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Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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(Obrigatório)
Informações Gerais
Especificação | |||
Produto | Logix - Fluig | Módulo | Aprovação Eletrônica |
Segmento Executor | |||
Projeto1 | IRM/EPIC1 | ||
Requisito/Story/Issue1 | Subtarefa1 | ||
Chamado/Ticket2 | |||
País | ( ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||
Outros | <Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>. |
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
(Obrigatório)Objetivo
<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.
(Obrigatório)
Incluir no Formulário WFSUP001 os campos Texto e Observação da Ordem de Compra, para facilitar a analise do aprovador no momento da aprovação do workflow da Ordem de Compra.
Definição da Regra de Negócio
<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.
<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
[ACAA040 – Parâmetros] | [Alteração] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA050 – Negociação Financeira] | [Envolvida] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA060 – Cadastro de Pedidos] | [Criação] | [Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros] | - |
Exemplo de Aplicação:
- Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
- Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
- Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
- O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
Tabelas Utilizadas
- SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
- FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | <Referência Mínima para Cálculo> |
Título | <Ref.Calc.> |
Picture | <@E999.99> |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |
(Opcional)
Grupo de Perguntas
<Informações utilizadas na linha Protheus>.
Nome: FINSRF2
X1_ORDEM | 01 |
X1_PERGUNT | Emissão De |
X1_TIPO | D |
X1_TAMANHO | 8 |
X1_GSC | G |
X1_VAR01 | MV_PAR01 |
X1_DEF01 | Comum |
X1_CNT01 | '01/01/08' |
X1_HELP | Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório |
(Opcional)
Consulta Padrão
<Informações utilizadas na linha Protheus>
Consulta: AMB
Descrição | Configurações de Planejamento |
Tipo | Consulta Padrão |
Tabela | “AMB” |
Índice | “Código” |
Campo | “Código”; ”Descrição” |
Retorno | AMB->AMB_CODIGO |
SUP10035.4gl
Campo Observação da Ordem de compra:
Implementar no sup10035 a busca do campo observação da ordem de compra, dentro da função sup10035_inicia_solicitacao_fluig_ordem, alimentando uma variável lr_card.observacao:
SELECT ordem_sup_txt.tex_observ_oc
INTO lr_card.observacao
FROM ordem_sup_txt
WHERE ordem_sup_txt.cod_empresa = lr_card.cod_empresa
AND ordem_sup_txt.num_oc = lr_card.num_oc
AND ordem_sup_txt.ies_tip_texto = "O"
AND ordem_sup_txt.num_seq = 2 #campo observação
Campo Texto da Ordem de Compra:
Implementar no sup10035 a busca do campo texto da ordem de compra dentro da função sup10035_inicia_solicitacao_fluig_ordem, alimentando uma variável lr_card.texto.
Neste caso, o campo texto possui 3 sequencias, então criar uma função a par para realizar a busca e concatenar em uma variável, o valor do campo texto das 3 sequencias. Ao realizar a concatenação, então retornar o valor para a variavel lr_card.texto:
Criar a função SUP10035_busca_texto_oc passando como parâmetro código da empresa(lr_card.cod_empresa) e código da ordem de compra (lr_card.num_oc). Chamar essa função dentro da função sup10035_inicia_solicitacao_fluig_ordem.
Na função SUP10035_busca_texto_oc realizar um foreach buscando os valores do campo ordem_sup_txt.tex_observ_oc utilizando como critério de busca ordem_sup_txt.ies_tip_texto="P" além da empresa e ordem de compra, ordenando pela sequência:
SELECT tex_observ_oc
FROM ordem_sup_txt
WHERE cod_empresa = l_cod_empresa
AND num_oc = l_num_oc
AND ies_tip_texto = "P"
ORDER BY num_seq
A cada resultado encontrado, no total de 3 sequências, atribuir em variáveis locais.
Concatenar as 3 sequencias em uma variável e retornar.
WFSUP001.html
Criar um novo form para acoplar os Campos Texto, Aplicação, Observação da Ordem de Compra.
O campo Aplicação que já contém no formulário atual, deverá ser deslocado para este novo form.
Inserir a legenda para este novo form como "Texto da Ordem de Compra".
Os 3 novos campos deverão ser do tipo "textarea" para permitir auto ajuste, mas deverão conter as seguintes propriedades mínimas pela questão de usabilidade ao usuário:
Campo Texto por conter 3 sequencias na tabela, então o valor da coluna será maior que os demais: readonly cols=40 rows=3
Campo Aplicação: readonly cols=30 rows=3
Campo Observação: readonly cols=30 rows=3
Exemplo de Aplicação:
- Ao conter dados na tabela "ordem_sup_txt" referente a texto, aplicação, observação da ordem de compra, essas informações passaram a ser exibidas no formulário do workflow WFSUP001 referente a etapa de Aprovação da Ordem de Compra.
Tabelas Utilizadas
- ordem_sup_txt
Protótipo de Tela
SUP21003 - Ordem de Compra com os campos Texto, Aplicação e Observação preenchidos:
WFSUP001 - Formulário aprovação Ordem de Compra, com os campos Texto, Aplicação, Observação exibindo as devidas informações digitadas na Ordem de Compra:
Fluxo do Processo
Pré requisito: Configurar o workflow WFSUP001 no ambiente do Fluig: Workflow - Aprovação de Ordem ou Pedido de Compra
1- Incluir Ordem de Compra do tipo débito direto.
2- Informar os textos na ordem nos campos: "Aplicação", "Texto" , "Observação".
3- Designar a ordem de compra, e gerar pendência de aprovação eletrônica.
4- Abrir o formulário no Fluig, referente a pendência gerada para esta ordem de compra.
5- Conferir se os campos inseridos no Formulário estão exibindo as informações inseridas na ordem de compra, de acordo com a etapa 2 deste teste.
(Opcional)
Estrutura de Menu
<Informações utilizadas na linha Datasul>.
Procedimentos
Procedimento |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Módulo |
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Programa base |
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Nome Menu | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Release de Liberação |
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Programas
Programa |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Nome Externo |
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Nome Menu/Programa | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Nome Verbalizado[1] | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) |
Procedimento |
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Template | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) |
Tipo[2] | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Categoria[3] |
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Executa via RPC | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Outro Produto | Não | Não | Não |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Query on-line | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Log Exec. | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Rotina (EMS) |
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Sub-Rotina (EMS) |
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Localização dentro da Sub Rotina (EMS) |
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Compact[4] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Home[5] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Posição do Portlet[6] | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right |
Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado |
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Cadastro de Papéis
<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.
<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.
Código Papel | (máx 3 posições) |
Descrição em Português* |
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Descrição em Inglês* |
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[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.
[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante
[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.
[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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