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Índice
maxLevel5
outlinetrue
indent8.1.1
exclude.*ndice
stylenone

Objetivo

Esta rotina realiza a listagem das propostas e a alocação de atendentes de acordo com os locais de atendimento, definidos na proposta comercialPermitir modificar informações de um contrato incluído pelo módulo Gestão de Serviços relacionado a um processo de locação.

Informações
Importante
title

É possível controlar as permissões para realização de alocação de atendentes, de acordo com a quantidade estipulada na proposta comercial.

Nota
titleNota

É importante considerar que as informações do Gestão de Contratos para realizar o assistente dependem de pré-condições cadastradas nas seguintes rotinas:

  • Condições de Pagamento;.
  • Produto;.
  • Atendente;.
  • Base de Atendimento;.
  • Oportunidade;.
  • Proposta Comercial;.
  • Orçamento de Serviços;.


Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

Image RemovedImage Added

Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelVisualizar contrato

Para visualizar, acesse Outras Ações / Visualizar contrato.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Wizard de configuração

Ao acessar a rotina a tela inicial é a do assistente para geração de contratos integrado com o módulo GCT, para prosseguir clique em Avançar.

Selecione a Proposta Comercial, e clique em Avançar,

A seguir selecione a Base de Atendimento e clique em Avançar;

Agora cadastre os funcionários e prossiga clicando em Avançar;

A próxima tela é a de configuração dos parâmetros para o Contrato e para concluir clique em Finalizar.

Neste momento o sistema exibe a tela solicitando a confirmação e apresenta a tela para configuração dos parâmetros

Card
defaulttrue
id2
labelConfirm. de entrega e coleta

Selecione o contrato e clique em Outras Ações / Confirm.de entrega e coleta.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Para visualizar, acesse Outras Ações /Alocação de Atendentes

Para alocar o atendente em uma reserva técnica, crie um contrato que possua locais de atendimento configurado como reserva técnica.

Card
defaulttrue
id32
labelAlocação de Atendentes
Card
defaulttrue
labelDica

Somente é possível efetuar a alocação de atendente havendo um contrato que possua local de atendimento e configurado com o tipo Reserva Técnica informado com Sim.

Não é permitido efetuar alocação de reserva em locais de atendimento que não forem configurados como reserva técnica.

Na Alocação de Atendentes e durante a seleção de substituto dentro da manutenção da agenda, os atendentes alocados com o tipo de movimentação de Reserva, são apresentados nas listagens como disponíveis para alocação.

Ao realizar a alocação, internamente o sistema faz a manutenção para o tipo de cancelamento para a agenda, referente à alocação em reserva técnica, e será considerada como válida a nova agenda gerada para o atendente.

A manutenção realizada tem como motivo de manutenção, requer que o motivo esteja configurado no parâmetro do sistema MV_ATMTCAN (Motivo de Cancelamento).

Para alocação de atendente em dois contratos diferentes selecione o contrato para o qual deseja alocar o atendente e acesse Outras Ações /Alocação de atendentes.

Ao acessar a rotina, selecione o local e na aba Detalhes do Atendente | Filtro, selecione o turno, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Remover.

Após a seleção do local e a remoção do filtro, na aba Atendenteselecione o período de alocação, localize e selecione os atendentes. Utilize as setas direcionados para a direita (Alocar).

Após a confirmação, a alocação é feita de acordo com o horário configurado no contrato (neste caso, o período das 8h às 12h).

Ao selecionar um novo contrato em que o período de alocação seja das 13h às 18h, o mesmo atendente selecionado no contrato anterior pode ser alocado por não haver inconformidade de horários.

Confira os dados e confirme.

Consulta de Atendentes por Cursos, Habilidades e Características

Na alocação por atendentes, por meio do painel Detalhes do Atendente | Filtro é possível consultar as informações sobre os cursos, as habilidades e as características do atendente, dentro da configuração para a alocação selecionada.

Estas informações são refletidas na realização do filtro dos atendentes, no painel Atendentes e a permissão para manipulação dos filtros é definida na rotina Grupo de Acesso/ Perfil.

Clique em Outras Ações / Alocação de Atendentes e ao selecionar um local de atendimento, as informações do filtro FILTRAR POR são atualizadas de acordo com as habilidades, características e cursos cadastrados.

Ao selecionar um atendente, são atualizados os Detalhes do Atendente na árvore dos detalhes, de acordo com o cadastro de habilidades/ cursos efetuado no módulo Treinamento (SIGATRM) e características no módulo Gestão de Serviços (SIGATEC).

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id3
labelAlocação Automática

Para visualizar, acesse Outras Ações /Alocação Automática.

Esta opção permite realizar a alocação automática de atendentes para contratos integrados.

A automatização da alocação automática para o posto inicial de reserva técnica e a inclusão do atendente automática pelo cadastro de funcionários

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id5
labelRevisão do contrato

Para revisão, posicione o cursor no contrato que deseja revisar e clique em Outras Ações /Revisão do contrato.

Esta opção permite somente a revisão dos contratos que sejam do tipo B (Renovação) que consiste em uma junção dos conceitos de realinhamento (ajuste de valor unitário dos produtos) e aditivo (adição de quantidade e/ou prazo ao contrato). Portanto, é possível alterar os valores unitários dos itens nas planilhas, as quantidades dos itens e mudar a vigência do contrato (a data sempre deve ser maior que a atual do contrato).

Com isso, é possível realizar a revisão em contratos que estejam com o saldo para medição igual a zero, evitando assim a necessidade de realizar um novo contrato para o faturamento.

Veja os principais pontos do processo de revisão que tiveram alteração:

Tipo B = Renovação

  1. Não há necessidade de criar um contrato quando o saldo ficar zerado;
  2. A atribuição dos valores para quantidade, valor unitário e total serão calculadas corretamente;
  3. É possível ajustar a vigência e os valores do contrato com apenas uma revisão;
  4. Ao identificar uma quantidade restante a medir muito baixa (menor que 0,25) o sistema realizará a alteração do valor unitário em conjunto com uma adição para voltar a quantidade do item para 1.

Revisão do Contrato com Vínculo de Benefícios ao Turno do Local de Atendimento

Na revisão do contrato são aplicadas as mesmas regras descritas na seção Vínculo de Benefícios ao Turno do Local de Atendimento. Deste modo é possível visualizar os benefícios existentes para a filial, cliente e local de atendimento. Também são listados os turnos da escala ou o turno relacionado ao item de recursos humanos. A apresentação deste vínculo está condicionada à existência da entidade TDX, cadastrada no sequenciamento de critério de benefícios do módulo SIGAGPE.

Ao realizar uma revisão de Realinhamento, é possível aplicar as devidas manutenções dos benefícios de qualquer item de Recursos Humanos.

Ao realizar uma revisão de Aditivo, é permitido somente realizar manutenções de vínculo de benefícios para itens de recursos humanos pertencentes a um local de atendimento, incluído durante a realização da revisão. Para os itens de recursos humanos já existentes no contrato, não é possível realizar as manutenções em seu vínculo de benefícios.

Não é permitido também realizar alterações do tipo ou do benefício já existente, anteriormente na revisão. Para a realização desta troca informe a data final do benefício e inclua um novo benefício, conforme a necessidade.

Durante a revisão, não é possível realizar a alteração do turno ou da escala, caso os benefícios existentes para o turno ou escala não estejam com a data final preenchida.

Informações
titleNota

Bloqueio ao Orçamento de Serviços

O bloqueio ao Orçamento de Serviços é utilizado para impedir a geração de uma revisão quando o valor total do local, for menor que o valor já medido/realizado na planilha do contrato.

Com esta finalidade, o parâmetro MV_CNREALMdeve estar desabilitado.
Informações
titleNota

Bloqueio da revisão de contratos

O objetivo é bloquear a geração de contratos e a movimentação de equipamentos para os locais de prestação dos serviços, bem como ajustes indevidos por pessoal não autorizado.

A configuração do parâmetro MV_ATVREVI com .T. (True/Verdadeiro) impede a revisão do contrato de locação, e o parâmetro MV_BLQREVI configurado com .F. (False/Falso) permite selecionar qualquer tipo de revisão. 

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id6
labelEfetiva revisão

Acesse Outras Ações /Aprova revisão

 A efetivação só é possível quando o Orçamento de Serviço está com a situação em revisão (legenda Image Removed)

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id7
labelAprova revisão de contrato

Para aprovação acesse Outras Ações /Aprova revisão.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id8
labelAdicionar itens extras

Para adicionar itens, acesse Outras Ações /Adicionar itens extras.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id9
labelEditar conf. alocação

Para editar, acesse Outras Ações / Editar conf. alocação.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id10
labelExcluir

Acesse Outras Ações / Excluir.

O sistema só permite excluir orçamento que esteja na condição em revisão desde que não esteja com a revisão em andamento.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id11
labelMemorando

Acesse Outras Ações / Memorando

Esta opção apenas está disponível quando existam atendentes alocados.

Quando esta condição for atendida, o sistema exibe a tela solicitando a confirmação para gerar os memorandos.

Para confirmar clique em Sim, ou para cancelar clique em Não.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id12
labelEncerramento posto

Para editar, acesse Outras Ações / Encerramento Posto.

O objetivo desta opção é realizar a marcação dos locais, dos postos para recursos humanos (itens de rh) e equipamentos (locação) que não estão mais ativos e, portanto, não recebem mais alterações, seja para serviços extras, reforços ou mesmo durante uma revisão.

De acordo com o contrato selecionado, são exibidos os locais e respectivos itens de recursos humanos e locação de equipamentos para marcar o encerramento.

Marque os itens que deseja encerrar e clique em Confirmar, o sistema verifica se todos os recursos envolvidos na prestação do serviço já foram recolhidos. Se houver recursos que ainda não tenham sido devolvidos, é apresentada uma mensagem informando o problema e os recursos devem ser devolvidos antes de efetivar o encerramento.

Ao efetivar o encerramento são atualizados os campos local de contrato, item de recurso humano e item de locação e quando todos os postos de um contrato forem encerrados, o contrato também é encerrado.

Depois que o posto for encerrado, não é possível realizar qualquer movimentação.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id13
labelEncerramento do contrato

Nesta opção é possível realizar o encerramento do contrato.

Informações
titleNota

O encerramento do contrato acontece quando todos os postos (locais) de um contrato estiverem encerrados com os itens de recursos humanos e locação de equipamentos encerrados.

Para encerramento do contrato selecione o contrato e clique em Outras ações / Encerramento posto.

Marque os itens que deseja encerrar e clique em Confirmar.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id14
labelCancelamento

Para editar, acesse Outras Ações / Cancelamento.

O sistema só permite o cancelamento de um orçamento de serviços quando o contrato a ele associado, esteja em elaboração, ou seja, legenda Image RemovedContrato em elaboração no GCT.

Quando o contrato está em elaboração o sistema emite tela dizendo Deseja realmente Cancelar?, ao confirmar em Sim, o contrato é cancelado.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id15
labelSituação gestão de contratos

Acesse Outras Ações / Situação gestão de contratos

Para visualizar estes contratos é necessário que o usuário tenha esse direito.

O acesso é liberado pelo gestor do contrato.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id16
labelManutenção do assistente

Acesse Outras Ações / Manutenção do assistente

Para acessar esta opção é necessário que o contrato selecionado esteja com a condição Em elaboração.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id17
labelLegenda

Acesse Outras Ações / Legenda e visualize o significado:

  • Image Removed Ativo;
  • Image Removed Revisado;
  • Image Removed Em revisão;
  • Image Removed Aguardando aprovação;
  • Image Removed Contrato em elaboração no SIGAGCT;
  • Image Removed Contrato emitido no SIGAGCT;
  • Image Removed Contrato em aprovação no SIGAGCT;
  • Image Removed Contrato Encerrado;
  • Image Removed Cancelado;

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Parâmetro MV_GSISS

Se o parâmetro MV_GSISS estiver ligado (.T.), o Assistente de Contratos preenche automaticamente os campos CNB_IDPED e CNB_PRODSV (Tabela CNB: Itens da Planilha do Contrato). O preenchimento só é realizado em Orçamentos Desagrupados (MV_GSDSGCN = 1) e que os Materiais de Implantação e Consumo possuam relacionamento com os itens de RH (TFG e TFH abaixo de TFF ; MV_ORCPRC = .F.)


  • Agrupamento por Código do ISS

Ao gerar o contrato, cada item da planilha do contrato (CNB) receberá um agrupador de pedido de venda (CNB_IDPED) de acordo com o seu Código do ISS informado no Cadastro de Produtos (B1_CODISS). Para os itens de Material de Implantação e Consumo, que não são serviços, é considerado para o agrupamento o Código do ISS do Item de RH (TFF) que o Material está relacionado.

Exemplo:

Ao gerar o contrato de um Orçamento de Serviços que possui apenas um Local de Atendimento (TFL), dois Itens de RH (TFF) e um item de Material de Implantação (TFG), o sistema verificará o código do ISS (B1_CODISS) dos dois itens de RH e, se forem códigos diferentes, o campo CNB_IDPED de cada um destes itens devem ser diferentes (por exemplo, 1 e 2). O campo CNB_IDPED do Material de Implantação deve possuir o mesmo valor que o CNB_IDPED do Item de RH relacionado. Assim, ao término da geração do contrato, a Planilha (CNA) possuirá 3 itens (CNB), sendo estes 2 itens de RH e 1 item de MI. Os itens de RH possuirão CNB_IDPED diferentes entre si e o Material possuirá o mesmo CNB_IDPED que o item de RH relacionado.

  • Preenchimento automático do campo CNB_PRODSV

Ao gerar o contrato, o campo CNB_PRODSV dos itens da Planilha do Contrato (CNB) que correspondem a Material de Implantação ou Material de Consumo é atualizado com o mesmo valor informado no campo "Produto do Item de RH do Orçamento de Serviços" (TFF_PRODUT) do item de RH relacionado ao Material. Para os itens da Planilha de Contrato (CNB) que correspondem a um item de RH no Orçamento de Serviços (TFF), o campo CNB_PRODSV é atualizado com o mesmo código do Produto informado no orçamento (CNB_PRODSV = TFF_PRODUT)


Informações

Funcionalidade disponível apenas para Orçamento de serviços desagrupado (MV_GSDSGCN = 1). Para Orçamento de serviços agrupados, não é possível verificar informações referentes aos itens do Orçamento de serviço (TFF,TFH,TFG...) pois não há um relacionamento direto entre o item do orçamento e o item da planilha do contrato (CNB), pois o item do contrato é o resultado do agrupamento dos itens do orçamento de serviços. Para este cenário, recomenda-se modificar o valor dos campos CNB_IDPED e CNB_PRODSV no "Assistente com tela" ou na Revisão do Contrato.

Informações

Funcionalidade disponível apenas para Orçamento de serviços que possuí relacionamento entre os itens de RH (TFF) e itens de Materiais (TFH e TFG), ou seja, com o parâmetro MV_ORCPRC desligado (.F.). Caso o parâmetro esteja ligado, os Materiais não possuem relacionamento direto com os itens de RH e, no momento da geração do pedido de venda, não é possível agrupar os materiais e os serviços em um único item. Para este cenário, recomenda-se modificar o valor dos campos CNB_IDPED e CNB_PRODSV no "Assistente com tela" ou na Revisão do Contrato.

Informaçõesnote
titleNota

De acordo com as informações cadastradas nas pré-condições, os Principais Campos podem ser preenchidos por meio da utilização da consulta padrão (tecla Tecla F3).

Nota
titleRéplica do Cronograma Financeiro

Ao finalizar o processo da assistente de contratos, caso tenha mais de um local de atendimento no orçamento, será exibida uma mensagem, a qual facilita o processo da criação dos cronogramas financeiros, informando se deseja replicar as informações do primeiro cronograma para os demais, caso sim, irá gerar cronogramas diante das informações retiradas do primeiro cronograma. 

Principais Campos 
Âncora
principaiscampos
principaiscampos

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelGestão do Contrato

Campo:

Descrição

Atendente
Nr. Contrato

Informe o

código

número do

Atendente

contrato.

Exemplo:

0000000000TEC01

Alocação De / Até

000000018

Tipo de Contrato

Clique ? para selecionar

Informe as datas inicial e final correspondente ao período de alocação

.

Exemplo:

De 08/07/2016 a 08/08/2016

Filtra por

Utilize a seta indicadora e selecione entre as opções:

Exemplo:

1 - Banco de Apoio

2 - Reserva Técnica

3 - Todos Atendentes

Entidade

Utilize a seta indicadora e selecione entre as opções:

Exemplo:

1 - Cliente

2 - Prospect

Código

001

Cond. de Pagamento

Clique ? para selecionar

Informe o código

.

Exemplo:

000001

Endereço

Informe o endereço do local de atendimento.

Exemplo:

Avenida do Estado

Bairro

001

Reajuste do Contrato

Defina entre Sim ou Não

Informe o bairro do local de atendimento

.

Exemplo:

Centro

Município

Informe o município do local de atendimento.

Exemplo:

São Paulo

EstadoInforme o

Não

Tipo de Planilha

Clique ? para selecionar

Estado

.

Exemplo:

SP

001

Contato
Caução

Defina entre Sim ou Não

Informe o contato

.

Exemplo:

000001

Local ?

Não

Percentual de Caução

Informe o

local

percentual quando exista.

Exemplo:

0000000001

Card
defaulttrue
id2
labelOutras Ações / Confirmação de Entrega e Coleta

10%

Data inicial do Contrato /

Data Final do Contrato

Informe as datas inicial e final do contrato

Num. Contrato

O preenchimento deste campo é automático

.

Exemplo:

CONTR01OP0002

Cod. Entidade

01/05/2016 a 30/12/2016

Status do Contrato

Utilize a seta indicativa para selecionar

O preenchimento deste campo é automático

.

Exemplo:

CLITEC01

Lj. Entidade

Em elaboração

Data assinatura do contrato

Informe a data de assinatura do contrato

O preenchimento deste campo é automático

.

Exemplo:

01

Nome Entidade

30/04/2016

Periodicidade?

Informe a periodicidade do contrato

O preenchimento deste campo é automático

.

Exemplo:

Tecidos Glória

Tipo Frete

Mensal

Dia?

Informe o

tipo de frete

dia neste campo.

Exemplo:

CIF

FOB

Confir.Entrega

30

Último dia do mês?

Utilize a seta

indicadora e selecione

para definir entre as opções

:

disponíveis.

Exemplo:

Sim

Não

Agenda Ent.Informe neste campo a data para agendamento da entrega

Dt. não existir

Competência de início?

Informe a data de inicio da competência.

Exemplo:

02/05

07/2016

Confir. Coleta

Utilize a seta indicadora e selecione entre as opções:

Exemplo:

Sim

Não

Dt. prevista primeira medição?

Informe a data prevista para a primeira medição

Coleta Equip.Informe aqui a data para coleta do equipamento

.

Exemplo:

10

29/

05

07/2016

Card
defaulttrue
id3
labelOutras Ações/Revisão do Contrato
CampoDescrição
Tp.Rev.

Visualize o símbolo ? e clique para habilitar a consulta padrão e assim selecionar o tipo de revisão.

Exemplo: 

003 - Aditivo - Quantidade e prazo

Card
defaulttrue
id4
labelEncerramento Posto
CampoDescriçãoTp. Rev.Pressione F3 para acessar a consulta padrão e selecionar o tipo.

Exemplo:

001 - ADITIVO
Quantidade de parcelas?

Informe a quantidade de parcelas do contrato.

Exemplo:

12

Período de recorrência

Informe o período recorrente.

Exemplo:

1

Quantidade de recorrência

Informe a quantidade recorrente.

Exemplo:

12 (parcelas)

Informações
titleImportante

Conforme regras do Cadastro de Tipos de Contratos, ao definir Medição Eventual = Não, Contrato Fixo e Previsão Financeira são definidos automaticamente como Sim, pois o contrato deve possuir planilhas que formam seu valor financeiro e necessário informar o valor do contrato no campo Vl. Inicial do cadastro de Contrato, sendo o acompanhamento do contrato é realizado por meio de um cronograma financeiro.
Na configuração definida descrita, o Orçamento gerado através do Assistente de Contrato, obrigatoriamente, deve ser definido com Fatura Antecipada = Sim.

Cronograma do GCT na geração de contratos do GS

Ao finalizar o assistente do contrato, é possível gerar os cronogramas do GCT por meio da visualização do contrato gerado. Para isso, na janela Cronogramas Financeiros, clique em Visualizando Contrato e clique em Salvar.

Será aberta a tela com as informações do contrato. Na aba Clientes, serão listados todos aqueles que estiverem relacionados ao contrato gerado. Para gerar os cronogramas, posicione na(s) planilha(s) e clique em Outras Ações/ Incluir Cronograma Financeiro/ Físico. 

Preencha os parâmetros para geração dos cronogramas e clique em OK. 

Será aberta de Manutenção do Cronograma, na qual poderão ser feitas alterações nos cronogramas gerados. Clique em Salvar para finalizar a inclusão.

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