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Chave

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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

TOTVS Gestão Hospitalar

Módulo

Prontuário

Segmento Executor

Saúde

Projeto1

SAUHRM02

IRM/EPIC1

SAUHRM02-346

Requisito/Story/Issue1

SAUHRM02-588593

Subtarefa1

SAUHRM02-611

Chamado/Ticket2

197618

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

Permitir que seja possível associar exames aos cuidados de enfermagem, para tratar os casos de teste de glicemia capilar. O objetivo é que ao , onde é necessário ter pedidos de exames a cada horário prescrito.


(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

Ao prescrever o cuidado "Medição de taxa glicêmica" de 4 em 4 horas, seja possível o sistema deverá solicitar o exame "Glicemia de dextro" na mesma frequência. Para cada horário um novo pedido deve ser aberto.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

Na Prescrição Médica do módulo do Prontuário, quando o médico prescrever um cuidado e este tiver um exame associado, o sistema deverá abrir um pedido de exame para cada horário. No caso de convênio que fatura TISS, o sistema deve lançar na mesma guia a quantidade de exames permitidos.

Para esta implementação, serão descritas as regras de negócio abaixo:


RN01: Vínculo de exames ao Item de Enfermagem

No menu Cadastros/Cuidados com o Paciente/Prescrição Médica/Itens de Enfermagem, criar um cadastro anexo somente para o tipo "Prescrição de Enfermagem" cujo campo TIPOITEM é igual a 4.

Este cadastro deve possuir os seguintes campos:

  • O  código de exame associado (FK para a tabela SZLABEXAME)
  • O código do item de enfermagem (FK para a tabela SZPEPENFERMAGEM)

Para este cadastro criar a tabela SZPEPENFSADT e as seguintes colunas:

  • CODCOLIGADA do tipo smallint
  • ID  do tipo inteiro (Sequencial da tabela)
  • IDITEMENF do tipo inteiro

 

RN02: Vínculo do Cuidado com o Item de enfermagem

No menu "Cadastros/Cuidados com o Paciente/Prescrição Médica/Cuidados e Procedimentos com o Paciente/Dieta", o cuidado que é prescrito pelo médico deve estar vinculado o item de enfermagem do tipo 4 (Prescrição de Enfermagem). 

Neste caso o campo SZCUIDADOPROC.IDITEMENF deve estar preenchido e o Cuidado deve estar ativo para que ocorra o correto funcionamento desta implementação.


RN03: Prescrição do Cuidado e Geração dos Pedidos de Exames

Na funcionalidade da Prescrição Médica dentro do Prontuário, após o médico clicar no botão "Cuidados" ou digitar na "Pesquisa Rápida" um cuidado do tipo "Cuidados e Procedimentos" e concluir a Prescrição, o sistema deve verificar as seguintes condições:

  1. Verificar se o item é um cuidado (RN01)
  2. Verificar se existe um item de enfermagem associado (RN02)
  3. Se existir, deve verificar se este item de enfermagem é do tipo 4 (Prescrição de Enfermagem)
  4. Se for do tipo 4, deve verificar se existem exames associados  a ele
  5. Se existir exame associado, o sistema deve gerar os pedidos de exames

Criar a rotina GeraPedidoAssociadoAoCuidado() que faça as validações acima e que tratará da geração dos pedidos de exames.

Esta rotina deverá gerar o número de pedidos de acordo com a frequência prescrita para o cuidado, ou seja, se o sistema gerou 4 horários, a rotina gerará 4 pedidos de exames. Neste ponto deve-se atentar para a quantidade de exames que podem ser incluídos numa mesma guia TISS. Esta rotina deve verificar se o convênio fatura TISS e controlar a geração do número da guia. Por exemplo, se numa guia podem ter 3 exames, o sistema deve gerar 3 pedidos com o mesmo número de guia e depois gerar mais um número de guia e incluir o exame restante nesta nova guia.

Para criar o pedido, deve-se utilizar o método CriaPedidoExame da classe TPedidoExame, sendo a data e hora do pedido igual à data de cada aprazamento.

O número do guia deve ser gerado a partir do método getNumGuia que está presente na Unit SAdPedidoExamePEP.

A inclusão do exame deve ser feita pelo método SolicitaExame da mesma classe do Pedido (TPedidoExame). É neste método que deve ser passado o número da guia corretamente.

Para cada exame solicitado deverá ser gravado na nova tabela SZRELPRESCPEDIDO o relacionamento entre o item prescrito e o pedido gerado. É através desta tabela que um pedido será cancelado quando o cuidado for suspenso. Nesta tabela deverá ser gravado a data/hora do aprazamento.

Após a geração de todos os pedidos, deve-se gerar as amostras de cada pedido através do método GestaoAmostra da classe TPedidoExame, para que a gestão do módulo de Unidade de Diagnósticos funcione corretamente.

Para que as integrações dos pedidos de exames com sistemas terceiros siga corretamente, é necessário executar a rotina ExecutaIntegracaoSADT().

 

RN04: Suspensão do Cuidado

Na prescrição médica, quando o médico suspender um item, criar a rotina TrataSuspensaoDeCuidado() e utilizar o mesmo método que valida as condições da RN03. Satisfazendo as condições, verificar na tabela SZRELPRESCPEDIDO os itens que devem ser suspensos/cancelados. 

A consulta para verificar quais itens devem ser cancelados é a seguinte:

SELECT SZPEDEXAMEITEM.ORDEMSERVICO, SZPEDEXAMEITEM.CODEXAME, SZPEDEXAMEITEM.SEQEXAME, SZPEDEXAMEITEM.STATUS
FROM SZPEDEXAMEITEM (NOLOCK) JOIN SZRELPRESCPEDIDO (NOLOCK)
ON SZPEDEXAMEITEM.CODCOLIGADA = SZRELPRESCPEDIDO.CODCOOLIGADA AND
SZPEDEXAMEITEM.ORDEMSERVICO = SZRELPRESCPEDIDO.ORDEMSERVICO AND
SZPEDEXAMEITEM.CODEXAME = SZRELPRESCPEDIDO.CODEXAME AND
SZPEDEXAMEITEM.CODEXAME = SZRELPRESCPEDIDO.CODEXAME
WHERE SZRELPRESCPEDIDO.CODCOLIGADA = :CODCOLIGADA
AND SZRELPRESCPEDIDO.CODPRESCRICAO = :CODPRESCRICAO
AND SZRELPRESCPEDIDO.SEQUENCIAL = :SEQUENCIAL
AND SZRELPRESCPEDIDO.DATAAPRAZ >= :DATAAGORA

 

Para cada registro retornado, utilizar os métodos CancelaExame e ExcluiOutrasInfoExame da classe TPedidoExame.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[SauItemEnfermagemAction – Itens de Enfermagem]

[Alteração]

Cadastros -> Cuidados com o Paciente -> Prescrição Médica -> Itens de Enfermagem

RN01

[SauCuidadoProcAction – Cuidados e Procedimentos com o Paciente/Dieta]

[Envolvida]

Cadastros -> Cuidados com o Paciente -> Prescrição Médica -> Cuidados e Procedimentos com o Paciente/Dieta

RN02

[SadProntuarioEletronico – Prontuário]

[Alteração]

Prontuário

RN03, RN04

 

Tabelas Utilizadas

  • SZPEPENFERMAGEM  - Itens e Enfermagem
  • SZPEPENFSADT - Exames vinculados ao Item de Enfermagem
  • SZCUIDADOPROC - Cadastro de Cuidados e Procedimentos da prescrição médica
  • SZITEMPRESCRICAO – Itens da Prescrição médica
  • SZRELPRESCPEDIDO – Exames solicitados a partir do cuidado

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: 


Tabela: SZPEPENFSADT – Exames associados ao Item de Enfermagem

 

Índice

Chave

Tabela de Referência

01

CODCOLIGADA + SEQ (PK)

 

02

CODCOLIGADA + IDITEMENF (FK)

SZPEPENFERMAGEM  

03

CODCOLIGADA + CODEXAME (FK)

SZLABEXAME
TabelaCampoTipoTamanhoValor InicialMandatórioDescrição

SZPEPENFSADT

CODCOLIGADASmallint  Sim (X) Não ( )Código da Coligada
SZPEPENFSADTSEQInteiro  Sim (X) Não ( )Sequencial
SZPEPENFSADTIDITEMENFInteiro  Sim (X) Não ( )Id. Item de Enfermagem
SZPEPENFSADTCODEXAMEInteiro  Sim (X) Não ( )Código do Exame

 

Tabela: SZRELPRESCPEDIDO – Cuidados que geraram pedidos de exames

 

Índice

Chave

Tabela de Referência

01

CODCOLIGADA + SEQ (PK)

 

02

CODCOLIGADA + CODPRESCRICAO + SEQUENCIAL (FK)

SZITEMPRESCRICAO

03

CODCOLIGADA + ORDEMSERVICO + CODEXAME + SEQEXAME (FK)

SZPEDEXAMEITEM
04CODCOLIGADA + CODPRESCRICAO + SEQUENCIAL + DATAAPRAZ (Índice) 
TabelaCampoTipoTamanhoValor InicialMandatórioDescrição

SZRELPRESCPEDIDO 

CODCOLIGADASmallint  Sim (X) Não ( )Código da Coligada
SZRELPRESCPEDIDO SEQInteiro  Sim (X) Não ( )Sequencial
SZRELPRESCPEDIDO CODPRESCRICAOInteiro  Sim (X) Não ( )Código da Prescrição
SZRELPRESCPEDIDO SEQUENCIALInteiro  Sim (X) Não ( )Seq. do item prescrito
SZRELPRESCPEDIDO ORDEMSERVICOInteiro  Sim (X) Não ( )Código do Pedido de exame
SZRELPRESCPEDIDO CODEXAMEInteiro  Sim (X) Não ( )Código do Exame
SZRELPRESCPEDIDO SEQEXAMEInteiro  Sim (X) Não ( )Sequencial do Exame

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.