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Integração Protheus x CiaShop MultiEstoque

Características do Requisito

Linha de Produto:

Protheus - CiaShop.

Segmento:

Varejo.

Módulo:

SigaLoja.

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Identificação de Lojas LOJA080

Cadastro de Filiais e Armazéns.

LOJA900I

Estoque/Preço.

LOJA900C

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

 ProdutosLOJA900A 
PedidosLOJA901A
Monitor de Serviços E-commerceLOJA906

 

 

Cadastros Iniciais:

Identificacao de Lojas - Dados do acesso CiaShop (Token e Locais de Estoque) tabela SLJ- Identificacao de Lojas               

Requisito (ISSUE): MVAR-1061061

País(es):

Brasil.

Banco(s) de Dados:

todos

Tabelas Utilizadas:

SLJ/MGU/MGR

Sistema(s) Operacional(is):

Windows/Linux.

Descrição

Alterado o cadastro de Identificação de Lojas (LOJA080) para indicar se a filial informada e o locais de estoque informados irão informados irão para o e-commerce CiaShop através dos métodos da API branch e waheroure, API: branch e warehouse; enviados pela rotina LOJA900I - Cadastro de Filiais e Armazéns; respectivamente, caso o campo e-commerce esteja com o valor Ativo

 

.

Alterado a rotina de envio de Produtos (LOJA900A) para não enviar o saldo do produto, caso exista ao menos uma loja cadastrada com filial e locais de estoque a ser integrados com o e-commerce CiaShop - campo e-commerce esteja com o valor Ativo.

 Alterada a rotina de envio de Estoque/Preço (LOJA900C) para enviar o Preço Promocional e a  sua vigência, além do saldo por armazém. O envio de saldo por armazém somente será enviado caso exista ao menos uma loja cadastrada com filial e locais de estoque a ser integrados com o e-commerce CiaShop.

Alterada a rotina de Monitor de Serviços CiaShop (LOJA906) para enviar a confirmação de pedidos para o e-commerce CiaShop que não tenham sido confirmados, em virtude de problemas na integração

Alterada a rotina de recebimento de Pedidos (LOJA901A) para realizar a integração de Pedidos com o local de estoque definido no item. Somente serão integrados pedidos com uma filial e armazém.

 Alterada a rotina de envio de Status de Pedidos (LOJA900E) para realizar o envio de status de Pedido, conforme a filial associada ao armazém e-commerce.

Importante: Esta melhoria depende que a integração e-commerce CiaShop esteja implantada, conforme o Documento Técnico http://tdn.totvs.com/display/PROT/DT_Integracao_e-Commerce_CiaShop_Versao11.80 além da implantação do cadastro de Token, conforme o Documento Técnico: http://tdn.totvs.com/display/PROT/MVAR-852_DT_INTEGRACAO_PROTHEUS_X_CIASHOP_TOKEN

Nesta melhoria não está contemplada a geração de Multi-Entrega (Multi-CD)

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDLO148 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório  \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDLO148 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou   filial(is) que possuíapossui(mem) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  2. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  3.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  4. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o n U_UPDLO148 no campo Programa Inicial. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior à 16/12/2016
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a
  5. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  6. Clique em OK para continuar.
  7. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  8. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

 

Atualizações do Compatibilizador

 

1.  Alteração  de Tabelas no arquivo SX2 – Tabelas:

 Tabela MGR - EC CiaShop Log Sincr Estoque

Alias

MGR

X2_UNICO

MGR_FILIAL+MGR_SEQ+MGR_PRODUT+MGR_ARMECO

2.  Alteração  de Campos no arquivo SX3 – Campos:

Tabela MGR - EC CiaShop Log Sincr Estoque

 

Campo

MGR_VLRPRO

Tipo

N

Tamanho

9

Decimal

2

Formato

@E 999,999.99

Título

Valor Promoc

Descrição

Valor Promocional

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Nãp

Propriedade

 Alterar

Help

Informar o preço promocional.

  

Campo

MGR_PROINI

Tipo

D

Tamanho

8

Título

Inic Promoca

Descrição

Início da Promoção

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Propriedade

 Alterar

Help

Informar data inicial do preço promocional

Campo

MGR_PROFIN

Tipo

D

Tamanho

8

Título

Final Promo

Descrição

Final da Promoção

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Propriedade

 Alterar

Help

Informar data final do preço promocional

Campo

MGR_FILARM  

Tipo

C

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Fil Armz    

Descrição

Filial do Armazém                     

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Propriedade

 Alterar

Help

Informar filial do armazém

 Grupo de Campos 033

Campo

 MGR_ARMAZE  

Tipo

C

Tamanho

2

Formato

@!

Título

 Cód Armz    

Descrição

 Código do Armazém                    

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Propriedade

 Alterar

Help

Informar código do armazém

 Grupo de Campos 024

Campo

 MGR_ARMECO  

Tipo

C

Tamanho

10*

Formato

@!

Título

 Armazém EC    

Descrição

 Armazém e-commerce                     

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Propriedade

 Alterar

Help

Informar o código do armazém e-commerce

*  Este campo possui como tamanho a somatória dos campos MGR_FILIAL e MGR_ARMAZE

  • Tabela MGU - Log Sincr Pedidos

Campo

 MGU_FILPED 

Tipo

C

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Fil Pec EC    

Descrição

Filial do Pedido e-comm                     

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina CiaShop.
  2. No módulo SIGACFG acesse Ambiente >> Cadastros >> Parâmetros  e verifique que o parâmetro MV_LJECSTF, MV_LJECOMO e MV_DIASRET  foram criados conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

MV_LJECSTF

Tipo:

C

Descrição:

Loja Ecommerce Status Faturado.

Valor Padrão:

30

Nome da Variável:

MV_LJECOMO

Tipo:

L

Descrição:

E-Commerce CiaShop.

Valor Padrão:

.T.

Nome da Variável:

MV_LJECDIR

Tipo:

N

Descrição:

Numero de dias a retroceder na data de processamento dos pedidos de venda CiaShop aprovados/cancelado.

Valor Padrão:

0

Nome da Variável:

MV_LJECDNF

Tipo:

C

Descrição:

Endereço Url Danfe da NFe E-commerce CiaShop.     

Valor Padrão:

http://testeurldanfe.com.br

Nome da Variável:

MV_LJECURL

Tipo:

C

Descrição:

Endereço Url dos dados da NFe E-commerce CiaShop.     

Valor Padrão:

http://testeurlnfe.com.br

Atualizações do Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

  1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Pergunte

(X1_PERGUNT)

Nome

 

Grupo

(X1_GRUPO)

Ordem

(X1_ORDEM)

Tipo

(X1_TIPO)

Tamanho

(X1_TAMANHO)

 

2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

MH6

(X2_CHAVE)

AMARRAÇÃO DADOS NO CIASHOP   

(X2_NOME)

E

(X2_MODO)

N

(X2_PYME)

Chave

Nome

Modo

PYME

MH8

(X2_CHAVE)

EC CIASHOP LOG STA.PED.CAN.APR 

(X2_NOME)

E

(X2_MODO)

N

(X2_PYME)

 

3.  Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

Chave

Ex.: não utilizado.

Descrição

Ex.: não utilizado.

 

4.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:

Tabela MH6 - AMARRAÇÃO DADOS NO CIASHOP:

Filial do Sistema.

Campo

MH6_FILIAL

Tipo

C

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial          

Descrição

Filial do Sistema      

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Campo

MH6_PDECOM   

Tipo

C

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

Ped E-Com.

Descrição

Ped E-Commerce

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim Não

OpçõesPropriedade

  Alterar

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Informa a filial do Pedido e-commerce. Caso seja a filial corrente e/ou tenha varias filiais para o pedido, o conteúdo será em branco

 Grupo de Campos 033

 

  • Tabela SLJ - Identificação de Lojas

Campo

LJ_ECFLAG   

Help

Código do pedido de venda E-commerce.

Campo

MH6_STATUS 

Tipo

C

Tamanho

21

Decimal

0

Formato 

@!

TítuloStatus Pedid   

e-commerce     

Descrição

e-commerce Status Pedido    

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

SimNão

Opções

 1=Ativo; 2=Inativo

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Status do pedido de venda E-commerce:

-1=Volta passo;00=Pedido colocado;05=Em analise;10=Pagamento confirmado; 15=Embalado;21=Parcialmente enviado; 30=Enviado;90=cancelado; 91=Devolvido   

SuperGetMv("MV_LJECOMO",,.F.)

Contexto

 Real
 Propriedade Alterar

Help

Informa se o cadastro de Filiais e locais de estoque serão integrados para o e-commerce

Campo

LJ_ECDTEX     

Tipo

C

Tamanho

8

Título

Data Exp     

Descrição

Data de Exportação                              

Campo

MH6_RASTRE

Tipo

C

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Rastreio           

Descrição

Rastreio          

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

SimNão

OpçõesPropriedade

  Visualizar

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Data de exportação do registro

Help

Código do rastreio Correios.


DecimalWhen

Pedido Origem Loja ou Market Place

Canal Origem Market Place:

Ex.: Lojas Americanas

Hora de envio do código do rastreio para o site da loja Ciashop.

Data de envio do código do rastreio para o site da loja Ciashop.

Campo

MH6 LJ_PEDORIECIDFIL     

Tipo

CN

Tamanho

65

 Formato

0

Formato

@!

Título

Ped.Ori.Loja          

Descrição

Pedido Origem Loja/MktPla        

Nível

0

 99999

Título

Cod Fil EC    

Descrição

Cod Filial e-commerce                             

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

SimNão

OpçõesPropriedade

  Visualizar

Help

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Campo

MH6_CANORI

Tipo

C

Tamanho

35

Decimal

0

Formato

@!

Título

Canal Origem          

Descrição

Canal Origem       

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Campo

MH6_HRRAST

Tipo

C

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Hr Rastreio           

Descrição

Hora Rastreio       

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Campo

MH6_DTRAST

Tipo

C

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Dt. Rastreio           

Descrição

Data de Rastreio               

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

 

  • Tabela MH8 - EC CIASHOP LOG STA.PED.CAN.APR:

Campo

MH8_FILIAL

Tipo

C

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial          

Descrição

Filial do Sistema      

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Filial do Sistema.

Campo

MH8_SEQ   

Tipo

C

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

Sequencia      

Descrição

Sequencia         

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Sequencial de gravação item de LOG.

Campo

MH8_NUM      

Tipo

C

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@!

Título

Ped.Protheus      

Descrição

Pedido Protheus                  

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Número do pedido de venda ou número do título a receber.

Campo

MH8_PEDECO      

Tipo

C

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

Ped E-Comerc     

Descrição

Pedido E-Comerce                           

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Número do pedido de E-Commerce associado ao pedido de venda.

Campo

MH8_DOCPED      

Tipo

C

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

Nota Fiscal      

Descrição

Nota Fiscal                            

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Número da nota fiscal do pedido de venda ou documento do orçamento (SL1).

Campo

MH8_SERPED    

Tipo

C

Tamanho

3

Decimal

0

Formato

@!

Título

Serie           

Descrição

Serie                                 

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Série da nota fiscal do pedido de venda ou série do orçamento (SL1).

Campo

MH8_ORCAME   

Tipo

C

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

No Orcamento           

Descrição

Numero do Orcamento                                      

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Número do orçamento (SL1).

Campo

MH8_PRODUT   

Tipo

C

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod. Produto    

Descrição

Codigo do Produto                                              

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Código do produto.

Campo

MH8_STAPRO

Tipo

C

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Status Proth

Descrição

Status do Protheus                                                     

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Status do pedido de venda Potheus.

Campo

MH8_STACIA

Tipo

C

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Stat CiaShop

Descrição

Status CiaShop                                                                

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Status do pedido CiaShop atrelado ao pedido de venda Potheus.

Campo

MH8_MOTIVO

Tipo

C

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Mot.Err.Suce

Descrição

Motivo Erro ou Sucesso                                                                   

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Código do motivo de erro ou sucesso no processamento pedidos cancelados/aprovados CiaShop.

Campo

MH8_DESMOT

Tipo

C

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

Descr.Mot.ES

Descrição

Descricao Motivo Err/Suce                                                                   

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Descrição do motivo de erro ou sucesso no processamento pedidos cancelados/aprovados CiaShop.

 

  • Tabela SC5 - Pedidos             

 

Campo

C5_DTRASTR   

Tipo

D

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Dt. Rastreio     

Descrição

Data de Rastreio Pedido                 

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Data de envio do rastreio correios.

Campo

C5_HRRASTR   

Tipo

C

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Hr. Rastreio     

Descrição

Hora do Rastreio                 

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Hora de envio do rastreio correios.

Campo

C5_ECPEORI   

Tipo

C

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@!

Título

E-com.Ped.Or    

Descrição

E-commerce Pedido Origem                  

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Pedido Origem MarketPlace.

Campo

C5_ECCAORI   

Tipo

C

Tamanho

25

Decimal

0

Formato

@!

Título

E-Com.Ca.Ori   

Descrição

E-Commerce CAnal ORIgem                    

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Pedido Origem MarketPlace.

  • Tabela SC9 - Pedidos Liberados             

 

Campo

C9_PEDECOM   

Tipo

C

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@!

Título

Ped.E-Commer      

Descrição

Pedido E-Commerce                

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Pedido e-commerce associado ao pedido de venda CiaShop.

Campo

C9_ECPEORI   

Tipo

C

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@!

Título

E-com.Ped.Or      

Descrição

E-commerce Pedido Origem                

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Pedido e-commerce origem associado ao pedido de venda CiaShop.

Campo

C9_ECCAORI   

Tipo

C

Tamanho

25

Decimal

0

Formato

@!

Título

E-Com.Ca.Ori     

Descrição

E-Commerce CAnal ORIgem                 

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Canal Origem do pedido de venda Ciashop.

  • Tabela SLJ - Identificação Loja

Campo

LJ_URL   

Tipo

C

Tamanho

150

Decimal

0

Formato

@!

Título

Url Lj Ciash     

Descrição

Url Loja Ciashop                         

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Endereço de acesso ao site da loja.

Campo

LJ_TOKEN     

Tipo

M

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

Chave Token     

Descrição

Chave Token CiaShop                              

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Chave de acesso ao site da Loja (Token).

 

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa B05PLS:

Alias

(XB_ALIAS)

Tipo

(XB_TIPO)

Sequência

(XB_SEQ)

Coluna

(XB_COLUNA)

Descrição

(XB_DESCRI)

Contém

(XB_CONTEM)

 

6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

 

Índice

MH6

Ordem

1

Chave

MH6_FILIAL+MH6_PDECOM                                                                                                                                                   

Descrição

Filial+Ped E-Com.

Proprietário

U

Índice

MH6

Ordem

2

Chave

MH6_FILIAL+MH6_PEDORI                                                                                                                                               

Descrição

Filial+Pedido Orig.

Proprietário

U

Índice

MH8

Ordem

1

Chave

MH8_FILIAL+MH8_SEQ                                                                                                                                                      

Descrição

Sequencia

Proprietário

U

 

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

 

Nome da Variável

MV_LJECURL

Tipo

C

Descrição

Endereco Url dos dados da NFe E-commerce CiaShop. 

Valor Padrão

http://testeurlnfe.com.br

Nome da Variável

MV_LJECDNF

Tipo

C

Descrição

Endereco Url Danfe da NFe E-commerce CiaShop.     

Valor Padrão

http://testeurldanfe.com.br

Nome da Variável

MV_LJECDIR

Tipo

N

Descrição

Numero de dias a retroceder na data de processamento dos pedidos de venda CiaShop aprovados/cancelados.

Valor Padrão

0

 

8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_LJECDIR

Tipo:

N

Cont. Por.:

0

Descrição:

Numero de dias a retroceder na data de processamento dos pedidos de venda CiaShop aprovados/cancelados.

 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_LJECURL

Tipo:

C

Cont. Por.:

30

Descrição:

Endereco Url dos dados da NFe E-commerce CiaShop. 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_LJECSTF

Tipo:

C

Cont. Por.:

30

Descrição:

Loja Ecommerce Status Faturado.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_LJECDNF

Tipo:

C

Cont. Por.:

http://testeurldanfe.com.br

Descrição:

Endereco Url Danfe da NFe E-commerce CiaShop.     

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

 

Menu

SigaLoja.xnu

Submenu

E-commerce

Nome da Rotina

Monitor Serv. Ciashop

Programa

LOJA906

Módulo

SigaLoja

Tipo

Função Protheus

Menu

SigaLoja.xnu

Submenu

E-commerce

Nome da Rotina

Grava/Envia Rastreio Ped.

Programa

LOJA900I

Módulo

SigaLoja

Tipo

Função Protheus

Menu

SigaLoja.xnu

Submenu

E-commerce

Nome da Rotina

Consult.pedido.financeiro

Programa

LOJA900M

Módulo

SigaLoja

Tipo

Função Protheus

Procedimento para Utilização

11111

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

Chave de acesso Token

No ambiente da Loja virtual, gerar token para se comunicar com a loja virtual;

Acessar o administrador da loja através do endereço padrão https://nomedaloja.myciashop.com.br/manager.

Trocar o <nomedaloja> por <totvsdev>:

https://totvsdev.myciashop.com.br/manager

Estas informações são fornecidas ao cliente após criação da loja pela equipe administrativa Ciashop. Lembramos que a loja é criada após o envio do contrato e proposta (digitalizados) de implantação devidamente assinados pelo cliente:

Login: totvsdev 

Senha: totvsdev

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A confirmar Login e senha clicando no botão Login a tela abaixo é apresentada:

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Clicar em Apps e, em seguida, clicar em Criar App Privado:

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Na caixa nome do App, preencher um nome do aplicativo. Sugerimos o nome Protheus.  Por fim, clicar no botão Gerar Token.

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O App será gerado e aparecerá na listagem de nomes:

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Na lista de aplicativos, procure o App criado e, em seguida, clique no botão Copiar Token:

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No Controle de Loja (SIGALOJA), acesse Atualizações / Gerência Vendas / Identif.de Lojas:

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Clique na opção Incluir ou Alterar (caso o identificador da loja já esteja gravado):

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Preencha os campos abaixo e cole a chave, copiada no item Copiar Token, no campo  Chave Token. A Url (totvsdev.myciashop.com.br) será alimentada do parâmetro "MV_LJECOMK".

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Clique no botão Confirmar e em seguida Fechar:

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Caso a Chave ou a Url não esteja de acordo ao tentar utilizar a consulta Traker o sistema apresenta a mensagem de erro.

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Inclusão Pedido de Venda no site da loja Ciashop
Acesse o site CiaShop para inclusão do pedido CiaShop:
http://totvsdev.myciashop.com.br/:            

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Na caixa de texto [ Pesquise seu produto... ] digite o produto e clique em buscar:

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Clique no botão [ Comprar ]:

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Clique no botão [ ir para o carrinho ]:

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Digite o CEP e clique no botão [ calcular ] para cálculo do Frete e Clique no botão [ FECHAR PEDIDO ]:

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Digite um e-mail válido e clique no botão [ Continuar ]:

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Digite uma Senha válida e clique no botão Continuar:

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Clique no botão [ Usar este endereço ]:

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Selecione uma Forma de Pagamento (p. ex. Depósito Bancário) e clique no botão [ concluir compra ]:

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Clique em Autorizar e Fechar Compra:

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Será apresentada uma tela de pedido confirmado:

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Um e-mail é enviado confirmando o recebimento do pedido:

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Entre com novos pedidos seguindo os passos anteriores selecionando outras formas de pagamento: cartão de crédito e faturado.

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Digite o número do cartão, código de segurança e clique no botão [ Autorizar e Fechar Compra ]: 

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Inclua novo pedido e selecione a forma de pagamento Faturado. Clique em [ concluir compra ]:

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Aguarde o processamento do pedido:

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3. Baixando Pedido de Venda do site da Loja CiaShop para o Protheus

No Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações /Pedidos / Pedidos de Venda (MATA410) :

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Posicione no último pedido de venda gravado (p. ex.: 000160):

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No Controle de Loja (SIGALOJA), acesse E-commerce > Monitor Serv. CiaShop (LOJA906):

NOTA IMPORTANTE !!! – NÃO UTILIZAR O SIGAMDI PARA EXECUTAR ESTA ROTINA !!!

Clique na linha LOJA901A – Pedidos e clique no botão [ Executar ]:

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Aguarde o término da execução da sincronização de dados com a CiaShop:

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Sincronização efetuada com sucesso:

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Clique no botão Log para consultar o Log de execução da rotina Pedidos:

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Clique no botão [Detalhes]:

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Clique no botão [ Cons Tracker ] para consultando o Tracker dos pedidos:

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Digite o número do pedido e-commerce para consulta do tracker:

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Clique no botão [+] para expandir a consulta do tracker:

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No Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações /Pedidos / Pedidos de Venda (MATA410) e visualize o pedido de venda gerado:

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Consultando o número e o status do pedido e-commerce (00=Pedido Colocado):

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4. Aprovando o Pedido de Venda no Protheus

No Controle de Loja (SIGALOJA), acesse Atualizações / Gerencia Finanças / Baixas a Receber (FINA070), Posicione no título a ser baixado e clique na opção Baixar :

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Clique no botão [Confirmar] para confirmar a baixa do título:

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Clique no botão Sair:

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No Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações /Pedidos / Pedidos de Venda (MATA410) posicione no pedido de venda e verifique o status do pedido (10=Pagamento confirmado) cujo título a receber foi baixado:

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Consultado o pedido e-commerce 520 pela ferramenta Postman poderemos visualizar o status do pedido no CiaShop:

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No Controle de Loja (SIGALOJA), acesse E-commerce > Monitor Serv. CiaShop (LOJA906) posicione na linha LOJA900E – Status de Pedidos e clique no botão [Executar]: 

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Após a sincronização dos dados na loja virtual observe a coluna último sincronismo e resultado (=sucesso).

Recebimento e-mail de pagamento aprovado:

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Consultado o pedido e-commerce 520 pela ferramenta Postman poderemos visualizar o status do pedido no CiaShop:

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No Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações / Faturamento / Documento de Saida (MATA460) selecione os itens a faturar e clique na opção Prep.docs:

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Ajustes os parâmetros e clique no botão OK para confirma-los. Seleciona a série e nota:

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Confirme a geração da nota clicando nos botões OK:

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Clique no botão sair para sair da preparação do documento.

 No Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações / Pedidos / Pedidos de venda (MATA410) E verifique o status do pedido (30=Enviado) de venda que teve o seu título a receber baixado:

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No Controle de Loja (SIGALOJA), acesse E-commerce / Monitor Serv. CiaShop posicione na linha LOJA900E – Status de Pedidos e clique no botão executar:

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Após a sincronização dos dados na loja virtual observe a coluna último sincronismo e resutado (=sucesso).

Recebimento e-mail de pedido enviado:

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Visualizando o status do pedido e-commerce 520 pela ferramenta Postman:

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nota: se o parâmetro MV_LJECDIR (numero de dias a retroceder da data de processamento) estiver diferente de 0 (zero) a data será retroagida (p. ex.: = 2 data do sistema 21/09/2016 será retroagida para 19/09/2016).

5. Aprovação Pedido de Venda site Loja CIaShop

Processamento do pedido aprovado Loja CIashop no Protheus (LOJA900K).

Para acesso ao site da Loja Ciashop digite o endereço abaixo:

http://totvsdev.myciashop.com.br

Será apresentada na tela abaixo:

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Para incluir um produto, digite na caixa de texto o código do produto em seguida clique no botão buscar:

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Para comprar o produto informe a quantidade e clique em comprar:

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Selecione Ir para o carrinho:

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Digite o Cep, selecione calcular para cálculo do Frete e selecione Fechar Pedido:

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Selecione Usar este endereço e continuar:

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Selecione uma das formas de pagamento e concluir a compra:

Depósito Bancário

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Cartão de Crédito

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Faturado

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Aguarde o processamento do pedido:

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Na tela de pedido confirmado selecione Voltar para página principal:

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Rotina LOJA901A - Pedidos

A rotina LOJA901A – será utilizada para baixar (incluir) no Protheus o pedido informado anteriormente no site da loja (CiaShop), pedido de e-commerce 677. Na baixa do pedido Ciashop, será atualizado no Protheus a tabela de pedido de venda (SC5/SC6), reserva (SC0), título a receber (SE1) e orçamento (SL1/SL2/SL4). O pedido será gerado com status 00 – pedido colocado (C5_STATUS).

Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Monitor Serv. Ciashop. A tela Monitor de Serviços E-Commerce será apresentada:

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Os pedidos de venda na loja Ciashop serão sincronizados com o Protheus:

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Ao término da rotina de Pedidos será apresentado na coluna Resultado Erro ou Sucesso. Ainda posicionado na linha de Pedidos, selecione Log para consultar o log do pedido.

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Selecione o botão detalhes:

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Observe o número do pedido e-commerce e role a barra de rolagem à direita:

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Selecione voltar para retornar a tela Monitor de serviços E-commerce:

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Ainda posicionado na linha LOJA901A - Pedidos selecione botão Cons Tracker para consultar o Tracker do pedido de venda:

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Digite o número do pedido E-commerce (680) gerado anteriormente e selecione Ok:

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Selecione Fechar para sair da tela do Tracker:

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Pedido de Venda

Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Pedidos >> Pedidos de venda:

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A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e selecione opção Visualizar:

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Role a barra de rolagem vertical para visualizar os demais campos:

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Nota: pedido gerado com quantidade liberada zerada, ou seja, pedido não liberado para faturamento.

Selecione o botão fechar para sair da tela de pedido de venda:

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Título a Receber

Pelo módulo Controle de Lojas, acesse a opção Atualizações >> Gerencia Financas >> Contas a Receber:

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Role a tela até encontrar o título a receber ou pesquise o título a receber conforme tela abaixo e selecione Visualizar:

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Reserva

Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> Gerência Vendas >> Controle Reservas:

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Selecione Visualizar:

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Selecione Fechar para sair da tela Controle Reservas:

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Orçamento

Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualizaçs >> Atendimento >> Venda Assistida:

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Role a barra de rolagem até o orçamento desejado e selecione Visualizar:

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Selecione o botão Sair para fechar a tela de orçamento:

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Status de Pedidos (LOJA900E)

A rotina de Status de Pedidos envia para o site da loja Ciashop os status dos pedidos de venda no Protheus. Ao final da execução da rotina Status de Pedidos, a rotina de cancelamento e aprovação de pedido de venda (LOJA900K) é chamada para o processamento dos pedidos Ciashop cancelados e/ou aprovados no site da loja.

Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Monitor Serv. Ciashop. A tela Monitor de Serviços E-Commerce será apresentada. Selecione a linha da rotina LOJA900E – Status de Pedidos e clique em executar:

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A sincronização dos dados com a loja virtual Ciashop x Protheus será processado.

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Ao término dos processamentos das rotinas Status de Pedidos (LOJA900E) e Cancelamento/Aprovação pedido de venda (LOJA900K) selecione o botão Fechar para fechar o Monitor de Serviços E-commerce.

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Aprovação do pedido de venda

Tomando como exemplo o pedido de venda E-commerce 000680, importado anteriormente, e cancelado pela rotina temos:

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Ao ser executada a rotina de aprovação de pedido (LOJA900K), ela liberará no Protheus o pedido de venda (SC5/SC6/SC9) para faturamentos (geração documento de saída), baixará o título no contas a receber no Financeiro (SE1). As Reservas (SC0) e o orçamento (SL1/SL2/SL4) serão mantidos.

Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Faturamento >> Documento de saída:

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A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e verifique que o pedido E-commerce 680 (pedido Protheus correspondente 000304) consta no sistema como liberado para faturamento:

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Para verificar se o título a receber foi baixado pela rotina de aprovação de pedido de venda Ciashop utilize o módulo Controle de Lojas, acesse a opção Atualizações >> Gerencia Financas >> Contas a Receber:

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Role a tela até encontrar o título a receber ou pesquise o título a receber conforme tela abaixo. Selecione a opção Legenda no Ações Relacionadas:

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Pedido de Venda

Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Pedidos >> Pedidos de venda:

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A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e selecione opção Visualizar:

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Role a barra de rolagem vertical para visualizar os demais campos. Com a baixa do título o status do pedido de venda é alterado para Pagamento Confirmado:

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Preparação do Documento de Saída

Uma vez o pedido de venda liberado para faturamento e o título a receber baixado (pagamento confirmado), pela rotina de aprovação pedido, podemos faturar (gerar a nota fiscal de saída) do pedido.

Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Faturamento >> Documento de saída:

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A tela de parâmetros é apresentada. Preencha os parâmetro e confirme selecionando o botão OK:

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A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e verifique que o pedido E-commerce 680 (pedido Protheus correspondente 000304) consta no sistema como liberado para faturamento:

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Marque, com duplo-clique, o item a fatuar e clique no botão Prep. docs:

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Preencha os parâmetros necessários:

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Selecione a Série, número da nota e clique em ok:

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Clique no botão Ok para confirmar a geração da nota:

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Aguarde a geração da nota fiscal:

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Selecione a opção Ações Relacionadas para visualizar a legenda:

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Selecione a opção Sair para fechar a tela de prepração de nota:

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Pedido de Venda

Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Pedidos >> Pedidos de venda:

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A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e selecione opção Visualizar:

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Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Monitor Serv. Ciashop. A tela Monitor de Serviços E-Commerce será apresentada. Selecione a linha da rotina LOJA900E – Status de Pedidos e clique em executar:

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Recebimento de e-mail confirmação pedido de venda enviado:

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Para os pedidos de venda com status 30 ( Enviado ) e nota fiscal Gerada serão enviados os dados da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e um e-mail será enviado ao usuário do pedido de venda:

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Nota: para reenviar os dados da nota fiscal (NFe) exclua da tabela MGT - EC CIASHOP LOG SINCR STAT PED o registro referente ao pedido de venda Protheus/Ecommerce.

Para consultar os status do pedido, visualizar o pedido de venda e o financeiro (título a receber):

Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Consult.pedido.financeiro:

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Informe os parâmetros necessários para compor o filtro:

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Selecione a opção Legenda para visualizar os status dos pedidos de venda:

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Selecione Ações Relacionadas para consultar o financeiro (título a receber) do pedido de venda:

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Selecione o botão Fechar para sair da tela de consulta Financeiro:

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Duplo clique na linha do pedido de venda apresenta a tela de visualização do pedido de venda:

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Role a barra de rolagem horizontal/vertical para visualizar os demais campos:

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6. Processando pedidos Cancelados/Aprovados CiaShop

Status de Pedidos (LOJA900E)

A rotina de Status de Pedidos envia para o site da loja Ciashop os status dos pedidos de venda no Protheus. Ao final da execução da rotina Status de Pedidos, a rotina de cancelamento e aprovação de pedido de venda (LOJA900K) é chamada para o processamento dos pedidos Ciashop cancelados e/ou aprovados no site da loja.

Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Monitor Serv. Ciashop. A tela Monitor de Serviços E-Commerce será apresentada. Selecione a linha da rotina LOJA900E – Status de Pedidos e clique em executar:

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A sincronização dos dados com a loja virtual Ciashop x Protheus será processado.

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Ao término dos processamentos das rotinas Status de Pedidos (LOJA900E) e Cancelamento/Aprovação pedido de venda (LOJA900K) selecione o botão Fechar para fechar o Monitor de Serviços E-commerce.

Cancelamento de pedido de venda

Tomando como exemplo o pedido de venda E-commerce 000677, importado anteriormente, e cancelado pela rotina temos:

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O pedido de venda, por algum motivo, pode ser cancelado pela loja Ciashop. Ao ser executada a rotina de cancelamento de pedido (LOJA900K), ela excluirá no Protheus o pedido de venda (SC5/SC6), Reservas (SC0), contas a receber no Financeiro (SE1) e o orçamento (SL1/SL2/SL4). Ao consultar o tracker do pedido de venda e-commerce cancelado utilize a tela abaixo. Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Monitor Serv. Ciashop. Selecione a linha LOJA901A - Pedidos selecione botão Cons Tracker para consultar o Tracker do pedido de venda:

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Digite o pedido E-commerce cancelado:

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Será apresentada a mensagem abaixo:

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Selecione OK para fechar a tela da mensagem apresentada. Selecione Fechar para sair da rotina Monitor de Serviços E-commerce.

Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Pedidos >> Pedidos de venda:

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A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e verifique que o pedido E-commerce 677 (pedido Protheus correspondente 000303) não consta mais no sistema:

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Para verificar se o título a receber foi excluído pela rotina de cancelamento de pedido de venda Ciashop utilize?

Pelo módulo Controle de Lojas, acesse a opção Atualizações >> Gerencia Financas >> Contas a Receber:

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Role a tela até encontrar o título a receber ou pesquise o título a receber conforme tela abaixo:

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Reserva

Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> Gerência Vendas >> Controle Reservas:

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Role a tela até encontrar o título a receber ou pesquise a reserva conforme tela abaixo:

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Orçamento

Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualizações >> Atendimento >> Venda Assistida:

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Role a tela até encontrar reserva ou pesquise o título a receber conforme tela abaixo:

 

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Após a execução  da rotina Status Ped.Canc./Aprov (cancelamento pedido CiaShop 542) os dados do pedido de venda (SC5/SC6/SC9), financeiro contas a receber (SE1), orçamento (SL1/SL2) e reservas deverão ser excluídos do sistema:

7. Rastreio

Para incluir e/ou enviar os dados do rastreio (Correios) do pedido de venda para o Ciashop:

Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Grava/envia Rastreio Ped:

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Informe os parâmetros para filtrar os pedidos de venda:

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Informe o número do pedido e-commerce para o filtro e a data e hora do envio do rastreio. A data e hora não compõem o filtro dos pedidos de venda. Esses dados serão gravados no pedido de venda.

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Duplo clique na linha do pedido para seleção da linha:

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Duplo clique na coluna Rastreio para apresentação da tela de inclusão do rastreio e envio. Digite o rastreio e mantenha marcada a caixa Enviar status:

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O código do rastreio será enviado para o site da Loja Ciashop. Selecion Ok para fechar a janela de aviso e Sair para fechar a tela de rastreio:

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Para consultar os dados do rastreio no pedido de venda:

Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Pedidos >> Pedidos de venda:

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A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e selecione opção Visualizar:

A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e selecione opção Visualizar:

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Role a barra de rolagem Vertical para visualizar os dados do rastreio:

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Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

Informa o código da filial para o e -commerce

 Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

3.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

Campo

 LJ_ECFLAG      

Sequência

001

 Contr. Domínio LJ_LOCAL

Tipo

Primário

Regra

 SuperGetMv("MV_LJECOMG",, "")                          

Proprietário

Sim

Condição

LJ080ECLOC()

 

Procedimento para Utilização

Pré-Requisito:

Implantação do cadastro de Token, conforme o Documento Técnico: http://tdn.totvs.com/display/PROT/MVAR-852_DT_INTEGRACAO_PROTHEUS_X_CIASHOP_TOKEN

Cadastro de Filiais e Armazéns:

       1.            No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Gerencia Vendas / Identificação de Lojas (LOJA080).

O sistema apresenta a janela de lojas cadastradas

       2.            Posicione o cursor em uma Loja e clique em Alterar.

       3.            Na campo Cod. Empresa (LJ_RPCEMP), informe o código da empresa que é executada a integração e-commerce.

       4.            No campo Cod. Filial (LJ_RPCFIL), informe a filial pertencente à empresa ao qual é executada a integração e-commerce 

       5.            No campo Armazém (LJ_LOCAL), informe os armazéns que serão enviados o saldo em estoque. Este campo deve ser preenchido e o armazéns devem estar cadastrados para a filial informada no campo Cod Filial (LJ_RPCFIL) deste cadastro.

       6.          No campo e-commerce (LJ_ECFLAG), informe se o cadastro de filialis de armazéns irão para o e-commerce, caso estejam com valor 1- Ativo

 

 Monitor de Serviços CiaShop - Envio do cadastro de Filiais e Armazéns:

  1.            No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Cadastros / Monitor Serv. CiaShop (LOJA906).

O sistema apresenta a janela com a lista de serviços disponíveis com a integração

       2.            Para realizar o envio do cadastro de Filiais e armazéns, aguarde a execução do Serviço LOJA900I - Cadastro de Filiais e Amazéns e/ou LOJA900C - Estoque/Preço, que executa uma chamada à rotina LOJA900I.

       3.            No botão XML envio, visualize o Json enviado.

       4.            No botão XML Retorno, visualize a mensagem de Retorno

       5.            No botão Log visualize o resultado do envio das mensagens.

Importante: Nas API, a execução e o envio é realizado unitariamente. Não existe um cadastro de detalhe de envio dos dados.

No serviço de armazéns warehouse, é enviado o endereço da Filial cadastrada no armazém, considerando o endereço de cobrança ou entrega, conforme o parâmetro MV_SPEDEND

 

Importante: 

Realize a geração e o cadastro do Token para a execução dos métodos da API de envio da filial (branch) e armazém (warehouse)

O código do armazém enviado para a CiaShop (atributo erpId do Método warehouse) é composto das seguintes informações: campo  Cod. Filial (LJ_RPCFIL) + Código do Armazém.

Exemplo:

Cód FilialLocalArmazéns enviados para o e-commerce
"D MG 01 ""02,03" "D_MG_01_02", "D_MG_01_03"
"010102"02,03"01010202", "01010203"

Quando o cadastro de filiais e Armazéns forem enviados para o e-commerce, o campo  Data Exp (LJ_ECDTEX)  será preenchido.

O campo Cod Fil EC (LJ_ECIDFIL) é preenchido com o código da filial cadastrada retornado pela integração no e-commerce.

 

Monitor de Serviços CiaShop - Envio do Estoque/Preço

  1.            No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Cadastros / Monitor Serv. CiaShop (LOJA906).

O sistema apresenta a janela com a lista de serviços disponíveis com a integração

       2.            Para realizar o envio do estoque, aguarde a execução do serviço LOJA900C - Estoque/Preço.

       3.            No botão XML envio, visualize o XML enviado.

       4.            No botão XML Retorno, visualize a mensagem de Retorno

       5.            No botão Log, visualize o resultado do envio das mensagens pelo API.

       6.            No botão Detalhes, visualize as informações enviadas.

Importante: Assim, como  se comporta as informações de saldo e preço do produto, as informações da promoção somente serão enviadas caso haja alteração com os dados  enviados anteriormente

O envio de saldo por armazém somente será realizado caso exista ao menos uma loja cadastrada com filial e locais de estoque a ser integrados com o e-commerce CiaShop - campo Status e-comm (LJ_ECFLAG) valor Ativo.

 

Monitor de Serviços CiaShop - Confirmação de Pedidos para o e-commerce

  1.            No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Cadastros / Monitor Serv. CiaShop (LOJA906).

O sistema apresenta a janela com a lista de serviços disponíveis com a integração

       2.            Aguarde a execução do serviço LOJA901A - Pedidos.

       3.            No botão XML envio, visualize o XML enviado.

       4.            No botão XML Retorno, visualize a mensagem de Retorno

       5.            No botão Detalhes, visualize os pedidos integrados e identifique um pedido que não tenha sido enviada a confirmação para o e-commerce CiaShop, através do campo Pedido Conf (MGU_CONFIR) valor 0.

       6.            No botão Ações relacionadas, selecione a opção Confirmar Pedido.

       7.            No campo Pedido e-commerce: informe o número do Pedido e-commerce, identificado no passo 6  e confirme.

       8.            Confirme a mensagem de confirmação enviada para o e-commerce.

Importante: Uma vez enviada a confirmação do Pedidos e-commerce, o mesmo não será mais listado nas próximas execuções do serviço de integração de pedidos.

Somente os pedidos não-confirmados/com erros durante o serviço de integração de Pedidos (LOJA901A), poderão ter a confirmação enviada.

 

Monitor de Serviços CiaShop - Integração de Pedidos com  local de estoque cadastrado para a mesma filial de execução da rotina

  Pré-requisito: realize uma compra de um produto para um Cliente associado a um local de estoque (armazém), cuja filial seja a mesma da execução da rotina

Importante: Para configurações do armazém no e-commerce CiaShop, acesse o seguinte documento:

  1.            No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Cadastros / Monitor Serv. CiaShop (LOJA906).

O sistema apresenta a janela com a lista de serviços disponíveis com a integração

       2.            Aguarde a execução do serviço LOJA901A - Pedidos.

       3.            No botão XML envio, visualize o XML enviado.

       4.            No botão XML Retorno, visualize a mensagem de Retorno

       5.            No botão Detalhes, visualize os pedidos integrados com sucesso - através do campo Pedido Conf (MGU_CONFIR) valor 1-   e identifique um pedido, cuja a filial seja a mesma da execução da rotina (campo Fil Ped EC MGU_FILPED em branco).

       6.            No botão Cons Tracker, informe o número do pedido e-commerce gerado na compra do site

       7.            Posicione sobre o item do Pedido de Venda  e acesse o botão Detalhes,  para visualizar o  local de estoque informado para o item do Pedido

Importante:

O código do armazém recebido pela para a CiaShop (atributo erpId da tag  receipt_Item_warehouses/warehouse_item) é composto das seguintes informações: campo  Cod. Filial  + Código do Armazém, por isso quando o pedido que contenha o armazém é integrado para o ERP são consideradas as seguintes informações  no processamento da venda

Exemplo:

 Código Armazém 

recebido do e-commerce

Cód Filial recebido do e-commerce e

para qual será realizada o processamento da venda

Local de estoque considerado

nos itens da venda

 "D_MG_01_02""D MG 01 ""02"
 "01010203""010102""03"

 

 

Monitor de Serviços CiaShop - Integração de Pedidos com  local de estoque cadastrado para a filial diferente da  de execução da rotina

  Pré-requisito: realize uma compra de um produto para um Cliente associado a um local de estoque (armazém), cuja filial não seja a mesma da execução da rotina

Importante: Para configurações do armazém no e-commerce CiaShop, acesse o seguinte documento:

  1.            No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Cadastros / Monitor Serv. CiaShop (LOJA906).

O sistema apresenta a janela com a lista de serviços disponíveis com a integração

       2.            Aguarde a execução do serviço LOJA901A - Pedidos.

Importante: 

a) Antes de realizar o processamento do Pedido, a filial do sistema é alterada para a filial associada ao local de estoque/armazém e-commerce.

Por isso, sugerimos a revisão dos parâmetros e-commerce e das tabelas envolvidas no processo de integração e-commerce ( exemplo: SA3, SA6, SE4, SA4, SAE, DA0, DA1, SF4, SB1, SB2), a fim de verificar se existem cadastros para as filiais envolvidas e/ou faz-se necessário a criação de parâmetros exclusivos, em virtude da tabela associada possuir chaves diferentes por filial

Exemplo:

ParâmetroTabela associadaCompartilhamento TabelaCompartilhamento do Parâmetro
MV_LJECOMNSA6ExclusivoExclusivo
MV_LJECOMUSA6ExclusivoExclusivo
 MV_LJECOMH------ ------ Compartilhado
 MV_LJECOMA SA3 Compartilhado Compartilhado

b) Caso o cliente não exista na filial que está sendo realizada a integração de local de estoque, o mesmo será incluído pela rotina de integração de pedidos

 

       3.            No botão XML envio, visualize o XML enviado.

       4.            No botão XML Retorno, visualize a mensagem de Retorno

       5.            No botão Detalhes, visualize os pedidos integrados com sucesso - através do campo Pedido Conf (MGU_CONFIR) valor 1-   e identifique um pedido, cuja a filial diferente da de execução da rotina (campo Fil Ped EC MGU_FILPED preenchido).

       6.            No botão Cons Tracker, informe o número do pedido e-commerce gerado na compra do site

       7.            Posicione sobre o item do Pedido de Venda  e acesse o botão Detalhes,  e verifique que não é possível a visualização dos dados da venda, pois a filial da venda é diferente da filial do Pedido

 c) A Integração não processa pedidos vinculados a mais de uma filial

 

 

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab