebíveis da incorporadora, nos casos em que julgar necessário e compensatório financeiramente.
    - Este processo utiliza do campo "Parâmetro de Integração Financeira - Recompra" para preenchimento dos dados necessários na geração do título a pagar para a securitizadora.


No TOTVS Incorporação será possível cadastrar contratos de securitização. A funcionalidade está localizada na Aba de Recebíveis→ Contrato de Securitização.

...

  • Identificador: Código incremental do contrato 
  • Origem: 1 - Aluguel / 2 - Venda
  • Contrato: Número do contrato de securitização
  • Status: Status do Contrato que pode ser "Em aberto", "efetivado", "cancelado" ou "encerrado".
  • Coligada Proprietária: Poderá escolher qual a coligada será responsável por receber as cobranças de securitização.
  • Descrição: Um campo para descrever os contratos de securitização. 
  • Data do Contrato: Data inicial do contrato.
  • Data efetivação: Data da efetivação do contrato. É preenchida através do processo de efetivação. 
  • Data Cancelamento: Data de cancelamento do contrato, preenchida através do processo de cancelamento.

...