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NOVAS VALIDAÇÕES AO CADASTRAR POLÍTICA DE DESCONTO NA ROTINA 561
Características do Requisito
Linha de Produto: | Informe a linha de produtoPC Sistemas. | ||||||||||||||||||
Segmento: | Informe o segmentoD&L. | ||||||||||||||||||
Módulo: | Informe o módulo561 - Processamento. | ||||||||||||||||||
Rotina: |
| Cadastros Iniciais: | Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito.
| ||||||||||||||||
Parâmetro(s): | Informe os parâmetros utilizados. | ||||||||||||||||||
Ponto de Entrada: | Informe o ponto de entrada relacionado (link). | ||||||||||||||||||
Chamados Relacionados | Informe o(s) chamado(s) relacionado(s). | ||||||||||||||||||
300 14 - Vendas | |||||||||||||||||||
Chamados Relacionados | 4346.092569.2016 (HIS.03478.2016) | Requisito (ISSUE): | Informe o requisito relacionado (Issue).|||||||||||||||||
País(es): | Informe o(s) Pais(es)Brasil. | ||||||||||||||||||
Banco(s) de Dados: | Informe o(s) Banco(s) de Dados utilizado(s)Oracle. | ||||||||||||||||||
Tabelas Utilizadas: | Informe as tabelas utilizadas.560 - PCDESCONTO - PCDESCONTOLOG | ||||||||||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Informe o(s) sistema(s) operacional(is) utilizados. |
Descrição
Escreva aqui a descrição da nova implementação ou melhoria.
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
---|
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | Informe o Nome da Variável |
Tipo: | Informe o Tipo |
Descrição: | Informe a Descrição |
Valor Padrão: | Informe o Valor Padrão |
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte | (X1_PERGUNT) |
Nome |
|
Grupo | (X1_GRUPO) |
Ordem | (X1_ORDEM) |
Tipo | (X1_TIPO) |
Tamanho | (X1_TAMANHO) |
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B04 (X2_CHAVE) | Dente/Região (X2_NOME) | C (X2_MODO) | N (X2_PYME) |
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave | Ex.: AR |
Descrição | Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras |
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Campo | (X3_CAMPO) |
Tipo | (X3_TIPO) |
Tamanho | (X3_TAMANHO) |
Decimal | (X3_DECIMAL) |
Formato | (X3_PICTURE) |
Título | (X3_TITULO) |
Descrição | (X3_DESCRIC) |
Nível | (X3_NÍVEL) |
Usado | (X3_USADO) Informe Sim ou Não |
Obrigatório | (X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não |
Browse | (X3_BROWSE) Informe Sim ou Não |
Opções | (X3_CBOX) |
When | (X3_WHEN) |
Relação | (X3_RELACAO) |
Val. Sistema | (X3_VALID) |
Help | Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias | (XB_ALIAS) |
Tipo | (XB_TIPO) |
Sequência | (XB_SEQ) |
Coluna | (XB_COLUNA) |
Descrição | (XB_DESCRI) |
Contém | (XB_CONTEM) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AA1 |
Ordem | 6 |
Chave | AA1_FILIAL+AA1_CODVEN |
Descrição | Cod. Vendedor |
Proprietário | S |
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo | Informe o conteúdo do (X7_CAMPO) |
Sequência | Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC) |
Campo Domínio | Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN) |
Tipo | Informe o conteúdo do (X7_TIPO) |
Regra | Informe o conteúdo do (X7_REGRA) |
Posiciona? | Informe o conteúdo do (X7_SEEK) |
Chave | Informe o conteúdo do (X7_CHAVE) |
Condição | Informe o conteúdo do (X7_CONDIC) |
Proprietário | Informe o conteúdo do (X7_PROPRI) |
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: |
|
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Windows. | |
Versão/Release: | Rotina 300 - V. 28.09.17 Rotina 560 - V. 28.00.161 Rotina 561 - V. 28.00.13 Rotina 316 - V. 28.09.10 Rotina 336 - V. 28.09.12 Rotina 2500 - V. 28.10.08 |
Descrição
A caixa Qtde. por Produto com as opções Qtde. Máxima por Política e Qtde. Mínima de Estoque é exibida na rotina 561 - Cadastrar Política de Desconto, possibilitando maior flexibilidade nas campanhas de desconto cadastradas na rotina 561 em que as mesmas entram em vigência não apenas por seu Período de Vigência mas também por outras validações.
Procedimento para Utilização
1. Acesse a rotina 561 na versão indicada acima ou superior;
2. Acesse a aba Informações Comuns;
3. Informe os campos Filial e Período de Vigência;
4. Selecione a opção desejada na caixa Tipo de Desconto;
5. Na caixa Desconto informe os campos: % Desconto, Desc. Max. Col. 1201 e/ou % Financeiro conforme necessidade;
6. Informe conforme necessidade os campos da aba Informações do Cliente;
7. Acesse a aba Informações do Produto e preencha/informe os campos e opções da mesma conforme necessidade;
Observações:
- Ao informar o campo Produto é habilitada a caixa Qtde. por Produto com as opções Qtde. Máxima por Política e Qtde. Mínima de Estoque;
- A opção Qtde. Máxima por Política indica a quantidade de unidades que podem contemplar a política de desconto cadastrada.
Exemplo: caso a quantidade máxima por política seja 20 unidade, o usuário pode vender até 20 quantidades do produto informado utilizando a política, porém, ao vender uma quantidade superior considerando o total de pedidos que utilizaram a política o sistema não a utilizará. - A Opção Qtde. Mínima de Estoque indica a quantidade mínima de estoque disponível para utilizar a política. Ou seja, caso estoque disponível seja inferior ao informado nesse campo, o WinThor não aplica o desconto desta política.
- O WinThor irá considerar o Estoque disponível da empresa validando a seguinte regra: (Estoque Disponível = Estoque Geral - QT. Bloqueada - QT. Avaria - QT. Pendente - QT. Reservada).
- A opção Qtde. Máxima por Política indica a quantidade de unidades que podem contemplar a política de desconto cadastrada.
8. Realizados os registros necessários clique o botão Gravar.
** Rotinas 316 - Digitar Pedido de Venda, 336 - Alterar Pedido de Venda e 2500 - Atualizar Banco de Dados.
1. Atualizar as rotinas 316, 336 e 2500 para as versões acima indicadas ou superiores;
Observações:
- As rotinas de vendas validam a quantidade de vezes que a campanha já foi utilizada para um determinado produto;
- Caso as opções Qtde. Máxima por Política e Qtde. Mínima de Estoque da caixa Qtde. por Produto (rotina 561) estejam preenchidos o WinThor verifica na movimentação se a quantidade do produto não ultrapassa a quantidade permitida;
- Caso exceda quantidade parametrizada na rotina 561 o sistema não aplica o desconto;
- Em caso de devolução o sistema não disponibiliza a quantidade devolvida no cálculo disponível da campanha; - O WinThor também valida a quantidade de estoque para o qual o produto está configurado/parametrizado na rotina 561;
- Caso produto esteja com quantidade menor ou igual ao configurado na rotina 561 (opção Qtde. Mínima de Estoque), o WinThor não aplica o desconto;
- Pedidos originados do Força de Vendas e que venham a ultrapassar uma das validações da rotina 561, opções Qtde. Máxima por Política e Qtde. Mínima de Estoque da caixa Qtde. por Produto, o sistema valida o parâmetro 2354 - Tipo para importação de Venda da rotina 132 - Parâmetros da Presidência;
- A rotina 336 - Alterar Pedido de Venda valida se a política de desconto aplicada no momento da gravação do Item está válida no momento da liberação:
- Caso Não esteja vigente o sistema manterá o pedido com status como Bloqueado/Pendente, assim, o operador deve altera o pedido de venda retirando o desconto aplicado no ato da digitação do mesmo;
- Caso a campanha de desconto esteja vigente o sistema realiza as demais validações e libera o pedido de venda caso não identifique nenhuma divergência.
HTML |
---|
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Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab