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Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

          

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto 

TOTVS Automação Fiscal

Módulo

 SIGATAF

Segmento Executor

Serviços 

Projeto

Projeto e-Social 2.1 

IRM1

 

Requisito1

 

Subtarefa1

 

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

11.80.13

 

Réplica

 

País

(   x) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico México  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   Colômbia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

Objetivo

 Implementar as alterações  do cadastro 1060 (Tabela de Ambientes de Trabalho) com as alterações publicadas pelo fisco no manual de orientação do eSocial Versão 2.1, Julho de 2015.

 .

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

  1. Incluir a validação para o campo de nrInsc do grupo "dadosAmbiente". Conforme com a descrição do novo Leiaute 2.1: 
    "Número de inscrição onde está localizado o ambiente.Validação: 
    a) Se {localAmb} = [1], o estabelecimento deve pertencer ao empregador e constar da tabela S-1005);
    b) Se {localAmb} = [2], a raiz do CNPJ pode ser diferente da constante no S-1000, porém deve constar na Tabela de Lotações Tributárias (S-1020)."


  2. Incluir a validação para o campo de tpInsc do grupo "dadosAmbiente". De acordo a descrição do novo Leiaute 2.1:
    "Preencher com o código correspondente ao tipo de inscrição, conforme tabela 5. Validação: Se {localAmb} igual a 1:
    a) Se empregador PJ deve ser igual a [1] (CNPJ);
    b) Se empregador PF deve ser igual a [3] (CAEPF).
    Valores Válidos: 1, 3.
    "

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • TAFA389 – Tabela de Ambientes de Trabalho

    Manutenção dos Dados

    Atualizações->Eventos Esocial->Cadastrais->Tabela de Ambientes de Trabalho

    -

    TAFA390 – Fatores de Riscos Ambientais

    Manutenção dos DadosAtualizações->Cadastros Esocial->Auxiliares->Fatores de Riscos Ambientais-
    O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

     

    Tabelas Utilizadas

    • SE2 T04 Cadastro de Contas a Pagar
    • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
    Opcional
    • Tabela de Ambientes de Trabalho
    • T09 – Fatores Risco do Amb Trabalho

    • T12 – Fatores de Riscos Ambientais

     

     

    Protótipo de Tela

     

    <Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

     

    Protótipo 01

     

     

     Image Removed

     

     

     

     

     

     

    Opcional

    Fluxo do Processo

     

    <Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

    Opcional

    Dicionário de Dados

     

    Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

      

    Índice

    Chave

    01

    <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

    02

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

    03

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

    Campo

    <AAA_PERESP>

    Tipo

    <N>

    Tamanho

    <6>

    Valor Inicial

    <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

    Mandatório

    Sim (  ) Não (  )

    Descrição

    <Referência Mínima para Cálculo>

    Título

    <Ref.Calc.>

    Picture

    <@E999.99>

    Help de Campo

    <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

     

    (Opcional)

    Grupo de Perguntas

     

    <Informações utilizadas na linha Protheus>.

     

    Nome: FINSRF2

    X1_ORDEM

    01

    X1_PERGUNT

    Emissão De

    X1_TIPO

    D

    X1_TAMANHO

    8

    X1_GSC

    G

    X1_VAR01

    MV_PAR01

    X1_DEF01

    Comum

    X1_CNT01

    '01/01/08'

    X1_HELP

    Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

     

    (Opcional)

    Consulta Padrão

    <Informações utilizadas na linha Protheus>

     

    Consulta: AMB

    Descrição

    Configurações de Planejamento

    Tipo

    Consulta Padrão

    Tabela

    “AMB”

    Índice

    “Código”

    Campo

    “Código”; ”Descrição”

    Retorno

    AMB->AMB_CODIGO

     

    Protótipo 01

    Image Added

    Protótipo 02

    Image Added

    Fluxo do Processo


    Diagrama – Casos de Uso 

    Image Added

     

    Caso de Testes

     

    Caso de Testes

    Armazenamento 

    Finalidade Testes

    Testes do Programador

    Pré-Condições

    Pós-Condições

    Como verificar os resultados

    Cadastro de Ambientes de Trabalho

    -

    Validação dos registros inseridos/editados. 

    [ x ] Sim [ ] Não

     

     

    Verificar os registros gravados na tabela T04 e T09.

    Procedimentos

    Resultados Esperados

    1 - Incluir um novo registro

    1.1 Realiza a criação do cadastro normalmente e grava os campos: 

    a. T04_VERSAO: com a versão do registro (DDMMAAAAHHMMSS);
    b. T04_EVENTO: com o valor ‘I’ (Inclusão);
    c. T04_ATIVO: com o valor 1 (Ativo).

    1.2 Registro já existente com a mesma chave

    Não deve permitir a inclusão.

    2 - Alterar um registro

     

    2.1 Registro não transmitido ao RET (Campo _STATUS diferente de 2,3,4)

    2.1.1 Alteração de registro com o campo T04_EVENTO = ‘I’ (Inclusão) ou _EVENTO = ‘A’ (Alteração).

    - Grava as informações de alterações informadas no cadastro e altera o campo T04_STATUS para ““.

    2.1.2. Alteração de registro com o campo T04_EVENTO = ‘E’

    - Grava as informações de alterações informadas no cadastro e altera os campos:
    a. T04_EVENTO para ‘A’;
    b. T04_STATUS para ““.

    2.2 Registro transmitido ao RET (Campo T04_STATUS igual a 2,3,4)

    2.2.1 Alteração de registro com o campo T04_EVENTO = ‘I’ (Inclusão) ou T04_EVENTO = ‘A’ (Alteração)

    - Altera o campo T04_ATIVO do registro corrente para 2;
    - Cria um novo registro idêntico ao cadastro alterado já considerando as alterações realizadas pelo usuário e os seguintes campos:
    a. Campo T04_VERSAO recebe novo valor;
    b. Campo T04_VERANT recebe o valor do campo T04_VERSAO do registro anterior;
    c. Campo T04_PROTPN recebe o valor do campo T04_PROTUL do registro anterior;
    d. Campo T04_PROTUL recebe ““;
    e. Campo T04_EVENTO recebe o valor ‘A’;

    2.2.2. Alteração de registro com o campo T04_EVENTO = ‘E’

    - Altera o campo T04_ATIVO do registro corrente para 2;
    - Cria um novo registro idêntico ao cadastro alterado já considerando as alterações realizadas pelo usuário e os seguintes campos:
    a. Campo T04_VERSAO recebe novo valor;
    b. Campo T04_VERANT recebe o valor do campo T04_VERSAO do registro anterior;
    c. Campo T04_PROTPN recebe o valor do campo T04_PROTUL do registro anterior;
    d. Campo T04_PROTUL recebe ““;
    e. Campo T04_EVENTO recebe o valor ‘I’;

    3 - Alterar o registro do item 1

    O campo T04_STATUS

    DIFERENTE de 2,3 ou 4 (Registros não transmitidos)

     

    3.1. Registro não transmitido ao RET (Campo _STATUS diferente de 2,3,4)

    3.1.1. Exclusão de registro com o campo T04_EVENTO = ‘I’ (Inclusão)
    - Altera o campo T04_STATUS para ““;
    - Exclui o registro corrente;

    3.1.2. Exclusão de registro com o campo T04_EVENTO = ‘A’ (Alterado)
    - Altera o campo T04_STATUS para ““;
    - Exclui o registro corrente;
    - Caso exista um registro anterior com a mesma chave ( ID + Versão ) colocamos este registro como ativo novamente (Campo T04_ATIVO = 1);
    **O processo de procurar o registro anterior com a mesma chave ocorre pois na alteração temos a certeza que existe o registro original e neste caso o cliente apagou apenas a última operação (Alteração), o cadastro anterior deve voltar a ser válido (Ativo);

    3.1.3. Exclusão de registro com o campo T04_EVENTO = ‘E’ (Excluído)
    - É realizada a seguinte pergunta ao usuário: “O Evento de exclusão não foi transmitido. Deseja realmente excluí-lo ou manter o evento de exclusão para transmissão posterior?”
    Excluir:
    - Altera o campo T04_STATUS para ““;
    - Exclui o registro corrente;
    - Reativa o registro anterior (Campo T04_ATIVO = 1)
    Manter:
    - Não realiza nenhuma modificação no cadastro;

    3.2. Registro transmitido ao RET (Campo T04_STATUS igual a 2,3,4)
    3.2.1. Exclusão de registro com o campo T04_EVENTO = ‘I’ (Inclusão) ou T04_EVENTO = ‘A’ (Alteração)
    - Altera o campo T04_ATIVO do registro corrente para 2;
    - Cria um novo registro idêntico ao cadastro corrente com exceção dos seguintes campos:
    a. Campo T04_VERSAO recebe novo valor;
    b. Campo T04_VERANT recebe o valor do campo T04_VERSAO do registro anterior;
    c. Campo T04_PROTPN recebe o valor do campo T04_PROTUL do registro anterior;
    d. Campo T04_PROTUL recebe ““;
    e. Campo T04_EVENTO recebe o valor ‘E’;

    3.2.2. Exclusão de registro com o campo T04_EVENTO = ‘E’ (Exclusão)
    - Deve ser exibida a seguinte mensagem: “Registro de exclusão já transmitido, portanto não pode ser excluído.”
    - Nenhuma alteração deve ser feita no registro.

     

    (Opcional)

    Estrutura de Menu

     

    <Informações utilizadas na linha Datasul>.

     

    Procedimentos

     

    Procedimento

     

     

     

    Descrição

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    Módulo

     

     

     

    Programa base

     

     

     

    Nome Menu

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    Interface

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    Registro padrão

    Sim

    Sim

    Sim

    Visualiza Menu

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Release de Liberação

     

     

     

     

     

     

    Programas

     

    Programa

     

     

     

    Descrição

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    Nome Externo

     

     

     

    Nome Menu/Programa

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    Nome Verbalizado[1]

    (Max 254 posições)

    (Max 254 posições)

    (Max 254 posições)

    Procedimento

     

     

     

    Template

    (Verificar lista de opções no man01211)

    (Verificar lista de opções no man01211)

    (Verificar lista de opções no man01211)

    Tipo[2]

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Interface

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    Categoria[3]

     

     

     

    Executa via RPC

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Registro padrão

    Sim

    Sim

    Sim

    Outro Produto

    Não

    Não

    Não

    Visualiza Menu

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Query on-line

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Log Exec.

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Rotina (EMS)

     

     

     

    Sub-Rotina (EMS)

     

     

     

    Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

     

     

     

    Compact[4]

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Home[5]

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Posição do Portlet[6]

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

     

     

     

     

    Cadastro de Papéis

    <O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

    <Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

     

    Código Papel

    (máx 3 posições)

    Descrição em Português*

     

    Descrição em Inglês*

     

    [1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

    [2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

    [3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

    [4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

    [5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

    [6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

     Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.