1. Iniciamos abrindo o arquivo de configuração de seus servidores (Appserver);
O arquivo de configuração esta nomeado como "appserver.ini"
2. Para ativar o LogProfiler é necessário adicionar a clausula "LogProfiler=1" e "Consolelog=1" no ambiente que deseja monitorar:
Exemplo para habilitar o LogProfiler
Bloco de código |
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[SEU AMBIENTE]
SourcePath=C:\P12.1.7\Protheus_data\apo
RootPath=C:\P12.1.7\Protheus_data\
StartPath=\system\
RpoDb=top
RpoLanguage=portuguese
RpoVersion=120
LocalFiles=ctree
localdbextension=.dtc
PictFormat=DEFAULT
DateFormat=DEFAULT
PanelServer=localhost
PanelPort=1231
HelpServer=localhost:8079
LOGPROFILER=1 \\<--- Você deve habilitar o log no ambiente
[Drivers]
Active=TCP
[TCP]
TYPE=TCPIP
Port=1236
[General]
InstallPath=C:\P12
CONSOLELOG=1 \\<--- Habilitar o consolelog para que o trace seja gerado nos arquivos console.log e/ou console.bak |
Aviso |
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- Quando habilitamos o LogProfiler é gerada uma pequena queda de performance no ambiente (environment), por isso, recomendamos que habilite o logprofiler em um "Aplication Server (Appserver)" exclusivo para o teste (separado dos demais serviços utilizados em seu ambiente de produção);
- Quando habilitamos o CONSOLELOG=1 os arquivos console.log e console.bak serão gravados dentro da pasta \System, porém existe a clausula "ConsoleFile" onde o administrador do sistema pode alterar o local de gravação do arquivo e seu nome físico, por este motivo devemos prestar atenção a esta configuração:
Bloco de código |
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[General]
InstallPath=C:\P12
CONSOLELOG=1
ConsoleFile=c:\Sistema\P11\Logs\Server_01.log \\<--- Local e nome do arquivo Console.log |
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3. Antes de executar a rotina que sera monitorada e necessário limpar os arquivos de console.log e console.bak, para isso, derrube o serviço e limpe os arquivos.
(Antes de derrubar verifique se existem usuários conectados no sistema)
4. Vamos executar a rotina a ser monitorada (Veja um vídeo do processo: Gerando o Log Profiler)
- Abra o SmartClient;
- Execute a rotina desejada;
- Após Finalizar o processamento feche o Smartclient (Este passo é muito importante, pois o Log somente será gerado quando você fechar por completo a rotina e o smartclient);
Sempre verifique dentro dos arquivos console.log e console.bak se o logprofiler foi executado e gerado com sucesso antes de encaminhar o arquivo para analise da equipe de Suporte Técnico. Abaixo segue um exemplo com a estrutura do profiler gerado: