Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Reserva de recurso e instalação - inclusão de mais informações na reserva

Informações Gerais

 

Linha de Produto:

RM

Segmento Executor:Educacional

Módulo:

TOTVS Educacional

Rotina:


Rotina

Nome Técnico

Reserva de recurso e instalação

Reserva de recurso e instalação

Requisito (ISSUE):

EDUEDU001-696EDUEDU001-716693

País:

( x) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Objetivo

 

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Incluir as telas do sistema com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento - É o Detalhamento das Story linkadas no Epic>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

(Opcional)

Procedimento para Utilização

<Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações;

Localização da rotina no menu;

Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;

Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação

Se necessário, utilizar prints de tela>.

Permitir que seja incluído  informações adicionais de responsável pela reserva, descrição e observações durante a reserva de instalação e recurso.

 

Definição da Regra de Negócio 

Processo de reserva de recurso e Instalação

 

No sistema, acessar: Módulo Educacional | Atividades acadêmicas | Infra-estrutura | Reserva de recurso e instalação

Realizar reserva de Recurso

  • Selecionar a atividade agendada que permite reserva de recurso
  • Ir em Processo "Processo de reserva de recurso":
  • Informe o solicitante da reserva
  • Defina os horários
  • Selecione o tipo de recurso e recurso 
  • Informações adicionais: Informe o responsável pela reserva, descrição e a observação
  • Conclua a execução do processo
  • Ir em anexo Reserva de recurso 
  • Editar a reserva e ir na aba Informações adicionais e visualizar/editar as informações informadas no processo de reserva
  • Ir na aba obervações visualizar/editar as observações informadas no processo

                              Image Added

Realizar reserva de Instalação

  • Selecionar a atividade agendada que permite reserva de instalação
  • Ir em Processo "Processo de reserva de instalação":
  • Informe o solicitante da reserva
  • Defina os horários
  • Selecione o tipo de sala e sala
  • Informações adicionais: Informe o responsável pela reserva, descrição e a observação
  • Conclua a execução do processo
  • Ir em anexo Reserva de instalação
  • Editar a reserva e ir na aba Informações adicionais e visualizar/editar as informações informadas no processo de reserva
  • Ir na aba obervações visualizar/editar as observações informadas no processo

 

No portal, com perfil do professor, acessar: Professor | Reserva de recurso

  • Clicar em fazer reserva
  • Informe o solicitante da reserva
  • Informar as datas e horários da reserva, atividade agendada, tipo de recurso e recurso

  • Informe o responsável pela reserva, a descrição e a observação da reserva

  • Salvar a reserva

  • Ao concluir a reserva, na lista de reserva é visualizado o responsável pela reserva
  • Para visualizar as informações adicionais da reserva acessar o sistema

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

Processo de reserva de recurso

[Criação]

Atividades acadêmicas -> Infra-estrutura - > Reserva de recurso e instalação ->Processo de reserva de recurso

-

Processo de reserva de instalação

[Criação]

Atividades acadêmicas -> Infra-estrutura - > Reserva de recurso e instalação ->Processo de reserva de instalação

-

Reserva de recurso

[Alteração]

Atividades acadêmicas -> Infra-estrutura - > Reserva de recurso e instalação ->Reserva de recurso

-

Reserva de instalação[Alteração]Atividades acadêmicas -> Infra-estrutura - > Reserva de recurso e instalação -> Reserva de instalação-

 

 

 

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>