Como configurar o SMTP no Protheus para envio de relatórios por e-mail
Produto: | Microsiga Protheus |
Versões: |
11 e 12 |
Passo a passo: | Segue abaixo procedimento de como configurar o envio de relatórios por e-mail (configuração de E-mail / Proxy), utilizando como exemplo uma conta do Gmail. Para outros provedores de e-mail (SMTP), favor consultar as informações com seu provedor e substituir nos campos correspondentes. |
- Acesse o Configurador > Ambiente > E-mail/Proxy > Configurar |
Image RemovedImage Added |
Image Added
Informações |
---|
Obs. 1: atualmente a maioria dos provedores SMTP utilizam uma porta diferente da padrão, geralmente usam a 465 ou 587. Essa porta deve ser informada no campo do endereço do SMTP, logo após o endereço, utilizando :### Obs. 2: o Gmail utiliza a porta 465 quando a segurança utilizada é a SSL e a porta 587 quando a segurança é a TLS (o tipo de segurança será configurado na próxima tela da configuração de E-mail/Proxy) |
|
Image Added |
Image Removed
Image Modified Se o Appserver do Protheus está em um servidor que tenha um Proxy configurado, é necessário ativar a opção "Utilizar servidor de Proxy" e preencher as informações da tela acima. |
Após as configurações no Configurador, insira a seção abaixo no arquivo appserver.ini, e reinicie:
Bloco de código |
---|
Nota |
---|
Configurando com a utilização do Office 365 (Office Online) como provedor SMTP |
Se for utilizar o Office365 como SMTP, utilize as informações abaixo, substituindo nos respectivos campos do exemplo das imagens acima:
Página 1 Servidor SMTP: smtp.office365.com:587 Conta: [email protected] Senha: Sua senha Servidor necessita de autenticação? SIM Página 2 Time-out em segundos: 120 E-mail utilizado no campo FROM: * Obrigatoriamente o mesmo e-mail da Conta
Página 3 Protocolo de recebimento: SMTP Utiliza SMTP Extended? Sim Habilita autenticação SMTP 'LOGIN'? Sim Utiliza segurança TLS? Sim Utiliza segurança SSL? Sim Habilita protocolo NTLM? Sim Aviso |
---|
| Houve uma atualização recentemente, onde os usuários não são mais criados com as permissões para envio através do SMTP, devendo serem criadas manualmente, conforme instrução abaixo: No cadastro do usuário no centro de administração do Office 365, clicar no usuário (E-mail) que deseja alterar, ir até a opção "E-mail", clicar em "Gerenciar aplicativos de E-mail" e marcar as três opções que segue na imagem a seguir:
Image Added |
Aviso |
---|
Caso seu ambiente possua configuração de Balanceamento de carga, acesse o Configurador direcionando para a porta de um serviço Slave, após finalizar a rotina, copie a seção [MAIL] criada no appserver.ini desse serviço Slave e aplique dos demais appserver.ini do balanceamento. Segue exemplo de configuração: [MAIL] PROTOCOL=POP3 TLSVERSION=1 SSLVERSION=3 TRYPROTOCOLS=0 AUTHLOGIN=1 AUTHPLAIN=1 AUTHNTLM |
|
[MAIL]
SSLVersion=2
AuthLOGIN=1
AuthNTLM=1
AuthPLAIN
|
Observações: | Ao efetuar um teste de envio com sucesso, uma mensagem de confirmação deverá ser exibida, conforme exemplo abaixo: Image Modified |