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Alterações na criação do Login no portal / Alteração de senha no primeiro acesso

ao

do portal

do Beneficiário.

Características do Requisito

Linha de Produto:

Informe a linha de produtoMicrosiga Protheus.

Segmento:

Informe o segmento.Saúde

Módulo:

Informe o móduloSIGAPLS - Plano de Saúde.

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Informe a rotina.

Informe o nome técnico da rotina.

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Informe a(s) rotina(s) envolvidas.

Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.

 

 

PLSA174 - Famílias/Usuário

PLSA226 - Usuários do Portal

Cadastros Iniciais:

Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito.Configurar os parâmetros MV_LOGIN e MV_PILOGAU

Parâmetro (s):

Informe os parâmetros utilizados.

Ponto de Entrada:

Informe o ponto de entrada relacionado (link).

MV_LOGIN

MV_PILOGAU

MV_CDPBEN

Chamados relacionados

Informe o(s) chamado(s) relacionado(s).

Requisito (ISSUE): Informe o requisito relacionado (Issue).

País(es):

Informe o(s) Pais(es).

Banco(s) de Dados:

Informe o(s) Banco(s) de Dados utilizado(s).

Tabelas utilizadas:

Informe as tabelas utilizadas.

Sistema(s) operacional(is):

Informe o(s) sistema(s) operacional(is) utilizados.

Versões/Release:

Informe as versões.Release 12.1.8

 

 

Descrição

 

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digite informe o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

 

 

Essa nova implementação obriga que o Beneficiário realize a troca da senha durante o primeiro acesso ao portal. O processo de geração automática de usuários a partir do cadastro de uma nova família foi alterado para que seja possível escolher se o sistema irá gerar o Login de acesso com o E-mail, Matrícula ou C.P.F do beneficiário.

Após gerar o usuário para o portal o sistema irá enviar um e-mail para o beneficiário informando seu Login e senha (Gerada de forma aleatória).

Para alteração da senha no primeiro acesso, a nova senha deverá seguir os seguintes critérios:

  • Possuir no mínimo 8 caracteres.
  • Possuir ao menos um carácter numérico ou especial.

Conector de Widget
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=p5LjJp3Slzo&index=10&list=PLXa8l0dq5zRn-O2W-E6w9napYscdbDYAl

Procedimento para Configuração


 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) Configure o (s) parâmetro (s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome: 

MV_PILOGAU

Tipo:Informe o Tipo do parâmetro

Lógico

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão.T.

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

Gera senha ao incluir ou alterar a família.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_LOGIN

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

1

Descrição:

Indica qual o dado que ira formar o Login: 1 - Matricula, 2 - CPF e 3 - E-mail

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_CDPBEN

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

 

Descrição:

Código do direito padrão para inclusão automática de login de beneficiários no portal.


CONFIGURAÇÕES DIVERSAS

  • É necessário adicionar o arquivo md5.js na pasta <SERVIDOR>/web/PP/imagens-pls

CONFIGURAÇÃO DE SINALIZADOR


Obs.: Esse procedimento deve ser realizado após a atualização do Dicionário de Dados com o update do release.


2.

       1.           

No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações/

Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

 

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

Rede Atendimento/Sinalizadores (PLSPRO02)

Existirá um novo sinalizador com o nome "ENVIO DE SENHA" que foi inserido automaticamente ao executar a atualização do Dicionário de Dados, selecione esse sinalizador e clique em alterar.

 

Para o envio da senha e usuário para o Beneficiário é necessário que sejam configuradas duas variáveis (Aba "Campos HTML") para o sinalizador:

Campo HTMLDado
%SENHA%CSENHAORG
%LOGIN%BSW-> BSW_LOGUSR

 

        Após a configuração das duas varáveis é necessário que seja gerado o HTML para utilização, para isso, selecione Outras Ações/Gerar HTML. O sistema irá gerar um novo HTML que pode ser editado de acordo com a preferência da Operadora.

 

Exemplos:

 

Tela de sinalizador com as variáveis cadastradas.

Tela de sinalizador com as variáveis cadastradas.Image Added

 

HTML Gerado

Image Added

Onde:

%TEXTO%     Texto Digitado em tela no campo "Texto Princ".

%SENHA%     Senha do Beneficiário que foi gerada automaticamente.

%LOGIN%      Usuário que foi gerado para o Beneficiário.

 

HTML Alterado (Ideia de customização para o HTML)


Image Added

Image Added

Procedimento para Utilização

 

 Neste momento, iremos descreve como utilizar a nova funcionalidade implantada no sistema. Para que o funcionamento seja correto, é necessário que os parâmetros e ajustes necessários (informados no campo Procedimentos para Configuração) estejam corretos, para o pleno funcionamento.


Cadastro de Família/Usuário

  • No plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações -> Contrato / Família -> Grupo Familiar / Beneficiários (PLSA174)

Inclua uma nova família e titular.

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Caso o e-mail não seja preenchido, o sistema não irá enviar e-mail para o beneficiário informando o Login e senha.

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O sistema irá criar o Login para o beneficiário seguindo o que foi configurado no parâmetro MV_LOGIN e as seguintes regras:

  • Se o parâmetro estiver configurado para gravar como Login o E-mail do beneficiário e o e-mail NÃO estiver preenchido ou já existir como Login de outro Beneficiário o sistema irá gravar como Login o número da matrícula.
  • Se o parâmetro estiver configurado para gravar como Login o C.P.F do beneficiário e o C.P.F NÃO estiver preenchido ou já existir como Login de outro Beneficiário o sistema irá gravar como Login o número da matrícula

A senha será criada a partir de um número de 8 dígitos gerado aleatoriamente.

  • Após a inclusão da família e titular o sistema irá enviar um e-mail para o beneficiário informando qual o Login e usuário que foi cadastrado.
  • Acesso o Portal do Beneficiário com o Login e Senha que foi gerado.
  • O sistema irá solicitar que seja alterada a senha.

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Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab