Histórico da Página
Reserva de recurso e instalação - inclusão de mais informações na reserva
Informações Gerais
Linha de Produto: | RM | ||||||
Segmento Executor: | Educacional | ||||||
Módulo: | TOTVS Educacional | ||||||
Rotina: |
| ||||||
Requisito (ISSUE): | EDUEDU001-696EDUEDU001-716693 | ||||||
País: | ( x) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. |
Objetivo
Definição da Regra de Negócio
<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Incluir as telas do sistema com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento - É o Detalhamento das Story linkadas no Epic>.
<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
[ACAA040 – Parâmetros] | [Alteração] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA050 – Negociação Financeira] | [Envolvida] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA060 – Cadastro de Pedidos] | [Criação] | [Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros] | - |
Exemplo de Aplicação:
- Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
- Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
- Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
- O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
Tabelas Utilizadas
- SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
- FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
(Opcional)
Procedimento para Utilização
<Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações;
Localização da rotina no menu;
Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação
Se necessário, utilizar prints de tela>.
Permitir que seja incluído informações adicionais de responsável pela reserva, descrição e observações durante a reserva de instalação e recurso.
Definição da Regra de Negócio
Processo de reserva de recurso e Instalação
No sistema, acessar: Módulo Educacional | Atividades acadêmicas | Infra-estrutura | Reserva de recurso e instalação
Realizar reserva de Recurso
- Selecionar a atividade agendada que permite reserva de recurso
- Ir em Processo "Processo de reserva de recurso":
- Informe o solicitante da reserva
- Defina os horários
- Selecione o tipo de recurso e recurso
- Informações adicionais: Informe o responsável pela reserva, descrição e a observação
- Conclua a execução do processo
- Ir em anexo Reserva de recurso
- Editar a reserva e ir na aba Informações adicionais e visualizar/editar as informações informadas no processo de reserva
- Ir na aba obervações visualizar/editar as observações informadas no processo
Realizar reserva de Instalação
- Selecionar a atividade agendada que permite reserva de instalação
- Ir em Processo "Processo de reserva de instalação":
- Informe o solicitante da reserva
- Defina os horários
- Selecione o tipo de sala e sala
- Informações adicionais: Informe o responsável pela reserva, descrição e a observação
- Conclua a execução do processo
- Ir em anexo Reserva de instalação
- Editar a reserva e ir na aba Informações adicionais e visualizar/editar as informações informadas no processo de reserva
- Ir na aba obervações visualizar/editar as observações informadas no processo
No portal, com perfil do professor, acessar: Professor | Reserva de recurso
- Clicar em fazer reserva
- Informe o solicitante da reserva
Informar as datas e horários da reserva, atividade agendada, tipo de recurso e recurso
Informe o responsável pela reserva, a descrição e a observação da reserva
Salvar a reserva
- Ao concluir a reserva, na lista de reserva é visualizado o responsável pela reserva
- Para visualizar as informações adicionais da reserva acessar o sistema
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
Processo de reserva de recurso | [Criação] | Atividades acadêmicas -> Infra-estrutura - > Reserva de recurso e instalação ->Processo de reserva de recurso | - |
Processo de reserva de instalação | [Criação] | Atividades acadêmicas -> Infra-estrutura - > Reserva de recurso e instalação ->Processo de reserva de instalação | - |
Reserva de recurso | [Alteração] | Atividades acadêmicas -> Infra-estrutura - > Reserva de recurso e instalação ->Reserva de recurso | - |
Reserva de instalação | [Alteração] | Atividades acadêmicas -> Infra-estrutura - > Reserva de recurso e instalação -> Reserva de instalação | - |
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: |
|
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo
<AAA_PERESP>
Tipo
<N>
Tamanho
<6>
Valor Inicial
<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>.
Mandatório
Sim ( ) Não ( )
Descrição
<Referência Mínima para Cálculo>
Título
<Ref.Calc.>
Picture
<@E999.99>
Help de Campo