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Índice
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stylenone

Objetivo

O Ambiente Gestão de Serviços gera Orçamentos de produtos, para apontar os materiais e mão-de-obra que são utilizados para o conserto de produtos/equipamentos.

 Essa sugestão é composta por um produto, devidamente cadastrado, com seus componentes e quantidades. Se o atendente tiver realizado um atendimento, a partir desse momento, podem-se gerar automaticamente Ordens de Produção.

 O orçamento é considerado como um pré-pedido, no qual os produtos têm uma sugestão de venda, com data, quantidade e valor; sugestões anteriormente criadas podem constar nesse orçamento.

 Sendo assim, é possível baixar esse orçamento, transformando-o em Pedido de Vendas e permitindo que ele seja faturado.

 Antes de cadastrar o Orçamento, verifique se foi realizado o cadastro Base de Atendimento.

 É disponibilizado o recurso System Tracker que possibilita a consulta de rastreamento das movimentações visualizadas de forma detalhada.

 

Informações
titleNota

O Orçamento também pode ser cadastrado a partir da rotina de Atendimento. Para isso, é preciso informar Orçamento, no campo Situação.

Esta rotina tem a finalidade de registrar e armazenar o histórico de todas as movimentações realizadas na alocação do equipamento, sendo que, a intervenção pode ser feita considerando os critérios de Substituição e/ou Cancelamento.

Informações
titleNota

É importante considerar que as informações para realizar as movimentações dependem de pré-condições cadastradas nas seguintes rotinas:

  • Checklist
  • Gestão dos Contratos.
  • Separação de Equipamentos
Informações
titleImportante

O sistema permite a inclusão de um Orçamento e Ordem de Serviço em outras moedas, que facilita o uso do ambiente Gestão de Serviços para prestadores de serviços que atendam a seus clientes de forma genérica, não efetuando o orçamento ou a ordem de serviço apenas para um tipo de moeda.

 • Os campos de valor do produto/serviço verificam a moeda;

• A consulta á tabela de preço informa a moedo do Orcamento e a Ordem de Serviço;

• Na efetivação do Orçamento e Ordem de Serviço, a moeda é utilizada na Ordem de Serviço / Pedido de venda;

• Os relatórios que utilizam os valores de produtos / serviços e custo são adequados à moeda definida
  • .

 

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

...

Image Added


Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções: 

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelIncluirSubstituição

Quando há substituição do equipamento, é gerada uma movimentação relacionada à movimentação de origem para que seja separado e enviado o equipamento substituto. Também, é gerado um pedido e as informações são atualizadas.

Ao acionar esta opção, preencha os Principais Campose confirme o procedimento

Para incluir um orçamento, acesse Atualizações / Orçamentos / Orçamentos.

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações

.

Card
defaulttrue
id2
labelAlterarCancelamento

Quando a alocação é cancelada, o equipamento é devolvido antes do encerramento esperado e as informações sobre a movimentação são atualizadas.

Ao acionar esta opção, preencha os Principais Campos e confirme o procedimento.

Card
defaulttrue
id3
labelVisualizar

Permite a visualização das informações relacionadas as movimentações do equipamento selecionado

Para alterar um orçamento, acesse Atualizações / Orçamentos / Orçamentos.

No browse selecione o orçamento e clique em Alterar.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações

.

Card
defaulttrue
id34
labelVisualizarLiberação de locação

Permite fazer a liberação de locação. Basta selecionar o movimento desejado e acionar esta opção.

Card
defaulttrue
id5
labelCancelamento de liberação

Permite o cancelamento da liberação por item separado ou para separação. Selecione o critério desejado e confirme

Para visualizar um orçamento, acesse Atualizações / Orçamentos / Orçamentos.

No browse selecione o orçamento e clique em Visualizar.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações

.

Card
defaulttrue
id4
labelExcluir
6
labelRetorno de locação
Permite fazer o retorno de locação. Basta selecionar o movimento desejado e acionar esta opção.
 
Informações
titleNota

Para que a Ordem de Serviço do módulo SIGATEC seja gerada no momento do retorno da locação (Status = Devolvido e Em Manutenção), é necessário que o parâmetro MV_GSLOCOC tenha em seu conteúdo o código de uma ocorrência padrão cadastrada pela rotina Ocorrências (TECA010).  

 Já para a Ordem de Serviço do módulo SIGAMNT seja gerada no momento do retorno da locação (Status = Devolvido e Em Manutenção), necessário que o parâmetro MV_GSSVMNT tenha em seu conteúdo o código de um serviço cadastrado pela rotina Serviços (MNTA040).

Informações
titleNota

Assim como no processo de retorno dos equipamentos, quando uma substituição ou cancelamento acontece, pode existir a necessidade de criação de Ordem de Serviço para a manutenção do equipamento

Para excluir um orçamento, acesse Atualizações / Orçamentos / Orçamentos.

No browse selecione o orçamento e clique em Outras Ações / Excluir.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações

.

Card
defaulttrue
id57
labelEfetivarCancelamento do retorno

Permite fazer o cancelamento do retorno de locação. Basta selecionar o movimento desejado e acionar esta opção.

Card
defaulttrue
id8
labelRelatório de Picking

Permite a visualização ágil dos locais, contratos, clientes e as informações de reserva ou alocação dos equipamentos. O tipo de consulta pode ser selecionado por meio das opções Resumido e Detalhado.

Card
defaulttrue
id9
labelChecklist

Contempla as etapas que possibilitam a verificação de itens nos momentos de saída e retorno dos equipamentos

Para efetivar um orçamento, acesse Atualizações / Orçamentos / Orçamentos.

No browse selecione o orçamento e clique em Outras Ações / Efetivar.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações

.

 

Informações
titleNota

Em Outras Ações / Efetivar, as informações devem ser preenchidas conforme os parâmetros solicitados abaixo.

Image Removed

 

De acordo com as informações cadastradas nas pré-condições, alguns dos Principais Campos  podem ser preenchidos por meio da utilização da consulta padrão (tecla F3).

Principais Campos 
Âncora
principaiscampos
principaiscampos

Campo

Descrição

Orçamento
Obs. Mnt.

Informe o motivo da intervenção no processo de locação do equipamento

Preenchido automaticamente

.

Exemplo:

 000016

Cliente

Pressione F3 e selecione o código do cliente.

Exemplo:

TEC003

Substituição por manutenção.

Status Equipamento

O conteúdo do campo é definido por meio da seleção entre as opções:

03 - Manutenção - Quando é preciso realizar uma manutenção do equipamento e o mesmo deve ser substituído.

05 - Extraviado - Quando o equipamento é extraviado no envio ao cliente é feita uma substituição do equipamento.

06 – Deteriorado - Quando um equipamento é deteriorado pelo tempo ou ação e é feita uma substituição do equipamento

LojaInforme o código loja do cliente

.

Exemplo:

01

Emissão

03 - Manutenção

Base Atendimento

Código do Id.Único da base de atendimento. Preenchido automaticamente a partir da inclusão da movimentação

Informe a data de emissão

.

Exemplo:

29/06/2016

Cond.Pagto

BA_LOC_SUBSTITUTA              

O.S. Manut.

Código da ordem de serviço gerada automaticamente quando o equipamento está configurado para receber

uma manutenção preventiva antes de ficar disponível para uma nova locação

Pressione F3 e informe o código de pagamento

.

Exemplo:

001 - À VISTA

Situação

000002

Informações
titleNota

Esse campo mostra o número da O.S. geradas tanto pelo módulo SIGATEC como do módulo SIGAMNT.

It

Utilize a seta indicadora e selecione a situação do orçamento.

Exemplo:

1 - Orçamento

2 -
O.S.

3 - Encerrado

Produto/Eqto
ManutItem da ordem de serviço gerada automaticamente quando o equipamento está configurado para receber

uma manutenção preventiva antes de ficar disponível para uma nova locação

Pressione F3 e selecione o produto/equipamento

.

Exemplo:

000000000000000000000000006TEC

Id. ÚnicoPreenchido automaticamente e/ou pressione F3 e selecione o Id.Único

01

Dt. Fecham. O.S.

Mostra a data de encerramento da O.S.Indica quando o equipamento teve sua manutenção preventiva encerrada.

Exemplo:

prod_tec01

Ocorrência

Pressione F3 e selecione a ocorrência.

Exemplo:

000001 - REPARO

 

 

01/12/2018

Origem O.S.

Informa onde a O.S. foi gerada de acordo com os parâmetros configurados. Apresenta as opções:

1- SIGATEC

2- SIGAMNT

Informações
titleNota

Quando este equipamento em alocação conter vínculo com o Bem (estiver com o campo AA3_CODBEM preenchido),
a O.S. será gerada no módulo de Manutenção de Ativos (SIGAMNT).

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