Histórico da Página
Alterações na criação do Login no portal / Alteração de senha no primeiro acesso
aodo portal
do Beneficiário.Características do Requisito
Linha de Produto: | Informe a linha de produtoMicrosiga Protheus. | |||||||||||
Segmento: | Informe o segmento.Saúde | |||||||||||
Módulo: | Informe o móduloSIGAPLS - Plano de Saúde. | |||||||||||
Rotina: |
| PLSA174 - Famílias/Usuário PLSA226 - Usuários do Portal | ||||||||||
Cadastros Iniciais: | Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito.Configurar os parâmetros MV_LOGIN e MV_PILOGAU | |||||||||||
Parâmetro (s): | Informe os parâmetros utilizados. | |||||||||||
Ponto de Entrada: | Informe o ponto de entrada relacionado (link). | |||||||||||
MV_LOGIN MV_PILOGAU MV_CDPBEN | Chamados relacionados | Informe o(s) chamado(s) relacionado(s). | ||||||||||
Requisito (ISSUE): | Informe o requisito relacionado (Issue). | |||||||||||
País(es): | Informe o(s) Pais(es). | |||||||||||
Banco(s) de Dados: | Informe o(s) Banco(s) de Dados utilizado(s). | |||||||||||
Tabelas utilizadas: | Informe as tabelas utilizadas. | |||||||||||
Sistema(s) operacional(is): | Informe o(s) sistema(s) operacional(is) utilizados. | |||||||||||
Versões/Release: | Informe as versões.Release 12.1.8 |
Descrição
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
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- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digite informe o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Essa nova implementação obriga que o Beneficiário realize a troca da senha durante o primeiro acesso ao portal. O processo de geração automática de usuários a partir do cadastro de uma nova família foi alterado para que seja possível escolher se o sistema irá gerar o Login de acesso com o E-mail, Matrícula ou C.P.F do beneficiário.
Após gerar o usuário para o portal o sistema irá enviar um e-mail para o beneficiário informando seu Login e senha (Gerada de forma aleatória).
Para alteração da senha no primeiro acesso, a nova senha deverá seguir os seguintes critérios:
- Possuir no mínimo 8 caracteres.
- Possuir ao menos um carácter numérico ou especial.
Conector de Widget | ||
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Procedimento para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) Configure o (s) parâmetro (s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PILOGAU |
Tipo:Informe o Tipo do parâmetro | Lógico |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão.T. |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
Gera senha ao incluir ou alterar a família. |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_LOGIN |
Tipo: | Caracter |
Cont. Por.: | 1 |
Descrição: | Indica qual o dado que ira formar o Login: 1 - Matricula, 2 - CPF e 3 - E-mail |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_CDPBEN |
Tipo: | Caracter |
Cont. Por.: |
|
Descrição: | Código do direito padrão para inclusão automática de login de beneficiários no portal. |
CONFIGURAÇÕES DIVERSAS
- É necessário adicionar o arquivo md5.js na pasta <SERVIDOR>/web/PP/imagens-pls
CONFIGURAÇÃO DE SINALIZADOR
Obs.: Esse procedimento deve ser realizado após a atualização do Dicionário de Dados com o update do release.
2.
1.No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações/
Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Rede Atendimento/Sinalizadores (PLSPRO02)
Existirá um novo sinalizador com o nome "ENVIO DE SENHA" que foi inserido automaticamente ao executar a atualização do Dicionário de Dados, selecione esse sinalizador e clique em alterar.
Para o envio da senha e usuário para o Beneficiário é necessário que sejam configuradas duas variáveis (Aba "Campos HTML") para o sinalizador:
Campo HTML | Dado |
---|---|
%SENHA% | CSENHAORG |
%LOGIN% | BSW-> BSW_LOGUSR |
Após a configuração das duas varáveis é necessário que seja gerado o HTML para utilização, para isso, selecione Outras Ações/Gerar HTML. O sistema irá gerar um novo HTML que pode ser editado de acordo com a preferência da Operadora.
Exemplos:
Tela de sinalizador com as variáveis cadastradas.
HTML Gerado
Onde:
%TEXTO% Texto Digitado em tela no campo "Texto Princ".
%SENHA% Senha do Beneficiário que foi gerada automaticamente.
%LOGIN% Usuário que foi gerado para o Beneficiário.
HTML Alterado (Ideia de customização para o HTML)
Procedimento para Utilização
Neste momento, iremos descreve como utilizar a nova funcionalidade implantada no sistema. Para que o funcionamento seja correto, é necessário que os parâmetros e ajustes necessários (informados no campo Procedimentos para Configuração) estejam corretos, para o pleno funcionamento.
Cadastro de Família/Usuário
- No plano de Saúde (SIGAPLS) acesse Atualizações -> Contrato / Família -> Grupo Familiar / Beneficiários (PLSA174)
Inclua uma nova família e titular.
Caso o e-mail não seja preenchido, o sistema não irá enviar e-mail para o beneficiário informando o Login e senha.
O sistema irá criar o Login para o beneficiário seguindo o que foi configurado no parâmetro MV_LOGIN e as seguintes regras:
- Se o parâmetro estiver configurado para gravar como Login o E-mail do beneficiário e o e-mail NÃO estiver preenchido ou já existir como Login de outro Beneficiário o sistema irá gravar como Login o número da matrícula.
- Se o parâmetro estiver configurado para gravar como Login o C.P.F do beneficiário e o C.P.F NÃO estiver preenchido ou já existir como Login de outro Beneficiário o sistema irá gravar como Login o número da matrícula
A senha será criada a partir de um número de 8 dígitos gerado aleatoriamente.
- Após a inclusão da família e titular o sistema irá enviar um e-mail para o beneficiário informando qual o Login e usuário que foi cadastrado.
- Acesso o Portal do Beneficiário com o Login e Senha que foi gerado.
- O sistema irá solicitar que seja alterada a senha.
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab