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Chave

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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

TOTVS Obras e Projetos

Módulo

Sincronismo MS Project

Segmento Executor

Construção & Projetos

Projeto1

R_C&P_TOP007TOP008

IRM1

PCREQ-2250

Requisito1

PCREQ-2600

Subtarefa1 

PDR_CP_TOP008-142

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

12.1.89

Réplica

Não

País

(X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

Objetivo 

Este processo visa permitir que o usuário efetue o sincronismo de um arquivo do Microsoft Project com o projeto aberto no TOTVS Obras e Projetos. 

O processo de sincronismo é responsável por conciliar as informações do MS Project com as do projeto do TOTVS Obras e Projetos, atualizando suas informações, hierarquias, predecessões e recursos, tornando assim as informações das duas fontes de dados compatíveis, considerando possíveis restrições de regra de negócio.

Definição da Regra de Negócio

 O processo de sincronismo deve ser responsável por efetuar a correspondência entre as tarefas do MS Project e do TOTVS Obras e Projetos, identificando ações a serem tomadas para que as informações sejam completamente sincronizadas entre o projeto corrente no TOP e o arquivo do MS Project. 


RN001. Geração de arquivo vinculado

A integração deve ser parametrizada com o vínculo a arquivo do MS Project, podendo definir o arquivo padrão através dos parâmetros do projeto.

Para que o sincronismo com o MS Project ocorra corretamente é aconselhável que o vínculo seja iniciado em uma das situações listadas abaixo:

          1 - O projeto do TOP com dados cadastrados e um arquivo do MS Project recém criado (sem modificações).
          2 - Um arquivo do MS Project com dados cadastrados e o projeto do TOP recém criado (sem modificações).
          3 - Iniciar o sincronismo com as duas fontes de dados (arquivo do MS Project e projeto no TOP) recém criados.

Este vínculo é efetuado através da execução do sincronismo inicial do projeto, assim preenchendo a tabela De-Para e adicionando no arquivo todos os dados referentes à base de dados do TOTVS Obras e Projetos ou vice-versa. 

No primeiro sincronismo do arquivo do MS Project será atribuído a ele um identificador único, que será utilizado na composição da tabela De-Para e assim sendo é desaconselhável a duplicação ou cópia deste arquivo, pois os dois serão considerados como sendo um mesmo arquivo para o sincronismo.
Os parâmetros de sincronismo serão também salvos no arquivo para que na próxima execução os mesmos sejam sugeridos ao usuário.


RN002. Conciliação de tarefas

A conciliação entre as tarefas do TOTVS Obras e Projetos e do MS Project será efetuada através de uma tabela de De-Para, que relaciona os registros a partir da chave da tarefa no TOP, chave única do arquivo e UID do registro no MS Project. A tabela será alimentada a cada sincronismo, não sendo necessária nenhuma iteração com a mesma a cada inclusão, alteração ou exclusão no TOP.

Durante a conciliação será identificada a ação original executada e a ação de sincronismo a executar seguindo as seguintes regras:

          1 - Registros existentes na base de dados do TOP, na tabela De-Para e no MS Project
               Ação Original: Registro alterado em uma das extremidades
               Ação de Sincronismo: Sincronizar os dados do registro nas duas extremidades, considerando o sistema parametrizado como mandatário.

          2 - Registros existentes na base de dados do TOP e não pertencem à tabela De-Para
               Ação Original: Registro incluído no TOP
               Ação de Sincronismo: Incluir registro no arquivo do MS Project 

          3 - Registros existentes no arquivo do MS Project e não pertencem à tabela De-Para
               Ação Original: Registro incluído no MS Project
               Ação de Sincronismo: Incluir registro no projeto do TOP 

          4 - Registros existentes na base de dados do TOP e na tabela De-Para, mas não no arquivo do MS Project
               Ação Original: Registro excluído no MS Project
               Ação de Sincronismo: Excluir registro no projeto do TOP 

          5 - Registros existentes no arquivo do MS Project e na tabela De-Para, mas não no TOP
               Ação Original: Registro excluído no TOP
               Ação de Sincronismo: Excluir registro no arquivo do MS Project

 

RN003. Conciliação de recursos (insumos)

A conciliação de insumos do TOTVS Obras e Projetos com os recursos do MS Project será efetuada através de uma tabela de De-Para, que relaciona os registros a partir da chave do insumo no TOP, chave única do arquivo e UID do registro no MS Project. A tabela será alimentada a cada sincronismo, não sendo necessária nenhuma iteração com a mesma a cada inclusão, alteração ou exclusão no TOP.

Durante a conciliação será identificada a ação original executada e a ação de sincronismo a executar seguindo as seguintes regras:

          1 - Registros existentes na base de dados do TOP, na tabela De-Para e no MS Project
               Ação Original: Registro alterado em uma das extremidades
               Ação de Sincronismo: Sincronizar os dados do registro nas duas extremidades, considerando o sistema parametrizado como mandatário.

          2 - Registros existentes na base de dados do TOP e não pertencem à tabela De-Para
               Ação Original: Registro incluído no TOP
               Ação de Sincronismo: Incluir registro no arquivo do MS Project 

          3 - Registros existentes no arquivo do MS Project e não pertencem à tabela De-Para
               Ação Original: Registro incluído no MS Project
               Ação de Sincronismo: Incluir registro no projeto do TOP 

          4 - Registros existentes na base de dados do TOP e na tabela De-Para, mas não no arquivo do MS Project
               Ação Original: Registro excluído no MS Project
               Ação de Sincronismo: Excluir registro no projeto do TOP 

          5 - Registros existentes no arquivo do MS Project e na tabela De-Para, mas não no TOP
               Ação Original: Registro excluído no TOP
               Ação de Sincronismo: Excluir registro no arquivo do MS Project 

 

RN004. Conciliação de relacionamento de recursos / composições 

Visto que o Microsoft Project não possui uma entidade equivalente às composições do TOTVS Obras e Projetos, mantendo somente as informações de relacionamento de recursos e tarefas, será seguido o algoritmo abaixo para conciliação do relacionamento de recursos (insumos ou composições).

          Algoritmo de conciliação 

    • Número de recursos da tarefa igual a 0?
      • Inserir nulo nos campos de insumo e composição.
    • Número de recursos da tarefa igual a 1?
      • Insumo relacionado à tarefa igual ao recurso relacionados no MS Project?
        • Sim: Nenhuma ação
        • Não: Relacionar insumo na tarefa
    • Número de recursos da tarefa maior que 1?
      • Insumos da composição relacionada à tarefa são iguais aos recursos relacionados no MS Project (insumos e quantidades)?
        • Sim: Nenhuma ação
        • Não: Incluir nova composição

 

RN005. Conciliação de dependências de tarefas (predecessoras e sucessoras) 

Para o sincronismo serão consideradas as informações de tarefas predecessoras e sucessoras da fonte de dados conforme parâmetro de fonte de dados mandatária no sincronismo, assim desconsiderando ações efetuadas na outra fonte de dados no intervalo entre o ultimo sincronismo e o corrente.

 

RN006. Atualizar o modelo de dados

 

Durante a conciliação dos registros é utilizada a definição de relação de campos equivalentes entre o TOP e o MS Project listada na tabela abaixo para preencher o modelo de dados utilizado no sincronismo.
Os campos marcados na tabela em laranjado serão parametrizáveis, permitindo que o usuário possa selecionar se deseja envia-los e para qual campo (de tipo de dado compatível) relacionar. Na tabela abaixo está representado o mapeamento padrão. 

Image Added 

Image Added

Image Added

Image Added


RN007. Conciliação de alteração hierárquica e impasses

Seguindo a premissa do sistema mandatário, a hierarquia de tarefas será espelhada conforme dados extraídos da fonte de dados selecionada como mandatária.

Caso a inclusão de tarefas ou a alteração de hierarquia gere impasses, onde a tarefa é marcada como filha de uma etapa excluída ou marcada para exclusão, a mesma também será marcada para exclusão nas duas fontes de dados.

 

RN008. Cálculo da curva ABC

O sincronismo se baseia em dados calculados da curva ABC para a integração dos recursos (insumos e composições), sendo necessário realizar o cálculo do projeto através da opção existente no próprio processo.

 


 

Image Added  Importante: 

  • Caso hajam erros ao efetuar o download do arquivo sincronizado é importante que o usuário verifique o log de execução para identificar o status o sincronismo, pois esta etapa do processo não compartilha da mesma transação.
    • Caso haja erro no download do arquivo o mesmo ficará desatualizado, devendo identificar se o mesmo poderá ser utilizado novamente em futuros sincronismos ou um novo arquivo deve ser gerado.

    • Exemplo: Caso o sincronismo seja efetuado corretamente mas o arquivo não seja retornado, o mesmo não será atualizado com o ID de execução utilizado para armazenar o relacionamento De-Para de registros. Ou seja, caso este arquivo seja sincronizado novamente os registros existentes no mesmo serão duplicados no TOP (o mesmo ocorre com registros existentes no TOP). Neste caso o aconselhado é que seja gerado um novo arquivo a partir do processo de sincronismo com o campo "Criar novo arquivo" marcado.


Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[Sincronismo TOP X MS Project]

[Criação]

[Planejamento -> Integração com MS Project -> Sincronizar com o MS Project (Novo)]

-

 

   

Protótipo de Tela

 Protótipo 01

 Image Added

 Protótipo 02

Image Added

 

 


Regras de Integridade 

  • Versão do Microsoft Project
    Compatível com a política de manutenção da Microsoft, esta nova funcionalidade será homologada a partir da versão 2007 do MS Project, não mantendo compatibilidade com versões anteriores
  • Manutenção do arquivo do MS Project
    O arquivo do Project deve ser gerado e sincronizado sempre utilizando esta rotina, conforme “RN001. Geração de arquivo vinculado”, pois as demais rotinas de integração com o MS Project não alimentarão a tabela De-Para conforme necessário. 
  • Tipo de duração das tarefas
    Visando compatibilizar com o funcionamento do TOP o arquivo do MS Project será tratado sempre como “duração fixa”. 
  • Tipo das tarefas sem recursos
    Tarefas integradas que não possuírem recursos serão marcadas como “Valor cotado” no TOP. 
  • Parâmetros gerais e de projeto não utilizados no processo de sincronismo

    Parâmetros de Projeto: Os parâmetros “Versão do Project” e “Criar recursos que não existirem na base de dados” são desconsiderados pelo novo processo de sincronismo.

    Parâmetros gerais: A visão de parametrização de equivalência de campos em sincronismo com MS Project apresenta mais campos do que os sincronizados no novo processo, sendo estes desconsiderados e não necessitando parametriza-los. 

  • Equivalência de Campos

    A parametrização de equivalência de campos é obtida a partir dos parâmetros gerais somente no primeiro sincronismo do arquivo, visto que a mesma é armazenada no arquivo (e obtida dele) para os próximos sincronismos e a disposição das colunas não será alterada.

  • Recalculo de EDT
    Caso existam códigos de tarefa repetidos em alguma das fontes de dados o mesmo será recalculado, considerando o primeiro na ordem de leitura como o válido e os próximos terão o seu último número recalculado.

  • Relacionamento de recursos em Obras e Etapas
    O MS Project possui comportamento diferente do TOTVS Obras e Projetos, permitindo relacionar recursos em tarefas do tipo Sumary (Etapas ou Obras do TOP). 
    Ao efetuar o sincronismo considerando o MS Project como mandatário a informação de recursos (insumos/composições) em Obras ou Etapas será enviada ao TOP mas o mesmo as desconsiderará, conforme sua própria regra de negócio, inserindo valor vazio nos respectivos campos, podendo assim tornar as duas fontes de dados com informações diferentes mas sem gerar nenhum impacto funcional.

 

 


Anexos

  • Conciliação automática – Exemplos

    Segue abaixo situações que exemplificam o funcionamento da conciliação automática em diversas situações e parametrizações.

    1. Tarefas existentes MS Project e não relacionadas a tarefa do TOP

    Esta simulação visa apresentar as ações tomadas em caso de exclusão de registros no TOTVS Obras e Projetos e em casos de inclusão de registros no MS Project.
    Para as simulações de tarefas existentes no MS Project e não relacionadas a tarefa do TOP será utilizado como linha base as informações expostas na tabela abaixo.

             Image Added

    • Simulação
      Após o primeiro sincronismo foram efetuadas a exclusão das tarefas com IdTrf iguais a 2, 3 e 4 no TOP e incluídas as tarefas com ID iguais a 1006 a 1010 no MS Project, resultando nas seguintes informações expostas abaixo:

                           Image Added

    • Ações efetuadas
      Tabela de ações efetuadas nos dois sistemas no intervalo entre o ultimo sincronismo e o sincronismo corrente.

      Image Added 
    • Ações de sincronismo
      Tabela com ações a serem tomadas para efetuar o correto sincronismo dos dados.

      Image Added 
    • Resultado
      Tabela representativa dos dados no TOP e no MS Project após o sincronismo.

      Image Added

    2. Tarefas existentes TOP e não relacionadas a tarefa do MS Project
  • Esta simulação visa apresentar as ações tomadas em caso de exclusão de registros no MS Project e em casos de inclusão de registros no TOTVS Obras e Projetos.
  • Para as simulações de tarefas existentes no TOP e não relacionadas a tarefa do MS Project será utilizado como linha base as informações expostas na tabela abaixo.

             Image Added 

    • Simulação
      Após o primeiro sincronismo foi efetuada a inclusão das tarefas com IdTrf de 7 a 10 no TOP e excluídas as tarefas com ID iguais a 1002 e 1003 no MS Project, resultando nas seguintes informações expostas abaixo:
      Image Added

    • Ações efetuadas 
      Tabela de ações efetuadas nos dois sistemas no intervalo entre o ultimo sincronismo e o sincronismo corrente.

                          Image Added 

    • Ações de sincronismo 
      Tabela com ações a serem tomadas para efetuar o correto sincronismo dos dados. 

                          Image Added 

    • Resultado
      Tabela representativa dos dados no TOP e no MS Project após o sincronismo.

      Image Added

  • 3. Alteração hierárquica com inclusões e alterações simultâneas
  • Esta simulação visa apresentar as ações tomadas em caso de inclusão de registros e de alteração de hierarquia.
  • Para a simulação das operações listadas será utilizado como linha base as informações expostas na tabela abaixo.

             Image Added 

    • Simulação

      Nesta simulação foram efetuadas as seguintes operações: 

       
      • Exclusão da tarefa de IdTrf 3 no MS Project
      • Alteração hierárquica da tarefa de IdTrf 4 no MS Project – Passou a ser filha da nova tarefa criada (listada no item 5)
      • Inclusão da nova tarefa de ID 1006 no MS Project
      • Inclusão da nova tarefa de IdTrf 7 no TOP, após a exportação do MS Project.
      • Inclusão da nova tarefa de ID 1007 no MS Project 
      Após a execução das operações listadas acima os dois sistemas resultaram nas seguintes informações expostas abaixo:

                          Image Added

    • Ações efetuadas
      Tabela de ações efetuadas nos dois sistemas no intervalo entre o ultimo sincronismo e o sincronismo corrente.
      Image Added

    • Ações de sincronismo

      Tabela com ações a serem tomadas para efetuar o correto sincronismo dos dados.


    • Image Added

    • Resultado

      Tabela representativa dos dados no TOP e no MS Project após o sincronismo.
      Image Added

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.