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  • Processo de vínculo de tipos de ocorrências customizadas (Código de cálculo 0043)

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Produto

:

Totvs Automação   de Ponto Versão: 12.1.1 ou Superior

Processo

:

Tipo de   ocorrência

Subprocesso

:

Uso de ocorrência   customizada com CC 0043

 


Visando maior flexibilidade e melhor usabilidade para o usuário, foi criado um cadastro onde o usuário poderá será possível cadastrar tipos de ocorrências customizadoscustomizadas, específicos ao seu escopo de trabalho. Com  Com o auxílio do código de cálculo 0043 será possível realizar cálculos vinculando ocorrências customizadas o que facilitará a criação de controles mais apurados em relação as ocorrências geradas para os funcionários.

Para isso são necessárias algumas parametrizações conforme exemplo a seguir:

No exemplo a seguir, criaremos Foi cadastrado duas ocorrências de débito. Iremos criar uma ocorrência como , tipo atraso e outra como falta e usaremos , essas ocorrências customizadas customizadas serão consideradas nos cálculos do sistema.

O mesmo conceito pode ser aplicado a qualquer tipo de ocorrência (Débito ou Crédito).

Exemplo:

1º Passo: Acessar Configurações | Tipos de ocorrência. Criar as duas ocorrências.

...

                       

Atraso customizado:

 

 


Obs.: De acordo com conceito do sistema caso o funcionário tenha um atraso que seja igual o valor da jornada diária então está será considerado considerada como Falta. No entanto, é necessário (caso use ocorrências customizadas) informar o evento de falta criado no campo “Transforma em falta” conforme acima.

O campo código das ocorrências customizadas são sempre precedidas de “#”. As ocorrências nativas do sistema são inalteráveis. 


2º Passo: Associar as ocorrências criadas a eventos para utilização no sistema.

Débito ou Crédito: Determina se o código de cálculo do evento é de crédito ou débito. Essa informação é importante para definir a atitude do evento: pagar, descontar ou compensar, para o movimento e para o banco de horas.

  


Importante: Realizar a associação da ocorrência criada através do menu Anexos| Evento por tipo de ocorrência.

  


 

3º Passo: Acessar o sindicato do funcionário e realizar a associação dos eventos criados:

 


4º Passo: Associar  Associar a ocorrência no horário do funcionário. Neste pontoNessa etapa, o usuário poderá determinar em que momento o sistema usará a ocorrência customizada verificando através do horário utilizado pelo funcionário. A associação é feita em Cadastro | Horário por Intervalo. Marcar o parâmetro: “Determinar o tipo de ocorrência a ser gerada”. É possível realizar essa parametrização por jornada do funcionário.

Clicar no pequeno quadrado após   para localizar as ocorrências.

 


Feita essa parametrização é possível verificar que atrasos (e consequentemente faltas) geradas no espelho do funcionário assumirão as ocorrências criadas e parametrizadas. Observe que existe falta e atraso calculados no espelho do funcionário:

...

Ao verificar as ocorrências percebe-se que essas estão conforme as novas ocorrências criadas:

 


Observação: O total de horas referente a ocorrências customizadas serão demonstradas também no resumo lateral do espelho de ponto.

Conforme a parametrização realizada na ocorrência será possível tratar as ocorrências da mesma maneira que as demais ocorrências nativas do sistema são manipuladas. Essa parametrização permite que o usuário possa criar de forma personaliza as suas ocorrências e também realizar tratamentos como abonos, compensação, tolerâncias e até mesmo para compensação de banco de horas.

 

 

 

 Para maiores informações sobre o lançamento das horas customizadas para o banco de horas acesse.: Código de cálculo 0043 X Banco de Horas X Alteração Atitude.