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  • DT Efetuar a Separação Descarregando Diretamente no Veículo BRA

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EFETUAR A SEPARAÇÃO DESCARREGANDO DIRETAMENTE NO VEÍCULO

Características do Requisito

Linha de Produto:

LOGIX

Logix

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

WMS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

WMS6214

Separação

via

Via Coletor

WMS60216Separação
via
Via Papel
WMS6325Solicitação de Carga
WMS6255Planejamento de Embarque
WMS6302Emissão da Lista de Separação
WMS6370Embarque
via
Via Coletor
WMS6371Desembarque
via
Via Coletor

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

WMSR132Regras Negócio Separação Direta para o Veículo
WMSR63Regras Negócio Criação/Cancelamento de Serviços de Embarque, Desembarque e Transferência
WMSR71Regras Negócio Geração/Exclusão da Onda de Separação
WMSR35Regras Negócio Conferência da Expedição
WMSR44Regras Negócio Cancelamento da Expedição
WMSR70Regras Negócio Geração Serviços de Expedição

Cadastros Iniciais:

Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito.

Ponto de Entrada:

Informe o ponto de entrada relacionado (link).

Tickets relacionados

Informe o(s) chamado(s) relacionado(s).

Parâmetro(s):

Informe os parâmetros utilizados.

planejto_embarque_antes_conf

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

 Informe o requisito relacionado (Issue).
LOGWMS01-710 / DLOGWMSOL-43

País(es):

Informe o(s) Pais(es).

Brasil

Banco(s) de Dados:

Informe o(s) Banco(s) de Dados utilizado(s).

Tabelas Utilizadas:

Informe as tabelas utilizadas.

 Oracle / SQL Server / Informix

Sistema(s) Operacional(is):

Informe o(s) sistema(s) operacional(is) utilizados.

Windows / Linux


Descrição

Escreva aqui a descrição da nova implementação ou melhoria.

 

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Possibilitar ao separador que a mercadoria coletada seja descarregada diretamente no veículo que fará o transporte. Desta forma, é eliminada a necessidade de execução das atividades de conferência, pesagem e embarque da expedição.

Quando o documento for assinalado no planejamento de embarque para que seja processado com separação direta, o separador obrigatoriamente deverá descarregar o produto coletado no veículo, não sendo permitido que o mesmo seja enviado para a doca ou área de conferência.

Para realizar o descarregamento no veículo o separador poderá identificar o veículo pela sua placa, crachá do motorista ou número do CESV ao qual o documento está relacionado (conforme planejamento de embarque).

Ao confirmar o descarregamento no veículo o sistema criará os volumes automaticamente (caso a separação não seja com montagem de volumes ou por etiqueta), assumirá que estes volumes foram conferidos e também considerará que eles já foram embarcados, gerando todas as movimentações necessárias para manter a rastreabilidade do processo.

Caso o documento seja excluído do planejamento de embarque, este será retirado automaticamente do processo de separação direta, sendo que se existirem movimentos de separação pendentes a partir deste momento, os mesmos seguirão o fluxo normal de expedição, enviando os produtos coletados para conferência, pesagem e embarque.

Para um documento que tenha algum movimento de desembarque relacionado não será mais possível marcá-lo para ter separação direta, caso este seja associado novamente a um plano de embarque, sendo obrigatório, neste caso, realizar o processo completo de expedição.


(informação) Importante!

  1. Para que seja possível realizar a separação descarregando diretamente no veículo, o parâmetro Permitir planejamento do embarque antes da finalização da conferência? (planejto_embarque_antes_conf) deve estar ativo, pois é necessário relacionar o documento ao plano de embarque antes da execução da atividade de separação, assinalando o mesmo para ter separação direta, o que somente será permitido se o parâmetro mencionado estiver habilitado.
  2. A geração da onda de separação obrigatoriamente deverá ser por solicitação de carga, quando a mesma estiver marcada no plano de embarque para ser processada com separação direta para o veículo

  3. .A separação com descarregamento direto no veículo será permitida somente após o veículo entrar na empresa, sendo necessário, portanto, que este seja liberado para entrada e passe pela validação na Portaria (WMS6497).

  4. Para que o documento possa ser assinalado para ter separação direta é obrigatório que seja informada a doca de planejamento no planejamento de embarque, pois esta será a doca de referência caso o documento necessite ser desembarcado.


Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
  2. No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

Informe o Nome da Variável

Tipo:

Informe o Tipo

Descrição:

Informe a Descrição

Valor Padrão:

Informe o Valor Padrão

 

 

Atualizações do Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

  1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Pergunte

(X1_PERGUNT)

Nome

 

Grupo

(X1_GRUPO)

Ordem

(X1_ORDEM)

Tipo

(X1_TIPO)

Tamanho

(X1_TAMANHO)

 

2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

B04

(X2_CHAVE)

Dente/Região

(X2_NOME)

C

(X2_MODO)

N

(X2_PYME)

 

3.  Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

Chave

Ex.: AR

Descrição

Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras

 

4.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:

 

Campo

(X3_CAMPO)

Tipo

(X3_TIPO)

Tamanho

(X3_TAMANHO)

Decimal

(X3_DECIMAL)

Formato

(X3_PICTURE)

Título

(X3_TITULO)

Descrição

(X3_DESCRIC)

Nível

(X3_NÍVEL)

Usado

(X3_USADO) Informe Sim ou Não

Obrigatório

(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não

Browse

(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não

Opções

(X3_CBOX)

When

(X3_WHEN)

Relação

(X3_RELACAO)

Val. Sistema

(X3_VALID)

Help

Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX

 

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa B05PLS:

Alias

(XB_ALIAS)

Tipo

(XB_TIPO)

Sequência

(XB_SEQ)

Coluna

(XB_COLUNA)

Descrição

(XB_DESCRI)

Contém

(XB_CONTEM)

 

6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

AA1

Ordem

6

Chave

AA1_FILIAL+AA1_CODVEN

Descrição

Cod. Vendedor

Proprietário

S

 

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

(X6_VAR)

Tipo

(X6_TIPO)

Descrição

(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

Valor Padrão

(X6_CONTEUD)

 

8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela BD5 – Contas Médicas:

Campo

Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

Sequência

Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

Campo Domínio

Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

Tipo

Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

Regra

Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

Posiciona?

Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

Chave

Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

Condição

Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

Proprietário

Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)

 

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

 

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

da release 12.1.17.


Procedimento para Configuração

  • Ative o parâmetro planejto_embarque_antes_conf, caso ainda não esteja habilitado.


Procedimento para Utilização

  1. Inclua uma solicitação de carga (manualmente via WMS6325 ou via EDI), gere o plano e a onda de separação, deixando esta preparada para execução da atividade de separação.
  2. Inclua um CESV de expedição na rotina WMS6448, informando o depositante indicado na solicitação de carga.
  3. Inclua um plano de embarque associando-o ao CESV, informando também uma doca de planejamento a ser considerada para o embarque.
  4. Relacione a solicitação de carga ao plano de embarque, assinalando o campo Separação direta para o veículo?.
  5. A partir deste momento, se esta solicitação for consultada na rotina WMS6325, o indicador Separação direta para o veículo estará assinalado.
  6. Execute a atividade de separação via rotina WMS6214, coletando os produtos solicitados.
  7. No momento oportuno pressione a tecla F7, para efetuar o descarregamento dos produtos coletados no endereço de destino. Pode ser descarregado todo o equipamento, um determinado SKU ou um volume (caso seja separação com montagem de volumes).
  8. Após indicar o que deve ser descarregado, o sistema solicitará o endereço de destino, onde deve ser informada então a placa do veículo, crachá do motorista ou o número do CESV.
  9. Ao confirmar o descarregamento, o sistema finalizará os movimentos de separação e os produtos relacionados já estarão embarcados no veículo (utilize a rotina WMS6170 para visualizar o endereço atual dos produtos coletados).
  10. Efetue a emissão dos documentos fiscais, se necessário (via rotina WMS9745).
  11. Emita o relatório de descrição da carga e libere o veículo para saída (via rotina WMS6496).
  12. Libere a saída do veículo (via rotina WMS6497).

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab