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Chave

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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

 RM

Módulo 

TOTVS Gestão de Obras e Projetos

Segmento Executor

 Construção e Projetos

Projeto1 

R_C&P_TOP008

IRM1 

PCREQ-7447

Requisito1 

PCREQ-7448

Subtarefa1 

PDR_CP_TOP008-62

Chamado2

 -

Release de Entrega Planejada 

12.1.9

Réplica

 -

País

(  x) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

Objetivo

Migração dos relatórios de Composições do Projeto utilizando o RM Reports.

Definição da Regra de Negócio

Os relatórios de composição que serão migrados da antiga MDI (executável RMSolum.exe) para a nova na MDI, são os seguintes:

Relatórios Baseados no Gerador: 

  • Composição de Custo Unitário Utilizadas no Projeto
  • Composição Por Produção Utilizadas no Projeto 

Relatórios de Modelo Fixo: 

  • Planilha de Composição Analítica por Tarefas Considerando BDI Diferenciado
  • Planilha de Composição Analítica por Tarefas Considerando BDI Diferenciado Separado
  • Planilhas de Composição Analíticas de Custos Unitários
  • Planilhas de Composição Analíticas de Preços Unitários por Produção
  • Planilha Analítica de CPUs por Tarefas com Descr. Composição Auxiliar
  • Planilha Analítica de CPUs por Tarefas com Descr. Composição Auxiliar ao final

Para que seja possível a importação dos relatórios na nova MDI, os relatórios serão disponibilizados através de arquivos de importação, e poderão ser importados através do RMReports.

Através da tela abaixo, os arquivos de importação dos relatórios (Ex.: Composição de Custo Unitário Utilizadas no Projeto) são selecionados e importados.

Image Added

Após importados, podem ser visualizados em Relatórios >> Composições >>Composições do Projeto.

Image Added

Restrições

  • Estes relatórios são padrão no sistema e por questão de segurança o usuário não poderá editar ou excluí-los, 
    porém será possível duplicá-lo criando cópias, e assim editar e customizar estas cópias, de acordo com a necessidade.

Filtros

  • Por cenário e tipo de planilha.
  • Tarefa inicial e final.

Localização do Relatório

Interna: RM/Documentos/Prj-Projetos/Relatórios/Relatorios Migrados

Clientes: Pasta "Objetos Gerenciais" localizada no diretório de instalação do Produto.

Informações
titleImportante

Para que um relatório seja gerado pelo Menu Relatórios -> Composições -> Composições do projeto, o mesmo tem que ser do tipo Composições do Projeto e deve-se utilizar em um dos detalhes (Banda) do relatório a tabela de Insumos/Composições do Projeto (MRELRECURSO).

É recomendado calcular o projeto antes de gerar os relatórios.

Os valores dos totalizadores dos relatórios, por questões de arredondamento (uma vez que os relatórios não utilizam as casas decimas definidas nos parâmetros de projeto), podem apresentar valores aceitavelmente um pouco maiores ou menores.


Protótipo de Tela

Protótipo 01 – Tela de filtros e geração do relatório

 Image Added

Protótipo 02 – Composição por Produção

Este relatório exibe as composições do tipo Produção separando seus recursos pelo Grupo DNIT (Equipamentos, Materiais, Mão de Obra e Transporte). Ao final é mostrado um totalizador para cada grupo além da Produção da Equipe e o Custo Unitário da Execução.

Composição por ProduçãoImage Added


Protótipo 03 – Composição de Custo Unitário

 Este relatório exibe as composições do tipo CPU (Custo Unitário) separadas pelo grupo DNIT (Equipamentos, Materiais, Mão de Obra e Transporte).

Image Added

Protótipo 04 - Planilha de composição analítica por tarefas considerando BDI diferenciado

Este é o primeiro dos relatórios de modelo fixo que será migrado. Ele, como o próprio nome diz, exibirá uma planilha com as composições utilizadas no projeto por tarefa considerando BDI diferenciado. Ele será gerado da mesma forma que os outros relatórios do gerador e possuirá os mesmo filtros descritos no item anterior.

Este relatório, na versão anterior (Gerador antigo) possui dois filtros que não serão mais apresentados na tela de geração do relatório, pois o novo gerador (RM Reports) possui funcionalidades que suprem esses filtros. Abaixo segue uma tabela com os filtros e as medidas tomadas para atenderem ao novo gerador de relatórios.

 

Filtro

Nova característica

Ordenação por código da tarefa ou descrição

O novo gerador possui esta funcionalidade. O relatório padrão será ordenado pelo código da tarefa. Para mudá-lo, abra o template do relatório, clique no Detalhe da tarefa e selecione “Ordenação”.

Aprensentar o BDI Diferenciado Separado

Para atender a este filtro foi criado um outro template (Planilha de composição analítica por Tarefas com BDI Dif. Separado) onde neste são apresentados o BDI diferenciado junto aos totalizadores ao invés de aplicá-lo em cada coeficiente dos recurso da composição.

Abaixo um exemplo deste relatório e logo mais com o BDI Diferenciado Separado.

Repare que o servente da Composição 000002 - Escavação para blocos o BDI Diferenciado é aplicado no coeficiente do mesmo no primeiro relatório, já com o BDI Diferenciado separado o coeficiente é mantido e o BDI Diferenciado é mostrado junto com os totalizadores da Composição no segundo relatório.

Image Added

 

Image Added

Protótipo 05 - Planilha de composição analítica de preços unitários por produção

Este é o segundo dos relatórios de modelo fixo que será migrado. Ele exibirá uma planilha analítica com as composições de preços unitários por produção utilizadas no projeto agrupadas pelo grupo DNER. Ele será gerado da mesma forma que os outros relatórios do gerador e possuirá os mesmo filtros descritos no item anterior.

Abaixo um exemplo deste relatório:

 

Image Added

Protótipo 4: Planilha de composição analítica de preços unitários

 

Protótipo 06 - Planilha de composição analítica de custo unitários

Este é o terceiro dos relatórios de modelo fixo que será migrado. Ele exibirá uma planilha analítica com as composições de custos unitários utilizadas no projeto agrupadas pelo grupo de custo. Ele será gerado da mesma forma que os outros relatórios do gerador e possuirá os mesmo filtros descritos no item anterior.

Abaixo um exemplo deste relatório:

 

Image Added

Protótipo 5: Planilha de composição de custos unitários

 

Protótipo 07 - Planilha analítica de CPUs por tarefas com descr. Composição auxiliar

Este é o quarto dos relatórios de modelo fixo que será migrado. Ele exibirá uma planilha analítica com as composições de preços unitários e suas composições auxiliares recursivas utilizadas no projeto por tarefas. Ele será gerado da mesma forma que os outros relatórios do gerador e possuirá os mesmo filtros descritos no item anterior.

Este relatório, na versão do Delphi possui alguns filtros que não serão mais apresentados na tela de geração do relatório, pois o novo gerador (RM Reports) possui funcionalidades que suprem esses filtros. Abaixo segue uma tabela com os filtros e as medidas tomadas para atenderem ao novo gerador de relatórios.

 

Filtro

Nova característica

Ordenação por código da tarefa ou descrição

O novo gerador possui esta funcionalidade. O relatório padrão será ordenado pelo código da tarefa. Para mudá-lo, abra o template do relatório, clique no Detalhe da tarefa e selecione “Ordenação”.

Imprimir composições repetidas

O novo gerador também possui esta funcionalidade. Para isso insira um cabeçalho no Detalhe de tarefa para agupá-la pela composição.

Imprimir composições ao final

Para atender a este filtro foi criado um outro template (04.009.1 - Planilha Analítica de CPUs por Tarefas com Descr. Composição Auxiliar ao final) onde neste são impressos as composições auxiliares ao final do relatório. Os dados são os mesmos de ambos os relatórios, porém as composições auxliares no primeiro são exibidas logo após a sua composição pai e no segundo são exibidas ao final do relatório.

Data do relatório

O novo gerador possui um campo para a data do relatório.

Aba Texto para cabeçalho e rodapé.

Pode ser inserido um cabeçalho e rodapé do relatório com texto padrão no template do relatório pelo RM Reports.

 

Com a dinâmica oferecida pelo RM Reports o usuário pode modificar o relatório para atender aos filtros acima ou a qualquer customização que o quera fazer. Para isso, crie uma cópia do relatório usando o processo de mesmo nome na guia Gestão do menu principal e o modifique a sua maneira ou comece um novo relatório que achar interessante.

Para atender a recursividade que este relatório necessita foi criado o SQL recursivo e inserido como sentença SQL no novo gerador. O primeiro SQL funciona no SQL Server e no Oracle 11g+, porém não é suportado no Oracle 10g. Para o Oracle 10g foi criada uma segunda sentença e consequentemente um outro template para o relatório. Segue as sentenças criadas abaixo:

Sentença SQL Server e Oracle 11g (CMPAUXRECURSIVE):

 

WITH FUNCCMPAUX(CODCOLIGADA, IDPRJ, IDREC, IDCMP, IDCMPFILHA, IDCMP2, IDCMPFILHA2, NIVEL)

     AS (SELECT MRECCMP.CODCOLIGADA,

                MRECCMP.IDPRJ,

                MRECCMP.IDREC,

                MRECCMP.IDCMP,

                MRECCMP.IDCMPFILHA,

                MRECCMP.IDCMP,

                MRECCMP.IDCMPFILHA,

                1

         FROM   MRECCMP (NOLOCK)

         WHERE  MRECCMP.ATIVO = 1

                AND MRECCMP.IDCMPFILHA IS NOT NULL

 

         UNION ALL

         SELECT MRECCMP.CODCOLIGADA,

                MRECCMP.IDPRJ,

                FUNCCMPAUX.IDREC,

                MRECCMP.IDCMP,

                MRECCMP.IDCMPFILHA,

                FUNCCMPAUX.IDCMP2,

                FUNCCMPAUX.IDCMPFILHA2,

                FUNCCMPAUX.NIVEL + 1

         FROM   MRECCMP (NOLOCK)

                JOIN FUNCCMPAUX

                  ON FUNCCMPAUX.CODCOLIGADA = MRECCMP.CODCOLIGADA

                     AND FUNCCMPAUX.IDPRJ = MRECCMP.IDPRJ

                     AND FUNCCMPAUX.IDCMP = MRECCMP.IDCMPFILHA

         WHERE  MRECCMP.ATIVO = 1

                AND MRECCMP.IDCMPFILHA = funcCmpAux.IDCMP)

SELECT MCMP.CODCMP,

       MCMP.DESCCMP,

       FUNCCMPAUX.NIVEL,

       FUNCCMPAUX.IDCMP2,

       FUNCCMPAUX.IDCMPFILHA2,

       MRECCMP.*

FROM   FUNCCMPAUX

       JOIN MRECCMP (NOLOCK)

         ON MRECCMP.IDREC = FUNCCMPAUX.IDREC

            AND MRECCMP.CODCOLIGADA = FUNCCMPAUX.CODCOLIGADA

            AND MRECCMP.IDPRJ = FUNCCMPAUX.IDPRJ

       JOIN MCMP (NOLOCK)

         ON MCMP.IDCMP = MRECCMP.IDCMPFILHA

            AND MCMP.CODCOLIGADA = MRECCMP.CODCOLIGADA

            AND MCMP.IDPRJ = MRECCMP.IDPRJ

WHERE  FUNCCMPAUX.CODCOLIGADA = :P_CODCOLIGADA

       AND FUNCCMPAUX.IDPRJ = :P_IDPRJ

       AND FUNCCMPAUX.IDCMP = :P_IDRECURSO

ORDER  BY FUNCCMPAUX.NIVEL

Sentença Oracle 10g (CMPAUXRECURSIVE):

 

SELECT MCMP.CODCMP,

       MCMP.DESCCMP,

       MRECCMP.*,

       LEVEL

FROM   MRECCMP (NOLOCK)

       JOIN MCMP (NOLOCK)

         ON MCMP.IDCMP = MRECCMP.IDCMPFILHA

            AND MCMP.CODCOLIGADA = MRECCMP.CODCOLIGADA

            AND MCMP.IDPRJ = MRECCMP.IDPRJ

WHERE  MRECCMP.CODCOLIGADA = :P_CODCOLIGADA

       AND MRECCMP.IDPRJ = :P_IDPRJ

       AND MRECCMP.ATIVO = 1

       AND MRECCMP.IDCMPFILHA IS NOT NULL

START WITH MRECCMP.IDCMP = :P_IDRECURSO

CONNECT BY PRIOR MRECCMP.IDCMPFILHA = MRECCMP.IDCMP

ORDER  BY LEVEL

 

As variáveis: P_CODCOLIGADA, P_IDPRJ e P_IDRECURSO, são setadas pelo Detalhe pai do relatório que neste caso é a tabela MRELRECURSO.

Para obter os recursos das composições auxiliares retornadas pelas sentenças SQL acima, foi criado uma outra sentença onde a variável P_IDCMPFILHA2 (SQL Server  e Oracle 11g), P_IDCMPFILHA (Oracle 10g) é o identificador da composição auxiliar retornada pela sentença pai. Segue as sentenças abaixo:

 

SQL Server e Oracle 11g (RECCMPAUXRECURSIVE):

SELECT *

FROM   MRECCMP (NOLOCK)

WHERE  MRECCMP.IDCMP = :P_IDCMPFILHA2

 

Oracle 10g (RECCMPAUXRECURSIVE):

SELECT *

FROM   MRECCMP (NOLOCK)

WHERE  MRECCMP.IDCMP = :P_IDCMPFILHA

 

O código das sentenças (CMPAUXRECURSIVE e RECCMPAUXRECURSIVE) não podem ser alterados, pois cada um será o DataMember (membro de dados) do Detalhe que ele será inserido. Se estes nomes foream alterados podem ocorrer problemas ao gerar o relatório.

Abaixo um exemplo deste relatório:

Image Added

Protótipo 6: Composição de preços unitários

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.