Histórico da Página
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.
(Obrigatório)
Informações Gerais
Especificação | |||||
Produto | PIMSCS | Módulo | PGTOFORN | ||
Segmento Executor | Agroindústria | ||||
Projeto1 | AGRO PIMS | IRM/EPIC1 | AGRPIMS01-432 | ||
Requisito/Story/Issue1 | AGRPIMS01-433 | Subtarefa1 | Chamado/Ticket2 | AGRPIMS01-473 | |
País | ( X ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||||
Outros | <Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>. |
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
(Obrigatório)
Objetivo
<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.
Desenvolver o cálculo de IOF para os contratos com parcela pre definidas.
(Obrigatório)
Definição da Regra de Negócio
Desenvolver o cálculo de IOF para os contratos com parcela pre definidas.
<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.
<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
[ACAA040 – Parâmetros] | [Alteração] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA050 – Negociação Financeira] | [Envolvida] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA060 – Cadastro de Pedidos] | [Criação] | [Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros] | - |
Exemplo de Aplicação:
- Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
- Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
- Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
- O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
Tabelas Utilizadas
- SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
- FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | <Referência Mínima para Cálculo> |
Título | <Ref.Calc.> |
Picture | <@E999.99> |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |
(Opcional)
Grupo de Perguntas
<Informações utilizadas na linha Protheus>.
Nome: FINSRF2
X1_ORDEM | 01 |
X1_PERGUNT | Emissão De |
X1_TIPO | D |
X1_TAMANHO | 8 |
X1_GSC | G |
X1_VAR01 | MV_PAR01 |
X1_DEF01 | Comum |
X1_CNT01 | '01/01/08' |
X1_HELP | Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório |
(Opcional)
Consulta Padrão
<Informações utilizadas na linha Protheus>
Consulta: AMB
Descrição | Configurações de Planejamento |
Tipo | Consulta Padrão |
Tabela | “AMB” |
Índice | “Código” |
Campo | “Código”; ”Descrição” |
Retorno | AMB->AMB_CODIGO |
Formulário de cadastro de contrato
Obs.: Aplicar as alterações auxiliares abaixo nos dois formulários de cadastro de contrato. Objetos: frmCad_Contrato e frmCad_Contrato1.
Ao informar o valor do atributo “Valor do Contrato” (coluna CF_CONTRATO.VL_ORIGINAL) mover o mesmo valor informado para a nova coluna CF_CONTRATO.VL_SOLICITADO
Novo Formulário
Desenvolver um formulário de inclusão, alteração, consulta e deleção da aliquota de de IOF, contendo as colunas “Data de Validade Inicial”, “Tipo de Pessoa” (física ou jurídica), “Percentual da Alíquota”, “Percentual Adicional”, “Percentual Máximo” e “Observação”.
Esse novo formulário dever ser incluso no menu após a opção “Tabelas” à “Motivo de Devolução”, e deve ser habilitado somente se o parâmetro com seção Seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF” estiver configurado com “S”
Nova Impressão
Desenvolver uma impressão para a tabela de aliquotade IOF, contendo as colunas “Data de Validade Inicial”, “ Data de Validade “Final”, “Tipo de Pessoa” (física ou jurídica), “Percentual da Alíquota”, “Percentual Adicional”, “Percentual Máximo” e “Observação”.
Obs.: A data de Validade Final da impressão da tabela de alíquota de IOF deve ser recuperada da data inicial – (menos) 1 dia do registro imediatamente posterior. Se for o último registro, a data de validade final deve ficar em branco.
Ajuste na tabela de Tipos de Adiantamentos
Ajuste no formulário de inclusão, alteração, consulta e deleção de Tipos de Adiantamentos para inclusão da coluna de controle do cálculo de IOF (CF_TP_ADIANT.FG_IOF).
A nova coluna “FG_IOF” da tabela “CF_TP_ADIANT” deve estar vsível e habilitada somente se o parâmetro com seção Seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF” estiver configurado com “S”.
A tabela de Tipos de Adiantamento está no aplicativo COFINANC.EXE, na opção “Tabelas” à “Tipos Adiantamento”.
Novos Parâmetros:
Controle de valor automático das parcelas
Seção “COFINANC” e entrada “FG_VL_PARC_AUT”.
Controle de calculo de IOF
Seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF”.
Consultas
Exibir o valor do IOF nas consultas “Movimentação de Contratos” e “Resumos de Contratos”.
Relatórios
Exibir o valor do IOF nos relatoros COFI_002 (Movimentação de Contratos) e no relatório COFI_003/COFI_103 (Resumos de Contratos).
Processos
Obs.: As implementação ocorrerão no formulário de cadastro de parcelas ao efetivar a inclusão (ou alteração ) de cada parcela do contrato:
Ao abrir o fomulário
Recuperar os valores dos novos parâmetros:
- Seção “COFINANC” e entrada “FG_VL_PARC_AUT”.
- Seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF”.
Se o valor do novo parâmetro com seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF” for “S”
Ler a tabela CF_CONTRATO onde:
CF_CONTRATO.INSTANCIA = Instância logada,
CF_CONTRATO.CD_EMPRESA = coluna colCD_EMPRESA,
CF_CONTRATO.NO_CONTRATO = coluna colNO_CONTRATO.
Recuperar na leitura acima as colunas CF_CONTRATO.CD_TP_ADIANT e CF_CONTRATO.CD_CLASSIFCONTR, CF_CONTRATO.DT_INI_VIG
Ler a tabela CF_TP_ADIANT onde:
CF_TP_ADIANT.CD_TP_ADIANT = CF_CONTRATO.CD_TP_ADIANT (recuperado na leitura acima) e recuperar a coluna CF_TP_ADIANT.FG_IOF
Ler a tabela CF_CLASSIFCONTR onde:
CF_CLASSIFCONTR. CD_CLASSIFCONTR = CF_CONTRATO.CD_CLASSIFCONTR (recuperado na leitura acima) e recuperar a coluna CF_CLASSIFCONTR.FG_TIPO_FAVOREC
Se o valor da coluna CF_CLASSIFCONTR.FG_TIPO_FAVOREC for “F”
Ler tabela de fornecedores (tabela FORNECS), onde:
FORNECS.CD_FORNEC = CF_CONTRATO.CD_FAVORECIDO
e recuperar a coluna FORNECS.FG_TP_PESS
Guardar o valor da coluna FORNECS.FG_TP_PESS recuperada acima em uma variável (variável TIPO_PESSOA)
Se não (o valor da coluna CF_CLASSIFCONTR.FG_TIPO_FAVOREC diferente “F”)
Ler tabela de prestadores de serviço (tabela FORNECS), onde:
TRANSPORTA.CD_TRANSP = CF_CONTRATO.CD_FAVORECIDO
e recuperar a coluna TRANSPORTA.FG_TP_PESS
Guardar o valor da coluna TRANSPORTA.FG_TP_PESS recuperada acima em uma variável (variável TIPO_PESSOA).
Ler nova tabela CF_ALIQUOTA_IOF classificada por ordem descendente (para recuperar o registro com a maior data) onde:
CF_ALIQUOTA_IOF.DT_VAL_INI <= E
CF_ALIQUOTA_IOF.TP_PESSOA = variável TIPO_PESSOA
e recupear as colunas CF_ALIQUOTA_IOF.PC_ALIQUOTA, CF_ALIQUOTA_IOF.PC_ADICIONAL e CF_ALIQUOTA_IOF .PC_MAXIMO.
Ao informar a data da parcela
Se o valor do novo parâmetro com seção “COFINANC” e entrada “FG_VL_PARC_AUT” for “S”
Ou
o valor do novo parâmetro com seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF” for “S”
Calcular o valor da parcela (decrito no sub item 8.3).
Calcular a quantidade de índices da parcela (descrito no sub item 8.4).
Setar a nova coluna CF_HISTCONTR.VL_PARCELA
Se o valor do novo parâmetro com seção “COFINANC” e entrada “FG_CALCULA_IOF” for “S”
Se o valor da coluna CF_TP_ADIANT.FG_IOF for “S”:
Calcular:
O valor do IOF da parcela (decrito no sub item 8.4).
Calcular o valor da parcela pela equação abaixo
Valor da parcela = Valor da parcela (calculado no sub item 8.3 + IOF
Calcular a quantidade de índices da parcela (descrito no sub item 8.4).
Cálculo do valor da parcela
Se o número da parcela for igual à quantidade da parcela (CF_CONTRATO.QT_PARCELA):
Calcular o valor da parcela pela diferença abaixo:
Valor da parcela = CF_CONTRATO.VL_ORIGINAL – Somatório das demais parcelas abaixo (arredondado em 2 casas decimais)
Se não (número da parcela diferente da quantidade da parcela):
Calcular o valor da parcela pela equação abaixo:
Valor da parcela = CF_CONTRATO.VL_ORIGINAL / CF_CONTRATO.QT_PARCELA (arredondado em 2 casas decimais)
Acumular em uma variável o somatório do valor resultante acima.
Obs.: Lembrar de zerar a variável a cada vez que entrar no formulário de cadastro de parcelas ao efetivar a inclusão (ou alteração ) de cada parcela do contrato.
Cálculo do IOF
IOF adicional = Valor da parcela (Calculado no sub item 8.3) * coluna CF_ALIQUOTA_IOF.PC_ADICIONAL
(arredondado em 2 casas decimais).
Variavel QT_DIAS = Data da Parcela informa - CF_CONTRATO.DT_INI_VIG
Variavel ALIQUOTA = CF_ALIQUOTA_IOF.PC_ALIQUOTA * Variavel QT_DIAS
(arredondado em 4 casas decimais)
Se Variavel ALIQUOTA > CF_ALIQUOTA_IOF.PC_MAXIMO
Setar Variavel ALIQUOTA = CF_ALIQUOTA_IOF.PC_MAXIMO
IOF = Valor da parcela (Calculado no sub item 8.3) * Variavel ALIQUOTA
(arredondado em 2 casas decimais).
IOF = IOF + IOF adicional
Acumular o valor acima para em uma variável (variável Tot_IOF) para atualizar o contrato CONFINANC (descrito no sub item 8.6.
Índices da parcela
Após preencher a coluna “Valor Parcela” com o resultado do cálculo descrito no sub item 8.3, executar a mensagem “On SAM_Validate” constante da mesma coluna “Valor Parcela” (descrito no sub item 8.4).
Atualização do Contrato
Após calcular todas as parcelas, executar comando update no contrato COFINANC, e atualizar a coluna CF_CONTRATO.VL_IOF com o valor acumulado na variável Tot_IOF.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
Cadastro de Contratos - TODOS | Alteração | Movimentação \ Cadastro de Contratos \ Todos | - |
Cadastro de Contratos - FORNECEDORES | Alteração | Movimentação \ Cadastro de Contratos \ FORNECEDORES | - |
Cadastro de Contratos - PRESTADORES DE SERVIÇOS | Alteração | Movimentação \ Cadastro de Contratos \ PRESTADORES DE SERVIÇOS | - |
Opcional
Dicionário de Dados
1.1 Tabelas já existentes
Incluir na tabela CF_CONTRATO as colunas:
- VL_SOLICITADO number(13,2).
- VL_IOF number(13,2).
Incluir nas tabelas CF_HISTCONTR as colunas:
- VL_PARCELA number(13,2).
- VL_IOF number(13,2).
Incluir na tabela CF_TP_ADIANT a coluna FG_IOF varchar(1).
1.2 Nova tabela
Criado uma nova tabela para configuração da alíquota de IOF.
(Opcional)
Estrutura de Menu
As implementações ocorrerão em objeto já existe conforme abaixo:
Objeto tblHist_Contrato (botão “Parcelas” do Cadastro de Contrato ) que está na opções:
“Movimentação” à “Cadastro Contratos” à “Todos”.
“Movimentação” à “Cadastro Contratos” à “Fornecedores”.
“Movimentação” à “Cadastro Contratos” à “Prestadores de Serviço”.
(Opcional)
Estrutura de Menu
<Informações utilizadas na linha Datasul>.
Procedimentos
Procedimento |
|
|
|
Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Módulo |
|
|
|
Programa base |
|
|
|
Nome Menu | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Release de Liberação |
|
|
|
Programas
Programa |
|
|
|
Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Nome Externo |
|
|
|
Nome Menu/Programa | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Nome Verbalizado[1] | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) |
Procedimento |
|
|
|
Template | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) |
Tipo[2] | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Categoria[3] |
|
|
|
Executa via RPC | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Outro Produto | Não | Não | Não |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Query on-line | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Log Exec. | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Rotina (EMS) |
|
|
|
Sub-Rotina (EMS) |
|
|
|
Localização dentro da Sub Rotina (EMS) |
|
|
|
Compact[4] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Home[5] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Posição do Portlet[6] | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right |
Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado |
|
|
|
Cadastro de Papéis
<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.
<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.
Código Papel | (máx 3 posições) |
Descrição em Português* |
|
Descrição em Inglês* |
|
[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.
[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante
[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.
[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
---|