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Importação de movimentos com guias em status inválido
Características do Requisito
Manutenção das Utilizações do Controle Quantitativo Técnico
PR0410I
Manutenção Grupos de Transações
RC0410I
Cadastros Iniciais:
Importação de Menu
Linha de Produto: | Datasul | |||
Segmento: | Saúde | |||
Módulo: | Gestão de Planos de Saúde | |||
Rotina: |
|
PR0410H
|
País(es): | Brasil |
Banco(s) de Dados: | Progress® / Oracle® |
Sistema(s) operacional(is): | Todos |
Versões/Release: | TOTVS 12.1.10 |
Descrição
Criada nova parametrização para tratar e permitir importar movimentos com guias vinculadas e com status inválido.
Através de deste novo parâmetro
Os novos cadastros são:
, será possível parametrizar para quais prestadores deve ser validado o status da guia vinculada ao movimento no momento da importação.
As classes de erro que serão consideradas por este parâmetro são:
- 128 - DOC.IDENT.BENEF. DIFERE DOC.IDENT.BENEF. DA GUIA
- 129 - GUIA NAO FOI IMPRESSA
- 130 - GUIA DEVE SER IMPRESSA
- 131 - GUIA CANCELADA
- 132 - GUIA JA PROCESSADA PELO RC
- 133 - GUIA FECHADA
- 134 - GUIA FATURADA OU GUIA ORCAMENTO
- 135 - GUIA NEGADA
- 136 - GUIA PENDENTE DE AUDITORIA. GUIA DEVE SER IMPRESSA
- 137 - GUIA PENDENTE DE LIBERACAO. GUIA DEVE SER IMPRESSA
- 138 - GUIA PEND.DE LAUDO MEDICO. GUIA DEVE SER IMPRESSSA
- 139 - GUIA PEND.DE JUSTIF.MEDICA. GUIA DEVE SER IMPRESSA
- 140 - GUIA PENDENTE DE PERICIA MEDICA
- 141 - GUIA EM AUDITORIA
- 142 - GUIA EM ATENDIMENTO
- 143 - GUIA EM PERICIA MEDICA
- 148 - GUIA INFORMADA NO ARQUIVO PTU A500 INVALIDA
- 157 - GUIA INFORMADA NO ARQUIVO DE IMPORTACAO NAO EXISTE
- Manutenção Regras Controle Quantitativo Tecnico
- Manutenção das Utilizações do Controle Quantitativo Técnico
- Manutenção Grupos de Transações
Procedimento para Implantação
A Implementação descrita no documento, será realizada a partir da atualização do pacote do cliente.
O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download).
Importante
Antes de executar a atualização é recomendável realizar o backup do banco de dados bem como dos arquivos do Sistema (executáveis, .dlls e arquivos de configuração).
Realizar a atualização antes no ambiente de homologação e posterior a devida validação, no ambiente de produção.
Cadastro de Classes de Erro
- Necessário importar o arquivo “claserro.d” pelo programa “Importação Classes Erro” (RC0810B) disponibilizado na pasta database\dados.
- A nova classe de erro foi criada conforme tabela abaixo:
Código |
157 |
Descrição |
GUIA INFORMADA NO ARQUIVO DE IMPORTACAO NAO EXISTE | |
Ação Esperada | Gera Glosa |
Prioridade | Muito Alta |
Cadastros de Glosa
- Para que o controle quantitativo técnico foi funcione corretamenteSe a classe de erro for parametrizada para gerar glosa, será necessário também o cadastro de uma nova glosa através do programa “Manutenção de Glosa” (RC0110P). A nova glosa deve ser associada a classe de erro 126157.
- Sugestão de cadastro da nova glosa:
Glosa | Utilizar número disponível |
Dt.Limite | 31/12/9999 |
Classe erro |
157 |
Descricao |
Cod Glosa TISS
1423
Gr.Glosa TISS
Quantidade solicitada acima da quantidade permitida
Des.Glosa TISS
Quantidade solicitada acima da quantidade permitida
GUIA ARQ. IMP. NAO CADASTRADA |
Mensagem |
QTDE PERMITIDA EXCEDIDA – TECN
GUIA ARQ. IMP. NAO CADASTRADA |
Motivo Quest. GP |
207 | |
G.Fracionamento | Não |
Procedimento para Utilização
Para manutenção de regras do controle quantitativo técnico foi criado o programa “Manutenção Regras Controle Quantitativo Tecnico” (PR0410H).
Para acesso desta nova tela você deve seguir os seguintes passos:
- Em Gestão de Planos de Saúde, acesse o módulo PR – Estrutura do Produto.
- Em Cadastros selecione o programa Manutenção Regras Controle Quantitativo Tecnico.
3. A seguinte tela será apresentada:
4. A tela inicial, possibilita a visualização das regras já cadastradas de acordo com filtros que podem ser aplicados.
5. O botão “Filtros adicionais” possibilita a pesquisa mais especifica nas regras:
6. Os botões no rodapé da tela permitem manter o cadastro de regras:
Adicionar
- Permite incluir novas regras:
2. O código da regra será gerado de forma sequencial e a descrição da regra poderá ser informada.
3. As regras poderão ser definidas por “Procedimentos” ou “Insumos” podendo ser especializadas por diversos campos:
- Grupo/Código Procedimento ou Tipo/Código Insumo
- Tipo de Atendimento
- CID
- Especialidade/Unidade e código prestador solicitante
- Especialidade/Unidade e código prestador executante.
- Transações
4. O botão “Transações Vinculadas” possibilita a associação da transações a regra. É obrigatório que ao menos uma transação seja vinculada a regra.
5. O controle da quantidade pode ser por regra, informando apenas a quantidade permitida ou pode ser realizada utilizando totalizadores: por movimento ou superior.
6. O uso de totalizadores é semelhante ao controle quantitativo já existente no sistema. As utilizações serão controladas de forma agrupada criando registros de utilização pelo totalizador.
7. O controle quantitativo poderá ser realizado considerando vários períodos. O registro de contabilização de utilizações será considerado de acordo com a forma selecionada
- Contratual/Contrato – considerado no período de um ano, onde o início é a data de inicio do termo de adesão.
- Contratual/Beneficiário – considerado no período de um ano, onde o início é a data de inclusão do beneficiário no plano.
- Ano Civil – considerado no período de um ano, onde o início é o primeiro dia do ano que entrou o primeiro movimento.
- Mês Civil – considerado no período de um mês, onde o início é o primeiro dia do mês que entrou primeiro o movimento e a data fim é o último dia do mês.
- Anos – considerado no período de um ano, onde o início é o dia que entrou o primeiro movimento.
- Dias – considerado a quantidade de dias informada, o início é o dia que entrou o primeiro movimento e a data fim será de acordo com a quantidade de dias informada.
8. A validade da regra poderá ser definida através dos campos Inicio e Fim. Sendo que o Início sempre será maior que a data atual.
Detalhar
- Permite consultar as regras.
Modificar
- Permite alterar as regras, desde que ainda não estejam vigentes.
Importante: Caso vigentes, apenas a data final de validade da regra poderá ser alterada.
Excluir
- Permite excluir as regras.
Importante: Apena regras não vigentes poderão ser excluídas.
Histórico
- Permitirá consultar o histórico de uma regra.
Imprimir
Permitirá imprimir os registros listados na tela. Poderá ser impresso em formato PDF ou CSV.
Para consultar e manter os registros de utilização do controle quantitativo técnico foi criado o programa “Manutenção das Utilizações do Controle Quantitativo Técnico” (pr0410i)
Para acesso desta nova tela você deve seguir os seguintes passos:
- Em Gestão de Planos de Saúde, acesse o módulo PR – Estrutura do Produto.
- Em Cadastros selecione o programa Manutenção das Utilizações do Controle Quantitativo Técnico PR0410H .
3. A tela inicial, possibilita a visualização das utilizações já contabilizadas de acordo com filtros que podem ser aplicados.
4. O botão “Filtros adicionais” permite a pesquisa mais especifica nas utilizações:
5. Os botões no rodapé da tela permitirão manter as utilizações do quantitativo técnico:
Detalhar
- Permite consultar as utilizações.
2. Poderá ser consultada a regra da utilização através do botão “Regra”.
3. No caso de utilização com totalizador, podem existir mais regras vinculadas a um totalizador então será apresentada a tela para qual regra deseja consultar:
Modificar
- Permite alterar o registro de controle das utilizações.
2. Poderão ser alterados os campos quantidade autorizada, data primeira autorização, data última autorização, quantidade realizada, data primeira realização e data última autorização.
Histórico
- Permitirá consultar o histórico das utilizações.
Imprimir
Permitirá imprimir os registros listados na tela. Poderá ser impresso em formato PDF ou CSV.
Para manutenção de grupos de transações foi criado o programa para “Manutenção Grupos de Transações” (RC0410I).
Para acesso desta nova tela você deve seguir os seguintes passos:
- Em Gestão de Planos de Saúde, acesse o módulo RC – Revisão de Contas Médicas.
- Em Cadastros selecione o programa Manutenção Grupos de Transações RC0410I .
3. A tela inicial, possibilitará a visualização dos grupos já cadastradas de acordo com filtros que podem ser aplicados.
4. Os botões no rodapé da tela permitirão manter os grupos de transações:
Adicionar
- Permite incluir novos grupos de transações e vincular as transações:
2. O código do grupo será gerado de forma sequencial e poderá ser informado um nome e uma observação para o grupo.
3. Para vincular uma transação ao grupo, basta selecioná-la.
Detalhar
- Permite consultar um grupo de transações.
Modificar
- Permite alterar um grupo e as transações que estão vinculadas.
Excluir
- Permite excluir um grupo de transações.
Imprimir
- Permite a impressão dos grupos listados na tela e as transações que estão vinculadas.
- Poderão ser impressos somente os grupos selecionados.
permitir parametrizar para quais prestadores devem ser validado o status da guia na importação de movimentos foi incluído novo parâmetro no programa "Manutenção Parâmetros Importação Prestador" (RC0510L).
Quando informado "Sim" no novo campo, será feita a validação do status das guias na importação de movimentos do prestador parametrizado. Caso seja informado "Não" as consistências continuam o funcionamento padrão.
De forma a facilitar a parametrização inicial desta funcionalidade, foi criado um programa que fará a carga inicial deste novo campo e também permitirá parametrizar as classes de erro relacionadas a validação do status da guia.
O novo programa é o spp/sprc0099.p:
Na tela de seleção, a "seleção de prestadores" permite selecionar os prestadores para os quais o status da guia deve ser validado na importação de movimentos. Marcando o checkbox "Prestadores da base" o campo "Valida Status Guia" na Manutenção Parâmetros Importação Prestadores será alterado para "Sim" para todos os prestadores da base. O processo é o mesmo para o checkbox "Prestadores de Intercambio", onde o campo "Valida Status Guia" dos prestadores de intercâmbio será alterado para "Sim".
A "Selecao de acoes classe erro" permite selecionar qual a ação deve ser considerada para cada uma das classes de erro listadas. "Não gera glosa", "Gera glosa" e "Restringe movimento". Cada classe será alterada conforme a seleção.
Atenção: As consistências feitas através das classes de erro de 129 a 143 e também a classe 157 tratam problemas de status da guia e geram erros individuais conforme a classe. Já a classe de erro 148 valida e gera erro sempre que ocorrer qualquer um dos erros de status da guia. Se o processo identificar a ocorrência da glosa para a classe de erro 128, não irá realizar a validação das demais classes de erro que tratam guia.