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Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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(Obrigatório)
Informações Gerais
Especificação | |||||||||||||||||||
Produto | CRM | Módulo | SCT CRL - QuestionárioRelacionamento | ||||||||||||||||
Segmento Executor | Manufatura | ||||||||||||||||||
Projeto1 | IRM1 |
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Requisito1 |
| Subtarefa1 |
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Chamado2 |
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País | ( X ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||||||||||||||||||
Outros | $/CRM/Docs_Proj/V11.5/Inovacao/D1180CRM07/IRM1390 |
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
(Obrigatório)
Objetivo
<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.
Permitir que um questionário seja cadastrado no CRM para utilização posterior pelos próprios usuários do sistema ou que sejam respondidos por usuários externos (clientes).
O cadastro em si deverá ser simples e direto utilizando o conceito de cadastro guiado. Cada página e suas questões devem refletir a forma do questionário para o usuário que o está elaborando.
Para o cadastro do questionário deve ser considerado o cadastro de páginas para o questionário, questões, atributos, desvio de páginas.
(Obrigatório)
Definição da Regra de Negócio
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.
<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.
Manutenção de Questionário | Criação | CRM > Relacionamento > Cadastros | - |
Tabelas Utilizadas
- crm_script
- crm_script_pag
- crm_script_quest
- crm_script_quest_atrib
Legado
A funcionalidade de questionários deve ser retirada do módulo de foundation e reformulada para o módulo de CRM visando uma maior aderência aos processos de CRM. Sendo assim, os cadastros e rotinhas desenvolvidos em FLEX/Metadados serão desativados e não serão migrados para a nova estrutura. As entradas de menu das funcionalidades de questionários, atualmente no Foundation > Questionários, serão desabilitas e não mais visíveis no menu.
Geral
- O cadastro será desenvolvido utilizando o THF (TOTVS HTML Framework) obedecendo as diretrizes já utilizadas pelo CRM HTML;
- A funcionalidade de Manutenção de Questionário estará disponível somente no menu-html, o acesso via portal não será disponibilizado;
- Para o cadastro do questionário não será utilizado o conceito de CRUD simples, mas sim o modelo adotado para o cadastro de 'Controle de Acessos' e 'Central de Relatórios'.
- Não será possível excluir ou editar um questionário que já possua respostas cadastradas;
Cada página poderá possuir apenas um único desvio. Este desvio somente será permitido através de questões de seleção única ou radio. Para o desvio deverá ser informado uma página alvo subsequente. Não é permitido informar um desvio para uma página antecedente.Âncora QPD QPD
Lista de Questionários
Ao acessar o menu de Manutenção de Questionário o usuário será direcionado para a lista de questionários cadastrados (crm_script). Conforme o 'Protótipo 1':
- São apresentados os questionários cadastrados;
- A legenda a apresentada é por válidade, sendo:
- verde: ativos, questionários ainda em período de vigência;
- perto: inativos, questionários cuja a vigência expirou;
- É possível adicionar um novo questionário;
- Na pesquisa avançada é possível realizar a consulta através dos campos:
- período de validade (val_inic_valid - val_fim_valid);
- período de cadastro (val_data_cadastro);
- usuário de cadastro (num_id_usuar);
- tipo de questionário (idi_tip_script): 1. Gestão de Contas | 2. Campanha | 3. Tarefa | 4. Histórico | 5. Oportunidade | 6. Suporte | 7. Geral
- O filtro rápido realiza a pesquisa com base no nome (nom_script) e descrição do questionário (dsl_script);
- Filtros pré-definidos:
- Meus Questionários: questionários cadastrados pelo usuário logado;
- Ativos: Questionários dentro do período de vigência;
- Inativos: Questionários fora do período de vigência;
- Não terá a opção de cadastro de filtros customizados para esta tela;
- Cada item exibido na lista possui as seguintes informações:
- Título: nome do questionário;
- Usuário de cadastro;
- Data de cadastro;
- Período de validade;
- Tipo
- Descrição: somente exibido quando solicitado através do botão 'mais informações'.
- Cada item possui as seguintes operações:
- Editar: permite a edição do cabeçalho do questionário;
- Excluir: exclui o questionário da base. Esta operação somente fica disponível quando não existir nenhuma resposta cadastrada para o questionário.
- Ao detalhar o questionário através do link disponível no título do item, o usuário será disponibilizado para a tela de detalhamento/manutenção do questionário.
Âncora | ||||
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O cadastro/edição do cabeçalho do questionário é realizado através de uma modal conforme 'Protótipo 2'. Nesta tela são informados os seguintes campos, que posteriormente serão persistidos na tabela crm_script:
- Nome (nom_script);
- Descrição (dsl_script);
- Validade(val_inic_valid - val_fim_valid);
- Tipo (idi_tip_script).
As informações de data de cadastro e usuário de cadastro são preenchidas automaticamente durante o registro do questionário.
Ao adicionar um novo questionário o usuário é redirecionado para a tela detalhamento/manutenção do questionário para dar início ao cadastro das páginas e questões.
Não há restrições para alteração dos campos durante a edição do registro.
Âncora | ||||
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A tela de detalhamento/manutenção do questionário, 'Protótipo 3' irá no cabeçalho possuir as operações de:
- Editar: permite a edição do cabeçalho do questionário;
- Excluir: exclui o questionário da base. Esta operação somente fica disponível quando não existir nenhuma resposta cadastrada para o questionário.
No ínicio do conteúdo da registro será apresentado uma barra com as informações de tipo de questionário e validade.
Nos casos em que não exista nenhuma página para o questionário, o sistema apresenta apenas uma mensagem de que o questionário se encontra em branco e oferece a possibilidade de iniciar o questionário inserindo uma nova página, já solicitando o nome e peso para mesma.
Quando o questionário já possui páginas o sistema abre o questionário já posicionando a primeira página, para que assim seja renderizado o painel de questões.
O botão 'editar' no cabeçalho da página de detalhamento/manutenção será utilizado para alterar as informações do cabeçalho do questionário.
O conteúdo desta tela será diferenciado sendo dividido em 2 painéis:
- A esquerda a manutenção de páginas para o questionário:
- As informações referentes as páginas são armazenadas na tabela: crm_script_pag
- A ordenação das páginas (num_pag) é controlada pelo sistema e conta com o modelo de drag'n'drop;
- Na lista de página cada página possui a seguinte assinatura:Nome. Exemplo: Introdução
- Ao arrastar alterar a ordem de uma página, os desvios cadastrados para a página permanecem removidos caso o usuário confirme a alteração;
- A adição de uma nova página se dá através do botão adicionar no próprio painel. Ao acionar o botão, é apresentado uma modal para que o usuário informe o nome para a página;
- Também é possível excluir a página selecionada. Sempre é solicitado a confirmação para deleção de uma página; quando a página for alvo de algum desvio caso o usuário confirme a exclusão o sistema deve remover também o desvio;
- A direita a manutenção de questões para cada página selecionada no painel esquerdo:
- As informações referentes as questões são armazenadas na tabela: crm_script_quest
- As questões cadastradas são renderizadas da mesma forma que serão apresentadas no executor; entretanto, desabilitadas;
- A ordenação (num_quest) das questões é controlada pelo sistema e conta com o modelo de drag'n'drop;
- As questões possuem no canto direito do enunciado as operações de edição e exclusão;
- A adição de uma nova questão se dá através do botão adicionar no próprio painel. Ao acionar o botão, é adicionada uma questão ao formulário já em modo de edição 'Protótipo 5':
- enunciado (nom_quest);
- descrição (dsl_quest);
- requerida (log_obrig);
tipo (idi_tip_quest): 1. Texto | 2. Multipla Seleção | 3. Seleção Única | 4. Radio | 5. Checkbox | 6. Data | 7. Hora | 8. Matriz | 9. Introdução
- Para as questões 'multivaloradas' (2. Multipla Seleção | 3. Seleção Única | 4. Radio | 5. Checkbox | 8. Matriz), é fornecido junto a questão o cadastro dos valores que são armazenados na tabela: crm_script_quest_atrib:
- label (nom_atrib);
- atributo (log_atrib): controle interno do sistema, no cadastro de valores este campo sempre recebe 'true';
No caso das questões do tipo 8. Matriz, além do cadastro de valores é fornecido o cadastro de opções, as opções também são armazenadas na tabela crm_script_quest_atrib, mas neste caso o campo 'atributo' (log_atrib) é sempre marcado como 'false'; As opções correspondem as faixas de seleção (eixo x) para cada valor (eixo y) fornecido; Exemplo: Bom | Médio | Regular ou 1 | 2 | 3 | 4 | 5 são as faixas para os valores da matriz;
- Somente é permitido uma questão com desvio por página, conforme descrito aqui;
- Durante a edição de uma questão não é permitdo alterar o tipo (idi_tip_quest);
- As questão do tipo 9. Introdução; são apenas textos possuindo apenas descrição. Correpondem a um texto livre que pode ser adicionado em um questionário;
- O quadro abaixo representa quais informações são necessárias para o cadastro de cada tipo de questão:
Tipo | Enunciado | Descrição | Peso | Requerida | Desvio | Valores | Peso (Valor) | Opção | Peso (Opção) |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Texto | x | x | x | x | - | - | - | - | - |
Multipla Seleção (Combo) | x | x | x | x | - | x | x | - | - |
Seleção Única (Combo) | x | x | x | x | x | x | x | - | - |
Radio | x | x | x | x | x | x | x | - | - |
Checkbox | x | x | x | x | - | x | x | - | - |
Data | x | x | x | x | - | - | - | - | - |
Hora | x | x | x | x | - | - | - | - | - |
Matriz | x | x | x | x | - | x | x | x | x |
Introdução | - | x | - | - | - | - | - | - | - |
- Durante o cadastro de uma questão multivalorada o sistema disponibiliza a opção para utilizar uma atributo do tipo 'Outros'. Para este atributo a label poderá ser alterado e este atributo sempre irá renderizar um campo de texto ao seu lado para que o entrevistado possa informar outras respostas. A informação de se o atributo é ou não do tipo 'outros' se dá através do campo crm_script_quest_atrib.log_livre_1; quando 'true' é do tipo 'outros'. Para cada questão, multivalorada, é permitido apenas um atributo deste tipo.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
[ACAA040 – Parâmetros] | [Alteração] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA050 – Negociação Financeira] | [Envolvida] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA060 – Cadastro de Pedidos] | [Criação] | [Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros] | - |
Exemplo de Aplicação:
- Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
- Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
- Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
- O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
Tabelas Utilizadas
- SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
- FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Protótipo 1 Âncora P1 P1
Protótipo 2 Âncora P2 P2
Protótipo 3 Âncora P3 P3
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | <Referência Mínima para Cálculo> |
Título | <Ref.Calc.> |
Picture | <@E999.99> |
X1_ORDEM | 01 |
X1_PERGUNT | Emissão De |
X1_TIPO | D |
X1_TAMANHO | 8 |
X1_GSC | G |
X1_VAR01 | MV_PAR01 |
X1_DEF01 | Comum |
X1_CNT01 | '01/01/08' |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |
(Opcional)
Grupo de Perguntas
<Informações utilizadas na linha Protheus>.
Nome: FINSRF2
X1_HELP Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório |
(Opcional)
Consulta Padrão
<Informações utilizadas na linha Protheus>
Consulta: AMB
Descrição | Configurações de Planejamento |
Tipo | Consulta Padrão |
Tabela | “AMB” |
Índice | “Código” |
Campo | “Código”; ”Descrição” |
Retorno | AMB->AMB_CODIGO |
(Opcional)
Estrutura de Menu
<Informações utilizadas na linha Datasul>.
Procedimentos
Procedimento |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Módulo |
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Programa base |
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Nome Menu | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Release de Liberação |
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Programas
html-crm.script | |
Descrição | Manutenção de Questionário |
Módulo | CRL |
Programa base | html-crm.script |
Nome Menu | Manutenção de Questionário |
Interface | WEB |
Registro padrão | Sim |
Visualiza Menu | Sim |
Release de Liberação | 12.1.14.5 |
Programas
Programa | html-crm.script | |||
Descrição | Manutenção de Questionário | |||
Nome Externo | /dts/crm/script | |||
Nome Menu/Programa | Manutenção de Questionário | |||
Nome Verbalizado[1] | Manutenção de Questionário | |||
Procedimento | html-crm.script | |||
Template | Programa HTML | |||
Tipo[2] | Manutenção | |||
Interface | WEB | |||
Categoria[3] | Nenhum | |||
Executa via RPC | Não | |||
Registro padrão | Sim | |||
Outro Produto | ||||
Programa |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | |
Nome Externo |
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Nome Menu/Programa | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | |
Nome Verbalizado[1] | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | |
Procedimento |
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| |
Template | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | |
Tipo[2] | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | |
Categoria[3] |
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| |
Executa via RPC | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não | |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim | |
Outro Produto | Não | Não | Não | |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não | |
Query on-line | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não | |
Log Exec. | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não | |
Rotina (EMS) |
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Sub-Rotina (EMS) |
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| |
Localização dentro da Sub Rotina (EMS) |
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Compact[4]Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não | ||
Home[5] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não | |
Posição do Portlet[6] | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | |
Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado |
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Cadastro de Papéis
<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.
<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.
Código Papel | (máx 3 posições) |
Descrição em Português* |
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Descrição em Inglês* |
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[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.
[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante
[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.
[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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