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Execução e Liberação de Guias no Módulo de Digitação de Contas e Geração de Protocolos para todas as guias
emna mesma tela
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||
Segmento: | Saúde | ||
Módulo: | Plano de Saúde - SIGAPLS | ||
Rotina: |
|
Informe a rotina.
Informe o nome técnico da rotina.
Rotina(s) envolvida(s)
Nome Técnico
|
Informe a(s) rotina(s) envolvidas.
Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.
País(es): | Brasil |
Banco(s) de Dados: | Todos relacionais homologados |
Tabelas Utilizadas: | BD5 - Processamento de Contas |
Sistema(s) Operacional(is): | Windows®, Linux® |
Descrição
Escreva aqui a descrição da nova implementação ou melhoria.
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
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- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | Informe o Nome da Variável |
Tipo: | Informe o Tipo |
Descrição: | Informe a Descrição |
Valor Padrão: | Informe o Valor Padrão |
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte | (X1_PERGUNT) |
Nome |
|
Grupo | (X1_GRUPO) |
Ordem | (X1_ORDEM) |
Tipo | (X1_TIPO) |
Tamanho | (X1_TAMANHO) |
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B04 (X2_CHAVE) | Dente/Região (X2_NOME) | C (X2_MODO) | N (X2_PYME) |
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave | Ex.: AR |
Descrição | Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras |
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Campo | (X3_CAMPO) |
Tipo | (X3_TIPO) |
Tamanho | (X3_TAMANHO) |
Decimal | (X3_DECIMAL) |
Formato | (X3_PICTURE) |
Título | (X3_TITULO) |
Descrição | (X3_DESCRIC) |
Nível | (X3_NÍVEL) |
Usado | (X3_USADO) Informe Sim ou Não |
Obrigatório | (X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não |
Browse | (X3_BROWSE) Informe Sim ou Não |
Opções | (X3_CBOX) |
When | (X3_WHEN) |
Relação | (X3_RELACAO) |
Val. Sistema | (X3_VALID) |
Help | Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias | (XB_ALIAS) |
Tipo | (XB_TIPO) |
Sequência | (XB_SEQ) |
Coluna | (XB_COLUNA) |
Descrição | (XB_DESCRI) |
Contém | (XB_CONTEM) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AA1 |
Ordem | 6 |
Chave | AA1_FILIAL+AA1_CODVEN |
Descrição | Cod. Vendedor |
Proprietário | S |
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo | Informe o conteúdo do (X7_CAMPO) |
Sequência | Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC) |
Campo Domínio | Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN) |
Tipo | Informe o conteúdo do (X7_TIPO) |
Regra | Informe o conteúdo do (X7_REGRA) |
Posiciona? | Informe o conteúdo do (X7_SEEK) |
Chave | Informe o conteúdo do (X7_CHAVE) |
Condição | Informe o conteúdo do (X7_CONDIC) |
Proprietário | Informe o conteúdo do (X7_PROPRI) |
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: |
|
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Implementada melhorias no módulo de Digitação de Guias , permitindo que as guias inseridas pelo Atendimento normal do Portal também sejam editadas após autorização, bem como agora, é permitido que as guias sejam executadas no módulo de Digitação de Guias, ou seja, podem realizar a liberação de uma guia no Portal e depois acessar essa guia pelo módulo de Digitação de Guias, e realizar a execução normalmente, além de alterar os dados, caso seja necessário.
Além desta melhoria, a geração de Protocolos de todas as guias (seja atendimento normal ou pleo Digitação de Guias) estão centralizadas no menu de Protocolos já existente no Portal, eliminando a necessidade de gerar protocolos diferentes para as guias de atendimento ou lançadas no Digitação de Guias. Logo, todas as guias são listadas no menu de Protocolos e podemos colocar no mesmo protocolo as guias do atendimento ou do digitação, permitindo que o Prestador possa enviar um único protocolo com todas as guias.
Procedimento para Utilização
Funcionalidades
Execução de Liberação no Digitação de Guias Offline
- No portal do prestador, acesse a rotina Principal -> Digitação de Guias.
- Informe os dados referente ao prestador, tipo de guia e demais informações solicitadas pela tela, clique no botão Incluir.
- No campo nº 2 informe o número da liberação existente e clique no botão Buscar Solicitação .
- Preencha as demais informações para guia e confirme a mesma.
- O sistema irá verificar se os procedimentos que estão na execução existem na liberação e caso existam irá realizar a baixa do saldo.
Saldo da Liberação antes da Execução
Gravação da Execução
Saldo da Liberação após a execução
Obs: Ao alterar/cancelar uma execução através da tela de Digitação de Guias Offline, o sistema irá atualizar a Liberação que originou a execução.
Melhorias
Tela de Digitação de Guias sem o botão Gerar Protocolo e exibição das guias de Atendimento no mesmo grid.
Acesse o Portal do Prestador, com o usuário e senha.
- No menu, escolha Principal / Digitação de Guias.
- Selecione a RDA, o tipo de Guia e escolha o status Finalizada ou Em Conferência. Após, clique no botão Listar Guias.
- Note que o botão Gerar Protocolo (A) não está mais presente na tela de Digitação Off-Line, bem como não existe mais a possibilidade de marcar as guias através do checkbox.
- Para gerar Protocolos da guia Off-line será tudo centralizado na tela de Protocolos, que já existe hoje no sistema, em Portal TISS / Protocolo, aba Gerar Protocolos. Agora, será possível gerar as guias provenientes do atendimento normal e Off-Line em um mesmo protocolo.
- Além disso, existe agora a coluna Origem da Guia (B), pois quando a guia foi digitada pelo módulo de Digitação de Guias Off-Line, o status será um círculo preto. Quando for proveniente de um atendimento via portal, da forma tradicional, o status ficará azul(C).
Tela de Geração de Protocolos
- Acesse o Portal do Prestador, com o usuário e senha.
- No menu, escolha Portal TISS / Protocolo e clique na aba Gerar Novos Protocolos.
- Entre com os parâmetros normalmente, selecionando a RDA, período de e até e o tipo de guia.
- Após a seleção destes parâmetros, clique no botão Exibir.
- Agora, o sistema exibe as guias provenientes do atendimento normal e do módulo de Digitação de Guias (Off-Line) que estão prontas para serem faturadas (situação Ativa e fase Pronta), tornando esta tela a central principal para a geração de qualquer protocolo.
- Ou seja, tanto as guias do atendimento normal do portal quanto as guias Off-Line serão exibidas nesta tela, podendo gerar um protocolo com todas estas guias, acabando com a necessidade de gerar um protocolo para as guias de atendimento e outro protocolo para as guias do Digitação de Guias.
- Caso seja gerado um protocolo contendo guias de atendimento e do módulo de Digitação de Contas e seja cancelada, as guias retornarão para seus respectivos locais de digitação, ou seja, o que for guia de atendimento retornará para o local definido e o que for guia de Digitação de Contas retornará para o local destas guias, conforme parâmetro MV_PLSDIGP.
- O grid agora mudou com relação aos demais do portal, possibilitando a pesquisa de itens em todas as colunas, tornando o processo mais rápido e simples.
- Para pesquisar alguma guia que esteja no grid, basta apenas entrar com a informação que deve ser localizada no campo pesquisa, que fica acima do grid, do lado direito.
- Ao digitar alguma informação, é pesquisado em todas as colunas a informação. Logo, quanto mais específica a informação, maior será os detalhes filtrados. Ou seja, quando o usuário for digitando, o grid irá filtrando as colunas que coincidem com a informação digitada, facilitando a busca para o usuário.
- Ao encontrar a guia desejada, basta apenas marcá-la no grid, para que seja considerada na geração do protocolo.
- Para voltar a exibir todos os registros, apenas apague a informação que digitou no campo de pesquisa, para que todos os registros do grid sejam novamente exibidos.
- Além disso, foi colocado um campo interativo sobre o filtro, onde ao passar o mouse por cima, o usuário pode visualizar de forma rápida o funcionamento do filtro, caso fique com alguma dúvida.
- Como novidade temos também a paginação dinâmica, onde o usuário pode selecionar quantos registro deseja ver no grid ao mesmo tempo. O padrão de paginação é 10 registros por página, mas agora, o usuário pode selecionar entre os valores 10 25, 50 e 100 registros por página.
Balão informativo sobre a pesquisa. Basta passar o cursor por cima para visualização da ajuda sobre a nova pesquisa no grid.
Note que digitamos uma data e o grid filtrou todos os registros que possuem essa data. Ao encontrar o registro desejado, basta apenas efetuar a marcação do registro no checkbox, como ocorre hoje.
Para que todos os registros sejam exibidos novamente, basta apenas apagar a informação digitada no campo de pesquisa, para que todos os registros possam ser exibidos. Note que o registro que marcamos ainda está marcado no grid.
O usuário pode agora selecionar a quantidade de registros exibidos por página, facilitando a visualização. Antes, estava como 10 registros por página e agora, foi colocado 25 por página.
Temos agora a coluna Origem da Guia, que informa se a guia é proveniente do Atendimentos de Guias ou do módulo de Digitação de Guias. Abaixo do grid, existe a legenda, onde as guias que estão com o ícone da cor azul são originárias do Atendimento e com ícone da cor preta são originárias do Digitação de Guias. A geração de Protocolos continua da mesma forma, bastando marcar as guias para quais deseja gerar o protocolo. O funcionamento continua o mesmo já existente, sendo as alterações com relação a pesquisa dinâmica no grid e a exibição conjunta das guias de Atendimento e de Digitação de Guias (Off-Line).
Selecionamos duas guias no grid, uma do Digitação de Contas e outra do Atendimento Normal. Após, clicamos no botão Gerar Protocolo (conforme processo atual). O sistema irá emitir o alerta, informando que está gerando os protocolos.
Notamos que o protocolo foi gerado e consta as guias selecionadas anteriormente, independentes se são originárias do Atendimento ou do Digitação de Guias. Caso o protocolo seja cancelado, as guias irão retornar para os seus respectivos locais de digitação, respeitando os locais conforme origem da Guia, ou seja, se for uma guia digitada pelo Digitação de Contas, irá retornar para a PEG aberta que esteja no local configurado pelo parâmetro MV_PLSDIGP.
Inserção de Outras Despesas para Guias oriundas do atendimento
Como as guias de Atendimento agora podem ser exibidas e alteradas no módulo de Digitação de Guias, existe também a possibilidade de inclusão da Guia de Outras Despesas para as guias SADT.
O funcionamento é idêntico ao processo atual, mudando apenas que estamos inserindo a guia de Outras Despesas para uma guia originária do Atendimento do Portal.
- Acesse o Portal do Prestador e vá em Principal / Digitação de Guias
- Selecione a RDA, o tipo de guia e demais parâmetros necessários para a pesquisa, como datas iniciais e finais ou número da guia, bem como selecione o Status da Digitação. Após, clique no botão Listar Guias.
Temos essa guia originária do Atendimento normal do Portal (confira a coluna guia Origem, que mostra o status azul). Nesta guia de exemplo temos somente um procedimento de código 10101020.
Para inserir uma guia de Outras Despesas, clicamos no botão Outras Despesas do grid.
Procedemos com a inclusão da Guia de Outras Despesas, incluindo um procedimento de código 10104011.
Ao acessar a guia no remote (Atualizações / Atendimento / Autorização SADT), visualizamos apenas o procedimento original, de código 10101020.
Ao acessar o módulo de Digitação de Contas no remote (Atualizações / Proc. Contas / Digitação de Contas), ao visualizar a guia, veremos que além do procedimento de código 10101020 (original da guia), temos também a inclusão do procedimento de código 10104011, que foi incluído via guia de Outras Despesas, para que seja cobrado.
Desta forma, o funcionamento da Guia de Outras Despesas continua idêntico ao existente, diferenciando apenas que além de incluir nas guias digitadas pelo Digitação de Guias via Portal do prestador, conseguimos fazer o mesmo processo para as guias originadas pelo Atendimento no Portal.
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab