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Baixa de Faturas de Intercâmbio no Sistema de Inadimplência - PTU A510/A515
Pivot Table | ||
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NOME DO REQUISITO
Características do Requisito
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Informe a rotina.
Informe o nome técnico da rotina.
Rotina(s) envolvida(s) | Nome Técnico |
Informe a(s) rotina(s) envolvidas. | Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas. |
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Cadastros Iniciais:
Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito.
Parâmetro(s):
Informe os parâmetros utilizados.
Ponto de Entrada:
Informe o ponto de entrada relacionado (link).
Chamados Relacionados
Informe o(s) chamado(s) relacionado(s).
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Informe o(s) Banco(s) de Dados utilizado(s).
Tabelas Utilizadas:
Informe as tabelas utilizadas.
Sistema(s) Operacional(is):
Informe o(s) sistema(s) operacional(is) utilizados.
Descrição
Escreva aqui a descrição da nova implementação ou melhoria.
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
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- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | Informe o Nome da Variável |
Tipo: | Informe o Tipo |
Descrição: | Informe a Descrição |
Valor Padrão: | Informe o Valor Padrão |
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte | (X1_PERGUNT) |
Nome |
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Grupo | (X1_GRUPO) |
Ordem | (X1_ORDEM) |
Tipo | (X1_TIPO) |
Tamanho | (X1_TAMANHO) |
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B04 (X2_CHAVE) | Dente/Região (X2_NOME) | C (X2_MODO) | N (X2_PYME) |
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave | Ex.: AR |
Descrição | Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras |
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Campo | (X3_CAMPO) |
Tipo | (X3_TIPO) |
Tamanho | (X3_TAMANHO) |
Decimal | (X3_DECIMAL) |
Formato | (X3_PICTURE) |
Título | (X3_TITULO) |
Descrição | (X3_DESCRIC) |
Nível | (X3_NÍVEL) |
Usado | (X3_USADO) Informe Sim ou Não |
Obrigatório | (X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não |
Browse | (X3_BROWSE) Informe Sim ou Não |
Opções | (X3_CBOX) |
When | (X3_WHEN) |
Relação | (X3_RELACAO) |
Val. Sistema | (X3_VALID) |
Help | Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias | (XB_ALIAS) |
Tipo | (XB_TIPO) |
Sequência | (XB_SEQ) |
Coluna | (XB_COLUNA) |
Descrição | (XB_DESCRI) |
Contém | (XB_CONTEM) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AA1 |
Ordem | 6 |
Chave | AA1_FILIAL+AA1_CODVEN |
Descrição | Cod. Vendedor |
Proprietário | S |
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo | Informe o conteúdo do (X7_CAMPO) |
Sequência | Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC) |
Campo Domínio | Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN) |
Tipo | Informe o conteúdo do (X7_TIPO) |
Regra | Informe o conteúdo do (X7_REGRA) |
Posiciona? | Informe o conteúdo do (X7_SEEK) |
Chave | Informe o conteúdo do (X7_CHAVE) |
Condição | Informe o conteúdo do (X7_CONDIC) |
Proprietário | Informe o conteúdo do (X7_PROPRI) |
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: |
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Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
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CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
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Descrição
Implementado o programa para efetuar a baixa de faturas de intercâmbio no sistema de inadimplência da Unimed do Brasil.
Procedimento para Implantação
A implementação descrita no documento estará disponível a partir da atualização do pacote no cliente.
O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download).
Procedimento para Configuração
Gestão de Planos
- No "TOTVS12", acesse o programa "Importação Menu ByYou" e efetue a importação do arquivo "univdata/men_hrc.d" para realizar a atualização do menu do módulo de "Revisão de Contas Médicas" (HRC).
- Configure o parâmetro "URL Comunic.:" na aba "PTU - A500/A515", do programa "Manutenção Parâmetros Globais Sistema":
- O valor a ser configurado nessa propriedade é o endereço do web service (WsdPTUBatchSenderWs) no "Foundation Saúde", que realiza a comunicação com a Unimed do Brasil. É possível consultar os web services disponíveis acessando o contexto "/jbossws/services" no "Foundation", por exemplo "http://operadoraDeSaude:28080/jbossws/services".
- Parametrize o endereço completo do web service, por exemplo: "http://operadoraDeSaude:28080/htz-foundation/WsdPTUBatchSenderWs?wsdl".
- O valor a ser configurado nessa propriedade é o endereço do web service (WsdPTUBatchSenderWs) no "Foundation Saúde", que realiza a comunicação com a Unimed do Brasil. É possível consultar os web services disponíveis acessando o contexto "/jbossws/services" no "Foundation", por exemplo "http://operadoraDeSaude:28080/jbossws/services".
Foundation
- Inclua no arquivo "foundation-exchange.properties", encontrado no diretório "<JBoss>/server/<instancia>/conf", as propriedades abaixo:
- connector.External.Foundation.70_bt = com.totvs.foundation.exchange.connector.ptu.implementation.v70_batch.DefaultExternalConnector;
- com.totvs.foundation.exchange.connector.ptu.implementation.v70_batch.DefaultExternalConnector.solicitarBaixa.namespace.URI = http://mi.unimed.coop.br/solicitarBaixa/webservices/V1_00_00
- com.totvs.foundation.exchange.connector.ptu.implementation.v70_batch.DefaultExternalConnector.solicitarBaixa.ENDPOINT = https://cmbsvchml.unimed.coop.br/ws/inadimplencia/solicitarBaixa
- o valor exemplificado dessa propriedade direciona para o web service de homologação da Unimed do Brasil, e, portanto, precisará ser alterado para o ambiente de produção;
- com.totvs.foundation.exchange.connector.ptu.implementation.v70_batch.DefaultExternalConnector.solicitarBaixa.WSDL = http://<nome_JBoss>:<porta>/wsdl/ptu/v70_batch/solicitarBaixa_V1_00_00.wsdl
- as variáveis <nome_JBoss> e <porta> no valor dessa propriedade devem ser alterados para corresponder ao nome que o serviço do "JBOSS" foi carregado e porta, exemplo "http://operadoraDeSaude:28080/wsdl/ptu/v70_batch/solicitarBaixa_V1_00_00.wsdl".
- connector.External.Foundation.70_bt = com.totvs.foundation.exchange.connector.ptu.implementation.v70_batch.DefaultExternalConnector;
- Deverá ser solicitado um certificado para a Unimed do Brasil, e incluído na keystore (arquivos *.javaks ou *.jks) configurada no "Foundation".
Observação: Devido aos diferentes certificados utilizados pela Unimed do Brasil (PTU OnLine, GPU RN395 e Inadimplência PTU A510/515 ), será necessário configurar um novo servidor JBoss para o serviço de inadimplência PTU A510.
Procedimento para Utilização
- No "TOTVS12", acesse o programa "Baixa de Faturas de Intercâmbio no Sistema de Inadimplência - RC0810Z".
- Na opção "Arquivo", informe o diretório e o nome dos arquivos de acompanhamento e de inconsistências.
- Na opção "Parâmetro", informe o código da unidade destino, as transações de liquidação de títulos desejadas e se serão considerados os títulos em atraso.
- A opção "Considerar Títulos em Atraso" será utilizada para informar as faturas inadimplentes para o sistema de baixa de faturas de intercâmbio no sistema de inadimplência. Ao selecionar esta opção serão solicitadas:
- Data Base Calculo: Data de vencimento limite das faturas.
- Dias em Atraso: Número de dias em atraso da fatura a partir da data base de cálculo.
- Obs.: Serão considerados títulos em situação de inadimplência total quando a diferença de dias entre a Data Base Calculo e o Vencimento do título for maior do que o número de dias em atraso.
Exemplo:
Data Base 31/01/2017
Numero de dias: 10
Titulo venceu em: 28/01/2017 (não será enviado como inadimplente)
Titulo venceu em: 10/01/2017 (será enviado como inadimplente pois já passou mais de 10 dias)
- Obs.: Serão considerados títulos em situação de inadimplência total quando a diferença de dias entre a Data Base Calculo e o Vencimento do título for maior do que o número de dias em atraso.
- Na opção "Seleção", informe o intervalo de unidade, data de emissão e data de crédito.
- Na opção "Executa", são identificadas as liquidações de faturas de cobrança de outras unidades e/ou as faturas inadimplentes, trafegadas via "PTU A500" de acordo com os parâmetros e o intervalo de seleção informados. Para cada fatura identificada, é enviada uma mensagem para a Unimed do Brasil solicitando sua baixa. Essa mensagem obedece o padrão definido pela própria Unimed do Brasil, que disponibiliza o Web Service, e é enviada pelo "Foundation Saúde". Ao final do processo são gerados os relatórios de acompanhamento e inconsistências do processo.
Data Base 31/01/2017
Numero de dias: 10
Titulo venceu em: 28/01/2017 (não será enviado como inadimplente)
Titulo venceu em: 10/01/2017 (será enviado como inadimplente pois já passou mais de 10 dias)
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
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Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab