Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

CRM

Módulo

SCT CRL - QuestionárioRelacionamento

Segmento Executor

Manufatura

Projeto1

MANCRM01

IRM1

Jira
serverJIRA Produção
serverId0c783de1-186e-383b-975c-a1acd7d76cb5
keyMANCRM01-349

Requisito1

Jira
serverJIRA Produção
serverId0c783de1-186e-383b-975c-a1acd7d76cb5
keyMANCRM01-350

Subtarefa1

Jira
serverJIRA Produção
serverId0c783de1-186e-383b-975c-a1acd7d76cb5
keyMANCRM01-365

Chamado2

 

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

$/CRM/Docs_Proj/V11.5/Inovacao/D1180CRM07/IRM1390

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

Permitir que um questionário seja cadastrado no CRM para utilização posterior pelos próprios usuários do sistema ou que sejam respondidos por usuários externos (clientes).

O cadastro em si deverá ser simples e direto utilizando o conceito de cadastro guiado. Cada página e suas questões devem refletir a forma do questionário para o usuário que o está elaborando.


Para o cadastro do questionário deve ser considerado o cadastro de páginas para o questionário, questões, atributos, desvio de páginas.

 

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Manutenção de Questionário

Criação

CRM > Relacionamento > Cadastros

-


Tabelas Utilizadas

  • crm_script
  • crm_script_pag
  • crm_script_quest
  • crm_script_quest_atrib

Legado

A funcionalidade de questionários deve ser retirada do módulo de foundation e reformulada para o módulo de CRM visando uma maior aderência aos processos de CRM. Sendo assim, os cadastros e rotinhas desenvolvidos em FLEX/Metadados serão desativados e não serão migrados para a nova estrutura. As entradas de menu das funcionalidades de questionários, atualmente no Foundation > Questionários, serão desabilitas e não mais visíveis no menu.


Geral

  • O cadastro será desenvolvido utilizando o THF (TOTVS HTML Framework) obedecendo as diretrizes já utilizadas pelo CRM HTML;
  • A funcionalidade de Manutenção de Questionário estará disponível somente no menu-html, o acesso via portal não será disponibilizado;
  • Para o cadastro do questionário não será utilizado o conceito de CRUD simples, mas sim o modelo adotado para o cadastro de 'Controle de Acessos' e 'Central de Relatórios'.
  • Não será possível excluir ou editar um questionário que já possua respostas cadastradas;
  • Âncora
    QPD
    QPD
    Cada página poderá possuir apenas um único desvio. Este desvio somente será permitido através de questões de seleção única ou radio. Para o desvio deverá ser informado uma página alvo subsequente. Não é permitido informar um desvio para uma página antecedente.


Lista de Questionários

Ao acessar o menu de Manutenção de Questionário o usuário será direcionado para a lista de questionários cadastrados (crm_script). Conforme o 'Protótipo 1':

  • São apresentados os questionários cadastrados;
  • A legenda a apresentada é por válidade, sendo:
    • verde: ativos, questionários ainda em período de vigência;
    • perto: inativos, questionários cuja a vigência expirou;
  • É possível adicionar um novo questionário;
  • Na pesquisa avançada é possível realizar a consulta através dos campos:
    • período de validade (val_inic_valid - val_fim_valid);
    • período de cadastro (val_data_cadastro);
    • usuário de cadastro (num_id_usuar);
    • tipo de questionário (idi_tip_script): 1. Gestão de Contas | 2. Campanha | 3. Tarefa | 4. Histórico | 5. Oportunidade | 6. Suporte | 7. Geral
  • O filtro rápido realiza a pesquisa com base no nome (nom_script) e descrição do questionário (dsl_script);
  • Filtros pré-definidos:
    • Meus Questionários: questionários cadastrados pelo usuário logado;
    • Ativos: Questionários dentro do período de vigência;
    • Inativos: Questionários fora do período de vigência;
  • Não terá a opção de cadastro de filtros customizados para esta tela;
  • Cada item exibido na lista possui as seguintes informações:
    • Título: nome do questionário;
    • Usuário de cadastro;
    • Data de cadastro;
    • Período de validade;
    • Tipo
    • Descrição: somente exibido quando solicitado através do botão 'mais informações'.
  • Cada item possui as seguintes operações:
    • Editar: permite a edição do cabeçalho do questionário;
    • Excluir: exclui o questionário da base. Esta operação somente fica disponível quando não existir nenhuma resposta cadastrada para o questionário.
  • Ao detalhar o questionário através do link disponível no título do item, o usuário será disponibilizado para a tela de detalhamento/manutenção do questionário.

 

Âncora
MQ
MQ
Cadastro de Questionário

O cadastro/edição do cabeçalho do questionário é realizado através de uma modal conforme 'Protótipo 2'. Nesta tela são informados os seguintes campos, que posteriormente serão persistidos na tabela crm_script:

  • Nome (nom_script);
  • Descrição (dsl_script);
  • Validade(val_inic_valid - val_fim_valid);
  • Tipo (idi_tip_script).

As informações de data de cadastro e usuário de cadastro são preenchidas automaticamente durante o registro do questionário.

Ao adicionar um novo questionário o usuário é redirecionado para a tela detalhamento/manutenção do questionário para dar início ao cadastro das páginas e questões.

Não há restrições para alteração dos campos durante a edição do registro.

 

Âncora
DMQ
DMQ
Detalhamento/Manutenção de Questionário

A tela de detalhamento/manutenção do questionário, 'Protótipo 3' irá no cabeçalho possuir as operações de:

  • Editar: permite a edição do cabeçalho do questionário;
  • Excluir: exclui o questionário da base. Esta operação somente fica disponível quando não existir nenhuma resposta cadastrada para o questionário.

No ínicio do conteúdo da registro será apresentado uma barra com as informações de tipo de questionário e validade.

Nos casos em que não exista nenhuma página para o questionário, o sistema apresenta apenas uma mensagem de que o questionário se encontra em branco e oferece a possibilidade de iniciar o questionário inserindo uma nova página, já solicitando o nome e peso para mesma.

Quando o questionário já possui páginas o sistema abre o questionário já posicionando a primeira página, para que assim seja renderizado o painel de questões.

O botão 'editar' no cabeçalho da página de detalhamento/manutenção será utilizado para alterar as informações do cabeçalho do questionário.

O conteúdo desta tela será diferenciado sendo dividido em 2 painéis:

  • A esquerda a manutenção de páginas para o questionário:
    • As informações referentes as páginas são armazenadas na tabela: crm_script_pag
    • A ordenação das páginas (num_pag) é controlada pelo sistema e conta com o modelo de drag'n'drop;
    • Na lista de página cada página possui a seguinte assinatura:Nome. Exemplo: Introdução
    • Ao arrastar alterar a ordem de uma página, os desvios cadastrados para a página permanecem removidos caso o usuário confirme a alteração;
    • A adição de uma nova página se dá através do botão adicionar no próprio painel. Ao acionar o botão, é apresentado uma modal para que o usuário informe o nome para a página;
    • Também é possível excluir a página selecionada. Sempre é solicitado a confirmação para deleção de uma página; quando a página for alvo de algum desvio caso o usuário confirme a exclusão o sistema deve remover também o desvio;

  •  A direita a manutenção de questões para cada página selecionada no painel esquerdo:
    • As informações referentes as questões são armazenadas na tabela: crm_script_quest
    • As questões cadastradas são renderizadas da mesma forma que serão apresentadas no executor; entretanto, desabilitadas;
    • A ordenação (num_quest) das questões é controlada pelo sistema e conta com o modelo de drag'n'drop;
    • As questões possuem no canto direito do enunciado as operações de edição e exclusão;
    • A adição de uma nova questão se dá através do botão adicionar no próprio painel. Ao acionar o botão, é adicionada uma questão ao formulário já em modo de edição 'Protótipo 5':
      • enunciado (nom_quest);
      • descrição (dsl_quest);
      • requerida (log_obrig);
      • tipo (idi_tip_quest): 1. Texto | 2. Multipla Seleção | 3. Seleção Única | 4. Radio | 5. Checkbox | 6. Data | 7. Hora | 8. Matriz | 9. Introdução

    • Para as questões 'multivaloradas' (2. Multipla Seleção | 3. Seleção Única | 4. Radio | 5. Checkbox | 8. Matriz), é fornecido junto a questão o cadastro dos valores que são armazenados na tabela: crm_script_quest_atrib:
      • label (nom_atrib);
      • atributo (log_atrib): controle interno do sistema, no cadastro de valores este campo sempre recebe 'true';
    • No caso das questões do tipo 8. Matriz, além do cadastro de valores é fornecido o cadastro de opções, as opções também são armazenadas na tabela crm_script_quest_atrib, mas neste caso o campo 'atributo' (log_atrib) é sempre marcado como 'false'; As opções correspondem as faixas de seleção (eixo x) para cada valor (eixo y) fornecido; Exemplo: Bom | Médio | Regular ou 1 | 2 | 3 | 4 | 5 são as faixas para os valores da matriz;

    • Somente é permitido uma questão com desvio por página, conforme descrito aqui;
    • Durante a edição de uma questão não é permitdo alterar o tipo (idi_tip_quest);
    • As questão do tipo 9. Introdução; são apenas textos possuindo apenas descrição. Correpondem a um texto livre que pode ser adicionado em um questionário;
    • O quadro abaixo representa quais informações são necessárias para o cadastro de cada tipo de questão:
TipoEnunciadoDescriçãoPesoRequeridaDesvioValoresPeso (Valor)OpçãoPeso (Opção)
Textoxxxx-----
Multipla Seleção (Combo)xxxx-xx--
Seleção Única (Combo)xxxxxxx--
Radioxxxxxxx--
Checkboxxxxx-xx--
Dataxxxx-----
Horaxxxx-----
Matrizxxxx-xxxx
Introdução-x-------

 

    • Durante o cadastro de uma questão multivalorada o sistema disponibiliza a opção para utilizar uma atributo do tipo 'Outros'. Para este atributo a label poderá ser alterado e este atributo sempre irá renderizar um campo de texto ao seu lado para que o entrevistado possa informar outras respostas. A informação de se o atributo é ou não do tipo 'outros' se dá através do campo crm_script_quest_atrib.log_livre_1; quando 'true' é do tipo 'outros'. Para cada questão, multivalorada, é permitido apenas um atributo deste tipo.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

Âncora
P1
P1
Protótipo 1

Image Added

Âncora
P2
P2
Protótipo 2

Image Added

Âncora
P3
P3
Protótipo 3

 

Image Added




Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 


Procedimentos 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

html-crm.script

Descrição

Manutenção de Questionário

Módulo

CRL

Programa base

html-crm.script

Nome Menu

Manutenção de Questionário

Interface

WEB

Registro padrão

Sim

Visualiza Menu

Sim

Release de Liberação

 12.1.14.5


Programas

Programa

html-crm.script

Descrição

Manutenção de Questionário

Nome Externo

/dts/crm/script

Nome Menu/Programa

Manutenção de Questionário

Nome Verbalizado[1]

Manutenção de Questionário

Procedimento

html-crm.script

Template

Programa HTML

Tipo[2]

Manutenção

Interface

WEB

Categoria[3]

Nenhum

Executa via RPC

Não

Registro padrão

Sim

Outro Produto

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

 

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.