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Chave

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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento

Módulo

Faturamento

Segmento Executor

TOTVS Construção e Projetos

Projeto1

Integração BackOffice RM x PDV Protheus

IRM1

PCREQ-7769

Requisito1

PCREQ-7799

Subtarefa1

PDR_CP_MOV008-26

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

12.1.10

Réplica

Não

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

 

Implementação do adapter de integração via Mensagem Única TOTVS do cadastro de Estação PDV, viabilizando assim o CRUD completo do cadastro por recebimento cadastro por envio de mensagem de integração.

 

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 Os

Considera-se como escopo deste requisito a implementação do adapter de envio de Mensagens Únicas TOTVS para integração do cadastro de Estação (Ponto de Venda), estando o adapter de recebimento desta mesma mensagem fora do escopo do requisito, ou seja , os pontos de vendas (Estação-PDV) serão cadastrado SOMENTE somente no PDVBackOffice RM. 

 

A análise e o desenvolvimento do adapter será efetuado considerando a integração com o PDV Protheus, mas também viabilizará a integração com outras fontes de dados desde que respeitado o layout da mensagem<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • Ponto de Venda

    Inclusão/Alteração/Exclusão

    RM \ BackOffice \ Gestão de Estoque, Compras e Faturamento \ Cadastros \
    Estoque, Compras e Faturamento \ Mais \ Tabelas Auxiliares \ Ponto de Venda

    -

    O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

     

    Tabelas Utilizadas

    Protótipo
    • TPONTOVENDA – Ponto TGRPPONTOVENDA – Grupamento de Pontos de Venda

    Opcional

    • TPONTOVENDA – Ponto de
    Tela
    • Venda

     

    <Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

     

    Protótipo 01

     

     

     Image Removed

     

     

     

     

     

     

    Opcional

    Fluxo do Processo

     

    <Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

    Opcional

    Dicionário de Dados

     

    Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

      

    Índice

    Chave

    01

    <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

    02

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

    03

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

    Campo

    <AAA_PERESP>

    Tipo

    <N>

    Tamanho

    <6>

    Valor Inicial

    <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

    Mandatório

    Sim (  ) Não (  )

    Descrição

    <Referência Mínima para Cálculo>

    Título

    <Ref.Calc.>

    Picture

    <@E999.99>

    Help de Campo

    <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

     

    (Opcional)

    Grupo de Perguntas

     

    <Informações utilizadas na linha Protheus>.

     

    Nome: FINSRF2

    X1_ORDEM

    01

    X1_PERGUNT

    Emissão De

    X1_TIPO

    D

    X1_TAMANHO

    8

    X1_GSC

    G

    X1_VAR01

    MV_PAR01

    X1_DEF01

    Comum

    X1_CNT01

    '01/01/08'

    X1_HELP

    Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

     

    (Opcional)

    Consulta Padrão

    <Informações utilizadas na linha Protheus>

     

    Consulta: AMB

    Descrição

    Configurações de Planejamento

    Tipo

    Consulta Padrão

    Tabela

    “AMB”

    Índice

    “Código”

    Campo

    “Código”; ”Descrição”

    Retorno

    AMB->AMB_CODIGO

     

    Entidades de Integração 

    • DataServer envolvido
      • MovGrpPontoVendaData
    • Transformação
      • Id: LISTOFSTATIONSALEPOINT
      • Versão: 1.000
    • SourceCode (Evento)
      • GUID: f1b94c0a-3982-455a-a9d3-d4c26bc775b2
      • Nome: StationSalesPoint_1.000
    • Fórmula Visual
      • 03_PDV_PontoVenda.TotvsWF

    Regras de Integridade 

    • O cadastro deve ser feito no BackOffice RM e sincronizado para o PROTHEUS via Integração TOTVS Mensagem Única.
    • O código do ponto de venda no RM (TPONTOVENDA.PONTOVENDA) deve ser igual ao código do ECF no Protheus (SLG.LG_PDV). É obrigatório incluir um código do ponto de venda no RM com o valor 001.
    • No RM os cadastros de Pontos de Venda (PDV) são consolidados pelo cadastro de Grupo de Venda, sendo enviado ao Protheus na Mensagem Única a lista com todos os Pontos de Venda do grupo.
      • O tratamento de evento será efetuado através do campo "Event" interno ao item da mensagem, visto que em uma mesma mensagem de evento 'Upsert' podem existir itens com eventos 'Delete'. Ex.: Foi incluído um PDV e outro foi excluído.
    • Serão enviados para o PROTHEUS somente os registros que são do Tipo 'Impressora Fiscal' (TPONTOVENDA.TIPO=1).
      • Esta validação é efetuada na Fórmula Visual e no XSLT de saída.
    • Caso o campo TIPO seja alterado de 'Impressora Fiscal' para qualquer outro será enviada a exclusão do respectivo Ponto de Venda ao Protheus.
    • Caso o Código do Ponto de Venda seja alterado será enviada ao Protheus a exclusão do registro referente ao código anterior e a inclusão de novo Ponto de Venda com o novo código.
    • CRO - Default
      • O Contador de Reinicio de Operação é trafegado na mensagem única, pois será utilizado na integração de inclusão do Cupom Fiscal. Para obter maiores informações sobre o a integração de Cupom Fiscal clique aqui.

     

    Compartilhamento de registros por Coligada e Filial

    Visto que o registo no BackOffice RM não considera a Filial como parte da Chave e existe a restrição na Mensagem Única TOTVS para envio do 'CompanyInternalId' completo (Coligada + Filial), é necessário que o sistema destinatário possua este cadastro exclusivo por Coligada e compartilhado por Filial.

    Em resumo, o sistema de destino não deve considerar a informação de Filial enviada, pois caso no BackOffice RM este campo esteja nulo será enviada a Filial do contexto de integração, que e a primeira filial da empresa disponível na tabela De-Para.

    Em relação ao Protheus deve seguir o seguinte compartilhamento:

        • Empresa:  Exclusivo
        • Unidade:   Deve ser equivalente à entidade relacionada no De-Para de integração (Empresa ou filial)
        • Filial:        Compartilhado

    Restrições e Ponto de Atenção

    • Os campos enviados do RM para o PROTHEUS não poderão ser alterados no PDV.
    • Conforme uso normal do FrontLoja, o usuário deverá acessar o cadastro de Estação no mesmo para efetuar as configurações referentes aos devices agregados, como Impressora Fisca, PinPad, Leitor de Código de Barras e demais. 


    Mapeamento dos campos

    • Mensagem LisOfStationSalePoint 1.000 

    Mensagem Padrão

    Descrição

    RM

    Tabela

    Campo

    Observação

    CompanyId

    Código da empresa.

    TPONTOVENDA

    CODCOLIGADA

    Código da Coligada é obtido a partir do De-Para de Filial.

    BranchId

    Código da filial

    TPONTOVENDA

    CODFILIAL

    CompanyInternalId

    InternalId da chave completa de empresa do produto

    TPONTOVENDA

    CODCOLIGADA|CODFILIAL

    Code

    Código Ponto de Venda

    TPONTOVENDA

    PONTOVENDA

     

    InternalId

    InternalId de Integração

    TPONTOVENDA

    CODCOLIGADA|PONTOVENDA

     

    Series

    Série

    TPONTOVENDA

    SERIE

     
    SeriesInternalIdId de integração da SérieTPONTOVENDACODCOLIGADA|SERIE 

    Description

    Descrição

    TPONTOVENDA

    DESCRICAO

     

    WarehouseInternalIdId de integração do Local de Estoque(Armazem)TPONTOVENDACODLOC 
    WarehouseCodeCódigo do Local de EstoqueTPONTOVENDACODCOLIGADA|CODFILIAL|CODLOC 

    Active

    Estação Ativa?

    TPONTOVENDA

    INATIVO

    TPONTOVENDA.INATIVO = 0: Ativo

    TPONTOVENDA.INATIVO = 1: Inativo

    EventEvento do item (Ponto de Venda) EVENTCampo adicionado no tratamento da Fórmula Visual para controle de evento por Ponto de Venda do Grupo.
    CROContador Reinício de OperaçãoTPONTOVENDACRO 
    • Somente os campos marcados em negrito são tratados no Adapter, sendo os demais não enviados na mensagem.

     

    Fluxo do Processo

    A integração de Pontos de Venda é efetuada em duas etapas, iniciada no BackOffice RM onde todos os dados de integração fiscal devem ser efetuadas e finalizada com a completa configuração dos equipamentos agregados ao FrontLoja (Pinpad, leitores, impressora fiscal, etc).

    Image Added

    <Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

    (Opcional)

    Estrutura de Menu

     

    <Informações utilizadas na linha Datasul>.

     

    Procedimentos

     

    Procedimento

     

     

     

    Descrição

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    Módulo

     

     

     

    Programa base

     

     

     

    Nome Menu

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    Interface

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    Registro padrão

    Sim

    Sim

    Sim

    Visualiza Menu

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Release de Liberação

     

     

     

     

     

     

    Programas

     

    Programa

     

     

     

    Descrição

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    Nome Externo

     

     

     

    Nome Menu/Programa

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    Nome Verbalizado[1]

    (Max 254 posições)

    (Max 254 posições)

    (Max 254 posições)

    Procedimento

     

     

     

    Template

    (Verificar lista de opções no man01211)

    (Verificar lista de opções no man01211)

    (Verificar lista de opções no man01211)

    Tipo[2]

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Interface

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    Categoria[3]

     

     

     

    Executa via RPC

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Registro padrão

    Sim

    Sim

    Sim

    Outro Produto

    Não

    Não

    Não

    Visualiza Menu

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Query on-line

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Log Exec.

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Rotina (EMS)

     

     

     

    Sub-Rotina (EMS)

     

     

     

    Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

     

     

     

    Compact[4]

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Home[5]

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Posição do Portlet[6]

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

     

     

     

     

    Cadastro de Papéis

    <O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

    <Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

     

    Código Papel

    (máx 3 posições)

    Descrição em Português*

     

    Descrição em Inglês*

     

    [1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

    [2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

    [3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

    [4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

    [5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

    [6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

     Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.